Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Com contrato até o fim do Brasileirão, Honda pede para deixar o Botafogo


Meia japonês está tratando de lesão na coxa esquerda e previsão era que só voltasse a atuar nos últimos jogos da competição; situação do clube fora e dentro de campo também não agrada


Com contrato renovado até o fim do Campeonato Brasileiro, Keisuke Honda não ficará no Botafogo. O meia japonês pediu para deixar o clube e deve encerrar sua passagem com a camisa alvinegra após 27 jogos e três gols. Uma conversa entre jogador e departamento de futebol ainda vai acontecer, mas o presidente eleito Durcesio Mello já foi comunicado.



Último jogo de Honda pelo Botafogo foi contra o Coritiba — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Benevenuto, após derrota para o Corinthians: "Faltou espírito de decisão"


+ Barroca reconhece dificuldade, mas diz: "Temos que continuar"


Um dos motivos para o pedido é a lesão na coxa esquerda. Honda se machucou na partida contra o Coritiba, pela 26ª rodada, e a estimativa é de que só voltasse a atuar na reta final do Brasileirão.



Além disso, a situação do clube dentro e fora de campo não agrada o meia. Hoje, o Botafogo é o penúltimo colocado do Brasileirão, com 23 pontos, e enfrenta uma grave crise financeira. O jogador chegou a discordar publicamente de algumas decisões da atual gestão.




Antes dos atritos, japonês viveu ambiente leve e até se arriscou no samba


Honda tem proposta do futebol europeu e precisaria sair até o início de janeiro para encaminhar seu futuro longe do Rio. O meia ainda quer ter um tempo com a família, já que está longe desde fevereiro. A rescisão entre clube e jogador deve sair ainda nesta semana. O jogador deve postar uma explicação sobre sua saída em uma rede social.


Contratado pelo Botafogo em fevereiro deste ano, Honda foi recebido com festa por mais de 10 mil torcedores no Estádio Nilton Santos. Foi o único contato do japonês com a torcida, porque a estreia contra o Bangu, em março, já foi com portões fechados em razão da pandemia do novo coronavírus.


Reveja os 3 gols de Honda pelo Botafogo




Gol do Botafogo! Honda desloca o goleiro e marca de pênalti aos 28 do 1º tempo





Gol do Botafogo! Honda aproveita falha, bate colocado e abre o placar, aos 28' do 1º Tempo




Gol do Botafogo! Após análise do VAR, pênalti é marcado e Honda abre o placar, aos 15' do 1º Tempo


No fim de novembro, Honda provocou incômodo ao dizer, por rede social, que começaria a pensar em sair caso a diretoria não o convencessem do contrário. Na ocasião, o Botafogo havia demitido Ramón Díaz e anunciado seu quinto treinador na temporada.


O episódio foi contornado com diálogo, mas deixou marcas. O desabafo não pegou bem interna e nem externamente. A reação do jogador dividiu torcedores e gerou críticas. Que também aconteceram dentro do clube porque o japonês reclamou primeiro para o público antes de conversar internamente.



Fonte: Por Davi Barros, Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Em arbitral, clubes definem nova fórmula para o Carioca 2021 com turno único em pontos corridos


Em encontro presencial, dirigentes realizam mudanças. Fase preliminar começa dia 16 de janeiro



Em reunião presencial, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, nesta tarde de segunda-feira, os clubes decidiram mudanças na fórmula do Campeonato Carioca de 2021 - que também é válida para a edição de 2022 do estadual.


Serão 12 participantes na fase principal. Serão 11 rodadas com todos se enfrentando - sistema de pontos corridos, com os quatro primeiros classificados fazendo semifinais e depois finais - em duas partidas cada - para a disputa do título de campeão carioca de 2021.


O campeão da Taça Guanabara vai ser o time que somar mais pontos nas 11 rodadas iniciais - a Taça Rio fica numa disputa à parte entre os que ficarem de 5º ao 8º lugar.


A fórmula foi aprovada por unanimidade entre os clubes presentes na reunião.



Marcelo Viana, diretor da Ferj, Rubens Lopes, presidente, e Martinelli, vice-presidente, na reunião arbitral — Foto: FERJ




Representantes dos clubes se reuniram a portas fechadas na Ferj — Foto: Thayuan Leiras


A fase preliminar começa no dia 16 de janeiro e vai até 25 de fevereiro. Seis equipes participam desta etapa - Cabofriense, Friburguense, Americano, America e os dois classificados no B1, no fim deste ano, o campeão Nova Iguaçu e o vice Sampaio Correa. Apenas um time se classifica para a fase principal do Carioca 2021.


A Ferj contratou consultoria de Marcelo Campos Pinto, ex-executivo de esportes da TV Globo, que fez reuniões com os dirigentes nas últimas semanas.


Representante da Lusa com Covid-19

A reunião teve alguns desfalques. O presidente do Madureira, Elias Duba, que é do grupo de risco, não foi e deixou o presidente do Volta Redonda, Flavio Horta, como representante.


A Ferj fez exames de Covid-19 na porta para evitar a entrada de pessoas com suspeita ou diagnosticadas com o vírus. O vice-presidente da Portuguesa, João Rego, deu positivo e não entrou. O presidente da Lusa da Ilha, Marcelo Barros, está em fim de quarentena e também não foi.



Fonte: Por Raphael Zarko e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo tenta se encontrar, mas tempo é inimigo na luta contra o rebaixamento


Clube paga pela sequência de erros que levaram ao quinto técnico e ao 19º lugar no Brasileirão com apenas 11 rodadas para disputar. Time busca nova forma de jogar para conseguir reação




Melhores momentos de Botafogo 0 x 2 Corinthians pela 27º do Brasileirão


Para a luta contra o rebaixamento, o que importa é que o Botafogo perdeu mais um jogo, continua cinco pontos enterrado no Z-4 e não depende apenas de si para escapar da Série B. A dois meses do fim do Campeonato Brasileiro, o time mostra que tenta se encontrar, mas o tempo é inimigo na briga pela sobrevivência na elite.


O duelo contra o Corinthians, no último domingo, no Nilton Santos, mostrou um time que pode ser competitivo e até seguro na defesa, mas a instabilidade de um trabalho ainda no início deu as caras na derrota por 2 a 0, a 12ª em 27 rodadas.


+ Benevenuto: "Faltou espírito de decisão"


+ Barroca: "Temos que continuar com trabalho, e assumindo reponsabilidades"


O início de jogo sugeriu que o Botafogo faria um primeiro tempo melhor do que a realidade apresentou. O time deu o pontapé inicial com uma boa jogada ensaiada que quase abriu o placar. Nos minutos seguintes, marcou alto e incomodou o Corinthians pelas pontas do ataque. Só que o momento de controle não durou muito.



Ataque não funcionou contra o Corinthians — Foto: André Durão


Aos poucos, o Corinthians levou a disputa para o meio de campo e ganhou espaço. E foi mais eficiente no ataque, com Cazares e Jô pelo meio e Mosquito na ponta direita. Tanto que o time visitante terminou o primeiro tempo com o dobro de finalizações, seis a três, mesmo com o equilíbrio na posse de bola.


- Usamos dois atacantes, dois pontas, fechei o jogo com o Rhuan de ala, fizemos todas as tentativas para sermos mais agressivos, mas o Corinthians não nos deu muitas possibilidades, tem uma linha defensiva muito experiente e, jogando com a vantagem, fez um jogo mais confortável - resumiu o técnico Eduardo Barroca.


O Bota começou o jogo com Warley e Victor Luis nas pontas, mas não funcionou. Depois do intervalo, o time já voltou com Babi e Kalou no ataque. Durante o segundo tempo, Lecaros, Éber Bessa e Rhuan também entraram, mas nada foi suficiente para mudar o placar a favor do lado carioca.



Em busca de identidade


A derrota para o Corinthians e as escolhas de Barroca são a parte menor do problema do Botafogo nesta temporada. Uma sucessão de erros, entre elas as cinco trocas de técnicos no ano, explicam a 19ª colocação a 11 rodadas do fim do campeonato.



Barroca é o quinto técnico do Botafogo no ano — Foto: André Durão/ge


Em busca de identidade, o Bota apostou em uma nova maneira de jogar que dá alguns sinais e pode até render bons resultados no futuro. O problema é que janeiro bate a porta e o Brasileirão termina no fim de fevereiro. O tempo é o grande inimigo de quem escolheu apostar no terceiro treinador diferente desde outubro.


Para dar padrão ao time, Barroca tem a favor algumas brechas que foram raridade no calendário dessa temporada. O próximo jogo é só daqui a 10 dias, em 6 de janeiro. Para a próxima rodada, contra o Athletico-PR, em casa, o treinador tem a missão de dar eficiência a um time que não pode mais desperdiçar chances de reagir.



Fonte: Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro