Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Sassá de baixo: atacante faz 3, e Bota entrega a lanterna para o América-MG


Camisa 9 ganha vaga de Ribamar e comanda vitória alvinegra por 3 a 1, no Raulino Oliveira. Resultado tira time carioca do Z-4 e afunda o Coelho






Foi uma noite para o Botafogo espantar todos seus demônios. O time não marca gol? Fez três só no primeiro tempo. Os atacantes estão de mal com as redes? Sassá, que ganhou a posição de Ribamar, foi de hat-trick em Volta Redonda. Zona de rebaixamento e última colocação? Os dois ficaram para trás. Pressionado, o Alvinegro, comandado por Sassá, venceu o América-MG por 3 a 1, no Raulino Oliveira. De quebra, entregou na bandeja a lanterna para a equipe mineira. Sávio descontou para o Coelho.

Insatisfeito com o desempenho ofensivo da equipe, Ricardo Gomes fez três trocas: Gervasio Nuñez, Neilton e Ribamar ganharam as vagas de Gegê, Anderson Aquino e Ribamar. Nos primeiros minutos, os erros de passe se repetiram. No entanto, um chute de Yaca rente à trave acordou o time. Logo depois começou o show de Sassá. Derrubado na área, o próprio abriu o placar em cobrança de pênalti. Aos 31, Neilton roubou a bola de Adalberto e deixou Sassá livre para ampliar. Cinco minutos depois, o camisa 9, em noite inspiradíssima, foi derrubado pelo goleiro João Ricardo. Nova penalidade, novamente convertida pelo centroavante.


Depois do intervalo, o técnico português Sergio Vieira voltou com Sávio no lugar de Eduardo. Deu certo. Logo aos dois minutos, Sávio aproveitou rebote de Sidão e diminuiu. Logo depois, Osman quase marcou, mas Renan Fonseca salvou em cima da linha. Aos poucos, no entanto, o Botafogo se reencontrou e equilibrou o jogo. Cansado, o time pisou no freio, mas não passou mais sustos e controlou a vitória até o fim.

Sassá marcou os três gols da vitória do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

A vitória foi suficiente para tirar, provisoriamente, o Botafogo da zona de rebaixamento. Com o resultado, o Alvinegro saltou para a 16ª colocação e deixou o Z-4. O América-MG, com cinco pontos, caiu para a última colocação. A chance de se recuperar será no sábado, às 21h, contra o Coritiba, no Independente. O Botafogo, por sua vez, visita o Corinthians no domingo, às 16h, na Arena.


A nota negativa ficou nas arquibancadas. Jogo após jogo, os públicos do Botafogo em Volta Redonda vêm batendo recordes negativos. Nesta quarta-feira, apenas 833 torcedores torcedores comparam ingressos – o pior público do Brasileirão 2016. A renda foi de R$ 19.580,00.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Volta Redonda, RJ

Chance#2: contra o América-MG, Bota tem nova oportunidade de sair do Z-4



Lanterna do Brasileiro, Alvinegro precisa voltar a vencer na competição e secar Sport, Coritiba e Cruzeiro para dormir fora da zona da degola. Sassá vira esperança de gols




Na rodada passada, os resultados não ajudaram, e tampouco o Botafogo fez a sua parte: só empatou em casa com o Vitória e continuou na última colocação do Campeonato Brasileiro. Mas nesta quarta-feira o torneio dá ao time de Ricardo Gomes uma segunda chance de sair da zona de rebaixamento e amenizar a crise. Para dormir fora do Z-4, precisa ganhar e passar a lanterna para o América-MG, às 21h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ), e secar Sport, Coritiba e Cruzeiro. Se ao menos dois dos três concorrentes diretos tropeçarem, garante um alívio momentâneo até quinta, quando terá que torcer contra o Atlético-MG também.



Ricardo Gomes em reunião com os jogadores do Botafogo: grupo tenta reação (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo) 


Calculadora à parte, o jogo contra o América-MG é encarado internamente em General Severiano como uma decisão. Daquelas capaz de dar um gás se vencer, ou deixar danos irreparáveis em caso de tropeço. A pressão sobre os muitos garotos é grande, mas eles não se omitem. Como por exemplo Sassá. O atacante de 22 anos, maior artilheiro do atual elenco com 15 gols em 75 jogos desde 2012, reconquistou sua vaga de titular no lugar de Ribamar e virou esperança de balançar a rede no Raulino - feito que já conseguiu na rodada passada. Outra mudança é no meio de campo: Gegê sai, e Fernandes e Gervasio "Yaca" disputam a vaga.


Vencer significa melhorar o retrospecto em Volta Redonda. Apesar de ter sido o palco do último título do Botafogo - o Carioca de 2013 -, o Raulino não trouxe aos alvinegros boas lembranças ultimamente: nos últimos três jogos no local, empate com o Vitória e derrotas para os reservas do São Paulo e para o Fluminense. Mas a campanha por lá ainda é boa. Desde a reinauguração do estádio em 2005, são 17 vitórias, nove empates e sete derrotas em 33 jogos. No cômputo geral, o Alvinegro leva vantagem na história do duelo: em 31 partidas, ganhou 13, empatou 10 e perdeu oito, marcando 66 gols e sofrendo 49.

Provável escalação do Bota contra o América-MG tem Sassá no ataque e dúvida no meio de campo (Foto: Arte Esporte) 

Botafogo x América-MG


Local: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda

Data e horário: quarta-feira, 21h (horário de Brasília)

Escalação provável: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Fernandes (Yaca) e Leandrinho; Aquino e Sassá.

Desfalques: Jefferson, Carli, Rodrigo Lindoso, Luís Henrique, Dudu Cearense e Emerson.

Pendurados: Bruno Silva, Leandrinho e Aquino.

Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo (DF), auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF).

Transmissão: PremiereFC e Tempo Real do GloboEsporte.com


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Volta Redonda, RJ

Médico da La U diz que Canales não aguentará ritmo do futebol brasileiro


"Vai jogar de sete a oito partidas e começar com os problemas", diz Fernando Radice. Atacante vem sendo "blindado" pelo Botafogo durante tratamento




Há quase duas semanas no Rio, único registro de
Canales foi no aeroporto (Foto: Twitter / Botafogo)
Enquanto no Brasil torcedores vivem a expectativa para que Canales seja o homem-gol do Botafogo em 2016, no Chile há quem duvide no sucesso do jogador no futebol brasileiro. Não pelo talento do atacante chileno, inquestionável no país, mas sim pela sua condição física aos 34 anos. Após pedir dispensa da Universidad de Chile por questões clínicas, o nono reforço do Alvinegro para o Campeonato Brasileiro chegou a General Severiano direto para o departamento médico, onde teve constatado um edema ósseo no pé direito e lhe deram o prazo de um mês em tratamento. Depois desse período, ele será reavaliado antes de poder começar a treinar. Mas o problema não é algo novo.


E quem já o acompanhou de perto adota até um tom pessimista ao falar sobre Canales. Um deles é Fernando Radice, doutor da La U e da seleção do Chile. Em contato com o GloboEsporte.com direto dos Estados Unidos, onde está com a delegação durante a Copa América, o profissional negou que tenha falado diretamente com alguém do departamento médico alvinegro, apesar de o Botafogo ter buscado informações através do DM do clube chileno antes de investir no atacante. Radice elogiou a qualidade técnica e comprometimento do jogador, mas colocou em dúvida sua recuperação total.

Vai jogar de sete a oito partidas e vai começar com os problemas. O departamento médico terá que ter muita paciência"
Fernando Radice, médico da La U e do Chile


- Canales é muito bom jogador e muito profissional, mas sua condição física não o vai permitir aguentar o ritmo de alta exigência no Brasil - opinou o médico, que, ao ser questionado se dentro de um mês o atacante conseguiria se recuperar e jogar, respondeu:


- Sim. Vai jogar de sete a oito partidas e vai começar com os problemas. O departamento médico terá que ter muita paciência.


O GloboEsporte.com tentou falar com o coordenador médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros, que alegou já ter falado tudo sobre o atacante. Canales, por sinal, virou uma espécie de "tema tabu" em General Severiano. A coletiva de imprensa do médico na semana passada,para falar do resultado dos exames do chileno e a previsão de um mês para treinar, causou um mal-estar com a diretoria internamente por causa de críticas nas redes sociais e na imprensa. Além disso, se quando fechou sua contratação o clube logo fez uma montagem no Twitter, agora vem "blindando" o jogador e sequer divulga fotos dele, que vem trabalhando diariamente na academia sem ser visto nas áreas públicas da sede. Na única imagem em que aparece, está de costas, já com o uniforme de treino, durante bate-papo do elenco com Ricardo Gomes.

Canales, com o braço tatuado, de costas na única foto em que aparece no clube (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)

Na coletiva que desagradou a direção, Luiz Fernando Medeiros disse que o problema de Canales não o impedia de assinar com o Botafogo. Por enquanto, clube e jogador têm só um pré-contrato firmado, mas há um acordo para que um vínculo definitivo seja feito até dezembro de 2017. Só que a condição física do atacante pode pesar, principalmente se o Alvinegro tiver colocado uma cláusula no documento condicionando a assinatura efetiva à recuperação da lesão. Se for esse o caso, o atleta tem a validade do pré-contrato, que geralmente vai de 60 a 90 dias, para se curar.


Canales tem 17 gols em 32 jogos na atual temporada do futebol chileno, de julho de 2015 até junho de 2016. Mas nesse ano, disputou só 11 partidas, balançou a rede três vezes e teve seu condicionamento físico questionado pela imprensa do Chile - jornalistas do país, em contato com o GloboEsporte.com, relataram seguidas lesões no joelho e no tornozelo do centroavante. Porém, as informações passadas ao Botafogo dão conta que o jogador não teve problemas musculares recentemente, só um edema ósseo no peito do pé. Por se tratar de osso, é uma recuperação mais longa, e ele teria voltado a jogar antes de estar 100%. Se não estivesse confiante em seu parecer, a diretoria alvinegra não teria anunciado o atacante de forma oficial.

Botafogo fez até montagem no Twitter assim que anunciou Canales e depois o "escondeu" (Foto: Divulgação / Botafogo)

O centroavante, que já foi carrasco do Botafogo na Libertadores de 2014, nasceu na Argentina, mas se naturalizou e, inclusive, já foi convocado para a seleção do Chile em duas ocasiões. O novo camisa 9 alvinegro é o nono reforço pós-Carioca. Antes, chegaram os atacantes Rodrigo Pimpão (ex-Emirates Club), Anderson Aquino (ex-Linense) e Geovane Maranhão (ex-Madureira); os meias Marquinho (ex-Macaé) e Camilo (ex-Al Shabab), o volante Dudu Cearense (ex-Fortaleza), o lateral-esquerdo Victor Luis (ex-Palmeiras) e o goleiro Sidão (ex-Audax).


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro