Páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

Botafogo arranca empate no fim, Grêmio cai para 3º, e Flu agradece


Gols da partida saem dos bancos de reservas: Léo Gago marca de falta, e Bruno Mendes, nos últimos minutos da partida, faz o de empate

Durante quase todo o jogo, era a rodada dos sonhos para o Grêmio, na noite deste domingo. O Fluminense perdia para a Ponte Preta no Rio, e o time de Vanderlei Luxemburgo vencia o Botafogo no Olímpico com um golaço de Léo Gago. Porém, em poucos minutos, tudo se inverteu. Os líderes cariocas viraram o jogo, e o Tricolor gaúcho viu Bruno Mendes acertar um chute certeiro, que arrancou o empate por 1 a 1 para o Alvinegro.

Os dois gols da partida saíram do banco de reservas. Gago entrou no lugar de Souza e marcou para o Grêmio em cobrança de falta de longa distância. Bruno entrou na segunda etapa na vaga de Renato e, aos 46 minutos, acertou um lindo chute e venceu o goleiro Marcelo Grohe.

O resultado foi ruim para os dois lados. O Grêmio parou nos 57 pontos e ficou a distantes 11 do líder Fluminense. E ainda vê o Atlético-MG lhe roubar a segunda posição. O Botafogo foi aos 41 pontos, mas permanece na oitava colocação, distante da briga por uma vaga na Libertadores.

Leandro, do Grêmio, disputa a bola com defensores (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
Jogo equilibrado

O jogo nem tinha começado, e os mais de 30 mil gremistas presentes já comemoravam. Isto porque, no Rio de Janeiro, a Ponte Preta surpreendia ao abrir o placar diante do Flu logo no primeiro minuto. O entusiasmo de vitória combinada com derrota do líder, porém, diminuiu a cada lance.

Mesmo pressionando desde o início, o time de Vanderlei Luxemburgo não soube fugir da precisa marcação rival. Zé Roberto, em chute de fora da área para fora, Leandro, obrigando Renan a grande defesa, e Werley, cabeceando no travessão, quase abriram o placar até os 12 minutos. A dificuldade, a pressa e a ausência de cinco titulares pesaram.

Especialmente a de Elano, o homem que comanda o meio-campo. Um lance resume: Anderson Pico, ao tentar cobrar falta rapidamente, entregou a bola a Vitor Junior, que descobriu Andrezinho e este fez Marcelo Grohe começar a trabalhar. A grande defesa aconteceria aos 19: Andrezinho cruzou, Fellype Gabriel cabeceou à queima-roupa e só não comemorou o gol pois o goleiro teve a agilidade suficiente de espalmar.

O Botafogo optou por começar jogando com uma formação sem Seedorf (gripoado) e Elkeson, ambos no banco, para colocar Vítor Júnior e Rafael Marques. Porém, começou a fazer mais do que apenas marcar. Percebeu que o bicho não era tão feio assim. Manteve mais posse de bola e teve em Andrezinho o centralizador das jogadas. Tudo o que passava por ele se transformava em ataque perigoso. Faltou maior poder de ataque para transformar a superioridade momentânea em gol.

Foi então que um incidente mudou o panorama da partida. Àquela altura, ninguém tinha como saber, mas a lesão de Souza no tornozelo direito – que parecia um prejuízo irreparável – se transformou em oportunidade. Ele até tentou voltar do intervalo, mas deu lugar a Léo Gago.

O camisa 8 mal tinha aquecido e Zé Roberto sofreu falta na entrada da área. A pegou e tratou com carinho. Deu um chute tão forte que Renan não teve tempo de alcançá-la: 1 a 0 aos cinco minutos.

Gol cala a torcida

A vantagem no placar aliviou o Grêmio. Os movimentos ficaram mais naturais. A torcida pegou junto. E o Botafogo parecia aceitar a derrota. Mas o futebol é feito de... oportunidades. E o time carioca correu atrás da sua. Conseguiu reequilibrar e até voltar a comandar a partida em alguns momentos.

Basta ver as trocas que Luxa fez. Sacou o centroavante André Lima para entrada do volante Vilson. Tirou Marquinhos e apostou em Rondinelly. Melhorou, mas o Botafogo empatou. Turbinado com as entradas de Seedorf e Elkeson e Bruno Mendes, pressionou. Rafael Marques e Fellype Gabriel assustaram com chutes de fora da área. E de tanto insistir, o gol saiu. Aos 45 minutos do segundo tempo, Bruno dominou na entrada da área e, com categoria, bateu colocado para vencer Marcelo Grohe e levar de Porto Alegre um ponto. O estádio gaúcho, que comemorava efusivamente a vitória, emudeceu e não mais reagiu até o apito final do árbitro.

Por Hector Werlang Porto Alegre


Grêmio vacila no Olímpico e sofre empate do Botafogo nos acréscimos




Time gaúcho marca primeiro, mas leva gol aos 45 minutos do segundo tempo e perde a segunda colocação do Campeonato Brasileiro para o Atlético-MG



HOME - Grêmio x Botafogo (Foto: Ricardo Rímoli)
Grêmio e Botafogo saíram do Olímpico com
 um ponto cada (Foto: Ricardo Rímoli)
Grêmio e Botafogo empataram em 1 a 1, neste domingo, no Olímpico, em Porto Alegre, pela 30ª rodada do Brasileirão. O Tricoplor saiu na frente com Léo Gago, aos 5 minutos do segundo tempo. Quando tudo caminhava para a vitória gremista, Bruno Mendes, em jogada induividual empatou aos 45.

O Grêmio chega a 57 pontos e perde o segundo lugar na competição para o Atlético-MG. Já o Botafogo vai a 41 pontos e fica com a oitava colocação. O time segue sem vencer a sete jogos.

Na rodada seguinte, o Botafogo vai encarar o Vasco, em clássico na quinta-feira, no Engenhão, às 21h. Já o Grêmio viaja ao Rio de Janeiro, na quarta-feira, e às 19h30, enfrenta o Fluminense, líder do campeonato, também no Estádio Olímpico João Havelange.

EQUILÍBRIO NO PRIMEIRO TEMPO

Em momentos distintos no campeonato, Grêmio invicto há seis partidas no Brasileirão, e Botafogo, sem vencer nas últimas seis rodadas, começaram a partida com o time da casa tomando a iniciativa em busca do gol. Até os 12 minutos, quando Zé Roberto cobrou escanteio e Werley cabeceou na trave só dava os donos da casa.

As mexidas de Oswaldo não surtiram muito efeito. Vitor Júnior começou a partida apagado. Já Rafael Marques, que em 13 jogos pelo Glorioso no Brasileirão não marcou um gol, continuou mostrando suas deficiências e não deu um chute a gol nos 45 minutos iniciais. Com certeza, mesmo improvisado no ataque, Elkeson produziria mais.

Mesmo assim, o Botafogo reagiu e começou a jogar de igual pra igual com o Grêmio e teve duas ótimas chances de marcar com Fellype Gabriel e Andrezinho. Antônio Carlos, que voltou à zaga, e Renato, no meio-campo, deram mais segurança e tranquilidade para o setor defensivo. Aos 34 minutos , o Tricolor chegou ao seu gol, mas que foi anulado pelo árbitro erradamente, já que Márcio Azevedo dava condições para o jogador gremista. Marquinhos recebeu lançamento e rolou para Zé Roberto, que apenas tocou para a rede.

GRÊMIO MARCA E FOGÃO EMPATA 

Os times voltaram para o segundo tempo com o Grêmio fazendo uma alteração. Souza, que foi quem mais jogou pelo time gaúcho no campeonato, 24 vezes, deu lugar a Léo Gago. E a estrela do volante brilhou logo aos 5 minutos. Em uma falta de longa distância, ele acertou um belo chute, a barreira abriu e a bola entrou no cantinho do gol de Renan. 1 a 0.

Mesmo caminhando para sua sétima partida sem vencer e a quarta jogo em que sua equipe não marca um gol, Oswaldo de Oliveira se mantinha tranquilo no banco de reservas. Mesmo com a nulidade de Rafael Marques, o treinador não o tirou de campo. Colocou Seedorf no lugar de Vitor Júnior. E depois Elkeson na vaga de Márcio Azevedo.

Depois do gol o Grêmio se encolheu na defesa e tentou adotar a tática do contra-ataque. O Botafogo foi pra cima, mas como nas partidas anteriores em que criou oportunidades e não marcou, mais uma vez não conseguiu balançar as redes adversárias.

Oswaldo ainda tirou Renato,  cansado, para a entrada de Bruno Mendes. E a estrela solitária do garoto brilhou no último instante. Aos 45 minutos ele marcou o gol de empate que reduz a pressão sobre o técnico Oswaldo de Oliveira. Alegria alvinegra e tristeza tricolor com o empate no final.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 1 BOTAFOGO
Local: Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 14/10/2012, às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Carlos A. Nogueira Júnior (SP)
Público: 31.950
Renda: R$ 704.331
Cartões amarelos: Lucas, Andrezinho (BOT)
Gols: Léo Gago - 5'/2ºT (1-0) Bruno Mendes - 45'/2ºT (1-1)

BOTAFOGO: Renan; Lucas, Dória, Antônio Carlos e Márcio Azevedo (Elkeson - 29'/2ºT); Renato (Bruno Mendes - 37'/2ºT), Gabriel, Fellype Gabriel, Vitor Júnior (Seedorf - 18'/2ºT) e Andrezinho; Rafael Marques. - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza (Léo Gago - Intervalo), Marco Antônio, Zé Roberto e Marquinhos (Rondinelly - 29'/2ºT); Leandro e André Lima (Vilson - 18'/2ºT). - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.


Leia mais no LANCENET! 



PRÉ-JOGO Grêmio x Botafogo


Consolidado no G-4, Tricolor ainda alimenta chance de título, enquanto o Fogão, que apenas ronda a Libertadores, precisa se aproximar do Vasco



Tão longe e tão perto. Grêmio e Botafogo vivem suas próprias contradições e as colocam à prova neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Olímpico, pela 30ª rodada do Brasileirão. Tanto gaúchos quanto cariocas ainda sustentam sonhos que podem soar impossíveis. Esse duelo, portanto, dirá quem poderá continuar no seu direito de sonhar.

Após bater o Sport na quinta, o Grêmio ficou uma colocação mais perto do líder Fluminense e é o vice. Mas também está longe: nove pontos o distanciam. Mesmo assim, já começa a falar em título. Pela primeira vez, Vanderlei Luxemburgo se desarmou e admitiu que quer "incomodar" o Fluminense, que enfrenta a Ponte Preta no mesmo horário. Para tanto, terá um reforço de peso. Zé Roberto está de volta após ser poupado na Ilha do Retiro. Todavia, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Kleber é desfalque certo.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV transmite para todos os estados, menos o Rio Grande do Sul. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra o jogo ao vivo do Olímpico para todo o Brasil.


Grêmio: Luxa precisou mudar o time. Com a lesão muscular de Gilberto Silva, optou por Naldo na zaga. Ainda sem Fernando, na Seleção, segue com Marco Antonio no meio. Como conta com Zé Roberto de volta, Léo Gago deve sair.

Com Moreno na Bolívia e Kleber suspenso, a dupla de ataque será dos reservas Leandro e André Lima. O time: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Marco Antonio, Marquinhos e Zé Roberto; Leandro e André Lima.O mesmo dilema, do tão longe e tão perto, vale para o Botafogo: está a quatro posições do G-4, o que na realidade se traduz em dez pontos. O time do técnico Oswaldo de Oliveira amarga uma série de seis jogos sem vencer e, além disso, seu ataque passou em branco nos últimos três jogos, igualando seu pior jejum. Depois da derrota para o Santos, Seedorf mostrou firmeza no discurso e confiança no trabalho que vem sendo realizado, sentando na bancada da sala de imprensa ao lado do presidente Maurício Assumpção. Para completar, o clube vive disputas políticas e indefinições sobre o futuro.

Botafogo: com o time em situação complicada no Campeonato Brasileiro, o técnico Oswaldo de Oliveira terá mais um desfalque por lesão, já que Fábio Ferreira foi vetado com o tornozelo direito inchado. Além disso, não contará com o goleiro Jefferson, convocado para a Seleção. Assim, o time entra em campo com Renan, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Andrezinho, Seedorf e Fellype Gabriel; Elkeson.



Grêmio: Gilberto Silva e Elano são os desfalques mais recentes, por lesão na coxa direita. O departamento médico do Grêmio conta atualmente com Fábio Aurélio, lesionado, além de Saimon, que voltou a sentir dores no pé. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Kleber também está fora.

Botafogo: Marcelo Mattos já treina no campo, mas ainda se recupera de uma cirurgia no púbis. Lucas Zen rompeu o ligamento do joelho esquerdo e só volta em 2013. Fábio Ferreira também está fora, com o tornozelo direito inchado. Jefferson e Lodeiro, convocados para as seleções brasileira e uruguaia, respectivamente, completam a lista de desfalques.


Grêmio: Anderson Pico, Elano, Marcelo Grohe, Naldo, Rondinelly, Vilson, Werley e Zé Roberto.

Botafogo: Andrezinho, Dória, Gabriel, Jefferson, Lennon, Lucas, Márcio Azevedo e Vítor Júnior.


Guilherme Ceretta de Lima (SP) apita a partida, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Carlos Nogueira Junior (SP). Guilherme Ceretta arbitrou cinco jogos no Brasileirão, marcou 179 faltas (média de 35,8 por jogo), aplicou 21 amarelos (média de 4,2 por jogo), dois vermelhos (média de 0,4 por jogo) e um pênalti (média de 0,2 por jogo). O campeonato tem média de 5,03 amarelos, 0,28 vermelho, 36,7 faltas e 0,22 pênalti.



Grêmio: de volta ao time após ser poupado, Zé Roberto enfrenta o Botafogo com boas lembranças. No primeiro turno, no Engenhão, ofuscou a estreia de Seedorf. Teve bela atuação e ainda deu passe preciso para o gol de Moreno, que definiu o placar a favor do Tricolor.

Botafogo: depois de um longo tempo sem jogar, o zagueiro Antônio Carlos voltará a atuar. Ele não joga desde o dia 22 de agosto e vem demonstrando muita vontade nos treinamentos.




Souza, volante do Grêmio: “Tem de acreditar, sim. Há dois meses ninguém falava que o Fluminense estaria onde está. Todos davam o Atlético-MG como campeão. Hoje é o Fluminense. Quem sabe amanhã não somos nós".

Seedorf, meia do Botafogo: "Temos um time jovem, e isso dá ainda mais valor ao que está sendo construído. Uma palavra bonita é dizer que nossa obrigação é acreditar até o fim. Ainda existe uma possibilidade (de classificação para a Libertadores do ano que vem) e não vamos desistir.
 Trabalharemos nos jogos e treinos e faremos o máximo possível, com muita convicção".


* Promessa de gols: Botafogo e Grêmio não empatam por 0 a 0 pelo Brasileirão há 40 anos (ou 37 jogos). O último e único empate sem gols da história deste confronto foi em 9 de dezembro de 1972, no Olímpico.

* O Grêmio é a segunda equipe que mais pontuou como mandante neste Brasileiro (34 pontos), ao lado do São Paulo e atrás apenas do Atlético-MG (36).
* Duelo de opostos: o Grêmio não perde uma partida há mais de um mês (ou seis jogos). O Botafogo é o contrário: não venceu nesse mesmo período.




Em 22 de julho, pelo primeiro turno do Brasileirão, o Grêmio foi um legítimo penetra na festa botafoguense. Era a estreia de Seedorf, mas quem brilhou foi outro estrangeiro.

O boliviano Marcelo Moreno marcou o único gol da partida, diante de 29.943 pagantes no Engenhão, e deu a vitória ao Tricolor gaúcho.

Fonte:Globo Esporte