Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lágrimas que ninguém ironiza


por marviodosanjos



Clarence Seedorf, como se sabe, é o mais bem acabado ídolo em atividade no país.

Nenhum jogador seria reverenciado e respeitado em qualquer clube como é o meia holandês do Botafogo. Nenhum jogador inspira mais inveja em qualquer torcedor de qualquer time do país por seu caráter, habilidade e liderança. Nem Neymar. É o Ministro da Autoestima do clube presidido por Maurício Assumpção.

Na última rodada do aconchegante Campeonato Estadual do Rio, num aumentativo porém honesto Moacyrzão, contra um humilde Macaé, Seedorf marcou três gols e chorou. Pela primeira vez, um estrangeiro que ganhou tudo no futebol europeu vazou lágrimas na quinta rodada da Taça Guanabara. Tudo de uma honestidade incrível, sem o detestável marketing que virou paródia.

Seedorf é dos sujeitos mais reais dos campos brasileiros – e parece cada vez mais autêntico em seu alvinegrismo. Cada vez mais distante, a zombaria do chororô nunca cola no meia, que já demonstrou em outras oportunidades ter sensibilidade e paixão pelo ofício e por quem lhe paga o salário – como se não lhe bastasse ser craque, mentalidade que falta a extraclasses como Ronaldinho e Ganso.

E aí é de se perguntar que projeto o Botafogo, clube, time e torcida, tem para Seedorf. É esquisito pensar num time em torno de um jogador, mas eu diria que o holandês é mais que um mero atleta. Seedorf é um momento único, um motivo para ser botafoguense como nunca.

Seria uma pena desperdiçar esse momento com uma campanha sem títulos, ou reduzida a um Estadual – que é o diminuto legado do último ídolo maiúsculo do Botafogo, o uruguaio Loco Abreu.

Loco merecia mais. Seedorf ainda merece. Seedorf merece um time que queira brigar por uma vaga na Libertadores, de preferência com um título nacional no peito, a fim de que seu último semestre pelo Botafogo – o primeiro de 2014 – possa ser o de uma conquista majestática.

Seedorf é o grande atalho que o Botafogo tem para voltar a ser respeitado como força viva do futebol. É hora de ser muito maior. Não é aceitável que o time passe mais um ano tendo como meta a habitual classificação antecipada para a Copa Sul-Americana.

O Engenhão precisa deixar de ser uma garçonnière na Zona Norte e virar casa, alçapão e inferno de uma vez por todas.

É preciso ter elenco para o Brasileiro, arrojo na janela de transferências e um nível de cobrança condizente com as ambições. Bolívar foi uma contratação correta, Bruno Mendes uma revelação bem-vinda, mas ainda cabe mais ousadia e ainda é necessário mais técnica. Que o Estadual não seja a meta do time de Oswaldo de Oliveira e que o técnico, por mais protetor que seja de seus comandados em seu discurso (que às vezes sonega a admissão de verdades), saiba exigir deles compromisso até o limite.

Com todo respeito ao Moacyrzão, Seedorf merece um palco melhor para derramar as lágrimas de sua provável eternidade alvinegra.

Em tempo: para mim, o fato de a avó de Seedorf ter morrido dez dias antes dos três gols em Macaé não relativiza seu pranto. Se ele chorou como chorou porque queria que sua avó tivesse visto o que ele fez no Moacyrzão, tudo que escrevi está mais do que confirmado.

Blog Márvio dos Anjos/GE

Com a palavra, o Botafogo


Diretoria do Botafogo fala sobre o polêmico vídeo dos vestiários


Sidnei Loureiro, supervisor de futebol do clube, falou à imprensa e deu a posição oficial do Botafogo sobre a polêmica gerada pelo vídeo promocional divulgado essa semana pela diretoria do clube em que os jogadores aparecem nas preleções de vestiário.

Sereno e seguro em suas declarações, o supervisor alvinegro afirmou que a torcida do Botafogo gostou de conhecer os bastidores do vestiário da equipe e que a polêmica gerada é desnecessária e descabida por parte dos adversários. Mandou bem, o Loureiro.

Com os devidos esclarecimentos, espera-se que o caso seja encerrado.





Por outro lado, escalado para falar, Marcelo Mattos elogia o esquema tático do Botafogo e discorre sobre o sistema defensivo do time, que no campeonato é, até o momento, o menos vazado da Taça Guanabara juntamente com o Bangu, com dois gols sofridos. 

O jogador exalta a ajuda dos atacantes na marcação e a subida de produção dos laterais além da experiência da dupla de zaga formada por Bolivar e A. Carlos. O volante, demonstrando humildade, não atribui a subida de produção do sistema defensivo à sua volta ao time titular.




E ainda, para que não viu ou quer rever, segue o vídeo dos gols de Macaé 1 a 3 Botafogo, partida disputada na noite do último domingo, no Moacyrzão, válido pela 5ª rodada da Taça Guanabara 2013, 1º Turno do Campeonato Carioca.

Os três gols do Bota foram marcados pelo craque Seedorf, fato inédito em toda a carreira vitoriosa do meia holandês. Muito aplaudido pela torcida na saída de campo, Seedorf se emocionou ao ser afagado por todo o time, chegando às lágrimas. 

O trabalho de montagem e edição desse vídeo é de Johnny Di Botafogo com narração de Fernando Bonam da Rádio Globo, RJ.

Para finalizar, as imagens de Macaé 0 x 1 Botafogo, válido pela Taça Guanabara de Juniores.


Por Felipaodf/BotafogoDePrimeira

Marcelo Mattos exalta melhor defesa do Carioca e comemora maturidade do Botafogo


Marcelo Matttos recuperou titularidade em 2013 e tem se destacado pelo Botafogo
Os gols marcados por Fluminense e Macaé não tiraram do Botafogo o título de defesa menos vazada do Campeonato Carioca – ao lado do Bangu. Um dos destaques da equipe neste início de temporada é o retorno de Marcelo Mattos à equipe, após um 2012 com muitas visitas ao departamento médico. O volante nega que seja o principal fator para que Jefferson não tenha tido tanto trabalho até o momento e comemora a maturidade do elenco alvinegro.

“A gente sempre diz que a marcação começa pelos atacantes. Tem o Bolívar, o Antônio Carlos jogando atrás de mim. O Lucas e o Márcio Azevedo têm ido bem. O Azevedo, então, melhorou muito na recuperação de bola. Isso é o conjunto, a determinação na marcação para ficarmos com a bola. Não acho que seja devido à minha volta, não”, disse.

Para Marcelo Mattos, o que está determinando a boa fase do Botafogo é a manutenção de grande parte do elenco de 2012. Desta forma, os atletas lembram dos erros da temporada passada para que eles não se repitam em 2013. O jogador comemora a maturidade apresentada pelo grupo e diz que esse pode ser o diferencial para a conquista do Carioca.

“Tivemos um grande início no Carioca. Não sei se saímos perdendo algum jogo e acabamos levando muitos gols contra o Fluminense, na final. Agora, estamos mais maduros. nossos objetivos estão traçados. De maneira nenhuma perdemos nossa concentração, porque nossa meta é o título carioca”, afirmou.

Veja o vídeo:





Mattos mira títulos por fim de cobrança

Apesar da boa campanha no Campeonato Carioca, o Botafogo não tem tido uma relação tranquila com a torcida, que cobra a equipe pelos resultados ruins de temporadas anteriores. O principal alvo é o técnico Oswaldo de Oliveira, que sofre com vaias e xingamentos. Marcelo Mattos entende a situação e diz que o Alvinegro precisa de títulos para dar fim às cobranças oriundas das arquibancadas.

“A gente entende a cobrança do torcedor. O que queremos é ganhar títulos. Só assim, passaremos alegria ao torcedor, ele quer títulos. Com o apoio da torcida, as coisas ficam bem mais fáceis, principalmente aqui no Engenhão”, finalizou.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Seedorf, Andrezinho e Marcio Azevedo são poupados de treino no campo do Botafogo



Além dos poupados, titulares diante do Macaé fizeram atividade leve e jogaram uma partida de futevôlei. Fora desde o ano passado, Gabriel fez treino físico



Seedorf - Treino do Botafogo (Foto: Wagner Meier)
Seedorf marcou três gols diante
 do Macaé (Foto: Wagner Meier)
Seedorf, Andrezinho e Márcio Azevedo foram poupados do treino do Botafogo, na manhã desta terça-feira, no campo anexo do Engenhão. Eles fizeram musculação na academia. Apesar de não treinarem, os três não serão problema para o jogo de quinta-feira contra o Resende, às 19h30, pela sexta rodada da Taça Guanabara. Lucas, Fellype Gabriel, Antônio Carlos, Marcelo Mattos, Vitinho e Bolívar, todos que iniciaram o jogo contra o Macaé, no último domingo, jogaram uma partida de futevôlei.

Já os reservas, comandados pelo técnico Oswaldo de Oliveira, participaram de um treino técnico. O goleiro Jefferson treinou com os demais goleiros, orientados pelo preparador de goleiros Flavio Tenius.

Quem será desfalque contra o Resende é o uruguaio Lodeiro. O apoiador, titular em todas as partidas na Taça Guanabara, viajou para o Catar, onde na quarta-feira, em Doha, defende o Uruguai, em jogo amistoso contra a Espanha.

Sem jogar desde o jogo diante do Flamengo, pela última partida do Brasileirão 2012, por conta de uma lesão muscular na coxa direita, o volante Gabriel calçou chuteiras pela primeira vez desde a pré-temporada e realizou um treino físico no campo. Com ele estavam Lucas Zen, recuperando-se de uma operação no joelho esquerdo e André Bahia, recém apresentado como novo reforço para a disputa do estadual.

Leia mais no LANCENET! 


Seedorf pede música, Herrera não


Os dois jogadores alvinegros marcaram três gols numa mesma partida e só um pediu música


O fato de o craque Seedorf ter marcado três gols na partida contra o Macaé no último fim de semana remeteu a outra ocasião semelhante na qual Herrera, então atacante do Botafogo, também havia assinalado três gols na partida contra o São Paulo, pelo Brasileirão do ano passado, quando o alvinegro venceu o time paulista, de virada, por 4 a 2.

Já faz parte da cultura do torcedor de qualquer parte do Brasil a convenção de que quando um jogador marca três gols numa mesma partida, tem direito a pedir música no Fantástico, no quadro “Gols da rodada” apresentado pelo repórter Tadeu Schimidt.

Pois bem, Herrera se recusou a participar da brincadeira dizendo desconhecer o quadro. Isso foi o bastante para que o assunto repercutisse nas redes sociais e o repórter que o entrevistava ao final da partida e a própria rede de TV fossem “zoados” pelos internautas de plantão.

Seedorf não. Já bem ambientado à cultura carioca topou participar e escolheu a música "One Moment In Time", de Whitney Houston, dizendo estar muito feliz por sua atuação naquela partida.





Ouça a música escolhida por Seedorf para ser a trilha sonora de seus três gols no programa:



- Quero dedicar isso para a minha avó que faleceu 10 dias atrás e para a minha família toda. Parabéns para o time. Não estava fácil hoje, mas a gente manteve a calma.

Essa foi a primeira vez em toda a carreira em que o meia holandês alcançou essa marca e disse estar vivendo muitas emoções no Botafogo.

Já Herrera, dizia à época:

- Eu não conheço o programa. Na verdade eu só vejo os títulos nas coisas da televisão, mas não sei o que é de costume e o que é programa especial. Não sabia da brincadeira. Até peço desculpas ao repórter - disse.

Aquela foi também a primeira vez na carreira em que Herrera marcou três gols em um jogo profissional e prometia lutar para conseguir o feito novamente e garantir uma boa sequência de jogos, o que não ocorreu já que foi negociado na metade do ano passado.

Veja o que havíamos escrito desse episódio, na ocasião:

A recusa do jogador Herrera do Botafogo em "pedir música para o Fantástico" após fazer três gols na vitória do time contra o São Paulo por 4 a 2, no Engenhão, ainda está rendendo na mídia.

Depois do assunto ter bombado nas redes sociais, assumindo destaque nos comentários logo após o término do jogo, hoje foi a vez do programa CCQ da Band, destacar o assunto no quadro Top 5. Curta o vídeo do programa “zoando" o fato:


Entrevista de Herrera ao final do jogo contra o São Paulo em que marcou três gols, e:



A apresentação do Fantástico em que Herrera não pediu música:




Fonte: YouTube

Por: Felipaodf/BotafogoDePrimeira