Páginas

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Escalação do Botafogo: sem Chay, time deve ter Barreto no meio de campo contra o Avaí


Volante sai na frente para completar o meio de campo ao lado de Oyama e Pedro Castro



O Botafogo deve jogar com três volantes no sábado, às 21h (de Brasília), contra o Avaí, pela nona rodada da Série B do Brasileirão. Sem Chay, o time treinou com Barreto entre os titulares.



Time provável: Douglas Borges; Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Guilherme Santos; Oyama, Barreto e Pedro Castro; Ronald, Diego Gonçalves e Rafael Navarro.


+ Carli sofre lesão muscular; veja novidades nos relacionados





Barreto em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O herói da vitória da última quarta-feira está fora da próxima rodada por suspensão. O técnico Marcelo Chamusca tem os meias Marco Antônio e Felipe Ferreira como reservas imediatos, mas deve optar pela formação mais cautelosa na visita a Florianópolis.



Pelos treinos da semana, a tendência é que essa seja a única mudança. No meio de campo, Pedro Castro seria adiantado novamente, com mais liberdade para ir ao ataque, como já jogou em rodadas passadas.





Goleiro Renan relembra disputa da Série B de 2015 pelo Botafogo (https://ge.globo.com/video/goleiro-renan-relembra-disputa-da-serie-b-de-2015-pelo-botafogo-9653309.ghtml)


Além de Chay, o Bota tem outros desfalques: Gatito e Carli, ambos no departamento médico. Além deles, Diego Cavalieri e Jonathan estão em transição física e também seguem fora de combate.


Na sétima posição, o Botafogo está com 11 pontos na Série B, quatro abaixo do G-4, que tem o Sampaio Corrêa na quarta posição. O líder Náutico soma 18.



Fonte: GE/Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Julho reserva retorno do Botafogo ao Nilton Santos e clássico contra o Vasco; veja calendário


Com fim da Copa América, Alvinegro voltará a atuar nos próprios domínios na segunda metade do mês; duelos contra Cruzeiro e Cruz-Maltino são os destaques





Botafogo no Estádio Nilton Santos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Apesar de irregularidades pelo caminho, o Botafogo terminou junho com uma vitória nas costas. Julho, contudo, promete ser ainda mais desafiador: a equipe comandada por Marcelo Chamusca terá sete partidas pela frente, com apenas uma "semana livre" no período.


+ Os três pontos passam pela defesa: em todas as vitórias na Série B, Botafogo não sofreu gols


A boa notícia é que o Alvinegro voltará a jogar no Estádio Nilton Santos. Entregue à Conmebol para a realização da Copa América, a arena voltará a ser utilizada pelo Botafogo por conta do fim da competição. Há chances, inclusive, deste retorno ser no dia 10 - data da final do torneio, que será disputada no Maracanã.

O Nilton Santos, contudo, estará "liberado" da competição no dia 5, data da primeira semifinal. Tudo dependerá se a Conmebol liberar o estádio a ser utilizado por clubes novamente ainda no período da Copa América. A tendência é que isto não seja um problema e que o Alvinegro volta aos seus domínios na partida contra o Cruzeiro.

Dentro de campo, o mês também aparece como necessário ao Botafogo. A Série B vai sair do período inicial e entrar em um estágio mais avançado, já pegando a metade da competição. O Alvinegro, atualmente fora do G4, precisa de resultados positivos a curto prazo.


A partida que mais chama a atenção é o clássico contra o Vasco, justamente o último compromisso do mês. O Cruz-Maltino, porém, não promete ser a única "pedra no sapato" do Alvinegro, que ainda vai enfrentar Avaí, Goiás e Brusque, equipes que tiveram um bom início de Série B, e o Cruzeiro, tradicional rival.


Com o calendário apertado, o tempo de descanso e de treinamentos diminui. O Botafogo terá apenas uma "semana cheia" - quando não há jogo no meio da semana -, entre as partidas contra o Brusque, fora de casa, e diante do Goiás, no Nilton Santos.

No que diz respeito aos compromissos, serão quatro jogos fora de casa e três atuando no Rio de Janeiro. A equipe fará viagens para Santa Catarina, Alagoas - essas duas primeiras em sequência -, Santa Catarina e Sergipe.



CALENDÁRIO DO BOTAFOGO EM JULHO:

03/07 (Sábado) - Avaí x Botafogo - Ressacada - 21h
06/07 (Terça) - CRB x Botafogo - Rei Pelé - 21h30
10/07 (Sábado) - Botafogo x Cruzeiro - Nilton Santos* - 16h30
17/07 (Sábado) - Brusque x Botafogo - Augusto Bauer - 19h
20/07 (Terça) - Botafogo x Goiás - Nilton Santos - 19h
24/07 (Sábado) - Confiança x Botafogo - Bastião - 16h30
31/07 (Sábado) - Botafogo x Vasco - Nilton Santos - 21h

*A confirmar


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Carli é o único dos 18 reforços do Botafogo sem entrar em campo na temporada


Concorrência com Kanu, em boa fase, dificulta utilização do xerife no clube alvinegro



Dos 18 reforços que o Botafogo contratou para a temporada 2021, apenas um ainda não entrou em campo. Quase três meses e meio após ser anunciado pelo clube, Joel Carli ainda busca os primeiros minutos com Marcelo Chamusca em seu retorno a General Severiano.


Na última atualização do Botafogo, o elenco contava com 32 atletas. Desses, além de Carli, apenas outros dois não atuaram: o zagueiro Lucas Mezenga, da base, foi relacionado pela primeira vez diante do Vitória, e o lateral-esquerdo Lucas Barros não vem sendo relacionado depois de uma cirurgia no joelho que o deixou fora da última temporada.



Reforços do Botafogo:

Goleiro: Douglas Borges;
Zagueiros: Gilvan e Joel Carli;
Laterais: Daniel Borges, Jonathan e Rafael Carioca;
Meio-campistas: Matheus Frizzo, Pedro Castro, Ricardinho, Luís Oyama, Felipe Ferreira, Marco Antonio e Barreto;
Atacantes: Chay, Diego Gonçalves, Marcinho, Rafael Moura e Ronald.


+ Botafogo abusa dos erros, mas vence o Vitória





Carli em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Concorrência pesada

A explicação para a não utilização de Joel Carli está no momento do seu principal concorrente no elenco: Kanu. Em alta, o capitão do Botafogo só ficou fora de um dos 24 jogos do clube na temporada. Além da regularidade, a disciplina é um dos pontos fortes do zagueiro, que tomou apenas quatro cartões nas 23 partidas: três amarelos e um vermelho. A expulsão, inclusive, veio após os dois amarelos que recebeu diante do Flamengo, pelo Campeonato Carioca.


Como Carli é destro, Chamusca o enxerga como um substituto natural de Kanu, como revelou em exclusiva ao ge na última quarta-feira. O treinador, porém, não descarta escalar o defensor numa formação diferente da que vem utilizando, com três zagueiros.


- Quando o Gilvan teve um problema clínico, nós colocamos o Sousa, que era o substituto eventual do Gilvan. O Carli veio pra jogar mais pelo lado direito, na posição do Kanu, que é um jogador que tem jogado todos os jogos, que dificilmente apresenta fadiga, não toma muito cartão, joga bem posicionado. Quando a gente precisar, talvez até em algum momento a gente queira fechar um final de jogo, o Carli pode ser utilizado com três zagueiros - disse Chamusca.





Carli volta ao Botafogo para tentar acesso à série A (https://globoplay.globo.com/v/9353961/)



Além da concorrência, a questão física atrasou Carli em seu retorno. A última vez em que atuou pelo Botafogo foi no dia 7 de março de 2020, na derrota por 3 a 0 para o Flamengo, pelo Campeonato Carioca. Já com a camisa do Aldosivi, da Argentina, ele jogou pela última vez em 14 de janeiro, no empate em 4 a 4 com o Defensa y Justicia, quando saiu lesionado após poucos minutos em campo.


A falta de ritmo e condicionamento exigiu paciência do departamento de preparação física do Botafogo, mas Carli evoluiu bem e está pronto para jogar. Além de Kanu, Chamusca já escalou outros três zagueiros na temporada: Marcelo Benevenuto, Gilvan e David Sousa. Com a saída deste último para o futebol belga, o clube está no mercado em busca de outro defensor - a ideia é trazer um jogador também destro, mas que jogue pelos dois lados.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro, Richard Souza e Rodrigo Cerqueira — Rio de Janeiro