Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Botafogo anuncia contratação do lateral-esquerdo Rafael Carioca



Jogador não estava nos planos do Vitória e assina com o clube carioca até o fim da temporada



O Botafogo anunciou nesta quinta-feira a contratação do lateral-esquerdo Rafael Carioca. O jogador de 28 anos chega com contrato até o fim do ano. O defensor já estava no Rio de Janeiro desde a semana passada e iniciou os trabalhos no novo clube.




Rafael Carioca estava no Vitória na temporada passada — Foto: Letícia Martins / EC Vitória / Divulgação


Ele estava fora dos planos do Vitória, onde atuou na última temporada. Com passagem pelas divisões de base do Fluminense, Rafael estreou como profissional no Vila Nova. Depois, foi negociado com o Internacional, mas atuou em apenas duas partidas, sendo emprestado para o Resende pouco depois. O lateral também acumula passagens por Caxias, Paraná, Ceará, CRB, Red Bull Brasil e Bragantino.



Rafael Carioca trabalhou com Marcelo Chamusca no futebol cearense. O lateral marcou um dos gols da vitória por 3 a 0 em cima do Oeste na estreia do técnico à frente do Ceará. Aquela temporada foi uma das mais artilheiras do jogador, com três gols marcados em 25 jogos.


No Botafogo, o defensor disputará posição com o experiente Guilherme Santos e os jovens Hugo, Lucas Barros e Paulo Victor. O último é o atual titular do setor, enquanto os outros três se recuperam de lesões. Nesse início de temporada, Chamusca também improvisou o zagueiro Sousa na função.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do Ge — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo tem início esperançoso, apatia preocupante e alternativa interessante em empate


Time de Marcelo Chamusca alterna bons e maus momentos dentro do mesmo jogo e mostra qualidade apenas quando está com boa auto-estima; time sente gol sofrido e demora a reagir




Melhores momentos: Botafogo 1 x 1 Madureira, pela 7ª rodada do Campeonato Carioca


No intervalo do jogo contra o Madureira, quando o Botafogo perdia por 1 a 0, Matheus Frizzo foi certeiro na transmissão da Botafogo TV: "Estamos sendo ineficientes, estamos pecando nisso na maioria dos jogos. Temos que ser mais eficientes". No fim das contas, o time conseguiu chegar ao gol de empate, mas foi difícil para conseguir o empate em 1 a 1.


Se antes da partida da última quarta-feira o Botafogo precisava de 12 chutes para marcar um gol no Campeonato Carioca, essa média aumentou um pouco no duelo com o Madureira, em Mesquita. Ao todo, foram 14 finalizações alvinegras, sendo 10 para fora. A pontaria não está em dia no time de Marcelo Chamusca, mas isso pode ser explicado pela necessidade de trocar o pneu com o carro andando - como o próprio treinador falou na coletiva de apresentação.



No terceiro empate do Botafogo contra um time pequeno no Carioca, velhos erros foram repetidos: como a desatenção na defesa e o problema para acertar o gol adversário. Porém, há de se destacar a intensidade que o time começou o jogo, que trouxe esperança para a torcida. Parecia questão de tempo que saísse o gol. E saiu, mas é como diz o ditado: quem não faz leva.


>>> Marcelo Chamusca lamenta empate e elogia Matheus Babi: "Tem sido exemplar" <<<




Jonathan teve a melhor chance do Botafogo antes de o time sofrer o gol do Madureira — Foto: Vitor Silva/Botafogo


>>> Babi marca e diz: "Enquanto estiver aqui, vou defender camisa do Botafogo" <<<


Não que o Botafogo tenha quase feito vários gol. Na verdade a única chance de perigo, realmente, foi um chute de fora da área de Jonathan que obrigou o goleiro a fazer boa defesa. Mas o volume de jogo exibido nos minutos iniciais agradou. Porém, o pouco tempo para treinar e os seguidos jogos evitam que o time consiga atingir um entrosamento com mais rapidez.


- Nós estamos reformulando dentro de uma competição oficial. Ou seja, tudo que acontece de acerto e de erro são em jogos oficiais. (...) Faltou evoluir o acabamento final das jogadas. Esse acabamento passa pelo entrosamento dos jogadores, que estão praticamente se conhecendo dentro dos jogos porque a gente não está tendo tempo hábil para treinar os jogadores, estabelecer uma mecânica, treinar e repetir no jogo. O que a gente tem feito? Temos tentando buscar os encaixes e o entrosamento dos jogadores durante os jogos.


Além do entrosamento, Chamusca precisa encontrar a forma mais adequada para o Botafogo furar defesas bem postadas - como foi o caso do Madureira depois do gol - e evitar a apatia que o time demonstra quando as coisas não saem conforme o planejado. Uma saída parece estar na possibilidade de colocar dois atacantes de referência. Deu certo contra o Nova Iguaçu e foi após Rafael Navarro entrar em campo e ocupar o ataque junto com Matheus Babi que o Bota conseguiu o empate.


Numa tarde/noite que o time não teve tanto destaque ofensivamente falando, coube ao lateral-esquerdo ser o melhor em campo. PV tem mostrado qualidade ao aproveitar a oportunidade de sair da quarta opção para a posição e ocupar a vaga de titular, mesmo com apenas 19 anos e tendo chegado ao clube há menos de um ano.


>>> Atuações : defesa falha, mas tem em PV o melhor jogador do time em empate <<<




PV foi o melhor em campo pelo Botafogo na quarta-feira — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Deu bom!

PV tem se destacado na posição mesmo com 19 anos e mostra personalidade;
Time com dois atacantes de área oferece mais perigo e tem três gols nos últimos dois jogos;


Pode melhorar...

Movimentação nos minutos iniciais foi interessante, mas faltou dar continuidade;
Pressão no campo adversário precisa ser mais intensa, mas gerou algumas chances no ataque


Não foi legal

Desatenção na zaga na hora do primeiro gol;
Time sentiu o gol sofrido e só foi recuperar a moral depois de empatar.


Com o empate, o Botafogo continua na sexta colocação e está com os mesmos 10 pontos da Portuguesa, que tem um jogo a menos e fecha o G-4. A próxima partida é contra o próprio time da Ilha do Governador, no próximo domingo, novamente às 17h (de Brasília) no Giulite Coutinho. O Bota ainda terá pela frente outros dois duelos contra times à frente na tabela e encerra a Taça Guanabara com o lanterna Macaé.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro