Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Neilton descarta protagonismo e prega humildade por bom ano



Atacante aparece como o grande nome entre os jogadores de linha do Botafogo em 2016


Neilton vibra durante a Série B (Foto: Satiro Sodré / SSPress)

Neilton chegou ao Botafogo com algumas coisas para provar após um período sem brilho no Cruzeiro. Agora, porém, o atacante aparece como o destaque do time alvinegro entre os jogadores de linha – sem contar com o goleiro Jefferson. O jogador descarta tal protagonismo, mas garante estar muito motivado e otimista para este ano.

– Estou pronto para ajudar o Botafogo, mas acho que não tem isso de papel de protagonista. Quero cooperar com o elenco. O que eu me comprometo com a torcida alvinegra é muito empenho e vontade de ganhar. Confesso que estou muito motivado para esta temporada. O papel de protagonista deixa exclusivamente para o Jefferson, ele é o nosso grande líder – disse ao LANCE!.

Apesar do otimismo com 2016, Neilton ainda evita falar em títulos. O atacante ressalta total confiança no trabalho do técnico Ricardo Gomes, que voltou ao futebol com o título da Série B do Brasileiro.

– Ainda é muito cedo para falar em títulos, porém o Botafogo tem sempre que pensar grande. Mas o objetivo inicialmente é fazer uma temporada de afirmação para irmos evoluindo com o decorrer dela. A confiança e os objetivos virão com o trabalho forte e bem feito que o professor Ricardo tem para nos passar. Tem tudo para ser um ano bem positivo – comentou o jogador.

Neilton foi um dos destaques do time alvinegro em 2015. Ele atuou em 18 partidas e fez seis gols. Na reta final da Série B, o atacante começou a falar abertamente sobre o desejo de permanecer no Glorioso, até pelo bom futebol apresentado. As conversas caminharam bem para o acerto, mas tiveram um problema. O Botafogo chegou a divulgar nota se despedindo do atleta, porque não tinha conseguido acordo com o Cruzeiro. Contudo, dias depois, as partes entraram no esperado acordo, com importante auxílio do empresário do jogador, Hamilton Bernard.

Nesta temporada, o Alvinegro se comprometeu a pagar 75% do salário do atleta, cabendo os 25% restantes ao Cruzeiro. Neilton tem apenas 21 anos e contrato com os mineiros até junho de 2018.



Fonte: Lancenet/Paulo Victor Reis/Rio de Janeiro (RJ)

O 10 chegou! Lizio desembarca no Rio e elogia Botafogo: "Tem muita história"


Amigo de Marcelo Moreno, boliviano diz que pegou referência antes de aceitar oferta, fala que pode atuar no meio ou no ataque e se mostra ansioso para jogar Brasileirão






Estiloso, Damián Lizio chegou ansioso para defender
o Botafogo e disputar o Brasileiro (Foto: Thiago Lima)
O camisa 10 chegou! O dia que marcou o início dos trabalhos do Botafogo em 2016 teve só um dos quatro gringos contratados em General Severiano, que foi o zagueiro argentino Joel Carli, mas os outros estão aparecendo aos poucos. No fim da tarde desta segunda-feira, Damián Lizio desembarcou no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, após longa viagem desde Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com direito a escala em São Paulo. Pela primeira vez no Brasil, o meia argentino naturalizado boliviano mostrou estilo e personalidade. De bermuda, tênis branco e óculos escuros, ele driblou as dificuldades com o português e falou sobre sua expectativa de jogar o Campeonato Brasileiro, agradeceu o apoio que tem recebido dos alvinegros e mostrou conhecimento do Botafogo.


- É um clube que tem muita história, muito prestígio a nível internacional. Sei que nos últimos tempos não esteve tão bem, mas sei que está se levantando outra vez e que está em um bom caminho. Para mim, o Botafogo é um grande do Brasil, e é uma liga muito competitiva. Apesar de ter outras ofertas em outros países, creio que essa era a que mais me seduzia esportivamente, porque para mim é um desafio jogar em uma liga tão importante e em um clube com tanta história como o Botafogo - afirmou o reforço alvinegro, que admitiu ter poucas informações dos outros estrangeiros contratados.


- Os conheço de nome, mas agora terei tempo de conhecê-los bem.


Lizio chegou acompanhado por Fernando Bedoya, gerente de futebol do Bolívar, da Bolívia, clube pelo qual tem contrato até 2019 e será emprestado por um ano ao Botafogo, mas com opção de compra ao final da temporada. A presença do dirigente é sinal de que ainda falta definir os últimos detalhes da transação para assinar o contrato. Ele deve se apresentar em General Severiano nesta terça-feira e, se as pendências forem sanadas, no mesmo dia começar a treinar.

Quero agradecer o apoio (dos torcedores), espero cumprir com a expectativa que eles têm sobre mim e que juntos possamos alcançar grandes coisas para a equipe, todos os objetivos que o clube tem. Posso cumprir as duas funções (meia ou atacante), fiz ambas em minha equipe anterior e me sinto cômodo na criação e na definição"
Damián Lizio, reforço do Botafogo


Contratado para ser o camisa 10 do time de Ricardo Gomes, Lizio disse que pode jogar tanto no meio de campo quanto no ataque, apesar da baixa estatura para ser um homem de área. E agradeceu o apoio que vem recebendo nas redes sociais de alvinegros, que demonstram muita esperança no jogador boliviano.


- Quero agradecer o apoio (dos torcedores), espero cumprir com a expectativa que eles têm sobre mim e que juntos possamos alcançar grandes coisas para a equipe, todos os objetivos que o clube tem. Posso cumprir as duas funções (meia ou atacante), fiz ambas em minha equipe anterior e me sinto cômodo na criação e na definição.


Amigo de Marcelo Moreno, boliviano que mais brilhou no Brasil, Lizio conta que pegou referências com o compatriota antes de aceitar a oferta alvinegra e acredita que disputar o Campeonato Brasileiro vai ajudá-lo a se manter na seleção boliviana.


- Ele é muito meu amigo, ficou muito contente quando lhe disse que viria para o Botafogo e me deu recomendações. Disse que o Rio é um lugar muito lindo para viver e que vou estar muito bem. É um objetivo chegar o melhor possível às eliminatórias, depois à Copa América. Há muitas coisas boas pela seleção, e estar aqui vai me ajudar a ter um bom nível - avaliou.



Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Ainda sem documentação, Larrea só deve chegar ao Bota no fim da semana



Volante equatoriano, que já realizou exames médicos, aguarda documento da Confederação do Equador para viajar ao Rio de Janeiro e assinar contrato




Pedro Larrea já realizou exames médicos em
dezembro (Foto: Twitter Rádio Botafogo Oficial)
Dos reforços já apalavrados com o Botafogo, Pedro Larrea deve ser o último a desembarcar no Rio de Janeiro. Ainda sem a documentação de transferência da Confederação Equatoriana, o clube vai aguardar antes de incorporar o atleta ao seu elenco.

A expectativa é que a situação de Pedro Larrea seja resolvida até o final da semana para que o volante viaje com o grupo para a pré-temporada em Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo. Representantes do jogador acreditam que ele chega ao Rio de Janeiro até sábado


Jogador da seleção equatoriana, Pedro Larrea, de 29 anos, conseguiu na Justiça a desvinculação da LDU de Loja, uma vez que o clube lhe deve mais de quatro meses de salários.

Apalavrado com o Botafogo, o volante viajou ao Rio de Janeiro em dezembro e realizou exames médicos. Cauteloso, o Botafogo aguarda toda a documentação para assinar e anunciar o atleta.

Nesta segunda-feira, o Botafogo apresentou oficialmente os zagueiros Joel Carli e Emerson Silva. O volante Bruno Silva também já está no clube para exames médicos. O boliviano Damian Lizio, o argentino Gervásio Nuñez e o lateral Diogo Barbosa são aguardados nas próximas horas.

Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE

Torres gêmeas: Botafogo apresenta "gigantes" Joel Carli e Emerson


Jogadores chegam para disputar posição com Renan Fonseca, de contrato renovado. Outros reforços chegarão ainda nesta semana





O Botafogo começou o ano nas alturas. Pelo menos no que diz respeito aos primeiros reforços para a temporada. Na reapresentação do elenco, na manhã desta segunda-feira, as novidades foram dois zagueiros. Em General Severiano, o gerente Antônio Lopes apresentou o argentino Joel Carli (1,91m) e o brasileiro Emerson (1,86m).

Carli (esquerda) e Emerson foram apresentados na manhã desta segunda-feira no Botafogo (Foto: Thiago de Lima)


Aos 29 anos, Joel Carli desembarca no futebol brasileiro pela primeira vez. O 1,91m do defensor argentino, que estava no Quilmes, chamou a atenção em General Severiano.


- Sou sempre o mais alto – brincou Carli


Apesar de cinco centímetros mais baixo, Emerson, de 32 anos, também se destaca pelo jogo aéreo e costuma marcar gols de cabeça. Após disputar o Campeonato Brasileiro pelo Avaí, ele foi emprestado pelo Atlético-MG até o fim da temporada.


- Estou contente com a oportunidade de vestir camisa de um grande clube. Tenho acompanhado o Botafogo desde o ano passado, acredito que o time foi muito bem. A diretoria está trabalhando e trazendo jogadores de qualidade, com um grupo vencedor do ano passado. Esse ano vai ser de vitória – frisou Emerson.


Por Marcelo Baltar e Thiago de Lima/Rio de Janeiro/GE


De volta ao batente, Bota inicia o ano ainda sem maior parte dos reforços


Jogadores se reapresentam em General Severiano apenas com Emerson e Carli de novidade. Henrique, Bruno Silva, Diogo Barbosa e gringos são aguardados à tarde




Começou efetivamente a temporada 2016 do Botafogo. Na manhã desta segunda-feira, os jogadores se reapresentaram em General Severiano e deram início à preparação, mas ainda com muitos desfalques. Dos reforços já acertados, apenas os zagueiros Emerson, ex-Atlético-MG e Avaí, e o argentino Joel Carli apareceram na sede alvinegra. O atacante Henrique Almeida, que volta de empréstimo do Coritiba, o volante Bruno Silva e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa são esperados à tarde, junto com os outros gringos: o boliviano Damián Lizio, o equatoriano Pedro Larrea e o também argentino Gervasio Núñez.


Jefferson foi o único jogador a ir a campo na reapresentação do Botafogo (Foto: Thiago de Lima)


Outras caras novas entre os 23 jogadores que já se apresentaram são o zagueiro Igor Rabello e o meia Leandrinho, que eram do time sub-20 e foram promovidos em definitivo. Outros da base, o goleiro Matheus Cabral e o lateral-direito Marcinho fazem parte do grupo para ganhar experiência. Outros atletas que estavam com situação indefinida também se apresentaram em General Severiano, casos de Gegê e Aírton, que tratam últimos acertos para renovação, e Lucas Zen. Afastado no ano passado, o volante, que chegou a acionar o clube na Justiça mas teve a ação cancelada, tem permanência incerta.

O único que foi a campo no período da manhã foi Jefferson, O goleiro conversou com seus preparadores em campo e acenou para a imprensa no local. O grupo só vai para o gramado no treino da tarde. Até lá, o elenco passa por baterias de exames médicos e odontológicos acompanhados pelo médico do clube Luiz Fernando Medeiros.


Por Marcelo Baltar e Thiago de Lima Rio de Janeiro/GE

Valorizado, mas sem ofertas, Henrique retorna ao Botafogo por última chance


Em seu último ano de contrato, atacante vira esperança de Ricardo Gomes depois de ter boa temporada com o Coritiba e tenta vingar em sua terceira passagem pelo clube




Henrique fez as pazes com as redes no Coritiba: 12
gols em 20 jogos (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)
Henrique Almeida se reinventou para o futebol brasileiro em 2015. Depois da má fase que o acompanhou desde que chegou ao Botafogo em 2013, o atacante se reencontrou no Coritiba e foi peça fundamental na fuga do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, marcando 12 gols em 20 jogos (veja no vídeo abaixo). Aos 24 anos, o jogador terminou a temporada valorizado: oCoxa tentou de tudo para renovar o empréstimo, enquanto Grêmio e Internacional monitoraram a situação à distância.


O Alvinegro, porém, manifestou interesse no atleta e só aceitaria negociá-lo em definitivo. Seu empresário, Júlio Taran, garantiu não ter recebido nenhuma proposta oficial desde então. Assim, após passar férias entre Orlando, nos Estados Unidos, e Trancoso, na Bahia, o atacante se reapresenta em General Severiano na manhã desta segunda-feira como nova esperança, sob aval do técnico Ricardo Gomes.







O treinador foi um dos entusiastas do retorno do atacante, que surgiu no São Paulo em 2010 e foi eleito o melhor jogador do Mundial Sub-20, em 2011. No atual elenco, Henrique vai disputar vaga com Luís Henrique, jovem de 17 anos e uma das maiores joias do clube. Mas a diretoria alvinegra ainda planeja reforçar o setor com a contratação de mais um atleta, que pode ser o quinto gringo a pintar em General Severiano. Investindo bastante no mercado sul-americano, o Botafogo já acertou com os argentinos Joel Carli e Gervasio Núñez, o equatoriano Pedro Larrea e o boliviano Damián Lizio, e ainda tem outras cartas na manga, mas para isso planeja tentar junto à Ferj a liberação para cinco estrangeiros, como acontece na CBF.





Nas duas oportunidades anteriores em que vestiu a camisa alvinegra, Henrique decepcionou. Em 2013, quando contratado, disputou 23 jogos e sequer balançou a rede. Seus únicos gols pelo clube foram no início de 2014, quando fez 18 partidas e deixou sua marca cinco vezes, sendo quatro no Campeonato Carioca (veja no vídeo acima) e um na Libertadores, durante vitória por 4 a 0 sobre o Deportivo Quito, do Equador. A segunda passagem foi rápida e aconteceu no ano passado, após empréstimo ao Bahia, onde também não se destacou. No retorno ao Alvinegro, entrou em campo uma vez pelo estadual, outra pela Série B e três pela Copa do Brasil, sem nenhum gol feito. A última chance de mostrar serviço em casa começa nesta segunda.

Por Thiago Lima Rio de Janeiro/GE