Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2016

De braços abertos, Jefferson elogia possíveis reforços: "Não tem vaidade"


Goleiro diz que problema entre Emerson e Bruno Silva está resolvido, vê equilíbrio no clássico contra o Fluminense e elogia Kleber e Alex: "Todos estão animados"




Como de costume no Botafogo, nas vésperas de um jogo importante, o capitão se apresentou para falar. Jefferson entrou na sala de imprensa do clube esbanjando confiança, mas pregando respeito ao Fluminense, adversário de domingo, pela semifinal do Campeonato Carioca.

Liderança dentro e fora de campo, o goleiro falou sobre tudo um pouco. Um dos temas, obviamente, foi sobre reforços, uma vez que o Botafogo está ativo no mercado e tenta as contratações de Kleber Gladiador, William Pottker e Alex. Jefferson abriu as portas do clube.

- Por vezes sou um pouco repetitivo. No começo do ano, o Botafogo entrou um pouco desacreditado. O presidente conseguiu montar uma equipe competitiva para o Carioca. Tanto que estamos na semifinal. Mas todos sabem que o Brasileiro é mais difícil, e o presidente está atrás de reforços. E nítido que precisamos de mais algumas peças. Somariam muito. São jogadores que todos os clubes gostariam de ter. O Gladiador e o Alex são jogadores muito qualificados. Até aqui dentro, entre os jogadores, quando surge a noticia, todos ficam animados. Aqui não tem vaidade. Quem chegar vai ajudar o Botafogo. Todos estão no mesmo barco. Resultado negativo vai estourar para todo mundo - ponderou Jefferson.

Jefferson coletiva Botafogo (Foto: Marcelo Baltar/ Globoesporte.com)

O adversário de domingo, é claro, também foi um assunto abordado pelos jornalistas.


- É um jogo para jogarmos no coletivo. Todos atacam e todos defendem. É um jogo de estratégia, precisamos ser eficientes. Se levarmos um gol, será complicado virar a partida. Também precisamos ter cautela. Mas chegamos confiantes no clássico, mais fortes por tudo que passamos. Creio que muitas pessoas achavam que o Botafogo nem se classificaria. Mostramos que estamos no caminho certo. Vamos brigar com o Fluminense de igual para igual.

Jefferson também garantiu que o Botafogo está preparado para a decisão de domingo. Como capitão, ele precisou intervir para acalmar os ânimos após o bate-boca entre Emerson e Bruno Silva, no treino de quarta. Para o capitão, a polêmica já ficou para trás.

- Olha, é normal. Eles já se entenderam. Isso faz parte do dia a dia. A gente quer ser muito competitivo e se excede um pouco. São dois caras excepcionais. Já se entenderam. Conversamos no vestiário e apaziguamos a situação. Isso faz parte do treinamento. Mas o mais importante é o respeito. Isso não falta no Botafogo. Conversamos com eles e está tudo resolvido.

Respeito interno, mas também com o adversário. Para Jefferson, o Botafogo não pode entrar na pilha de provocações na semana que antecede o clássico.

- Isso vai muito das características dos jogadores. Aqui no Botafogo não tem essa de provocação. O mais importante é o respeito, pois temos amigos do outro lado. Aqui no Botafogo não tem essa de desrespeito com o adversário.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Riop de Janeiro

Ribamar é poupado, e Botafogo treina com Luís Henrique no ataque


Atacante sente desgaste, mas não preocupa para clássico de domingo. Emerson e Bruno Silva deixam briga de lado. Anderson Aquino trabalha na academia



Luís Henrique Botafogo
(Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)
Apesar do feriado de Tiradentes, o Botafogo acordou cedo para se preparar para a semifinal do Campeonato Carioca. Em General Severiano, o time treinou forte, mas com uma baixa. Poupado, Ribamar treinou à parte, e Luís Henrique ganhou uma oportunidades entre os titulares. Novidade de quarta, Leandrinho foi mantido na equipe.

Por conta do período de treinos em tempo integral, na semana passada, com a Seleção sub-20, Ribamar foi poupado, mas não preocupa para domingo. Com isso, os titulares treinaram com Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson, Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê, Leandrinho; Salgueiro e Luís Henrique.


Na parte final, Ricardo Gomes testou opções e trocou Carli, Gegê e Luís Henrique por Renan Fonseca, Gervasio Nuñez e Neilton. Antes do coletivo, o foco foi o setor ofensivo. Em treino tático, Ricardo Gomes cobrou movimentação e velocidade, contra uma equipe reserva repleta de defensores e volantes. 

Emerson e Bruno Silva, que brigaram no treino de quarta, entraram junto em campo. (Foto: Marcelo Baltar)


O clima tenso da atividade de quarta ficou para trás. Emerson e Bruno Silva, que discutiram na véspera, entraram juntos em campo e mostraram que deixaram os problemas de lado. Antes do treino, Ricardo Gomes conversou por cerca de dez minutos com os atletas no gramado.

Novo reforço do Botafogo, Anderson Aquino ficou na academia e não foi a campo. O atacante, que passa por exames, deve assinar até segunda-feira.


Ribamar foi poupado do treino com bola (Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)

Fonte: GE/ Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Bota dispensa Erick e buscará novos clubes para jogadores emprestados


Destaque do América do Carioca, lateral-direito não tem contrato renovado e fica livre no mercado. Mauro Gabriel volta para sub-20, e demais não devem ser aproveitados



Autor de três assistências, Erick se salvou na queda
 do América (Foto: Raffa Tamburini / America Rio)
Enquanto mapeia o mercado atrás de reforços para o Campeonato Brasileiro, o Botafogo já começou a receber de volta jogadores que estavam emprestados durante o Carioca. Mas nenhum deles deve ser aproveitado no elenco principal, e a tendência é que sejam cedidos novamente a outras equipes. Os únicos casos diferentes são os de Erick Brendon e de Mauro Gabriel. O lateral-direito de 20 anos, que se destacou pelo América e deu três assistências na competição, não teve seu contrato renovado pelo Alvinegro, enquanto o meia de 19 anos foi reintegrado aos juniores para disputar o segundo turno do estadual da categoria.


Erick foi chamado em General Severiano na última terça-feira pelo gerente de futebol Antônio Lopes. A 10 dias do fim de seu vínculo, o jovem, que estava há sete anos no clube, apresentou-se preparado para começar a treinar pela primeira vez no profissional do Botafogo após ter sido bicampeão carioca e do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG) pela base. Mas o dirigente - o mesmo que telefonou para elogiar o garoto na primeira fase do Carioca - alegou que Ricardo Gomes já tem muitas opções na lateral direita e comunicou a dispensa do jogador, do qual o clube era dono de 70% dos direitos econômicos. Agora livre no mercado, o ala lamenta a falta de reconhecimento e espera ofertas para voltar a jogar por outras equipes.


- Foram sete anos no Botafogo, não deram tanto valor pelo que fiz na base até agora. Sempre fui capitão, o Diego (reserva imediato de Luis Ricardo) sempre foi meu reserva desde 2009. Não sei o que aconteceu. Achei que iriam renovar, mas bola para frente. Eu sonho grande, penso em jogar um Brasileiro. Pelo campeonato que fiz, estou confiante que vai aparecer alguma coisa melhor - almejou Erick, que acredita ter mostrado serviço mesmo com a campanha ruim na Taça Rio e que o rebaixamento do América não influenciou na sua dispensa do Alvinegro.

Direitos econômicos do Bota:

Andreazzi (volante)
- percentagem: 0%
- contrato: dezembro 2017

André Luis (atacante)
- percentagem: 30%
- contrato: dezembro 2016

Matheus Menezes (zagueiro)
- percentagem: 20%
- contrato: dezembro 2016

Mauro Gabriel (meia)
- percentagem: 75%
- contrato: dezembro 2016

Milton Raphael (goleiro)
- percentagem: 65%
- contrato: dezembro 2016

Pablo Andrade (lateral-esquerdo)
- percentagem: 70%
- contrato: fevereiro 2017

Paulo Ricardo (atacante)
- percentagem: 60%
- contrato: dezembro 2016

Vinícius Tanque (atacante)
- percentagem: 60%
- contrato: dezembro 2017



Mauro Gabriel, por sua vez, ainda tem contrato até dezembro e voltará aos juniores para a disputa do segundo turno do Carioca depois de passagens discreta pelos profissionais do Volta Redonda e do Gonçalense nos últimos meses. No Voltaço, o ex-camisa 10 da base chegou com status de joia, mas recebeu poucas oportunidades e pediu para retornar. Já na equipe de São Gonçalo, o meia começou como titular, no entanto, a parceria do clube em que usava garotos dos juniores do Botafogo durou pouco. Ele, entretanto, valorizou as curtas experiências e os primeiros passos em cima.


- Tive a oportunidade de passar por Volta Redonda e Gonçalense. Foram experiência muito boas. No Volta Redonda deu problema na documentação, então a Manoel Renha (diretor das categorias de base alvinegras) achou melhor eu voltar. Vou jogar o segundo turno do Carioca Sub-20 e ajudar o time, que está muito bem. Pretendo fazer meu papel, jogar bem, mostrar minha qualidade e mostrar que eu continuo sendo o mesmo moleque que o Botafogo sempre gostou. Estou no clube desde os seis anos e pretendo renovar.


Outro que voltou antes do término do empréstimo a General Severiano foi Andreazzi. O volante de 21 anos, que tem contrato até o final de 2017, machucou antes de estrear na Cabofriense, voltou para operar o menisco do joelho esquerdo no Botafogo e já está recuperado e treinando normalmente com o restante do elenco. Porém, como a concorrência no seu setor é grande, são poucas as chances de ser aproveitado. Com o fim da participação de América e Bangu no Carioca, os próximos a retornar são o zagueiro Matheus Menezes, de 25 anos e com vínculo até dezembro, e o lateral-esquerdo Pablo Andrade, de 22 e com contrato até fevereiro de 2017.


O atacante Paulo Ricardo, de 21 anos e que estava no Boavista, também foi visto recentemente em General Severiano. Já o goleiro Milton Raphael, de 24, e o atacante André Luis, também de 21, têm contrato até 9 de maio na equipe de Saquarema e vão disputar a semifinal da Taça Rio - o trio tem vínculo com o Botafogo até o final de 2016. Por fim, o atacante Vinícius Tanque, outro de 21 anos, é mais um que irá retornar depois de o Volta Redonda também tentar o título do segundo turno do estadual. O garoto é o reserva imediato de Tiago Amaral, artilheiro do Carioca, e não vem tendo espaços para jogar. Classificado para a Série D do Brasileiro, o Voltaço não descarta tentar uma renovação com o jovem, que tem contrato no Alvinegro até o fim de 2017.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima*Rio de Janeiro*Colaborou: Vinicius Lima.