Páginas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Atuações do Botafogo: Warley, Diego Loureiro e Babi garantem vitória sobre o São Paulo


Veja as notas dos jogadores alvinegros na vitória por 1 a 0 nesta segunda-feira





Melhores momentos: Botafogo 1 x 0 São Paulo, pela 37ª rodada do Brasileirão



Warley [ATA]: nota 7,5

Foi uma surpresa positiva do Botafogo nesta noite. Saiu com cãibras e como melhor em campo. Responsável pela expulsão de Reinaldo ainda no primeiro tempo, o atacante liderou as ações ofensivas do time e ainda foi bem na recomposição defensiva. Cruzou no capricho pro gol de Babi no segundo tempo.


Diego Loureiro [GOL]: nota 7,0

Ao lado dos atacantes, o goleiro foi responsável direto pela vitória ao defender pênalti cobrado por Luciano aos 37 do segundo tempo. Fora isso, não foi exigido diante da ineficiência ofensiva do São Paulo.


Matheus Babi [ATA]: nota 7,0


Entrou no intervalo para mudar o resultado do jogo. O centroavante ajudou o Bota a transformar o domínio em gol e marcou pela décima vez com a camisa alvinegra na temporada.



Babi marcou o gol da vitória — Foto: André Durão



Veja as notas


Diego Loureiro [GOL]: 7,0

Kevin [LAD]: 5,5

Marcelo Benevenuto [ZAD]: 6,0

Sousa [ZAE]: 6,5

Hugo [LAE]: 6,0

Kayque [VOL]: 6,5

(Matheus Babi [ATA]: 7,0)

Luiz Otavio [VOL]: 6,0

(Barrandeguy [LAD]: sem nota)

Bruno Nazario [MEC]: 6,0

(Cesinha [MEC]: sem nota)

Warley [ATA]: 7,5

(Davi Araujo [ATA]: sem nota)

Enio [ATA]: 6,5

Rafael Navarro [ATA]: 6,0

(Matheus Nascimento [ATA]: sem nota)



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Com gol de Matheus Babi, Botafogo derrota o São Paulo e complica o Tricolor Paulista na luta pelo G4


Glorioso faz uma boa partida diante do Tricolor Paulista, em noite inspirada dos goleiros. Com o resultado, a definição da fase de grupos da Libertadores ficou para a última rodada




Matheus Babi marcou o gols da vitória do Botafogo sobre o São Paulo (Celso Pupo / Fotoarena / Agência Lancepress!)


No estádio Nilton Santos, o Botafogo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após dez partidas. O Glorioso derrotou o São Paulo por 1 a 0 com gol do atacante Matheus Babi. Com o resultado, o Tricolor Paulista terá que vencer o Flamengo, na quinta, para garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores 2021. Um empate também pode definir a classificação do Tricolor, desde que o Fluminense não vença o Fortaleza.


> Confira e simule a classificação do Campeonato Brasileiro


Na última rodada do Brasileirão, o Glorioso visita o Ceará, na quinta-feira, às 21h30, no Castelão. No mesmo dia e horário, o Tricolor Paulista se despede da competição contra o Flamengo, no Morumbi, em um jogo que pode definir o campeão brasileiro de 2020. Vale lembrar que o rubro-negro segue na disputa contra o Internacional, que enfrenta o Corinthians, no Beira-Rio.
 

Faltou capricho

No estádio Nilton Santos, o duelo começou com o Botafogo mais perigoso na busca por encerrar a sua participação, em casa, na competição com uma vitória. Contudo, o Tricolor chegou bem com o lateral-esquerdo Reinaldo, que bateu com perigo, mas abola passou por cima da meta de Diego Loureiro. Na melhor chance do Alvinegro, o jovem Ênio foi lançado e ficou na cara do gol, mas chutou em cima de Tiago Volpi.


Expulsão de Reinaldo

Em uma rápida jogada de contra-ataque, Warley recebeu em profundidade e foi derrubado por Reinaldo. Como era o último homem, o árbitro Bráulio da Silva Machado expulsou o lateral. Com um a mais, o Glorioso avançou e enfileirou boas chances de gol. Warley chutou da entrada da área e obrigou Volpi a fazer uma grande defesa.
 

Paredão Tricolor

Em seguida, foi a vez de Ênio receber pela esquerda e chutar com força para mais uma grande defesa do arqueiro tricolor. No fim, do primeiro tempo, Kevin lançou Warley, que bateu no canto e parou novamente em Volpi. O Alvinegro ainda teve tempo de mais uma ótima oportunidade. Luiz Otávio chutou de longe e o goleiro tricolor espalmou. Os visitantes seguiam perdidos em campo e dominados pela equipe carioca, que parou na boa atuação de Tiago Volpi.
 

Gol Glorioso

Na volta do intervalo, a equipe carioca continuou a mandar na partida e após cruzamento de Warley, na medida, Matheus Babi se antecipou à marcação e cabeceou no fundo da meta tricolor, abrindo o placar para o Botafogo. Os visitantes não conseguiram fazer as transições ofensivas com velocidade e ficaram presos com facilidade na marcação dos donos da casa.


Muralha Alvinegra

Na parte final do jogo, um lance polêmico aconteceu. Galeano caiu na área após contato com o Hugo, lateral do Botafogo, e o árbitro marcou pênalti para os paulistas. Na cobrança, Luciano bateu, mas o goleiro Diego Loureiro fez uma ótima defesa e salvou o time carioca. Nos acréscimos, o São Paulo foi com tudo em busca do empate, mas não conseguiu ter força e parou na grande atuação do Alvinegro Carioca.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1x0 SÃO PAULO

Data-Hora: 22/02/2021, às 20h
Estádio: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC - FIFA)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC - FIFA) e Éder Alexandre (SC)
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

Cartões Amarelos: Rafael Navarro e Luiz Otávio (BOT) / Bruno Alves, Hernanes, Léo e Igor Gomes (SP)
Cartões Vermelhos: Reinaldo (SP)

Gols: Matheus Babi (BOT) (12'/2T) - (1-0)

BOTAFOGO (Técnico: Lúcio Flávio)
​Diego Loureiro; Kevin, Marcelo Benevenuto, Sousa, Hugo; Kayque (Matheus Babi - intervalo), Luiz Otávio (Barrandeguy 44'/2T), Warley (Davi Araújo 34'/2T), Bruno Nazário (Cesinha 31'/2T), Ênio; Rafael Navarro (Matheus Nascimento 34'/2T)

SÃO PAULO (Técnico: Marcos Vizolli)
Tiago Volpi; Juanfran (Igor Vinícius 18'/2T), Bruno Alves (Hernanes 30'/2T), Arboleda, Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Gabriel Sara (Galeano 18'/2T) , Igor Gomes (Joao Rojas 30'/2T); Luciano, Toró (Léo 41'/1T)



E MAIS:
Chamusca destaca: 'Deveremos ser certeiros nas contratações'
Diretor de futebol do Botafogo comemora escolha de Chamusca
CBF define quadro de arbitragem de São Paulo x Flamengo
Guilherme Santos quer permanecer no Botafogo
São Paulo começa semana na expectativa de novos reforços
Após empréstimo, Everton Felipe volta ao São Paulo



Fonte: LANCE/Felipe Melo/Rio de Janeiro (RJ)

Na chegada ao Botafogo, Chamusca destaca experiência na Série B e diz: "Motivado e consciente"


Treinador afirma que trabalha na montagem do elenco desde sexta-feira, antes de chegar ao Rio, e revela que o clube busca reforços em todos os setores para reformulação



O Botafogo contratou em Marcelo Chamusca um especialista em Série B. A bagagem na competição que será o foco alvinegro na temporada foi um dos principais atributos exaltados pelo treinador, apresentado no Nilton Santos na tarde desta segunda-feira. Mergulhado no trabalho desde a última sexta, o novo comandante prevê reformulação grande no elenco.


- Posso agregar muito pelo conhecimento que tenho da competição que é a mais importante para nós. Posso ajudar o Freeland e os departamentos responsáveis. É muito importante, nessa competição principal, ter um elenco competitivo, equilibrado, com uma boa média de idade, e o clube bem organizado. São fatores que fizeram com que eu tomasse a decisão. Espero um elenco equilibrado, porque a Série B é uma competição que tem as suas peculiaridades. Assim, teremos uma equipe competitiva que nos leve ao objetivo - disse.


- Já venho conversando desde sexta-feira com o Freeland sobre montagem do elenco. Já iniciamos esse processo e tratando em relação a permanência de atletas, nomes para contratar, concretização de algumas conversas que o clube já tinha iniciado... Tenho um bom conhecimento de mercado, e esse foi um dos motivos de a diretoria buscar o meu nome. Iniciei a temporada na Série B e terminei na Série A, então conheço bem a realidade das duas competições - completou.



Chamusca foi apresentado nessa tarde — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Anunciado para o cargo há três dias, Chamusca conheceu a estrutura do clube no estádio Nilton Santos nesta segunda. Mais tarde, às 20h (de Brasília), vai acompanhar in loco ao jogo contra o São Paulo, pelo Brasileirão. Diante de um dos momentos de mais holofote na carreira, o treinador se mostrou motivado, mas consciente do desafio de reerguer um dos grandes clubes do Brasil.


- É uma satisfação muito grande estar falando pela primeira vez como treinador do Botafogo. Queria agradecer ao presidente pela oportunidade de trabalhar num clube com a grandeza e história do Botafogo. Prometo muita entrega e dedicação. Vou me dedicar diuturnamente para conquistarmos juntos os objetivos. Objetivo principal é o acesso à Série A do Botafogo. Muito feliz, motivado e consciente dos desafios - emendou.



Novo treinador junto do presidente Durcesio Mello e do diretor Eduardo Freeland — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O acerto com Chamusca agilizou o planejamento do Botafogo para a temporada de 2021. O clube já acertou com cinco reforços e têm outras conversas em andamento que contarão com o aval do comandante. Com ele, o clube também vai detalhar a estratégia para o pouco tempo de preparação que estará disponível antes do início do Campeonato Carioca.


O novo treinador chega referendado principalmente pelas boas campanhas no Ceará, em 2017, e no Cuiabá, na última temporada. Ambos os clubes conseguiram acesso à Série A na ocasião. Além disso, ele é o único técnico a conseguir subir de todas as divisões do Campeonato Brasileiro. O baiano também levou o Salgueiro para a Série C em 2013 e o Guarani para a B em 2016.


Mais respostas de Chamusca

Elogio a Ronald


Gostei muito, porque fez uma Série B muito qualificada. Jogador de velocidade, com poder na transição. Em um dos jogos contra o Cuiabá, enfrentei o Ronald e ele fez um gol, empatamos em 1 a 1. Espero que ele faça a nosso favor agora. Aprovei bastante a contratação.


Desafios para montar o elenco



- O desafio é adequar o orçamento do clube a um elenco competitivo, com bons jogadores. Queremos um time bem montado, com boas peças, mas dentro da condição que o clube vai nos proporcionar. Tenho certeza que um dos motivos de eu estar aqui hoje é o bom conhecimento de mercado que podemos utilizar para montar bem o elenco. Quando comecei a conversar com o Freeland, uma das motivações de aceitar a proposta, além da grandeza do clube, é o investimento na montagem. Teremos uma boa condição.


Investidas no mercado


- A partir de sexta-feira nós começamos, por telefone, a participar e acelerar alguns processos de contratações. Todos os que estão chegando têm o meu aval. Alguns, o clube já vinha conversando, mas são todos muito interessantes. Têm perfil para agregar na competição que vamos enfrentar. A ideia é contratar em todos os setores: defesa, meio de campo e ataque. Mas não vamos contratar de forma aleatória, está sendo feito com equilíbrio, junto do departamento de análise e mercado. Queremos qualificar o elenco dentro das nossas necessidades e da nossa condição orçamentária. Mas queremos uma equipe competitiva.


Uso da base


- A nossa intenção é manter esse olhar para os jogadores da base. Iniciei a minha carreira como treinador em 1994 no sub-17 do Vitória. Trabalhei por anos nas divisões de base. Conheço essa realidade e tenho esse carinho com os jogadores jovens. Sempre dei oportunidade e lancei jogadores. Ajudei não só com a montagem como com retorno financeiro com o desenvolvimento desses jovens. Quando falo em equilíbrio, quero jogadores experientes, outros no meio termo, em uma idade boa, e jovens que podem ser competitivos. Até porque esses jovens têm uma identidade com o clube, e isso é importante. Basta o atleta ter talento, compromisso e personalidade para vestir a camisa do Botafogo.



Peculiaridades da Série B



- A Série B é uma competição muito diferente da Série A, principalmente nas questões de logística e calendário. Tem suas peculiaridades. Pela experiência que tenho, tem um nível de competitividade muito grande. Nosso desafio é montar um elenco qualificado, porque você viaja muito e os jogos são muito próximos. A estrutura que o clube oferece será importante na recuperação do atleta. Todos os setores serão muito importantes para fazermos uma competição de alto nível.



Técnico destacou experiência na segunda divisão — Foto: Vitor Silva/Botafogo


- Temos a Série B como a nossa principal meta, mas temos etapas até chegar lá. Primeiro, reformulação do elenco. Depois, o Campeonato Carioca. A construção vai ser muito importante. Com o carro andando, já vamos ter que dar um padrão para a equipe, o que não é anormal no nosso calendário. Quando a gente conseguir montar, vamos começar a colher, a ter performance. Isso tudo até chegar à fase aguda da Série B. É uma das competições mais difíceis do últimos anos, pelo número de clubes que têm nome, história, estrutura, investimento. Isso é uma demonstração do quanto vai ser difícil. Temos que acertar o tiro na nossa montagem, com um olhar muito apurado. E precisamos utilizar muito bem o nosso tempo. Junto com os atletas e a torcida, vamos nos unir em prol do nosso objetivo.



Projeto de reestruturação


- Quando fui procurado pelo Freeland e pela diretoria, foi me apresentado um projeto de reestruturação em todos os departamentos do clube. Um dos motivos de aceitar foi esse projeto apresentado. Venho com uma tranquilidade absoluta sobre as condições que teremos para trabalhar.


- O que me motivou foi o projeto do clube e o momento que o clube está vivendo. Não costumo levar muito em consideração determinadas estatísticas, porque analiso o que o clube vai me oferecer, a condição no dia a dia. E a seriedade das pessoas que estão envolvidas. É isso que foi levado em consideração quando ouvi o contato do Botafogo. Estou muito satisfeito com o clube, a estrutura e a seriedade do projeto. Tenho certeza que vamos fazer uma boa parceria.


Campeonato Carioca



- Vou ter uma grande oportunidade. É uma competição que eu sempre tive muita vontade de participar. O Campeonato Carioca sempre foi muito charmoso. Na nossa região, no Nordeste, sou da Bahia mas já trabalhei em muitos estados, olhamos sempre com muito carinho para o Carioca. Estou feliz porque estou inserido nesse contexto e vou colocar meu nome na história dessa competição. Minha expectativa é fazer um grande Estadual. É uma oportunidade grande e vou encarar com muita seriedade.


Elogios ao Botafogo



- Um dos motivos que me fez aceitar o convite é que o Botafogo tem uma estrutura adequada. Todos os departamentos funcionam bem. Já conheci praticamente tudo e temos condições de realizar o trabalho. Mas existe uma mobilização interna para que essa estrutura seja melhorada. E é um dos fatores que me motivou. Nos clubes em que passei, consegui deixar algum legado estrutural e de mentalidade. Espero que no Botafogo não seja diferente. Tenho visto durante o dia que passei aqui a intenção do presidente e de toda a diretoria de melhorar tudo o que já funciona aqui. Temos condições de realizar um bom trabalho com o que temos aqui no Botafogo, mas sempre precisamos evoluir.



- O desafio é imenso e a visibilidade é proporcional. O que me motiva é esse momento de reestruturação. Estou chegando em um momento importante do clube, e temos condição de agregar nesse momento. Queremos fazer uma grande temporada para fazer o Botafogo voltar a vencer e dar alegrias ao torcedor. Esse é o objetivo do futebol.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Marcelo Chamusca chega ao Botafogo e conhece o estádio Nilton Santos


Treinador foi anunciado pelo clube na última sexta-feira. Apresentação oficial será nesta segunda



O técnico Marcelo Chamusca chegou ao Botafogo e conheceu o estádio Nilton Santos nesta segunda-feira. Anunciado como novo treinador do clube na última sexta-feira, ele irá comandar a equipe na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro na temporada 2021.


Com contrato até o fim da temporada, Chamusca é o único treinador a conseguir acesso em todas as divisões do Brasileirão. Junto do técnico de 54 anos chegam o auxiliar Caio Autuori e o preparador físico Roger Gouveia. A apresentação oficial será na tarde desta segunda.



Técnico Marcelo Chamusca chega ao Botafogo — Foto: Botafogo F.R.




Marcelo Chamusca chega ao Botafogo — Foto: Botafogo F.R.


Nesta temporada, Chamusca comandou o Cuiabá durante boa parte do acesso para a primeira divisão - feito inédito no clube - e também eliminou o Botafogo nas oitavas de final da Copa do Brasil. Ele assumiu o Fortaleza no fim de 2020 e durou nove jogos no comando da equipe cearense, até ser demitido em janeiro com quatro derrotas, quatro empates e uma vitória.



O novo técnico chega ao Botafogo com quatro títulos no currículo: uma Copa Verde (Cuiabá - 2019), um Campeonato Paraense (Paysandu - 2017) e dois Campeonatos Cearenses (Ceará - 2015 e 2018).



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo envia proposta e busca renegociar dívida com Joel Carli


Clube de General Severiano possui valores em aberto com o zagueiro argentino em relação a salários e premiações atrasados e busca um acordo




Joel Carli em ação pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)



O presidente Durcesio Mello tenta dar um fim a uma "herança" deixada pela gestão antiga. Durante a última semana, o Botafogo enviou uma proposta aos representantes de Joel Carli com o intuito de renegociar e chegar ao pagamento da dívida trabalhista que o zagueiro, atualmente no Aldosivi-ARG, move na Justiça contra o clube.


O zagueiro foi dispensado pelo Botafogo no início de junho do ano passado, com a intenção do clube em alegrar a economizar um dos maiores salários do elenco. A saída, contudo, não foi amigável: Joel Carli não queria deixar o clube, buscou uma rescisão amigável, mas não houve acordo com a antiga diretoria do Glorioso.

Desta forma, o argentino buscou os direitos na Justiça. Carli cobra cinco meses de salários atrasados, férias e o valor de uma renovação automática que estava prevista em contrato e não foi cumprida.

O Botafogo enviou uma proposta para pagar parte considerável do valor da dívida em várias parcelas ao jogador. O estafe do argentino analisa aos números e deve enviar uma contraproposta à diretoria do clube de General Severiano durante a semana.

As partes terão que chegar a um meio-termo sobre os valores e a forma como ele será pago. Como o Botafogo passa por dificuldades financeiras, não há como fugir dos parcelamentos em vários meses, o que deve acabar acontecendo para solucionar a dívida.


E MAIS:
Kalou revela detalhes sobre a saída de Honda do Botafogo: 'Estava farto e frustrado com toda a situação'
Victor Luís deixa o Botafogo: 'Se dependesse de mim, não teria deixado essa tragédia acontecer'
Comentaristas aprovam contratação de Marcelo Chamusca: 'O Botafogo acertou'
Botafogo tem acordo para usar local como centro de treinamento dos times de base
Franzino e rápido: conheça Ronald, primeiro reforço do Botafogo para 2021


PODE VOLTAR?

Uma das maneiras que o Botafogo estuda para tentar diminuir a dívida com Joel Carli é com o retorno do zagueiro. Neste caso, contudo, a questão é mais complicada, já que ele possui contrato vigente com o Aldosivi e dependeria da liberação do clube para um possível acerto.

A possibilidade existe, mas o plano A do Botafogo é tentar uma renegociação da dívida por meios contratuais. Se as partes não chegarem a um consenso, contudo, a possível volta do ex-capitão aparece como uma opção para tentar diminuir o prejuízo. Vale ressaltar, porém, que o Aldosivi entraria como terceiro elemento no negócio.

Carli é visto como uma visão de experiência que seria importante para a disputa da Série B. Identificado com o clube, a possibilidade de um retorno está aberta, dependendo da forma que as negociações da dívida forem andando.


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Chamusca chega ao Rio, começa a trabalhar pelo Botafogo e terá dedo na escolha de reforços


Novo treinador desembarca na Cidade Maravilhosa nesta segunda-feira, acompanhará dia a dia do Alvinegro e, a partir de então, terá influência em todas as contratações





Marcelo Chamusca é o novo treinador do Botafogo (Foto: Divulgação / Botafogo)


O dia a dia do Botafogo contará com uma novidade. Marcelo Chamusca desembarca no Rio de Janeiro nesta segunda-feira e já começa a trabalhar como treinador do Botafogo. Ele ainda não comandará a equipe contra o São Paulo, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 20h, no Estádio Nilton Santos, mas sim estando presente no planejamento da próxima temporada.


O treinador estará presente no dia a dia do Alvinegro, conhecerá o elenco e participará da avaliação, ao lado de Eduardo Freeland, de quais são os atletas do atual plantel que ficarão para a disputa da próxima Série B do Brasileiro.

Mais do que isto, Chamusca terá, a partir de agora, dedo em todas as contratações que o Botafogo fizer - ou tentar. Eduardo Freeland tem consigo uma imensa lista de nomes que foram oferecidos para diversas posições. Os jogadores serão avaliados pelo novo treinador.

Quem for "aprovado" na avaliação de Chamusca terá a continuidade. As questões de negociações e sondagens estavam paradas desde o anúncio oficial de Chamusca como treinador, já que a diretoria entende que, com um técnico definido, ele precisa participar das decisões envolvendo o futuro da equipe.

Haverão, contudo, cinco novidades no elenco do Alvinegro que não necessariamente passaram pelo crivo de Chamusca. Ronald, já anunciado, foi o primeiro reforço para 2021. Outros nomes, como Pedro Castro, Jonathan, Matheus Frizzo e Gilvan estão com as situações encaminhadas.


E MAIS:
Kalou revela detalhes sobre a saída de Honda do Botafogo: 'Estava farto e frustrado com toda a situação'
Botafogo envia proposta e busca renegociar dívida com Joel Carli
Victor Luís deixa o Botafogo: 'Se dependesse de mim, não teria deixado essa tragédia acontecer'
Comentaristas aprovam contratação de Marcelo Chamusca: 'O Botafogo acertou'
Botafogo tem acordo para usar local como centro de treinamento dos times de base


TEMPORADA 2021 JÁ COMEÇOU

O contrato de Marcelo Chamusca com o Botafogo tem status de "imediato" porque o Botafogo entende que a presença do treinador é importante para que ele entenda o elenco, mapeie as lacunas das equipe e, assim, saiba quais são os nomes indicados para buscar no mercado.

O planejamento visando a próxima Série B começou no Estádio Nilton Santos. A partir de então, o novo treinador terá dedo em tudo que envolver o vaivém do clube de General Severiano.



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Com antecipação do Carioca, pré-temporada do Botafogo deve ser no Nilton Santos



Clube teria pouco tempo para realizar testes, exames e avaliações antes da estreia no Estadual; definição será após conversa com nova comissão técnica



Não fosse a antecipação do início do Campeonato Carioca para os dias 3 e 4 de março (após o adiamento para o dia 6), o Botafogo estaria definindo nesta semana onde realizaria a pré-temporada para o Estadual. Com a mudança no calendário pela Ferj, o clube percebeu que haveria pouco tempo de treino entre o jogo contra o Ceará, dia 25 de fevereiro fora de casa, e a partida contra o Boavista, a ser realizada em 3 ou 4 de março. Por isso, a tendência é que a preparação seja feita totalmente no Nilton Santos.


>>> Defesa forte, transição rápida e jogo pelos lados: Chamusca chega ao Botafogo após quatro acessos <<<


No planejamento do clube, com o Carioca marcado para o primeiro fim de semana de março, seria possível, e necessário, realizar uma pré-temporada fora do Rio de Janeiro. A ideia era que durante a semana o elenco fizesse os testes, exames e avaliações, além de poder trabalhar com a nova comissão técnica por mais tempo. Porém, como volta de Fortaleza na madrugada de quinta para sexta-feira, quando os jogadores terão folga, o Botafogo terá entre três e quatro dias de treino para a estreia no Carioca, já que o trabalho de sábado será regenerativo.


>>> Ferj faz segundo ajuste no Carioca e primeira rodada se inicia 3 e 4 de março; veja os jogos <<<




Em 2020, Botafogo realizou pré-temporada em Domingos Martins, mas nesta temporada não sairá do Rio — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Porém, ainda não está descartado um período de treinamentos fora do Rio. Haverá conversa entre dirigentes e a nova comissão técnica - anunciada na última sexta - para definir se irá com força máxima nas primeiras rodadas do Estadual. Existe a possibilidade de dar um descanso ao time principal, como em 2020, mas isso pode inviabilizar a disputa do título da competição.


>>> Clube que poupar titulares após terceira rodada do Carioca corre risco de ser multado <<<


Com um calendário ainda mais apertado do que de costume, dada a paralisação por causa da pandemia, os jogadores não terão férias e nem o período de descanso que estão acostumados ao fim da temporada atual.


>>> Confira a tabela do Estadual <<<


A estreia do Botafogo no Campeonato Carioca ainda não tem data e horário definidos. O que se sabe é que enfrentará o Boavista, no Nilton Santos. Vale lembrar que o formato deste ano será diferente, com turno único em que os 12 clubes se enfrentam e os quatro mais bem colocados após 11 rodadas avançam para a semifinal.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:



Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Aperta o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Botafogo x São Paulo: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Tudo o que você precisa saber sobre o jogo válido pela 37ª rodada do Brasileirão




— Foto: Infoesporte



Em lados opostos da tabela, Botafogo e São Paulo entram em campo às 20h (de Brasília) desta segunda-feira, no Estádio Nilton Santos, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto tem peso maior para os paulistas.


+ Acompanhe o jogo em TEMPO REAL


Já rebaixado desde a 34ª rodada, o Botafogo pensa na temporada 2021 e usa as rodadas finais do Brasileirão como laboratório para os jovens. O clube tem utilizado um time recheado de garotos da base nas últimas partidas. Nesta segunda, um novo personagem se juntará à delegação no Nilton Santos. Anunciado na última sexta, o novo técnico Marcelo Chamusca não estará à beira do campo, mas deve acompanhar a partida do estádio.


Sem chances de título do Brasileirão, o São Paulo agora luta por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Se vencer o Botafogo, estará garantido e ainda tomará o terceiro lugar do Atlético-MG.


+ Acesse a tabela do Brasileirão


Transmissão: SporTV (menos Rio de Janeiro) e Premiere, com narração de Júlio Oliveira e comentários de Paulo Nunes, Sérgio Xavier e PC Oliveira. O ge acompanha em TEMPO REAL (siga aqui os lances).




Cabral Neto analisa Botafogo x São Paulo, pela 37ª rodada do Brasileirão (https://globoesporte.globo.com/video/cabral-neto-analisa-botafogo-x-sao-paulo-pela-37a-rodada-do-brasileirao-9284551.ghtml)







Botafogo - técnico Marcelo Chamusca


O Botafogo ganhou um desfalque de última hora: com desconforto muscular na coxa esquerda, Caio Alexandre não foi relacionado, e Lucio Flavio terá dor de cabeça para escalar o meio de campo, que já não tem Zé Welison e Romildo, lesionados.


A tendência é que Luiz Otavio ganhe chance como titular. Bruno Nazário também pode começar jogando. Outra possibilidade é recuar Cesinha e colocar Matheus Babi ou Ênio na ponta esquerda.


A principal novidade no Botafogo fica por conta do anúncio do novo técnico, Marcelo Chamusca. O treinador é aguardado no Rio de Janeiro nesta segunda, mas não ficará à beira do gramado nas rodadas finais do Brasileiro. Mesmo assim, deverá acompanhar a partida no estádio. Oportunidade para os titulares mostrarem serviço ao treinador que ajuda o clube a pensar a temporada 2021.


O lateral-esquerdo Victor Luis e o atacante Angulo retornam ao Palmeiras nesta segunda e não estarão mais à disposição. Com a suspensão de Kanu, que levou cartão vermelho na última rodada, o time deve voltar a jogar com dois zagueiros. Kalou (dores musculares) e Davi Araújo (faringite bacteriana) já voltaram a treinar com o elenco.




Provável Botafogo contra o São Paulo — Foto: ge


Quem está fora: Caio Alexandre (desconforto na coxa esquerda), Diego Cavalieri (dores no tornozelo direito), Gatito (edema ósseo no joelho), Guilherme Santos (lesão na coxa), José Welison (torção no tornozelo), Lucas Barros (cirurgia no joelho), Rafael Forster (lesão no tornozelo esquerdo), Romildo (fratura na mão esquerda) e Kanu (suspenso).


Pendurados: Diego Cavalieri, Caio Alexandre, José Welison, Kanu e Rhuan.


+ Acesse mais notícias do Botafogo



São Paulo - técnico Marcos Vizolli


Com a volta de Gabriel Sara e sem Daniel Alves, o técnico interino deverá ter um meio de campo diferente no Nilton Santos. Na frente, Pablo é a principal opção para a vaga do machucado Gonzalo Carneiro.




Provável São Paulo contra o Botafogo — Foto: ge


Quem está fora: Daniel Alves (suspenso), Gonzalo Carneiro (trauma no quadril), Walce (cirurgia no joelho), Liziero (cirurgia no tornozelo) e Paulinho (artroscopia no joelho).


Pendurados: Gabriel Sara, Léo Pelé, Reinaldo, Tchê Tchê e Vitor Bueno.


+ Acesse mais notícias do São Paulo







Árbitro: Braulio da Silva Machado - Fifa/SC
Assistente 1: Kleber Lucio Gil - Fifa/SC
Assistente 2: Éder Alexandre - Fifa/SC
Quarto árbitro: Alex Gomes Stefano - CBF/RJ
Árbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira - CBF/SC




Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro