Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Depois de dois empates no Brasileiro, Botafogo busca primeira vitória, em casa, contra Grêmio






Jogo a jogo! Mais uma final! #VamosFOGO (@BotafogoOficial)


O Botafogo treinou na tarde de quinta-feira em seu estádio mas, sem a presença da imprensa, pouco se sabe sobre as intensões de Valentim quanto à formação que entra em campo contra o Grêmio. Nesse dia, as notícias ficaram por conta do Dia do Goleiro amplamente comemorado no clube por ter sido criado no dia do aniversário de Manga, uns dos maiores do Botafogo e da Seleção Brasileira e ainda, por ter no elenco Jefferson e Gatito Fernandez, dois dos melhores da posição em atividade no futebol brasileiro. A festa contou com a presença de todos os goleiros do clube, da base ao time titular, que se reuniram para prestarem homenagem ao nosso Capitão.

A partida de hoje contra o campeão gaúcho e atual campeão da Libertadores no Nilton Santos, tem início marcado para às 16h e marca a abertura da terceira rodada do Campeonato Brasileiro.


Eis a tabela do Brasileirão após a 2ª rodada! Com quatro pontos
 o Botafogo ocupa apenas a 14a. posição (@FoxSportsBrasil)
Com dois empates por 1 a 1, contra Palmeiras (casa) e Sport (fora) e ocupando apenas a 14a. posição na tabela, o Glorioso precisa emplacar a primeira vitória na competição sob pena de se distanciar muito dos líderes e perder de vista o objetivo de se colocar entre eles logo no começo da competição, mesmo que o adversário seja o Grêmio -sétimo colocado com quatro pontos e candidatíssimo ao título.

Fizemos um bom jogo contra o forte Palmeiras mesmo sem contar com quatro titulares - João Paulo, Moisés, Luiz Fernando e Renatinho -, além de Leandro Carvalho que era a primeira opção para o ataque e vinha jogando pela direita.

Foi um primeiro tempo organizado e propositivo. Merecíamos ter saído na frente mas a falta de pontaria dos nossos atacantes não permitiu*. No segundo, fomos surpreendidos com o gol de Guerra em falha de Rabello. O zagueirão se deixou driblar facilmente por Dudu no meio da área mas teve forças o bastante para buscar o empate marcando de cabeça no finalzinho.

*A falta de pontaria de nossos atacantes nessa temporada chama a atenção. Para se ter uma ideia, nos últimos sete jogos marcamos oito vezes e dessas, apenas três foram por meio dos atacantes. Já marcamos duas vezes no Brasileiro, mas os goleadores foram Rabello e Lindoso.


Em noite de milagres de Gatito, Everton Felipe abriu o placar
 para o @sportrecifemas aos 48 do 2º tempo Lindoso empatou
 para o @botafogooficial!
Já contra o Sport, talvez pelo péssimo estado do gramado após dias seguidos de chuva no Recife, não fizemos um bom jogo - diria que dos piores que vimos sob o comando de Valentim. Num campo encharcado, o time foi amplamente dominado pelo adversário que vinha de uma derrota acachapante para o América-MG por 3 a 0 na rodada anterior.

Mesmo com o adversário em crise e com um goleiro de 21 anos que estreava na Serie A e havia feito apenas uma partida como profissional, o Alvinegro quase não finalizou em gol e quando o fez, Lindoso empatou o jogo já nos acréscimos da partida.

Valentim escolheu uma estratégia equivocada que priorizava o jogo pelos flancos e isso tirou a única arma que tínhamos - o congestionamento pelo meio com nossos três volantes. Com isso, o Sport deitou e rolou pelo setor e Gatito, o destaque da partida, teve que se virar pra sair ileso do bombardeio. O paraguaio só foi vencido aos 39' do segundo tempo quando, num contra-ataque, Everton cortou Ezequiel pela direita e deu um tiro certeiro que ainda desviou em Bochecha antes de morrer no canto esquerdo. O Sport finalizou 20 vezes e criou quatro chances claras de gol.

Além de um ponto improvável na tabela dado às circunstâncias que se apresentaram no jogo, o empate no finalzinho serviu como prêmio à atuação majestosa de Gatito.

Como se vê, o time ainda oscila muito entre uma partida e outra e consegue ir do céu ao inferno numa mesma semana ou mesmo dentro do próprio jogo. Ainda falta uma regularidade que dê confiança ao torcedor alvinegro. O jogo contra o Sport Recife foi bem diferente do que prevíamos. Veja no nosso post de pré-jogo: Depois do empate animador contra o Palmeiras, Botafogo busca a primeira vitória contra o Sport no Recife...


O certo é que, para o compromisso de hoje, Valentim não contará com Gatito que teve agravada uma contusão nos ligamentos do pulso direito e fica de fora por um mês. Como o treinador já não podia contar com João Paulo que passou por cirurgia, Leandro Carvalho recém operado dos meniscos, Marcelo com problemas no joelho, Moisés que continua em tratamento de uma torção no tornozelo e Luiz Fernando ainda na transição, a esperança é pela volta de Renatinho que treinou durante toda a semana e foi relacionado. Outra opção ansiosamente aguardada pela torcida seria a presença de Aguirre, que passou a treinar com o grupo no início da semana mas, ainda fora de ritmo, teve a estreia adiada para a próxima semana quando enfrentamos o Cruzeiro em Belo Horizonte.... mais »



Por Felipao Bfr em Blog do FelipaoBfr 

Aguirre e Luiz Fernando estão fora da partida do Botafogo contra o Grêmio


Principal reforço do clube, uruguaio ainda não está bem fisicamente e tem estreia adiada, enquanto meia-atacante segue em transição após entorse. Renatinho e Jefferson devem ser únicas novidades





Aguirre foi integrado ao grupo essa semana e está abaixo fisicamente (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


A torcida do Botafogo que comprou ingresso na esperança de ver a estreia do Aguirre terá que ser mais paciente. O atacante uruguaio não foi relacionado por Alberto Valentim para a partida contra o Grêmio neste sábado, às 16h (de Brasília), no Nilton Santos, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A explicação interna é que o principal reforço do clube para 2018, embora venha treinando bem, ainda está muito abaixo fisicamente dos demais.


Com isso, o primeiro jogo de Aguirre com a camisa alvinegra deve ficar para a partida diante do Cruzeiro, no Mineirão, no domingo da outra semana, dia 6 de maio. Quem também continua fora é Luiz Fernando. O meia-atacante, que se recuperou de uma entorse no tornozelo direito e chegou a treinar normalmente na sexta-feira passada, voltou a sentir dores e continua em fase de transição.



Jefferson e Renatinho voltam




Recuperado de lesão, Renatinho deve voltar ao time titular do Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Sem Aguirre e Luiz Fernando, as únicas novidades no time devem ser Jefferson e Renatinho. O goleiro substitui Gatito, que machucou o joelho e o punho e ficará um tempo de molho. Já o meia, que se recuperou de uma lesão leve na coxa esquerda, pode pegar a vaga de Gustavo Bochecha no meio de campo, voltando a formação para o 4-2-1-3.


Quem segue ausente é Leandrinho. Sem jogar desde o ano passado após romper o ligamento do joelho direito, o meia já está à disposição há duas semanas, mas ainda não foi convocado pelo técnico. Marcelo, com um problema no joelho esquerdo; Moisés, com uma entorse no tornozelo direito; e Leandro Carvalho, que operou o joelho direito, são outros fora.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Fred Gomes e Thiago Lima, Rio de Janeiro

Valentim confirma volta de Renatinho e cogita Aguirre por no máximo 45 minutos


Técnico do Botafogo elogia uruguaio, mas não garante estreia contra Grêmio, evita clima de revanche da Libertadores e mira primeira vitória no Brasileiro: "Além de dar tranquilidade, vai ajudar na tabela"






A torcida do Botafogo está na expectativa de ver a primeira partida de Aguirre, principal reforço do clube para 2018. Alberto Valentim ainda não confirmou que o atacante uruguaio será relacionado para a partida deste sábado, às 16h (de Brasília), contra o Grêmio no Nilton Santos. Mas o técnico alvinegro deu a entender que há possibilidade da estreia e cogitou até por quanto tempo poderia utilizar o jogador:


– Acredito que no máximo 30 a 45 minutos para poder jogar, se conseguir avaliar bem. E para não acelerarmos as coisas. Fecho a convocação somente depois do último treino para não ter uma surpresa, alguma coisa forçada de não poder levar alguém. Gosto de avaliar até o último minuto para ver a real situação de cada jogador, tanto parte física quanto técnica.



Aguirre pode fazer sua estreia neste sábado, no Nilton Santos (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Quem está confirmado de volta é Renatinho, recuperado de uma lesão leve na coxa esquerda. O meia tem chances de ser titular no lugar de um dos volantes, possivelmente no de Gustavo Bochecha. Luiz Fernando, porém, ainda se recupera da torção no tornozelo direito e não tem presença garantida no jogo deste domingo, pela terceira rodada do Brasileiro:


– O Renatinho está treinando normal, provavelmente vai para o jogo. Vamos definir depois os 11 que começam jogando. Gostei muito do Gustavo (Bochecha) nesses dois jogos. O Luiz também espero contar ainda, por isso falo do último treino e ver a partir da fisiologia, do próprio jogador. Amanhã na preleção eles vão ficar sabendo quem vai jogar.


Confira outros tópicos da coletiva:


PRIMEIROS TREINOS DE AGUIRRE
Está se aplicando bastante. Tive uma conversa rápida com ele para entender um pouquinho a forma que a gente treina, dar referências para que acelere esse processo. Estou gostando, é um jogador que ficou sem poder treinar um tempo e está se aplicando.


JOGO CONTRA O GRÊMIO
Vamos encontrar um time de muita qualidade, muito bem treinado, que vem fazendo bem as competições que joga. Na minha opinião é um dos times fortes para esse título, grande candidato, colocaria entre os três. A gente quer vencer o jogo, essa primeira vitória, em casa, precisa para somar. Contra o Palmeiras, uma equipe forte, conseguimos um empate. Em Recife encontramos condições diferentes... A vitória além de dar tranquilidade, vai ajudar na tabela.


REVANCHE DA LIBERTADORES?
Clima tem que ser pelos nossos objetivos, pelo lado do Grêmio a mesma coisa. Temos as nossas intenções de campeonato e para isso precisamos de um resultado positivo, esquecendo o ano passado.


JOGO MAIS DIFÍCIL DO GRÊMIO NA LIBERTADORES
Acho legal. Mostra que os jogadores já faziam bem ano passado, vale lembrar o trabalho que o Jair (Ventura) fez aqui também. Aquele time deu trabalho a todas as equipes. Agora é outro jogo, um time diferente, jogadores diferentes...



João Pedro, do Atlético-PR, está bem próximo do Botafogo (Foto: Giuliano Gomes/Agência PR PRESS)


COMO SUPERAR A FORTE DEFESA DO GRÊMIO?
O Renato (Gaúcho) está fazendo um trabalho excepcional no Grêmio, não é só a última linha dele defensiva que faz com que o gol do adversário não aconteça, é todo o trabalho do pessoal da frente também. Temos que jogar com tranquilidade, aproveitar as chances.


GRÊMIO TEM SOFRIDO GOLS DE BOLA PARADA...
Se pegarmos os últimos jogos, tem um número grande de gols saindo de bolas paradas. Hoje virou uma arma, tem que estar muito atento, treinar bem para não ser surpreendido. Temos bons cabeceadores, batedores de bola parada...


RENATO GAÚCHO DE FOLGA NÃO DEU O TREINO
Hoje corri na praia também. O Renato está em casa, coincidiu de poder estar mais uns dias no Rio. Ele não está errado, não, de aproveitar esses dias na cidade que gosta tanto.


BOTAFOGO AFOBADO NO ATAQUE?
A gente estava muito bem contra o Palmeiras quando eles fizeram o gol pela qualidade dos jogadores. O gol saiu com todos marcados, os jogadores com poucos espaços, mesmo assim eles conseguiram. Contra o Sport enfrentamos bem, tivemos chance de fazer gol antes, não fizemos muito por conta do gramado. Lógico, quando chega na frente tem que caprichar mais, mas não vejo afobação, não. Importante é que o time quando está em desvantagem não se desorganiza.


CHEGADA DE JOÃO PEDRO DO ATLÉTICO-PR
Enquanto não tiver certeza, não vou falar sobre jogadores que são possíveis aqui. O Botafogo está atento ao mercado para reforçar com perfis interessantes, primeiro que se adequem à política do clube. "E o perfil que eu gosto é do grupo, que gosta de trabalhar, tem um relacionamento muito bom. Mas não vou ficar citando enquanto não tiver nada concreto.


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Rio de Janeiro