Páginas

sábado, 6 de agosto de 2022

Luis Castro diz que Botafogo quis vencer "com o coração" e se desorganizou no segundo tempo



Treinador lamentou semana conturbada com surto de virose e jogadores sem treinar



O técnico Luis Castro analisou o empate por 1 a 1 do Botafogo com o Ceará na tarde deste sábado, no Nilton Santos, pelo Brasileiro. O treinador reconheceu que o time se desorganizou no segundo tempo.






Melhores momentos: Botafogo 1 x 1 Ceará, pela 21ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/fENVMErphCk" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


O Botafogo foi para o intervalo vencendo por 1 a 0, mas levou o empate logo no começo da segunda etapa. Depois disso, ainda sofreu com contra-ataques perigosos do time visitante.


- Eu penso que houve duas partes distintas no jogo. Uma primeira parte bem jogada por ambas as equipes, e uma segunda parte em que quisemos muito ganhar o jogo com o coração e nos desorganizamos por completo. Isso foi fatal para o jogo ter ido mais para o lado do Ceará.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Luís Castro, técnico do Botafogo — Foto: Renata de Medeiro


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Luis Castro afirmou que o surto de virose, que afetou alguns jogadores durante a semana - Hugo e Eduardo foram hospitalizados, mas estão bem -, atrapalhou bastante o planejamento para a partida contra o Ceará.


- Isso aconteceu em uma semana difícil. Uma coisa é ter jogadores à disposição, outra coisa é ter jogadores à disposição toda a semana para preparar bem o jogo. Não foi o que aconteceu, isso foi público. Fomos afetados. Isso, aliado ao valor do Ceará, que é uma equipe boa, uma equipe competente, criou-nos muita dificuldade, fundamentalmente na segunda parte. Nós quisemos levar o jogo para um patamar naquele momento mais pro lado ofensivo, não conseguimos, e abrimos alguns espaços que poderiam ter sido fatais, mais fundamentalmente na parte final da partida.


Diante dos problemas, o Botafogo decepcionou mais uma vez como mandante no Brasileiro. Algo que incomoda Luis Carlos.





Luis Castro, técnico do Botafogo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


- O que mais queremos é ganhar na frente da nossa torcida, claro. É uma responsabilidade que nós temos. Vencer é retribuir o apoio que nos dão em boa exibição. Não temos conseguido muito, graças aos fatores que todos vocês conhecem e não vale a pena repetir, que a equipe é mesmo uma equipe em construção. Há jogadores a chegar, outros que estão fora por lesão, uns que treinam por três dias e saem. Depois entram outros que voltam de lesão.


"Infelizmente, não posso falar da semana difícil que tivemos. Chegamos a um ponto que não sabíamos quais jogadores iríamos ter. Desde que começou a semana, a cada dia, aparecia um problema novo em jogador. Tivemos um conjunto de problemas, não é desculpa", disse Luis Castro.



Outros trechos da coletiva de Luis Castro:

Ansiedade por reforços?


- Eu sou um treinador igual a todos, que quer o máximo de qualidade do seu elenco para tirar o máximo das partidas, para aumentar a competitividade dentro do próprio elenco. Não que os que estão aqui não tenham qualidade, mas todos nós desejamos a chegada de bons jogadores para nossas equipes. Mas confiamos muito nos jogadores da nossa equipe. Gostaria muito de já ter o Piazon, o Victor Sá, o Marçal...


- Eu já queria que eles estivessem prontos para termos mais soluções ofensivas. Colocamos na equipe um jogador que esteve 40 dias parado e teve duas semanas de treinos conosco, que é o Luis Henrique. Isso claro que se manifesta em algum momento do jogo. Claro que gostaria de ter mais jogadores, mas isso está entregue à administração e eu acho que ela vai buscar um ou outro jogador que achamos importante para a nossa equipe. Temos que continuar a construir.




"A gente vai brigar realmente pra não cair? Sério?", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-gente-vai-brigar-realmente-pra-nao-cair-serio-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10827190.ghtml)



Gols de bola parada

- Muitos gols de bola parada. Algo que preocupa sempre os treinadores. Os treinadores preparam muito as bolas paradas. Em uma das bolas paradas conseguimos fazer o nosso gol e acabamos também por sofrer o gol de bola parada. No nosso ciclo normal de semana, trabalhamos muito, muito a bola parada. É um dos fatores de jogo que trabalhamos até por termos problemas. Temos feito alguns ajustes, temos tido marcações individuais a dois, com linha e losango à frente no primeiro poste. Já temos tido marcações a três com linha no primeiro poste.


- Temos variado. Temos tido grande atenção com isso. Cai também o mérito da equipe que é seu adversário naquele momento. Acho que tem razão quando diz que temos que resolver, mas é um problema que temos trabalhado muito. Mas somos uma equipe com sinal negativo fundamentalmente nos escanteios defensivos.





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!


Desempenho fora de casa

- Temos tido melhor desempenho fora do que em casa neste momento. Estamos com 25 pontos, o que temos que continuar a fazer é lutarmos muito, trabalharmos muito, para conseguirmos estabilizarmos a equipe e podermos oferecer bons resultados à torcida, a administração e todos que gostam de nós. Os jogadores trabalharam muito, se dedicaram e ficaram esgotados no fim. Os dados do GPS são muito altos.


- Infelizmente, não foi um trabalho que não se traduziu em qualidade. Na segunda parte dividimos a equipe, não atacamos e defendemos juntos. Abrimos muitos buracos, principalmente no corredor central. Felizmente, conseguimos quatro pontos em cima deles, três pontos no Ceará e um aqui. Agora é pensar no próximo jogo e pensar que temos que fazer quatro pontos no próximo jogo. Para isso, temos que vencer o jogo.


Permanência de jogadores na equipe

- Meu pensamento, como tivemos uma semana instável, e o grupo se conectou pouco ao longo da semana, tentamos dar o máximo de estabilidade ao longo do jogo. Na primeira parte, teve uma parte estável. Então, quis dar o máximo de tempo para a equipe em campo, mexendo o mínimo possível para não dar instabilidade, já que não tinham estado muito juntos ao longo da semana. Houve um momento em que estava fazendo o Carlos Eduardo e o Lucas Fernandes em campo. São dois jogadores claramente de grande qualidade em campo, mas que em determinado momento anarquizaram um pouco o jogo, tiveram posicionamentos não os mais corretos.


- Chamamos atenção para isto e achamos que as coisas poderiam ficar mais coesas. Não conseguimos. Mas o Ceará tirou partido disso e mostrou que é uma equipe competente. Mostrou que não foi por acaso o que tem feito na Sul-Americana e fazendo um campeonato estável. Mas decidimos manter para dar estabilidade para a equipe.



Falta de clareza nos desfalques


- Nós vivemos em um mundo de redes sociais. Acho que vivemos mais virtualmente do que a realidade. Acho que as pessoas se habituaram a viver neste mundo do faz de contas do que realmente é. Muitas vezes a informação chega e ela não é tratada da melhor forma. Ou chega e corremos o risco dela não ser tratada da melhor forma. Ou não chega e vocês dizem o que quiserem. Eu estou de acordo que o mundo deve ser mais claro, mais cristalino. Mas para ele ser, tem que haver muito respeito. Muitas vezes existe falta de respeito do outro lado. Nós arranjamos uma forma de nos taparmos, nos cobrirmos, nos defendermos, não expondo nada que acontece na equipe.



- Às vezes para prejuízo da imprensa, para prejuízo da informação ao torcedor. Mas realmente há muita coisa que sai para fora errada. Victor Sá teve que ter um procedimento, que pode ser feito, mas que esperávamos que a CBF permitisse termos ele disponível para hoje, mas ela entendeu não disponibilizar, tivemos que aceitar. O Sauer teve um problema e uma intervenção cirúrgica, depois mais tarde por ter feito um jogo, infeccionou, então, teve que voltar para limpeza da cirurgia.


- Eu acho que deve haver um clima de confiança entre as partes. Quando sai que o jogador não está pronto, toda gente deve acreditar que ele não está pronto. Há quem interessa escrever mais que isso? É importante saber mais por nós? Vocês expõem tudo das suas vidas ou partes das suas vidas? Vocês colocam no Instagram quando estão chorando? Só quando estão rindo, né? Nós temos que expor tudo. A rede social diz muito o que é alegria, as coisas boas, os resultados bons, tem muita falta de respeito com quem não conhece um resultado bom.


- Hoje o futebol é analisado somente pela estatística, mais nada. As pessoas não comentam um jogo, não comentam onde estava o corredor, a profundidade... A estatística foi fantástica para quem comenta jogo. São dados, mas como conseguiram esses dados? Isso é importante. Não existe esse clima de confiança. Eu poderia chegar e dizer que foi estratégia nossa, que quis dar a bola ao adversário. Mas não, eu fui claro. Eu posso me defender assim. Não estivemos ao nosso nível, a equipe não andou junta.



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧 



Fonte: Por Renata de Medeiros — Rio de Janeiro

Atuações: Lucas Fernandes e Jeffinho se salvam em empate do Botafogo



Confira as notas dos jogadores alvinegros na partida contra o Ceará




Gatito [GOL]: desvio de Eduardo após escanteio que originou o gol prejudicou ação do goleiro. Fez defesas importantes e difíceis. Nota: 6.


Saravia [LAD]: posicionamento de Mendoza, que ficou livre na segunda trave, pegou Saravia de surpresa. Ceará conseguiu atacar pelas costas do lateral-direito com certa facilidade. Nota: 4.



Philipe Sampaio [ZAD]: não comprometeu. Nota: 5,5.


Victor Cuesta [ZAE]: jogando com máscara de proteção após sofrer fratura na face, teve atuação segura na volta aos gramados. Foi o responsável pelo raspão na bola que terminou no fundo do gol adversário e abriu o placar no Nilton Santos. Nota: 7.





Cuesta, botafogo, ceará — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF


Daniel Borges [LAE]: improvisado na lateral-esquerda por causa das ausências de Marçal e Hugo, sofreu para dar conta da marcação pelo seu lado. Nota: 5.



+ Leia mais notícias do Botafogo


Tchê Tchê [VOL]: tem assumido papel cada vez mais importante no time de Luís Castro. Protegeu a zaga com segurança e agiu bem quando o time não tinha a bola. Nota: 6.


Eduardo [MEI]: nos momentos em que o Botafogo teve a bola, procurou dar dinamismo ao meio de campo. Apareceu mais no primeiro tempo. Nota: 6,5.


Lucas Fernandes [MEI]: comandou as ações do meio para o ataque. Além de participativo, ofereceu perigo ao gol adversário, dando a assistência para Cuesta no gol, e tentou bom chute de longa distância. Nota: 7.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Luis Henrique [ATA]: fez estreia como titular e tentou jogadas em velocidade pelo lado direito. Pecou na finalização e não recebeu ajuda para ter opções de passe. Nota: 5.


Jeffinho [ATA]: se entendeu muito bem com Lucas Fernandes pelo lado esquerdo. A dupla conferiu velocidade e verticalidade ao Botafogo principalmente no primeiro tempo. Apostou em dribles e finalizou. Nota: 7.


Erison [ATA]: teve que voltar muito para buscar a bola, que não chegava com muita facilidade até ele. Pecou em decisões de passes por não observar parceiros melhores posicionados para finalizar. Nota: 5.

Botafogo: Luís Henrique tem reencontro especial com Ceará, agora com expectativa de ser protagonista


Atacante fez estreia como titular do Botafogo diante do Vozão em 2019, ainda quando tinha 17 anos; quase três anos depois, reencontra adversário com peso de liderar ataque





Luís Henrique é jogador do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



O jogo contra o Ceará, às 16h30 deste sábado, será especial para Luís Henrique. O atacante fez a estreia como titular do Botafogo justamente contra o Vozão ainda quando tinha 17 anos, em 2019. Hoje, carrega a expectativa de ser um dos líderes do ataque do Glorioso e pode iniciar um duelo pela primeira vez com Luís Castro.


+ Botafogo monitora Igor Gomes e fica à espera de definição com São Paulo


À época, o Glorioso, já salvo do rebaixamento, deu chance para Luís, que era um dos destaques do time sub-20. O então camisa 38 estreou contra o Atlético-MG, na rodada anterior, e foi bem. Ele chamou a atenção de Alberto Valentim e já começou de cara contra o Ceará, na última rodada do Brasileirão de 2019.


Quase três anos depois, ele pode fazer o primeiro jogo como titular desde o retorno ao Glorioso justamente contra o Vozão. Um reencontro especial, ainda mais porque aquela partida de 2019 teve a primeira assistência do atacante como um jogador profissional - um passe para gol do meia Marcos Vinícius.

Desde então, Luís Henrique virou titular do Botafogo, foi vendido para o Olympique de Marselha e, agora, retornou ao Glorioso como um dos reforços da equipe na segunda janela de transferências.

Ainda em busca da plena forma física - ele não vinha atuando de forma constante na Europa -, Luís Henrique tem pela frente, ao menos, um adversário que traz boas lembranças de um passado não muito distante.


E MAIS: Presença de John Textor, DG e mais: veja o que observar no Botafogo contra o Ceará
Com Cuesta e sem Rafael, Botafogo divulga relacionados para enfrentar o Ceará
Danilo Barbosa tem acordo e é esperado no Rio para assinar com o Botafogo
Andrey fala sobre o gol marcado no sub-17 do Botafogo: 'Gratificante marcar com essa camisa histórica'
Confederação de Atletismo promete denunciar Botafogo se retirar pista olímpica do Nilton Santos





Luís Henrique contra o Ceará, em 2019 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo x Ceará: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o jogo da 21ª rodada do Brasileirão




Botafogo e Ceará se enfrentam neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Nilton Santos. A partida é válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, a segunda do returno. O ge acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos - clique aqui para acessar tudo sobre Botafogo x Ceará.


+ Veja a tabela da Série A do Campeonato Brasileiro



O Botafogo chega para o confronto após perder por 1 a 0 para o Corinthians, em São Paulo. Com a semana cheia de trabalho, Luís Castro deve ter alguns jogadores de volta, mas não poderá contar com outros que sofreram com uma virose no início da semana. O Bota busca melhorar o desempenho em casa no returno do Brasileirão, já que pontuou mais como visitante na primeira parte do campeonato.





Tudo que você precisa saber sobre Botafogo x Ceará — Foto: Editoria de arte/ge



O Ceará abriu o segundo turno com derrota para o Palmeiras por 2 a 1. O time teve compromisso no meio da semana, pela Copa Sul-Americana, e saiu com resultado negativo diante do São Paulo. Como visitante, o Ceará não vence há quatro jogos, com dois empates e duas derrotas consecutivas.


Transmissão: Premiere para todo o Brasil, com narração de Luiz Carlos Jr. e comentários de Pedrinho e Carlos Eduardo Lino além de PC Oliveira na Central do Apito.


Tempo real: o ge acompanha todos os lances do jogo (clique aqui para acessar).




Cabral Neto analisa Botafogo x Ceará, pela 21ª rodada do Brasileirão 2022 (https://ge.globo.com/video/cabral-neto-analisa-botafogo-x-ceara-pela-21a-rodada-do-brasileirao-2022-10823793.ghtml)


Escalações prováveis

Botafogo – Técnico: Luis Castro


Assim como em todas as outras vezes que esteve à frente da equipe, Luís Castro fará modificações com relação ao time da rodada passada. Sem poder contar com Marçal e Hugo que enfrentaram o Corinthians no sábado passado, por terem sofrido com dores na coxa e virose, DG deve começar na função. Além dele, também haverá mudança na zaga, já que Lucas Mezenga não foi relacionado. Cuesta e Carli voltam de lesões, mas a tendência é que Kanu e Adryelson disputem a vaga para atuar ao lado de Philipe Sampaio.


No ataque também há alteração. Lucas Piazon não foi selecionado para a partida, o que abre uma vaga no lado direito ofensivo do Botafogo. Luis Henrique e Vinícius Lopes são dois postulantes a ocupar a posição.


Provável escalação: Gatito Fernández; Daniel Borges, Philipe Sampaio, Kanu (Adryelson) e DG; Tchê Tchê, Patrick de Paula (Eduardo) e Lucas Fernandes; Luis Henrique (Vinícius Lopes), Jeffinho e Erison.




Provável escalação do Botafogo para o jogo com o Ceará — Foto: ge



Quem está fora: Breno, Kayque, Gustavo Sauer, Marçal e Hugo (departamento médico) Carlinhos, Victor Sá e Diego Gonçalves (transição).


Pendurados: Hugo, Erison, Philipe Sampaio, Del Piage e Lucas Fernandes; Luís Castro (treinador).


+ Mais notícias do Botafogo


Ceará - técnico: Marquinhos Santos


Após o duelo contra o São Paulo, o time iniciou a preparação para o jogo contra o Botafogo. Os atacantes Jhon Vásquez e Erick se juntaram à delegação do Ceará na quinta-feira. O volante Richardson, expulso contra o Palmeiras, e o meia Diego Rigonato, lesionado no início da partida contra o São Paulo, voltaram para Fortaleza.



Provável escalação: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Messias, e Victor Luís; Richard Coelho, Guilherme Castilho e Vina; Lima, Mendoza e Cléber.




Provável Ceará contra o Botafogo — Foto: ge



Quem está fora: Richardson (suspenso), Diego Rigonato, Bruno Pacheco, Rodrigo Lindoso, Dentinho e Matheus Peixoto (lesão).


Pendurados: Messias, Luiz Otávio, Lucas Ribeiro, Nino Paraíba, Vina e Zé Roberto.


+ Mais notícias do Ceará


Arbitragem

Árbitro: Raphael Claus - Fifa (SP)
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis - Fifa (SP)
Assistente 2: Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Vinícius Furlan (SP)
Quarto árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ)


"Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!"







Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro