Páginas

sábado, 4 de março de 2023

Escalação do Botafogo: sem Tiquinho, Luís Castro tem dor de cabeça no ataque



Com camisa 9 suspenso, treinador pode repetir mesmo ataque de jogo da Copa do Brasil; Janderson será relacionado pela primeira vez




O Botafogo terá mudanças para enfrentar o Resende, às 16h deste domingo, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Carioca, em relação ao time que foi derrotado pelo Flamengo no último fim de semana. O treinador Luís Castro possui, principalmente, dúvidas no setor ofensivo.





Bola rolando x jogo parado: ge calcula o tempo dos acréscimos de Sergipe x Botafogo (https://ge.globo.com/video/bola-rolando-x-jogo-parado-ge-calcula-o-tempo-dos-acrescimos-de-sergipe-x-botafogo-11417493.ghtml)


+ Jurista considera situação de Tiquinho difícil e aponta caminhos ao Botafogo


Sem poder contar com Tiquinho Soares, suspenso após ter sido expulso e cumprindo uma suspensão preventiva de 30 dias, Matheus Nascimento deve ter nova chance no onze inicial. Mas a novidade vem no banco de reservas: Janderson, destaque do time sub-23, foi relacionado pela primeira vez para a equipe principal. O garoto, contudo, deve iniciar como reserva.


Provável Botafogo: Lucas Perri; Daniel Borges, Adryelson, Cuesta, Hugo; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Lucas Fernandes; Carlos Alberto (Lucas Piazon), Matheus Nascimento, Victor Sá.





Luís Castro, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O trio ofensivo é totalmente diferente do ataque que Luís Castro teve no fim da temporada passada. Júnior Santos e Jeffinho, que formavam o setor com Tiquinho, deixaram o clube. Carlos Alberto, vindo do América-MG, foi a única reposição feita pela diretoria no mercado.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


O Botafogo está na 5ª colocação e, atualmente, fora da zona de classificação para as semifinais da Taça Guanabara. Para chegar lá, a equipe precisa vencer e torcer por um tropeço do Vasco contra o Flamengo, que também se enfrentam neste domingo.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Giba Perez e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Jurista considera situação de Tiquinho difícil e aponta caminhos ao Botafogo



Clube tem desafio jurídico nas mãos para evitar que a referência do ataque fique fora do time por seis meses após cabeçada em árbitro no clássico contra o Flamengo



O Botafogo tem uma decisão importante na próxima segunda-feira (06). Às 14h, a 5ª comissão disciplinar do TJD-RJ abrirá a sessão que julgará a punição ao centroavante Tiquinho Soares, preventivamente suspenso por 30 dias, que pode levar a um gancho de 180 dias por uma cabeçada no árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano na partida contra o Flamengo pela Taça Guanabara.




Bola rolando x jogo parado: ge calcula o tempo dos acréscimos de Sergipe x Botafogo (https://ge.globo.com/video/bola-rolando-x-jogo-parado-ge-calcula-o-tempo-dos-acrescimos-de-sergipe-x-botafogo-11417493.ghtml)


Mas qual deve ser o caminho para a defesa do Glorioso evitar uma ausência longa de Tiquinho Soares na temporada? Segundo o árbitro do CBMA e um dos fundadores do League of Lawyers, Fernando Lamar, o foco dos advogados alvinegros será tentar caracterizar como ato hostil em vez de agressão.


- Obviamente a defesa do Botafogo deverá tentar descaracterizar a agressão física e a ofensa moral para mero ato de hostilidade, o que abrandaria demais uma possível punição.


- Porém, até pela clareza das imagens da partida no momento da suposta agressão, bem como a riqueza de detalhes com que o fato foi narrado na súmula, que tem presunção de veracidade, acho pouco provável que obtenha sucesso nesse pleito. Deixando claro que essa é uma opinião minha - explicou Lamar.


Leia mais:
+ STJD indefere liminar, e Tiquinho segue suspenso no Botafogo

+ Presidente do TJD-RJ explica suspensão preventiva de Tiquinho Soares


O camisa 9 foi denunciado nos artigos 254-A, §1º, I e §3º c/c Art. 243-F, §1º, na forma do art. 184 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Por se tratar de uma agressão ao árbitro, a punição estabelecida é em dias e não em partidas.


- Por conta da cabeçada desferida, e com o agravante do parágrafo terceiro deste mesmo artigo, já que a suposta agressão, caso seja assim considerada, foi feita contra o árbitro da partida, o que pode gerar uma punição mínima de 180 dias ao atleta - destacou.


Desfalque total

O agravante do caso de Tiquinho é que, se 5ª comissão disciplinar do TJD-RJ entender como agressão contra o árbitro e estabelecer a punição em dias, em vez de em jogos, isso forçaria o jogador a cumprir em qualquer competição enquanto estiver inscrito no futebol brasileiro.


- Quando a punição aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva se der por dias, o CBJD determina que o atleta ficará impedido de participar de quaisquer competições de futebol, durante o período em que perdurar a punição, independente da entidade de administração desportiva que organizou a competição, sendo certo que o cômputo do prazo ficará suspenso caso e a partir do momento em que o jogador transferir-se para o exterior, voltando a computar-se a partir do seu retorno - destacou.





Tiquinho Soares em ação contra o Flamengo — Foto: Mateus Bonomi/AGIF



Sem Tiquinho Soares, que cumpre a suspensão preventiva, mas também tem uma puniçãoautomática pelo cartão vermelho, o Glorioso volta à campo no próximo domingo, às 16h, em Cariacica para enfrentar o Resende pela 10ª rodada da Taça Guanabara.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Fred Huber e Giba Perez — Rio de Janeiro