Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Saiba como o Botafogo reduziu lesões em jogadores e tem 93% do elenco à disposição



Clube tem apenas três jogadores no departamento médico




A rotina interna do departamento médico do Botafogo mudou em 2023 e trouxe benefícios dentro de campo. Hoje, o clube tem apenas três jogadores em recuperação de lesão, enquanto 93% do elenco está à disposição da comissão técnica para os jogos. Entre os novos processos, a nova metodologia envolve o controle físico, mental e da qualidade do sono.





Time do Botafogo no Nilton Santos para jogo contra o Athletico-PR pelo Brasileiro — Foto: André Durão / ge


Também durante a temporada foi possível perceber o retorno de jogadores antes do tempo previsto de recuperação, como atacante Tiquinho Soares, com lesão no ligamento do joelho, em agosto, e Luís Henrique, um pouco antes, que tratou uma luxação no ombro.



No momento, apenas o volante Patrick de Paula e o lateral Rafael, que tratam lesões graves, ambas no joelho, e o meia Lucas Fernandes estão entregues ao departamento médico. O coordenador do Núcleo de Saúde e Perfomance do clube, Marcos Cezar, explicou ao ge quais são os pilares para a melhora do percentual de redução de lesões no elenco.





Patrick de Paula, após cirurgia. Previsão de retorno é para o início do próximo ano — Foto: Reprodução



Prevenção de lesões

Focada principalmente em evitar lesões musculares, que ocorrem por sobrecarga física. O clube utilizada protocolo em conjunto com os jogadores para que as rotinas sejam cumpridas tanto dentro do clube, quanto fora.


Integração DM e comissão técnica

Médicos, fisioterapeutas e fisiologistas atuam de forma integrada com a comissão técnica, hoje chefiada pelo treinador Lúcio Flávio. Dessa forma, coletam diariamente informações sobre o estado físico, mental e qualidade do sono de cada um dos jogadores. A partir disso, os dados são analisados pela equipe multidisciplinar.

- Diariamente, municiamos a equipe técnica sobre as condições em que cada um dos atletas se encontra para que eles possam gerir da melhor maneira possível as cargas de trabalho, e, como consequência desta interação, conseguimos uma redução de lesões comparando com a temporada passada - disse.


Monitoramento individualizado

A equipe orienta a carga de treinamento e jogos à comissão, o que permite um controle minucioso sobre a relação do volume de treino e jogos com a recuperação. O fluxo de informações nessa etapa é importante para eficácia da redução de lesões e, até mesmo, o aumento da performance de cada jogador.




Em rede social, John Textor critica adiamento de jogo do Botafogo (https://ge.globo.com/video/em-rede-social-john-textor-critica-adiamento-de-jogo-do-botafogo-12058501.ghtml)



Recuperações antes do previsto

Ainda segundo Marcos Cezar, as lesões são inevitáveis pela dinâmica de jogos. Mas o Botafogo tem conseguido contar com os atletas antes do tempo do prognóstico inicial, creditada também à dedicação deles durante o período de tratamento e transição. A equipe se mobiliza para atender o jogador, que também faz trabalhos em contraturno e sequência do tratamento à domicílio.


Leia mais sobre o Botafogo: