Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Primeiro a cozinha: Ricardo Gomes começa a testar defesa do Botafogo


Técnico arma duplas Renan Fonseca e Carli e Emerson Silva e Emerson. Na lateral, Diego, Diogo Barbosa, Jean e Marcinho são observados, e Octávio é improvisado




Reforços na área e muitas brechas deixadas pelos titulares que saíram. Ricardo Gomes terá que remontar o time do Botafogo em 2016 e resolveu começar pela cozinha. No quarto dia de treinos do clube na pré-temporada, ele já deu início aos testes na defesa com as opções que tem disponíveis. Na tarde desta quinta-feira, em mais uma atividade com boa presença de público em General Severiano, o técnico alvinegro formou duas duplas de zaga: uma com Renan Fonseca e Carli e outra com Emerson Silva e Emerson. Nas laterais, Diego e Marcinho foram observados na direita, enquanto o recém-contratado Diogo Barbosa e Jean apareceram na esquerda. O meia Octávio também foi improvisado na posição, pelo lado direito, em parte do trabalho.


Titular em 2015, Renan Fonseca teve Carli como seu companheiro na dupla de zaga (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

As duplas ficavam se revezando, tanto de zaga quanto de laterais. O objetivo era evitar ataques conduzidos por oito jogadores, que tinham que ficar se movimentando e invertendo o jogo até encontrar espaço para sair na cara do gol. Octávio, Luís Henrique e Gegê balançaram as redes, enquanto o boliviano Damián Lizio chegou perto, mas parou em Jefferson. Auxiliar de Ricardo Gomes, Luiz Otávio chegou a dar dura em determinado momento para os jogadores de ataque trocarem passes ao invés de tentar dribles. Quem deu susto na torcida foi o jovem Marcinho, de 19 anos, que deu sua primeira entrevista coletiva nesta quinta. Na primeira parte do treino, ele levou a pior em disputa com Leandrinho e ficou caído em campo até receber atendimento médico, mas voltou normalmente após um tempo.


Jefferson tirou fotos e distribuiu autógrafos e causou
alvoroço na torcida após o treino (Foto: Thiago Lima)
Na parte da manhã, só os goleiros foram a campo. Os demais jogadores foram levados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para realizar um exame de alta precisão chamado "wingate test", que mede pico de força e capacidade anaeróbica. As ausências do dia foram de Gervasio Núñez e Bruno Silva. O meia foi à Argentina buscar dois atestados de bons antecedentes - exigência do consulado para tirar visto de trabalho no Brasil -, um para si e outro para Lizio, que é argentino de nascença. Já o volante foi liberado para ir a Campinas e Chapecó para resolver as últimas pendências de sua transferência com Ponte Preta e Chapecoense.


Cerca de 40 pessoas acompanharam a atividade na arquibancada do clube, e Jefferson causou alvoroço ao atender pedidos de fotos e autógrafos dos torcedores após o treino. Neste sábado, o Botafogo vai apresentar o elenco de forma oficial, e o clube estará aberto a todos os torcedores. Porém, a prioridade é para os sócios, proprietários e torcedores, e a presença está sujeita à lotação da arquibancada, que tem capacidade para 800 pessoas. O Alvinegro volta a treinar nesta sexta-feira em General Severiano, novamente em dois períodos.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

De meia a lateral no Bota, Marcinho tenta aproveitar brecha no profissional


Após mudar de posição na base, jovem de 19 anos realiza período de experiência na pré-temporada alvinegra e almeja ser efetivado: "Se precisar faço até zagueiro (risos)"




Aos 19 anos, Marcinho driblou nervosismo para falar
 com a imprensa (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Era para ser só uma experiência entre os profissionais, mas Marcinho tenta agarrar de vez a chance de participar da pré-temporada do Botafogo. Dispensado pelo Flamengo na época do juvenil, o jovem de 19 anos mudou recentemente de posição nas categorias de base alvinegra, passando de meia-atacante para lateral-direito, coincidentemente setor de maior carência no elenco atual. Além dele, a outra opção de Ricardo Gomes para o setor é Diego, que tem a mesma idade - o clube ainda negocia a volta de Luis Ricardo, que seria o titular natural. Para tomar o atalho e ser promovido em definitivo, o jogador diz não ter preferência de onde atuar, mas deixou claro que suas ambições agora na carreira são como ala e que seu principal desafio será se adaptar à marcação.


- Subi como lateral, minhas ambições são na lateral, mas se precisar faço até zagueiro (risos). A mudança foi com o professor Mauricio (Ferreira, técnico do sub-20), há seis meses, por necessidade. O Diego havia acabado de subir para o profissional, e o Erick saiu. Por minha característica, ele disse: "Você tem bom cruzamento, é leve, vamos te experimentar lá". Fui me adaptando, gostando, basicamente é isso. Continuei fazendo os cruzamentos, que são minha maior virtude. O que peguei da época que jogava na ponta foi isso. No resto é o futebol, vai evoluindo aos poucos. A dificuldade toda é na marcação, mas nada como dia a dia de treinamento, aprender com os erros. O Ricardo (Gomes) já me chama atenção. Está nas minhas mãos e mais na da comissão técnica. Vou tentar provar para eles que tenho condições de ficar. Estou tranquilo, mesmo voltando para os juniores vai ser importante esse período aqui.


Sempre gostei de chutar para o gol, de finalizar, falta sempre foi um prazer para mim, nunca tive dificuldade na finalização"
Marcinho, lateral-direito do Botafogo


A preocupação é defensiva porque as características são ofensivas. Veloz e finalizador, Marcinho recorda que já fez gol em Jefferson em um treino contra os profissionais, na época que ainda jogava no meio de campo. Até mesmo as referências que ele tem são de meias ou atacantes.

- Nunca prestei muita atenção nos laterais, sempre observei mais os caras da frente. Mas o Daniel Alves é um dos principais. (Na frente) Adoro o Cristiano Ronaldo, tento me espelhar nele, como bate na bola, para mim ele é o cara. Sempre gostei de chutar para o gol, de finalizar, falta sempre foi um prazer para mim, nunca tive dificuldade na finalização - explicou o lateral, que também é estudante de Administração.


Por Thiago Lima Rio de Janeiro/GE

Carioca: Fla e Vasco estream em casa, e Flu e Bota, fora; confira a tabela


Primeira rodada ainda tem estádios que dependem de laudos para serem liberados



Taça do Campeonato Carioca (Foto: Divulgação)
A tabela do Campeonato Carioca já está definida e desmembrada. A primeira rodada será nos dias 30 e 31 de janeiro, e a dupla Flamengo e Vasco estreará como mandante. Já Fluminense e Botafogo serão visitantes. No dia 30, o Rubro-Negro encara o Boavista, em local ainda indefinido. Também no sábado, o Bota encara o Bangu. No domingo, dia 31, os cruzmaltinos recebem o Madureira, em São Januário. O Tricolor mede força com o Volta Redonda no estádio da Cidadania.

Primeira rodada do Carioca:

30/01: Friburguense x Macaé, às 17h, no estádio Eduardo Guinle*
30/01: Portuguesa x Tigres do Brasil, no estádio Luso-Brasileiro*
30/01: Bangu x Botafogo, no estádio Moça Bonita*
30/01: Flamengo x Boavista, ainda em local indefinido
31/01: Bonsucesso x Resende, ainda em local indefinido
31/01: Vasco da Gama x Madureira, em São Januário
31/01: Cabofriense x América, no estádio Correão
31/01: Volta Redonda x Fluminense, no estádio da Cidadania*

* estádios que ainda necessitam de laudo para serem liberados.



Por Vicente Seda/Rio de Janeiro/GE




Botafogo negocia patrocínio com a Caixa e tem pressa por certidões


Conversas caminham bem, mas clube depende de liberação de receitas bloqueadas para quitar atrasados e obter as CND. Valor anual gira entorno de R$ 17 milhões





Não é segredo para ninguém: a situação financeira do Botafogo é grave. Para amenizá-la, a direção busca, desde o ano passado, um patrocinador master. A procura, enfim, pode estar perto do fim. O Alvinegro negocia com a Caixa Econômica Federal, mas com um entrave: as Certidões Negativas de Débito.


As conversas caminham bem, o Botafogo está otimista, mas as tratativas só irão adiante se o clube conseguir a CND da Receita Federal. O valor anual do patrocínio da Caixa seria de, aproximadamente, R$ 17 milhões.


- Nós apresentamos uma proposta a Caixa. Aderimos ao Profut, que é um pré-requisito, e estamos buscando as Certidões Negativas de Débito. Espero que esse seja um obstáculo fácil de resolver com a Receita Federal. Com as CND em mãos, esperamos avançar nas negociações por patrocínio. Ainda é cedo para falar em valores, mas são números interessantes – disse o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira. 

Presidente Carlos Eduardo Pereira Botafogo (Foto: Luciano Belford/SSPress)

Por conta da negociação com a Caixa, o Botafogo tem pressa para obter as certidões. Para isso, o clube precisa quitar os salários atrasados – parte do grupo campeão da Série B ainda não recebeu os vencimentos de novembro – e a segunda parcela do 13º de jogadores e funcionários. Em seguida, a Receita Federal avaliará a situação.


Sem dinheiro em caixa, o Botafogo depende das receitas bloqueadas pelo Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ) para colocar as contas em dia. Com o fim do recesso do sistema judiciário, nesta quinta-feira, a direção planeja liberar o dinheiro até a próxima semana.


Em um primeiro momento, a ideia é conseguir uma certidão positiva, mas com efeito de negativa. As CND seria emitida definitivamente somente quando o Profut for consolidado.


Presente em dois outros grandes clubes do Rio de Janeiro, a Caixa já acertou a renovação com o Flamengo e negocia sua permanência no Vasco. Além do Botafogo, a Caixa também busca acordo com o Fluminense.

Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE