Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Jair celebra semana cheia e diz que chance não surgiu da noite para o dia


Efetivado há sete dias, treinador se diz pronto para desafio de comandar o Botafogo, afirma que joga quem estiver melhor e frisa: "A ficha já caiu. Estou aqui há oito anos"



Jair Ventura completou sua primeira semana como
 treinador (Vitor Silva / SSpress / Botafogo)
Não dá para dizer que o cargo de treinador do Botafogo caiu no colo de Jair Ventura. Obviamente ninguém imaginava a saída repentina de Ricardo Gomes, mas a longa trajetória do ex-auxiliar indicava que, mais cedo ou mais tarde, a oportunidade surgiria.

- A ficha já caiu. Na verdade, já estou aqui há oito anos. Não foi algo que aconteceu da noite para o dia. Me preparei ao máximo para quando isso acontecesse – disse Jair Ventura, após o treino desta sexta-feira.

Recentemente, Jair Ventura disse que não planejava tornar-se treinador de imediato. A chance, no entanto, surgiu com a saída de Ricardo Gomes para o São Paulo, ele foi efetivado e está curtindo a oportunidade, sem planejar, por ora, o futuro.

- Eu vivo o momento. Hoje estou feliz como treinador. No momento sou o treinador, naquele momento eu era auxiliar e estava feliz. Estou feliz hoje também. Quero aproveitar o momento. Sei que tenho muito trabalho pela frente e penso somente nisso no momento.


> Canales está fora; Sassá joga


Há uma semana no cargo, Jair Ventura tem motivos para comemorar. Além da vitória na estreia por 1 a 0 sobre o São Paulo, o treinador teve uma semana cheia para treinar, algo raro no calendário brasileiro. Foi a oportunidade para começar a implantar seu estilo.

- Tivemos uma semana cheia, uma semana para trabalhar, trabalhamos bastante. Conseguimos aproveitar ao máximo. Meu estilo de jogo é jogar com quem está melhor. Se três atacantes estão vivendo grande momento, temos que achar espaço para os três. O mesmo com os volantes e com os meias. Todo treinador tem seu esquema de preferência, mas tem que fazer alterações dentro da característica de seu elenco. Vamos usar o que temos de melhor no momento.


O Botafogo viaja na tarde desta sexta-feira para Juiz de Fora, onde enfrenta o Sport neste sábado, às 21h, no Estádio Mário Helenio. Com 23 pontos, o Alvinegro é o 13º colocado do Campeonato Brasileiro.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Com Carli, zaga do Botafogo ganha opções para o returno; veja números


Recuperado de lesão, argentino está à disposição contra o Sport em Juiz de Fora, mas Jair deve manter Renan Fonseca e Emerson na equipe titular



Carli, recuperado, está à disposição
 para o jogo contra o Sport
(Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)
Depois de um primeiro turno com os defensores do Botafogo sofrendo com lesões, Jair Ventura terá seus quatro zagueiros disponíveis para enfrentar o Sport, no sábado, em Juiz de Fora, às 21h (de Brasília).


Mesmo com Carli em condições de jogar 90 minutos, o treinador deve manter a zaga que vinha atuando, com Renan Fonseca e Emerson.


O GloboEsporte.com comparou o desempenho dos quatro defensores em cinco critérios específicos para zagueiros, usando as estatísticas da TV Globo.


Pesa contra o argentino o fato de ter apenas duas partidas pelo Brasileiro, contra Sport (empate por 1x1) e Chapecoense (derrota por 2x1). Juntando os dois jogos, o ex-jogador do Quilmes fez 15 desarmes e roubou duas bolas. Também cometeu duas faltas, mas não sofreu nenhuma, tampouco foi advertido com o cartão amarelo.


Em treze partidas no Brasileiro, Renan Fonseca fez o maior número de desarmes do Glorioso, com 82, mais de 20 em comparação com seus concorrentes pela vaga na equipe titular. Mas ele tem apenas oito roubadas de bola (ou seja, desarmes completos). O "Barba" tem os menores números de faltas cometidas e sofridas, com oito e nove, respectivamente. E um ponto a favor do zagueiro de 25 anos é o fato de que, nas três vezes em que o Alvinegro não tomou gol, ele estava na equipe.


Companheiro de Renan na zaga, Emerson tem bons números no Brasileiro. Ele é o líder do Botafogo em roubadas de bola, com 25 em doze partidas. Participou de dois dos três compromissos em que o time não foi vazado, além de sofrer o mesmo número de faltas que cometeu, doze. E desarmou os adversários em 57 oportunidades.

Por fim, Emerson Silva, em doze aparições no Brasileirão, roubou 19 bolas e fez 55 desarmes. Cometeu 17 faltas, mas sofreu 12. E atuou contra o Figueirense, quando não tomou gols. Se Jair quiser usar o Cartola FC como parâmetro, Emerson Silva seria titular. Ele é o zagueiro com segundo melhor média do Botafogo, com 2,29 pontos, só perdendo para seu xará, que tem 3.66 pontos. Renan aparece com 1.14 e o argentino tem 0.60.

O Glorioso volta a treinar na manhã desta sexta-feira às 10h30. Neste sábado, o Alvinegro encara o Sport, em Juiz de Fora, às 21h (de Brasília).




Fonte: GE/Por Matheus Palmieri*Rio de Janeiro