Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Canales treina com bola e pode pintar contra o Flamengo; Ribamar dá adeus


Na reapresentação, chileno participa pela primeira vez de atividade com demais companheiros. Negociado com o TSV Munique 1860, jovem atacante se despede




Canales treinou pela primeira vez com bola no Botafogo
 (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)
Ricardo Gomes já avisou: Canales só será relacionado para o clássico contra o Flamengo se fizer uma semana muito boa de treinos. E nesta segunda o chileno deu um importante passo. Na reapresentação em General Severiano, o atacante mostrou desenvoltura e treinou pela primeira vez com bola com os demais companheiros. Aumentaram as chances dele estar em campo no sábado.


Mas se a segunda foi de expectativa por Canales, a tarde em General Severiano também teve clima de despedida. Ribamar foi ao clube para se despedir dos companheiros e dos funcionários do Botafogo. Vendido por R$ 9 milhões para o TSV Munique 1860, time da segunda divisão alemã, o atacante, de 19 anos, embarca nesta noite para a Europa.


Além de Canales, quem também treinou normalmente com bola foi Carli. O argentino, que não joga desde o dia 22 de maio, na 2ª rodada do Brasileiro, contra o Sport, deve reaparecer nesta quarta-feira, contra o Bragantino, pela Copa do Brasil. A tendência é que Ricardo Gomes mande a campo um time misto para a partida.


Outra novidade no treino foi Damian Lizio. Recuperado de lesão muscular, o boliviano foi a campo, iniciou a fase de transição e fez trabalho à parte com o preparador Emílio Faro. Enquanto os reservas treinaram com bola, os titulares fizeram apenas um leve trabalho físico em campo.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro, RJ

Em fase de readaptação, Pimpão não vê pressa por gol: "Virá na hora certa"


Após o terceiro jogo em sua volta ao Bota, atacante atribui dificuldade à falta de ritmo e defende trio com Neilton e Sassá: "Jogamos taticamente. Tem jogos que são assim"





Apesar de ainda não ter brilhado, Pimpão segue como
 um dos mais assediados do time (Foto: Thiago Lima)
A volta de Pimpão ao Botafogo não correspondeu à grande expectativa criada pela torcida. Ainda. Mas o atacante que conquistou os alvinegros na primeira passagem pelo clube, no ano passado, promete evoluir. Por enquanto, foram só três jogos, sendo dois como titular, e os números são bem discretos: quatro finalizações, nenhum gol, 43 passes certos, 14 errados, nenhuma assistência, três desarmes, seis faltas cometidas e três sofridas. Ele atribui o baixo rendimento neste começo à necessidade de readaptação ao futebol brasileiro - após um ano nos Emirados Árabes -, e não vê pressa para desencantar neste seu retorno a General Severiano.


- Estou me adaptando, ainda sentindo um pouco de dificuldade de pegar o ritmo do Brasil. Faz três jogos, mas aos poucos eu vou pegando o ritmo, conhecendo os novos companheiros. Alguns eu já conheço, eles vão me ajudando também, importante é ajudar a equipe. Estou com um pouquinho de dificuldade, mas logo logo vou estar no meu ponto ideal. O gol vem naturalmente, virá na hora certa - afirmou o jogador, que por ora só deixou a sua marca em um jogo-treino contra o Nova Iguaçu há três semanas.


Pimpão também saiu em defesa da formação com três atacantes, mantida por Ricardo Gomes pelo segundo jogo seguido, mas que ficou devendo no 0 a 0 com o Coritiba no último sábado: os homens de frente não finalizaram uma vez sequer. Ele alegou que a trinca cumpriu uma função mais tática no Couto Pereira e explicou as constantes inversões de lado com Neilton.

Os números de Pimpão:


3 jogos
0 gols
4 finalizações
0 assistências
43 passes certos
14 passes errados
3 desarmes
6 faltas cometidas
3 faltas recebidas
0 impedimentos


- A gente conversa, vê quem está tendo mais dificuldade, isso que é o bom, cada um pode jogar dos dois lados, não importa preferência. Se tem uma marcação difícil a gente troca, é do futebol. Estamos nos entendendo bem, mas nesse jogo jogamos taticamente. A gente estava ajudando muito na marcação, tem jogos que são assim. Mas quando temos oportunidade temos que fazer o gol.


Após o domingo de folga, os jogadores se reapresentam na tarde desta segunda-feira em General Severiano. Com 16 pontos, o Botafogo se garantiu mais uma rodada fora da zona de rebaixamento e subiu provisoriamente para o 14º lugar na tabela. O Alvinegro volta a campo agora pelo Brasileiro no próximo sábado, quando irá estrear a Arena Botafogo no clássico com o Flamengo, às 16h (de Brasília). Antes, porém, o time de Ricardo Gomes tem pela frente o Bragantino pela terceira fase da Copa do Brasil. O jogo de ida será nesta quarta-feira, às 19h30, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Curitiba


Emprestado, encostado e machucado: situação de Lizio cria impasse no Bota


Clube recebe sondagens por boliviano, que vem sendo pouco aproveitado, mas dores no púbis e questão contratual dificultam uma saída. Bolívar descarta antecipar retorno






Em seis meses pel Botafogo, Lizio fez apenas oito
jogos e um gol (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Quando Lizio chegou a General Severiano no início do ano, veio com status de titular da seleção boliviana e para ser o camisa 10 do Botafogo. Seis meses depois... Foram só oito jogos, o último no dia 29 de abril, e um gol logo na estreia, na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa no Carioca (veja no vídeo abaixo). Dos gringos, é quem menos foi aproveitado por Ricardo Gomes - exceto pelo chileno Canales, recém-contratado e que ainda não foi regularizado. Cenário que faz a diretoria ficar aberta a propostas pelo jogador, mas por enquanto recebeu apenas sondagens - na imprensa argentina, dão o Tigre como um dos interessado no país vizinho. Mas uma transferência não é simples por causa de sua situação: por estar emprestado pelo Bolívar, o Alvinegro não pode simplesmente repassá-lo sem que haja um acordo com o time boliviano. Além disso, o salário, que é um dos mais altos do elenco, e o fato de estar no departamento médico desde o fim do mês passado, com dores no púbis, são outros complicadores.


Procurado pelo GloboEsporte.com, o empresário argentino Lucas Machado disse não ter sido procurado por nenhum clube sobre Lizio. Assim como o Bolívar. Diretor de futebol do clube boliviano, Fernando Bedoya também descartou um retorno do jogador, de 27 anos, antes do fim do empréstimo, que vai até dezembro. Mas vê com bons olhos uma possível transferência pelo fato de o meia não estar sendo aproveitado em General Severiano - o que o fez ser esquecido da seleção, apesar de ser argentino de nascença e ter se naturalizado só para defender o país.




- Voltar para o Bolívar é impossível. Pensamos que o melhor é que o jogador jogue. Si é no Botafogo, muito bem, e se não tem oportunidade poderiam considerar a opção de ir para outro. Mas não recebemos nada - disse o dirigente, que considera tanto o futebol brasileiro como o argentino como boas opções para o meia.

Desempenho dos gringos:

- Lizio
8 jogos
1 gol

- Salgueiro
22 jogos
2 assistências

- Yaca
20 jogos
3 gols

- Carli
14 jogos
2 gols


Baixinho e franzino, com 1,68m e 62kg, Lizio passou a fazer trabalhos específicos para adquirir mais massa muscular a pedido da comissão técnica. Em abril, Ricardo Gomes comentou em entrevista coletiva que não iria desistir tanto do boliviano quanto do argentino Gervasio "Yaca" Núñez e citou Conca como exemplo: antes de brilhar e conquistar fama internacional, o craque chegou a ser barrado em seu início no Vasco. Só que apenas Yaca vem ganhando chances desde então. Lizio, que ainda não entrou em campo no Campeonato Brasileiro, disse a pessoas próximas que vai seguir aguardando uma oportunidade, depois que se recuperar das dores no púbis, e não mostrou interesse em sair do Rio de Janeiro, onde mora com a família e está adaptado.


Lizio foi emprestado ao Botafogo com preço fixado em U$ 2 milhões (aproximadamente R$ 6,6 milhões) para comprar seus direitos econômicos. Na negociação que o levou ao Botafogo, houve até briga entre seu empresário, Lucas Machado, com o intermediador brasileiro Jorginho Maceió - o agente alega que levou calote por não ter recebido a parte a que teria direito do valor da transferência. Mesmo que continue sem aproveitar o jogador no segundo semestre, o Alvinegro teria que pagar os salários dele até dezembro mesmo em caso de rescisão. Neste cenário, procura-se uma melhor solução para todos os envolvidos.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro