Páginas

sábado, 1 de agosto de 2015

Neilton aprova estreia no Bota e diz: "Não quero ser o segundo Neymar"


Em sua primeira partida com a camisa do Glorioso, jovem entra no segundo tempo do empate por 0 a 0 com Luverdense e cria melhor chance da equipe na partida



Apesar da liderança na Série B, a torcida do Botafogo não tem tido muitos motivos para celebrar. Após o empate por 0 a 0 com o Luverdense, o segundo seguido no estádio Nilton Santos, os botafoguenses que foram ao jogo novamente mostraram insatisfação com a atuação sonolenta. No entanto, nem tudo foi ruim na partida deste sábado. O jovem Neilton fez sua estreia, deixou boa impressão e ficou satisfeito com sua performance.


- Faltou a vitória. Quando a gente joga dentro de casa não pode deixar escapar os três pontos. No jogo passado já deixamos escapar. Mas por ser estreia, foi bom – avaliou o garoto, em entrevista ao Premiere.


Neilton entrou no intervalo do empate com o Luverdense e protagonizou bons lances. Deu um chapéu, se movimentou bem e foi autor da melhor finalização do Botafogo na partida, com um chute cruzado de esquerda aos 16 minutos da segunda etapa. O jovem, de 21 anos, surgiu no Santos, onde foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2013. Pelo início empolgante, recebeu o apelido de “novo Neymar”, mas ainda não empolgou. Agora no Botafogo, ele quer se firmar sem a sombra do craque do Barcelona.


- Eu queria deixar essa comparação de lado. Ele tem patamar dele, não quero ser o segundo Neuymar, quero ser o primeiro Neilton – declarou o jogador.


Neilton estava no Cruzeiro, onde chegou em junho de 2014. Pela Raposa, atuou em 12 partidas e fez apenas um gol. Ele está emprestado ao Botafogo até o fim da temporada. O Glorioso segue em primeiro na Série B, com 30 pontos, dois a mais que Vitória, Bahia, América-MG e Náutico, todos com 28. Na próxima rodada, o time alvinegro encara o Santa Cruz, no dia 8, às 16h30, no Arruda.


Neilton entrou no segundo tempo do duelo com o Luverdense (Foto: Vitor Silva/SSPress)

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Após 0 a 0, Daniel Carvalho admite: "Torcedor tem razão de ficar bravo"


Depois de partida com Luverdense, a sétima do time sem marcar gols, meia do Bota reconhece que fase não é boa: "Estamos em primeiro não por méritos nossos"



Já são sete jogos sem um gol sequer. A torcida do Botafogo está impaciente e novamente vaiou a equipe após um novo empate por 0 a 0 no estádio Nilton Santos, desta vez contra o Luverdense – havia empatado com o Criciúma na última terça. Mesmo assim, o Glorioso segue na ponta da Série B. Mas o retrospecto recente deixa o time preocupado. Após a partida deste sábado, o meia Daniel Carvalho admitiu que a liderança só permanece com o clube devido aos maus resultados dos concorrentes diretos.

- Eu já falei para a gurizada aí, para todos, que a gente não está em primeiro com dois pontos na frente por méritos nossos, mas sim pelo fracasso dos outros, que perderam. O torcedor está com razão de ficar bravo com a gente – assumiu o jogador, em entrevista ao Premiere.

Mesmo que assuma a fase ruim, Carvalho, que entrou no lugar de Octávio durante o segundo tempo do confronto com o Luverdense, não conseguiu eleger os motivos para o momento adverso do Botafogo na Série B. No entanto, o meia acha que a equipe pode se recuperar na próxima rodada, contra o Santa Cruz, com uma semana cheia de treinamentos para incorporar o estilo do técnico Ricardo Gomes.

- É difícil tentar achar explicação. Quando não consegue o resultado, não existe explicação. Se existisse, a gente corrigiria e faria gol. Não tem como dizer o que está faltando. É hora de assumir, de dizer que o Botafogo está se montando dentro de uma competição difícil, temos jogadores jovens, tem que ter paciência. É botar a cabeça no lugar, agora temos uma semana inteira de trabalho com o Ricardo, que ainda não teve tempo de mostrar tudo. Temos que parar e ouvir o que ele tem a nos passar – analisou o meia.

Com os empates entre Vitória e América-MG, e do Náutico com o Macaé, o Botafogo segue em primeiro na Série B, com 30 pontos, dois a mais que o Rubro-Negro baiano, o Bahia, o Coelho mineiro e o Timbu, todos com 28. Na próxima rodada, o Glorioso encara o Santa Cruz, no dia 8, às 16h30, no Arruda.

Daniel Carvalho entrou no segundo tempo do duelo com o Luverdense (Foto: Vitor Silva/SSPress)


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Ricardo Gomes exalta volta, mas lamenta empate: "Dia terminou mal"


Técnico estreia no Botafogo contra o Luverdense, em igualdade sem gols, no Nilton Santos, depois de três anos, 11 meses e quatro dias do AVC que afastou do futebol



À exceção do resultado, a volta de Ricardo Gomes ao futebol foi perfeita. É o que o próprio treinador do Botafogo disse após o 0 a 0 com o Luverdense, na tarde deste sábado, no Estádio Nilton Santos . Com o empate, o Alvinegro se manteve na liderança da Série B do Brasileirão, mas graças a tropeços de rivais, como o América-MG e o Náutico – durante um momento da partida, o time chegou a ocupar a terceira colocação na tabela.

– Foram três anos, 11 meses e quatro dias. Isso é muita coisa. Estava com saudade, mas esse é o nosso dia a dia. É perigoso quando você fica impossibilitado de trabalhar. Gostei de tudo, só não gostei do placar. Nem poderia. Por isso o dia terminou mal. O importante eram os três pontos. Nos empates com Criciúma e Luverdense foram quatro pontos perdidos em casa, e isso estava fora de qualquer planejamento – disse o comandante.

Confira o que foi abordado na entrevista coletiva de Ricardo Gomes.


AnáLise do jogo

O time esteve organizado no primeiro tempo, mas sem encontrar espaços. Só criou uma jogada antes do intervalo e não aproveitou. Acho que faltou mais movimentação. No segundo tempo começamos bem e depois caímos. Perdemos a compactação, e ficou um jogo bem largo, poderia acontecer de tudo. O adversário passou a ter espaço. Da parte defensiva eu gostei, mas temos que trabalhar muito a parte ofensiva, do meio para a frente.

Vitória pessoal no passado

Estou feliz por voltar ao trabalho, mas só o fato de estar no Botafogo me faz sentir a mesma coisa. Trabalho por isso. Sinceramente, minha cabeça está em outra. O único sinal da parte física é o joelho, que não tem nada a ver com o acidente (AVC). Estou feliz, mas não é por hoje. Quando o juiz apitou o (início do) jogo, minha preocupação passou a ser outra. Não vou ficar remoendo o que passou. Minhas preocupações agora são outras. Principalmente não perder mais quatro pontos em casa.

Cobrança sobre jovens da base

O jogador formado no Botafogo conhece a grandeza do clube. Mesmo com 19, 20 anos, está preparado para dar a resposta. Se eles foram escalados é porque têm condições.

Pressão da torcida por resultados

Isso acontece pela grandeza do Botafogo. Poderia ter perdido a liderança, então a pressão vai aumentar. Se alguém não consegue conviver com isso num grande clube, então é melhor ficar em casa. Pode ser da comissão ou jogadores... Não tem como escapar. É trabalhar, e trabalhar bem.

Mudanças para a próxima partida

Perdemos quatro pontos em casa, então é preciso pensar numa alternativa. Mudar drasticamente não vai acontecer. Vou pensar em algumas coisas, mas bem simples.

Estreia de Neilton


A qualidade é inegável, mas tem que confirmar isso no Botafogo. É habilidoso, veloz e sabe do jogo. Isso mostrou no Santos e no Cruzeiro. Agora precisamos ver suas atuações. Ele precisa passar essa barreira.

Ricardo Gomes não gostou do resultado de empate do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Na estreia de Ricardo Gomes, Bota empata sem gols com o Luverdense


Sem vencer há três jogos, Alvinegro mantém liderança graças a tropeços de rivais. Time de Mato Grosso, graças ao ponto conquistado, se mantém fora do Z-4




Às 16h20m deste sábado, Ricardo Gomes subiu as escadas do vestiário, apareceu no gramado e se dirigiu ao banco de reservas do Nilton Santos. O roteiro, comum a qualquer treinador, não era feito pelo comandante do Botafogo há 1434 dias, período de recuperação de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Foi o suficiente para emocioná-lo, para marcar o empate sem gols (veja melhores momentos no vídeo acima) com o Luverdense. Nada de melhor pode ser observado em uma partida fraca tecnicamente, que apontou a necessidade de muito trabalho ao técnico na tentativa de retorno à elite do futebol nacional.

Sem ganhar há três confrontos e com dois gols nos último sete duelos, o Botafogo manteve a liderança graças aos tropeços de Náutico e América-MG. Durante a partida, chegou a cair para terceiro com os resultados paralelos. Soma agora 30 pontos. O Luverdense, com o ponto somado, chegou a 17 e se manteve fora da zona do rebaixamento apesar de cair para o 16º lugar. As duas equipes, agora, se preparam para o próximo desafio. Na sexta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Passo das Emas, o Luverdense recebe o Paysandu. Sábado, às 16h30, no Arruda, o Botafogo desafia o Santa Cruz.

Ricardo Gomes retomou carreira com empate do Botafogo com o Luverdense Engenhão (Foto: Vitor Silva/SSPress)

O Botafogo tomou a iniciativa, é verdade, porém, pouco produziu no primeiro tempo. Além de chutes de longa distância de Octávio e Willian Arão, só ameaçou em um cruzamento de Diego Jardel a Luis Henrique, que finalizou, dentro da área, para fora. O Luverdense, ao priorizar a marcação, tornou Jefferson um mero espectador do jogo. Após o intervalo, com Neilton no lugar de Sassá, o Bota melhorou. O jovem atacante, aquele mesmo apontado como sucessor de Neymar no Santos, quase abriu o placar em chute cruzado, para fora. O Luverdense trocou peças e até teve postura mas ofensiva, mas... faltou qualidade. Lucas Fernandes, em chute no meio do gol, protagonizou a primeira finalização. Luiz Otávio, ao tentar afastar cruzamento do Alvinegro, quase marcou contra. E ficou nisso.

A estreia de Ricardo Gomes teve pouca gente. No total, 11.413 (9.585 pagantes). A renda foi de R$ 215.590,00.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Na volta de Ricardo Gomes, Botafogo recebe o Luverdense no Engenhão


Treinador volta após quase quatro anos e faz sua estreia no comando do Alvinegro, que tenta permanecer na liderança da Série B





Neilton treino Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Neilson foi relacionado e pode estrear
Foram 1434 dias entre luta pela vida, recuperação e espera. Ricardo Gomes volta a ser treinador de futebol neste sábado, quando estreia no comando do Botafogo na partida contra o Luverdense, às 16h30 (de Brasília). Por coincidência, o jogo, válido pela 16ª rodada da Série B do Brasileiro, será no mesmo Engenhão onde, em 28 de agosto de 2011, ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) durante o clássico entre Vasco e Flamengo.

Assim como Ricardo Gomes, o Botafogo vive o clima de recomeço. Com a troca de treinador, a equipe tenta se motivar para retomar o rumo de vitórias na Série B, embora seja líder com 29 pontos, um a mais do que o Bahia, o segundo colocado. O Alvinegro vive uma seca de gols: foram apenas dois marcados nos últimos seis jogos.

Perto da zona de rebaixamento, em 15ª, com 16 pontos, o Verdão do Norte espera repetir o que fez na temporada passada quando derrotou outro adversário carioca pela Série B: 2 a 1 sobre o Vasco, na Arena Pantanal. Durante os treinos da semana, o grupo foi cobrado pela diretoria, que esperava atuações melhores na competição nacional.

Luis Teixeira Rocha apita o jogo, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Mauricio Coelho Silva Penna (todos do RS). O Premiere transmite a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.




Botafogo: Ricardo Gomes não fez mistério e confirmou a única mudança em relação ao time que empatou com o Criciúma: sai Gegê e entra Diego Jardel. Depois de cumprir suspensão, Lulinha volta a ser opção no banco de reservas, assim como Daniel Carvalho, recuperado de virose. Os recém-contratados Serginho e Bazallo, ambos volantes, estão regularizados. O Botafogo deve entrar em campo com a seguinte formação: Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Dierson, Willian Arão, Octávio e Diego Jardel; Sassá e Luis Henrique.

Luverdense: o treinador Júnior Rocha não confirmou o time que entra em campo, mas ao menos uma mudança irá acontecer da equipe que perdeu para o Boa Esporte na última rodada. O meia-atacante Diego Rosa volta de suspensão e tem presença garantida. O time deve entrar em campo com Edson, Osman, Luiz Otávio, Everton e Paulinho; Muralha, Ricardo, Da Matta e Diego Rosa; Alipio e Tozin.




Botafogo: Luis Ricardo segue em tratamento de lesão muscular. Elvis e Cidinho estão em recuperação física.

Luverdense: os volantes Júlio Terceiro e Michel Schmoller e o lateral-direito Raul Prata, todos machucados.



Botafogo: Fernandes, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Sassá e Willian Arão.

Luverdense: Diogo Silva, Montoya, Raul Prata e Tozin.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Gomes evita mudanças imediatas e exige bom futebol até o fim do ano


Por enquanto, técnico manterá trabalho realizado por René Simões. Quanto ao rendimento em campo, ele diz que qualquer clube grande tem obrigação de jogar bem




Ricardo Gomes durante treino do Botafogo,
no Rio de Janeiro (Foto: Vitor Silva/SSPress)
Com apenas três dias no comando do Botafogo, Ricardo Gomes optou por não fazer grandes mudanças na equipe, que enfrenta o Luverdense, neste sábado, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo com muitas reuniões e observações nos treinos, o treinador disse que vai procurar dar continuidade ao trabalho realizado por René Simões e pelo auxiliar Jair Ventura, que ficou interinamente no cargo após a saída do primeiro.


- Com três treinos não dá para mudar nada. É impossível chegar, depois de quase quatro anos fora, e mostrar alguma novidade agora. A ideia é ter continuidade. Conversei muito com o Jair (Ventura) e tive a sorte da permanência dele, que mandou bem nos últimos três jogos - disse.


O grande objetivo do Botafogo para o ano, como qualquer equipe considerada grande que cai para a Segunda Divisão, é garantir uma das quatro vagas que dão acesso de volta à Série A. Mesmo assim, quando questionado se o bom futebol poderia ficar em segundo plano, Ricardo Gomes foi claro e afirmou que também é obrigação do clube jogar bem.

Não jogou bem, vai levar porrada, é normal".
Ricardo Gomes



- O elenco é muito bom. Por isso está na liderança. Então temos que manter. Ser campeão ou não, não dá para prometer. Mas o Botafogo tem que mostrar bom futebol. Isso é algo que sei desde a minha infância. Os quatro grandes do Rio têm essa obrigação. Não jogou bem, vai levar porrada, é normal. Tem que subir, mas não adianta ser com mau futebol. Essa é a nossa obrigação - falou.


O Botafogo entra em campo às 16h30 (de Brasília) deste sábado para encarar o Luverdense no Estádio Nilton Santos, com Jefferson, Diego, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Dierson, Willian Arão, Octávio e Diego Jardel; Sassá e Luis Henrique. O time do estreante Ricardo Gomes é o líder da Série B do Brasileiro, com 29 pontos, um a mais do que o Bahia, o segundo colocado.

Por Felippe Costa e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE