Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Luís Castro muda planejamento, e Botafogo terá titulares contra o Fluminense



Após vitória do Glorioso sobre o Madureira, técnico comenta vaias a Gabriel Pires, e diz que jogador se recuperou durante o jogo ao marcar e dar a assistência para Sauer



O Botafogo venceu o Madureira por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Estádio Luso-Brasileiro, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. Após a vitória, o técnico Luís Castro se mostrou satisfeito com o desempenho do Glorioso, mas comentou que a equipe ainda está em "ritmo de pré-temporada". Para o técnico, equilibrar a minutagem de todos os jogadores é o mais fundamental neste momento.


Além disso, o treinador garantiu que vai com o time principal contra o Fluminense, na próxima rodada. Com isso, o Botafogo muda seu planejamento inicial de titulares no meio da semana, e reservas e sub-20 no final de semana.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

+ Leia mais notícias do Botafogo





Luís Castro na partida entre Botafogo e Madureira — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF



+ Textor expõe rachaduras na Lei da SAF e coloca ponto de interrogação sobre futuro do Botafogo

+ Atuações: Gabriel Pires, Segovia e Danilo se destacam em vitória do Botafogo


- Vocês sabem que estamos a fazer esse jogos oficiais a regime de pré-temporada, que dura cinco a seis semanas. Essa pra temporada tem objetivo de dar rodagem a todos os jogadores do elenco e todos jogaram. Os objetivos foram cumpridos, foi dado tempo de jogo a mais jogadores, o grupo segue trabalhando forte, não olhamos apenas para jogos, que é o que geralmente fazemos, olhamos para o que a equipe necessita para a temporada. Objetivo cumprido, fundamentalmente.


Luís Castro também falou sobre o primeiro clássico do ano, na próxima rodada, contra o Fluminense. Mesmo com a estratégia de rodar o elenco, o treinador garantiu que vai jogar com o time principal no Maracanã.


- Vamos continuar rodando o elenco. Vamos continuar acumulando tempo de jogo para todos, para quando a Copa Do Brasil e Brasileirão chegarem todos estarem em boas condições. A meritocracia é a base do meu trabalho, mas no momento não é a base do meu trabalho. Agora estou pensando no tempo de jogo.


O técnico comentou sobre a situação de Gabriel Pires, que foi um dos destaques da partida. Antes de abrir o placar e dar a assistência para Gustavo Sauer fazer o segundo, o meio-campo foi vaiado pela torcida. Para Luís Castro, o atleta "se recompôs" ao longo do jogo.


- Vamos por partes: todos nós temos momentos em que não estamos bem. Nesses momentos, recebemos o carinho da nossa família. Admiro muito a torcida, são fundamentais no dia a dia do clube. Eu fico triste, mas entendo a torcida, quando não gostam, vaiam. Mas também admiram quando precisa. Eu sei que o Gabriel entende isso. Entende que há momentos que temos que nos recompor. Ele se recompôs, saiu por cima e isso mostra o caráter do jogador e da equipe.


- Quando um não está bem, todos se ajudam. Todo o elenco está muito feliz por ele. Fiquei satisfeito pelo Gabriel e por toda a equipe botafoguense - completou o português.



Melhores momentos: Botafogo 2 x 0 Madureira, pela 4ª rodada do Campeonato Carioca



Veja outros trechos da coletiva de Luís Castro


Diferença do primeiro para o segundo tempo:

- Não foi a consequência, porque no segundo tempo entraram os mesmos jogadores. Propositalmente. Queríamos ver a produção deles e obter uma resposta. Tivemos problemas posicionais, fundamentalmente no meio-campo, na primeira etapa. Os meias estavam com pouca ideia de espaço, retificamos isso. Nosso seis estava sem muita posição, queimava espaços do nosso oito. Isso estava criando muitos problemas. Não tínhamos ponto de apoio para rotação. Foi retificado, começamos a jogar em diferentes linhas. Apareceu uma profundidade de campo. A linha defensiva também foi um pouco modificada. Essas mudanças foram decisivas para mudar o jogo.


Importância da torcida:


- O importante é a família estar unida. Tivemos os jogadores, a staff, a torcida, a família estava unida. Jogamos em qualquer estádio, contra qualquer equipe, quando estamos unidos como estamos. Isso é o que me interessa: ter a família Botafogo unida. Obrigado como fomos recebidos nesses jogos. Foi fantástico para nós.


Atuação de Segovia:

- Teve períodos bons e outros não tão bons. Andou com a equipe. Fez parte de uma linha alta, controlou a profundidade. Acertou muitos passos, errou outros. Fez o que tinha que ter feito e com muita dedicação. Esse é um dos fatores que eu gosto muito de ver nos jogadores: foco.


Rodagem do elenco:

- O que não podemos colocar em risco é o trabalho da equipe ao longo da temporada. Temos como objetivo conquistar títulos e ir para a Libertadores. Na minha opinião, todos os jogadores são fundamentais para o campeonato. Gosto muito do meu elenco e o defenderei. Não há jogador A ou B para tal campeonato, todos eles trabalham bem durante a semana e são premiados no jogo oficial. Ainda não estamos nesse momento, ainda não estamos 100%, mas jamais tomarei decisões que não qualifiquem o Botafogo para a final do Carioca ou para outras competições.


Processo de escolha dos titulares:

- Os profissionais do Botafogo são pessoas maravilhosas e dedicadas. Sabemos todos os estados de cada jogador. Sei o que se passa na vida deles. Portanto, só sei porque tenho uma "máquina" a minha volta que me oferecem todos os dados. Todos esses dados e o que eu percebo ao longo dos treinos são fundamentais para eu escalar cada jogo. Esses dias são decisivos porque o trabalho é muito intenso. Felizmente não tivemos lesões. As que temos são do período passado. Tudo isso é fruto da dedicação da staff.




Luís Castro, técnico do Botafogo, na partida contra o Madureira — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF



Com a vitória, o Botafogo saltou para a quinta posição, com seis pontos. O time agora soma duas vitórias e uma derrota na competição. O Madureira, por sua vez, se mantém em décimo lugar, com apenas dois pontos - são dois empates e duas derrotas no Carioca.


Agenda dos times

O Botafogo disputa seu primeiro clássico em 2023 na próxima rodada. A equipe joga contra o Fluminense, no próximo domingo, às 18h, no Maracanã. O Madureira, por outro lado, tenta a recuperação no Carioca contra o Boavista, no mesmo dia. A partida será às 20h15, em Bacaxá.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Font: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Atuações: Gabriel Pires, Segovia e Danilo se destacam em vitória do Botafogo



Trio é o melhor em triunfo do time de Luís Castro sobre o Madureira, pelo Campeonato Carioca




Douglas Borges [GOL]: com exceção a um escanteio que saiu errado, não teve muito trabalho. Saiu muito do gol nos ataques do Madureira. Nota: 6,0.

Rafael [LAD]: não deixou espaços na defesa. No ataque, perdeu fôlego no segundo tempo e ficou mais tímido nas subidas, mas não comprometeu. Nota: 6,0.

Adryelson [ZAG]: defensivamente, praticamente não errou nada, mas forçou alguns lançamentos para o ataque que foram facilmente cortados pela defesa adversária. Nota: 6,5.

Luis Segovia [ZAG]: estreia com muito estilo. Foi soberano em todos os aspectos da defesa e ainda foi muito tranquilo na saída de bola. A primeira impressão é positiva. Nota: 7,0.





Gabriel Pires em Botafogo x Madureira — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Hugo [LAE]: foi importante no flanco esquerdo. Fez muitas corridas em profundidade e foi importante para o Botafogo ganhar campo no setor. Nota: 6,0.

Danilo Barbosa [VOL]: foi a alma da equipe. Praticamente todas as jogadas no ataque começavam por ele, que aproveitou a chance no time titular. Nota: 7,0.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


Marlon Freitas [VOL]: teve dificuldade no começo do jogo sendo o volante mais avançado, mas melhorou quando foi recuado no setor. Não teve uma atuação de encher olhos mas também não comprometeu. Nota: 6,0.

Gabriel Pires [MEI]: fez um primeiro tempo muito ruim, mas se redimiu com estilo na etapa complementar. Marcou gol, deu bons passes, criou uma grande chance para Matheus Nascimento. Fechou a partida com chave de ouro com a assistência para Gustavo Sauer. Nota: 7,5.

Lucas Piazon [ATA]: mostrou disposição e apareceu tanto no ataque quanto na defesa. Pode não ter sido o jogador que mais apareceu com a bola, mas foi importante no trabalho tático. Saiu aplaudido pela torcida. Nota: 6,5.

Matheus Nascimento [ATA]: foi bem fazendo pivôs e ganhando disputas físicas, mas não levou perigo efetivo ao gol do Madureira. Na melhor chance que teve, uma finalização que fez foi tirada embaixo da trave. Nota: 6,0.

Luís Henrique [ATA]: não aproveitou a chance como titular. Até conseguiu superar os adversários na velocidade em algumas jogadas, mas tomou muitas decisões erradas na hora de decidir. Perdeu um gol feito. Nota: 5,0.




Melhores momentos: Botafogo 2 x 0 Madureira, pela 4ª rodada do Campeonato Carioca



Entraram

Patrick de Paula [VOL]: melhorou o ritmo do meio-campo em relação a Marlon Freitas. Acertou bons lançamentos e deu dinâmica no meio-campo. Nota: 6,5.

Carlos Alberto [ATA]: mostrou disposição, entrou em ritmo acelerado, mas ainda muito afobado. Desperdiçou uma boa chance porque correu mais que a bola. Nota: 5,5.

Tiquinho Soares [ATA]: não teve nenhuma chance clara de marcar. Apareceu mais no jogo fora da área e passes em profundidade. Nota: 6,0.

Fernando Marçal [LAE]: mostrou disposição, mas não fez nenhuma jogada de impacto. Nota: 6,0.

Gustavo Sauer [ATA]: marcou o primeiro gol pelo Botafogo em estilo, com um belo toque na saída do goleiro. Aproveitou os poucos minutos que teve em campo. Nota: 6,5.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Autor de gol na estreia no ano, Cuesta aprimora lado artilheiro no Botafogo: "Número muito bom"



Zagueiro já alcançou em 30 jogos com a camisa alvinegra metade dos gols que marcou em 270 partidas pelo Internacional



Víctor Cuesta tem dado ao Botafogo sua contribuição não só na defesa. Desde que chegou ao clube, o argentino aguçou seu lado artilheiro e já marcou cinco gols em 30 partidas.




Cuesta comemora gol em Volta Redonda x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Como comparação, Cuesta disputou 270 jogos pelo Internacional e marcou dez gols. Em pouco tempo no Glorioso, o zagueiro já fez a metade dos gols que fez em cinco anos no Colorado.


- Claro que é um número muito bom e espero poder continuar ajudando a equipe nesse quesito, apesar de meu objetivo principal ser a defesa. Com o Luís Castro trabalhamos muito as finalizações e cruzamentos, isso tem me ajudado muito a melhorar na parte ofensiva e defensiva. A ideia de jogo e os treinos estão sendo fundamentais para eu crescer como jogador. Sempre há tempo para melhorar e continuar aprendendo, independentemente da idade - disse o argentino ao ge.


No primeiro jogo da equipe principal do Botafogo na temporada 2023, Cuesta deixou sua marca. De cabeça ele fez o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Volta Redonda.



Todos os gols de Volta Redonda x Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/todos-os-gols-de-volta-redonda-x-botafogo-11295793.ghtml)


Cuesta espera aumentar ainda mais seus números e contribuir para que o Botafogo tenha uma temporada muito produtiva e seja festejado pelos torcedores.


- Fico feliz pelo reconhecimento de todos que fazem parte do Botafogo e pelo carinho da torcida. Significa que o trabalho está sendo bem feito, vou trabalhar ainda mais forte para que juntos com o nosso grupo possamos atingir os objetivos desse ano. Que a torcida continue nos apoiando, que o grupo vai dar o máximo para conquistar os objetivos de 2023 - afirmou.



Veja as últimas informações do Botafogo antes do jogo contra o Madureira, pelo Carioca (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-as-ultimas-informacoes-do-botafogo-antes-do-jogo-contra-o-madureira-pelo-carioca-11311170.ghtml)


O Botafogo volta a campo nesta quinta-feira, às 19h30, no estádio Luso-Brasileiro, para enfrentar o Madureira.


Os números de Cuesta:

Pelo Internacional:

270 jogos
10 gols

Pelo Botafogo:

30 jogos
5 gols


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Fred Huber — Rio de Janeiro

Botafogo x Madureira: veja onde assistir, escalações, desfalques e arbitragem



Equipes se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h30, no estádio Luso-Brasileiro, pela quarta rodada do Carioca




O Botafogo volta a campo nesta quinta-feira, às 19h30, para enfrentar o Madureira e, como o Nilton Santos está em processo de troca de gramado, o estádio indicado pelo Glorioso será o Luso-Brasileiro.


+ Confira a classificação do Campeonato Carioca





Botafogo x Madureira — Foto: ge


Como o clássico com o Vasco, pela terceira rodada, foi adiado, o Glorioso tem um jogo a menos do que a maioria dos adversários. O time está em sexto lugar com três pontos conquistados, e o Tricolor Suburbano está em décimo com dois pontos.


A tendência é de o Botafogo ir novamente com seu grupo principal, assim como na vitória sobre o Volta Redonda. Adryelson, Segovia e Gabriel Pires, que ainda não estrearam na temporada, têm chance de estar na relação.


O Madureira pretende dificultar mais um grande no Carioca. O time, que pegou uma tabela complicada neste início, empatou com Vasco e Flamengo e perdeu para o Fluminense.



Veja as últimas informações do Botafogo antes do jogo contra o Madureira, pelo Carioca (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-as-ultimas-informacoes-do-botafogo-antes-do-jogo-contra-o-madureira-pelo-carioca-11311170.ghtml)


Transmissão: A Bandsports transmite a partida.


Tempo Real: o ge acompanha a partida com fotos (clique aqui).


Escalações prováveis

Botafogo - técnico: Luis Castro


Como o comandante português já havia avisado após a vitória sobre o Volta Redonda, ele levará o grupo principal para este jogo, mas fará muitas mudanças no time titular para dar chance a todos os jogadores e fazer observações. Adryelson, Segovia e Gabriel Pires, desfalques na rodada anterior, têm chance de atuar.


A provável escalação: Lucas Perri; Rafael, Philipe Sampaio (Adryelson), Segovia (Cuesta), Marçal; Tchê Tchê (Marlon Freitas), Patrick de Paula, Gabriel Pires; Gustavo Sauer (Victor Sá), Tiquinho Soares, Luís Henrique.





Botafogo x Madureira, escalação — Foto: ge


Estão fora: Gatito Fernández, Joel Carli, Kayque, Matheus Nascimento, Lucas Fernandes, Eduardo e Jeffinho.


Madureira - técnico: Felipe Arantes

O Tricolor Suburbano vai para o quarto duelo com grandes em quatro rodadas. A tendência é de que a base da equipe que perdeu para o Fluminense, no Espírito Santo.


A provável escalação: Dida, Rhuan, Maurício, Cavalini e Guilherme Ferreira; Banguelê, Matheus Lira, Rafinha, Henrique, Gustavo e Luiz Paulo.


Arbitragem

Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistente 1: Luiz Claudio Regazone
Assistente 2: Gustavo Mota Correia


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro