Páginas

domingo, 8 de outubro de 2023

Lúcio Flávio destaca méritos do Botafogo em vitória: "Grupo nunca deixou de acreditar"



Técnico interino recupera confiança do elenco após demissão de Bruno Lage e bate Fluminense no Maracanã: "Tudo o que aconteceu até agora vem do trabalho deles"



Depois de quatro rodadas sem vencer no Brasileirão, o Botafogo voltou a comemorar neste domingo ao bater o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã. Os gols de Júnior Santos e Tiquinho Soares, ainda no primeiro tempo, fizeram o time alvinegro aumentar a vantagem na liderança do campeonato e deixaram o técnico interino Lúcio Flávio muito feliz.




Leia mais sobre o Botafogo:

+ Atuações: Júnior Santos é o melhor em campo; dê suas notas


Lúcio Flávio teve cinco dias para preparar o time após a demissão de Bruno Lage, na última terça. Querido pelos jogadores, o interino focou em trabalhar a parte mental, com a ajuda do seu auxiliar Joel Carli, que até pouco tempo atrás era atleta do Botafogo.


- O que eu coloquei no primeiro dia dessa semana foi que tudo o que aconteceu até agora vem do trabalho deles. Fazer com que eles acreditassem no potencial que cada um tem. Se eles estão aqui é porque foram escolhidos. Observando a característica do nosso adversário, acreditamos que era a melhor forma. Acredito que o Junior Santos fazer um grande jogo, o gol, o passe e o comprometimento com a defesa... Ele pode recuperar momentos bons que ele teve aqui - destacou.



- O Carli esteve até alguns meses ali do lado deles, conhece muito bem o vestiário. Sabe muito bem fazer a abordagem ali com esses jogadores. Pode levantar a confiança e o astral de cada um para que quando forem designados para jogar possam fazer o melhor deles - completou Lúcio.



Fluminense 0 X 2 Botafogo | Melhores Momentos | 26ª rodada do Campeonato Brasileiro


Escolhido para liderar o time em momento crucial do campeonato, Lúcio Flávio teve êxito na primeira missão. Jogou bem e venceu o rival e finalista da Libertadores de 2023. Foi ovacionado pelos torcedores do Botafogo que foram ao Maracanã.


- Como atleta, sempre fui observador, trocava muitas informações com os treinadores. Na reta final da carreira eu já estudava. Minha área sempre foi o campo. O Botafogo me deu uma oportunidade de vir trabalhar como auxiliar do clube uns anos atrás. Sempre busquei me preparar. Não fazia parte diretamente da equipe profissional. Enquanto fazia parte do sub-23 tinha oportunidade de acompanhar o trabalho do profissional. Sempre fui observador, tentando entender o que estava se passando - contou Lúcio Flávio, que completou:


- Até por isso em uma situação de imediatismo eu pude assumir ali com o Cláudio Caçapa e dar sequência no que se estava fazendo. A torcida nesse segundo momento meu praticamente não me viu. Está sendo um processo em relação a essa carreira. Eu vim para ser o auxiliar do clube e até alguns dias essa era a minha função. É um trabalho compartilhado, temos pessoas muito capacitadas e que gostam do clube, mesmo que às vezes o próprio torcedor não entenda. Estamos aqui para fazer com que o clube esteja em primeiro lugar. Isso que é o mais importante.



Lucio Flavio em Fluminense x Botafogo — Foto: André Durão/ge


Titular no clássico, Tiquinho Soares foi fundamental na vitória sobre o Fluminense, marcando um dos gols do Botafogo. Lúcio Flávio comentou o fato de o atacante ter sido sacado do time titular por Bruno Lage na última rodada, contra o Goiás:


- Ele é o artilheiro da competição. Um jogador muito importante para o Botafogo. Passou por uma situação de lesão no final do primeiro turno e é natural que leve um tempo para voltar a ter uma condição natural de jogo. A gente sabe que é um jogador fundamental para o trabalho, para o momento que o clube está vivendo. A escolha para o jogo contra o Goiás, o Bruno deu as explicações e ele tinha a decisão a ser tomada. Na realidade, o que passa é que todos os jogadores são importantes. É um grupo que está fazendo algo histórico dentro do Botafogo. Principalmente o que eles atingiram no primeiro turno. Acredito muito no trabalho que estão desenvolvendo.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


Outras declarações do técnico:

Troca de comando

- Vamos por partes. É importante frisar que os jogadores sempre trabalharam dentro do melhor nível possível, independentemente de quem estivesse dirigindo. Grupo muito focado, maduro e ciente daquilo que eles querem, principalmente em relação a essa competição. Aconteceu uma mudança. E o que acredito de ter vindo para um jogo como esse é especialmente a necessidade de ter um resultado positivo com vitória. Passamos por um período em que tivemos as derrotas e por último o empate. O grupo nunca deixou de acreditar no que levou eles a serem os líderes desde o início do Brasileiro. Só tenho a parabenizar o elenco. Enfrentaram uma grande equipe, que chegou à final da Libertadores. O Botafogo tem méritos em relação a essa vitória.


Se sente preparado?

- Me sinto preparado e as pessoas que dirigem o clube também, se não não teriam me dado essa condição. É o líder da competição há muitas rodadas. Em função da situação daquele momento, na saída do Luís Castro, que eu tive um trabalho com o Cláudio Caçapa. Por estar mais próximo desse dia a dia, desse grupo. Tudo que vinha sendo feito com o Luís, o Cláudio e depois com o Bruno Lage. É um grupo de jogadores simples, que se doam, que querem marcar história aqui dentro do Botafogo. A gente espera que se concretize na final porque é fantástico o que eles estão fazendo.


Maneira de jogar

- A gente precisa ir estudando jogo a jogo. O campeonato é muito disputado. O Fluminense, que tem domínio contra todos que enfrenta, é uma característica do treinador, que fez com que o time buscasse isso. O Botafogo buscou o gol da forma que entendia que era mais rápido de terminar a jogada. Nós buscamos recuperar a bola o mais rápido possível dentro do campo do Fluminense, justamente porque é uma equipe que procura construir. Vamos nos preparar para enfrentar o América, vamos ter um tempo maior e vamos buscar a melhor forma de fazer um grande jogo em Belo Horizonte.



Substituições

- Quem estava no gramado percebeu o calor que estava. A gente vai tentando controlar. Em relação ao feedback que recebi dos jogadores que estavam lá dentro, foi mais questão física. No caso do Hugo, foi porque nós tínhamos o Carlos Alberto, que sabe jogar por fora e por dentro e tinha a possibilidade.


Fator família

- No futebol a gente precisa fazer com que os jogadores entendam que todos são importantes. Quando a gente fala em relação à familia é porque muitas vezes passa mais tempo com as pessoas com quem você trabalha e precisa fazer com que o ambiente seja o mais leve. A gente precisa fazer com que eles entendam que um precisa do outro porque depende do outro. Às vezes um não vai estar tão bem e o outro vai puxar. Fazer com que isso não se perca. A gente teve um mês diferente de resultados. Eles nunca deixaram de trabalhar e acreditar. É isso que a gente precisa que eles permaneçam.


5-3-2

- O próprio jogo te condiciona a isso porque o adversário empurra cinco jogadores na última linha e você não vai deixar de marcar.


Planejamento para o clássico

- A gente sabia que eles viriam com a melhor equipe possível, que foi o que aconteceu. Nós temos por caracterísitca jogadores rápidos na beira do campo. Temos esse potencial de recuperar a bola e aproveitar eles em espaço. Foi o que aconteceu e deu muito certo. Acabamos vencendo o jogo.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Júnior Santos recebe maior avaliação; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na vitória sobre o Fluminense no Maracanã




Ranking de Atuação




Ordenar por:




Lucas Perri - GOL

nota ge 7.0
público 8.6


Fez defesaça em chute de longe de John Kennedy que poderia ter mudado o clima da partida.



Di Placido - LAT

nota ge 6.5
público 8.3


Fez boa parceria com Júnior Santos pelo lado direito e não deu espaços para Keno e Jhon Arias no setor. Boa partida na volta ao time titular.



Adryelson - ZAG

nota ge 7.5
público 9.1


Soberano nos cortes pelo alto sempre que o Fluminense tentou lançamentos. Teve trabalho com John Kennedy, mas anulou German Cano.



Víctor Cuesta - ZAG

nota ge 7.0
público 8.8


Mais uma grande atuação do argentino. Não deu espaço para a dupla de ataque tricolor



Marçal - LAT

nota ge 6.5
público 7.8


Fez ótimo papel na cobertura de Jhon Arias sempre que o colombiano caía pelo setor e também compôs o meio-campo quando o time tinha a bola.



Marlon Freitas - MEI

nota ge 7.0
público 8.3


Dono do meio-campo, destruiu tudo que o Fluminense tentou produzir no setor. Especialmente depois que o time se fechou para segurar o resultado, foi essencial.



Danilo Barbosa - MEI

nota ge --
público --


Entrou no fim. Sem nota



Tchê Tchê - MEI

nota ge 7.5
público 9.0


Muita dinâmica no meio-campo e lançamento perfeito para Júnior Santos abrir o placar. Saiu esgotado no começo do segundo tempo para a entrada de Gabriel Pires.



Gabriel Pires - MEI

nota ge 6.0
público 7.1


Cumpriu o papel de preencher o meio-campo e qualificar o toque de bola para dificultar a produção do Fluminense.


10º
Eduardo - MEI

nota ge 7.0
público 7.9


Infernizou a defesa do Fluminense puxando as transições ofensivas no segundo tempo. Só poderia ter tomado decisões melhores.


11º
Júnior Santos - ATA

nota ge 8.5
público 9.1


Aproveitando de um setor mais frágil da defesa tricolor, se impôs com força física e velocidade. Corrida no tempo certo para aproveitar lançamento perfeito de Tchê Tchê. Puxou o contra-ataque e deu assistência para Tiquinho no segundo gol.


12º
Luis Henrique - ATA

nota ge 6.0
público 7.8


Entrou com folêgo renovado para atacar a defesa aberta do Tricolor na segunda etapa. Desperdiçou boa oportunidade de matar a partida e fazer o terceiro gol


13º
Tiquinho Soares - ATA

nota ge 8.0
público 9.5

Mostrou toda a categoria que faz a torcida alvinegra amar o camisa 9. Travou duelo quase que particular com Nino, ganhou muitas bolas, brigou e deixou a marca encobrindo Fábio.


14º
Hugo - LAT

nota ge--
público--


Entrou no fim. Sem nota


15º
Victor Sá - ATA

nota ge 6.5
público 8.2

Foi quem mais destoou no ataque. Com o time concentrando mais as ações pelo setor esquerdo da defesa do Fluminense, não teve muitas oportunidades de castigar. Quando recebeu a bola no segundo tempo, desperdiçou


16º
Carlos Alberto - ATA

nota ge 6.0
público 8.0

Pouco tocou na bola depois que entrou na partida, mas recompôs muito na defesa para ajudar o time a segurar o placar.


17º
Lúcio Flávio - TEC

nota ge 7.0
público 9.6

Resgatou a identidade do time de muita intensidade, aceleração após recuperação da bola e linha de defesa menos exposta. Estratégia perfeita na partida.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Em alta no Botafogo, Marlon Freitas reencontra o Fluminense com histórico de "lei do ex"



Destaque no Campeonato Brasileiro, volante saiu sob críticas dos tricolores e se tornou algoz durante o período no Atlético-GO



O volante Marlon Freitas é peça central na campanha do Botafogo como líder do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 16h, ele volta ao Maracanã e reencontra o Fluminense, clube que o formou, pela primeira vez como titular do alvinegro.



Comentaristas montam "seleção" de Fluminense e Botafogo


Marlon se criou como jogador nas categorias de base do rival. Promovido em 2016, teve poucas oportunidades na equipe profissional entre os anos de 2017 e 2018 e não caiu nas graças dos torcedores tricolores. Foram 27 jogos nas Laranajeiras.


O volante recebeu oferta do Criciúma após alguns meses sem atuar e se transferiu para o carvoeiro. Depois de um bom desempenho com a camisa do Botafogo-SP, chamou atenção do Atlético-GO, onde virou referência, capitão e um dos principais nomes da equipe por três temporadas.




Marlon Freitas em ação pelo Fluminense — Foto: André Durão


Foi defendendo o Dragão que o, hoje, camisa 17 do Botafogo ganhou fama de algoz tricolor. Marlon jogou pelo Atlético contra o Fluminense em cinco partidas, venceu as cinco, fez dois gols e deu duas assistências.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo: líder com sete pontos de frente para o vice na 25ª rodada nunca perdeu o título


Freitas assinou pré-contrato com o Glorioso na reta final de 2022 e se apresentou ao clube no começo da nova temporada. Iniciou o ano na reserva e aos poucos conquistou o espaço na equipe titular depois da lesão de Danilo Barbosa em maio.


O volante se consolidou com boa saída, lançamentos longos precisos e firmeza na marcação. O desempenho rendeu inclusive elogios do, agora, ex-treinador Bruno Lage. O português chegou a dizer que levaria o atleta para a Europa.


- Se eu voltar para a Europa, vou ligar para o Marlon Freitas. Não sei quanto tempo vou ficar aqui ou se voltarei para a Europa. Mas quando voltar, vou ligar para o Marlon porque é um jogador fantástico. Tem espírito de equipe. O André Mazzuco já diz que não, mas são realmente nessas surpresas que sentimos o bem que faz para o time, de como equilibra, como organiza o ataque. Fantástico - afirmou o português.





Marlon Freitas e Gustavo Sauer comemoram gol do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Liderando o Campeonato Brasileiro, o Botafogo tenta quebrar uma sequência de quatro partidas sem vencer dentro do torneio. O clube tem 52 pontos somados e sete de vantagem sobre o vice-líder Bragantino.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Fluminense x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e mais sobre o jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão




Fluminense e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão. O jogo terá transmissão da TV Globo e do Premiere.


+ Acompanhe a partida em Tempo Real




O Fluminense vem de uma classificação histórica em cima do Internacional no Beira-Rio, pela Conmebol Libertadores, e tenta se manter na linha de frente do Brasileirão mesmo com o foco na final da competição sul-americana, que acontece dia 4 de novembro. No discurso após a vitória por 2 a 1 em cima do Inter, o técnico Fernando Diniz deixou claro que não quer abrir mão do Brasileirão.



O Botafogo lidera o Campeonato Brasileiro com sete pontos de vantagem para o vice-líder, o Bragantino. Mas o momento do Glorioso é ruim. São quatro jogos sem vencer na competição, com três derrotas e um empate.



Fluminense x Botafogo: saiba tudo sobre o jogo da 26ª rodada do Brasileirão Série A 2023 (https://ge.globo.com/video/fluminense-x-botafogo-saiba-tudo-sobre-o-jogo-da-26a-rodada-do-brasileirao-serie-a-2023-12007473.ghtml)



Transmissão: TV Globo e Premiere.

Tempo Real: o ge acompanha o jogo, com vídeos dos principais lances - SIGA AQUI!




Maracanã — Foto: Divulgação



+ Acesse a tabela do Brasileirão




ESCALAÇÕES PROVÁVEIS


Fluminense - Técnico: Fernando Diniz

O técnico Fernando Diniz vai usar os titulares no clássico após a classificação na Conmebol Libertadores. O treinador até indicou que alguns nomes como Felipe Melo, Marcelo e Ganso, poderiam ser poupados pelo desgaste do confronto contra o Internacional, mas o trio treinou no último sábado e estará à disposição - mesmo que não comece jogando. Uma novidade é o retorno de Samuel Xavier, que ficou de fora da partida no Beira-Rio por suspensão.



Provável escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Marlon) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Alexsander e Ganso (John Kennedy); Arias, Keno e Cano.


Desfalques: Martinelli e Thiago Santos (suspensos), David Braz (lesão no joelho esquerdo) Jorge (joelho direito) e Gustavo Apis (joelho esquerdo).
Pendurados: Diogo Barbosa, Marcelo, Lima, Ganso, Eduardo Barros (auxiliar) e Wagner Bertelli (preparador físico).


+ Leia mais notícias do Fluminense


Botafogo- Técnico: Lúcio Flávio

O Botafogo terá a estreia de Lúcio Flávio como treinador interino depois da demissão do português Bruno Lage. O novo técnico vai recolocar o centroavante Tiquinho Soares e o lateral Di Plácido entre os titulares. Na esquerda, Marçal retorna após cumprir suspensão na última rodada



Provável escalação do Botafogo: Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Luís Henrique (Victor Sá) e Tiquinho Soares.



Desfalques: Diego Costa (suspenso); Rafael e Patrick de Paula (lesionados).
Pendurados: Rafael, Matías Segovia, Philipe Sampaio, Hugo, Janderson, Adryelson, Victor Sá e Tchê Tchê




+ Leia mais notícias do Botafogo


Arbitragem

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistente 1: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS)
Assistente 2: Maira Mastella Moreira (RS)
Quarto árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)


Fluminense x Botafogo: quem é favorito? Veja nossa análise



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro