Páginas

domingo, 3 de maio de 2015

Jefferson revela que volta na quarta e elogia companheiros: "Tenho orgulho"


Goleiro afirma que quase jogou a decisão contra o Vasco, mas ainda não se sentia confiante para entrar em campo. Objetivo agora é a Série B: “A nossa guerra”



Jefferson teve um domingo de torcedor. Sem poder ajudar em campo, o goleiro sofreu com a derrota para o Vasco, na final do Campeonato Carioca. Afastado dos gramados desde o início de abril, por conta de uma artroscopia no joelho direito, o camisa 1 chegou a ser cogitado para a decisão, mas desistiu na sexta, por ainda se sentir inseguro para jogar. A tendência é que Jefferson retorne ao time na quarta, contra o Capivariano, pela Copa do Brasil.

- Eu fiz muito esforço para poder estar na final. Treinei alguns dias em três períodos. Chegou uma hora que falei para o René que não daria, já que eu estava fazendo muita musculação para recuperar a perna e treinando em três períodos. Mas sei que precisava de um tempo para readquirir o ritmo de jogo. Faltou pouco para que eu pudesse estar nessa final. Eu precisava estar inteiro para voltar. Mas para quarta já dá – garantiu Jefferson.

Jefferson assiste ao jogo no Maracanã (Foto: Reprodução/SporTV)

Apesar do vice-campeonato, Jefferson elogiou as atuações dos companheiros e frisou que o Botafogo sai fortalecido do Campeonato Carioca para a principal missão do ano: o Campeonato Brasileiro da Série B.

- Saímos de cabeça erguida. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe. Infelizmente não conseguimos o nosso objetivo hoje. Mas já temos uma equipe formada e bem estruturada para ir atrás do nosso maior objetivo, que é voltar para a Série A no ano que vem. Nessa semana agora realmente começa a nossa guerra, com o Campeonato Brasileiro da Série B. É claro que muitos jogadores estão tristes, mas temos que estar prontos para essa batalha.

O capitão alvinegro ainda falou sobre a expectativa da lista de Dunga para a Copa América. A convocação será nesta terça-feira.

- É claro que estou na expectativa para a convocação para a Copa América, mas o mais importante é poder voltar bem. Será uma semana muito importante para mim.

O Botafogo se reapresenta nesta segunda-feira, às 17h, no Estádio Nilton Santos. Na quarta, o time enfrenta o Capivariano, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. No próximo sábado, o desafio será em Belém, contra o Paysandu, na estreia na Série B.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro, RJ/GE

Vasco volta a vencer o Botafogo e é campeão carioca


Cruz-Maltino é superior ao Alvinegro,  vê Rafael Silva marcar novamente e aproveita expulsão no adversário para ganhar de novo no Maracanã








Visão de Jogo - Roberto Assaf


Num Maracanã vibrante e colorido como nos velhos tempos, embora a final fosse alvinegra, o Vasco derrubou dois longos tabus: superou o Botafogo pela primeira vez em uma decisão carioca, ao vencê-lo por 2 1, e quebrou um período de 11 anos sem o título estadual, uma conquista merecida, levando-se em conta que o clube conseguiu dar a volta por cima, após os fracassos recentes, revelando um herói improvável até a semana passada, Rafael Silva.

O Botafogo entrou com uma formação curiosa, com Tomas Bastos e Luiz Ricardo, sem que ficasse evidente as funções de cada um. Mesmo assim, começou em busca do gol, e Martín Silva evitou um gol de Bill logo aos quatro minutos, deixando a impressão que o time de General Severiano estava mesmo disposto a se superar para dar fim à vantagem cruz-maltina. Mas o Vasco equilibrou o jogo, marcando forte a partir do meio, obrigando o adversário a abusar da chamada ligação direta, e mais, criando oportunidades. Aos 35, Fernandes, que havia substituído William Aarão, machucado, agarrou Dagoberto, recebendo apenas o cartão amarelo, um equívoco do árbitro, pois o atacante partia livre em direção ao gol. No fim do primeiro tempo, porém, o óbvio: Guiñazú recuperou bola, e lançou Rafael Silva, que bateu de canhota à esquerda abrindo o placar.

O Botafogo voltou para a etapa derradeira fazendo grande esforço para chegar ao empate. Mas esbarrava nas suas limitações, e o Vasco, mais cauteloso, não tinha lá muitos problemas para segurar o resultado, e ainda ameaçar nos contra-ataques. Mas acabou oferecendo espaço em excesso. E quando o Botafogo já parecia desanimado - e sua torcida calada - Diego Jardel tocou à esquerda de Martín Silva e empatou: 1 a 1. Os cruz-maltinos abriram os olhos e retomaram o ritmo. Mas o jogo permaneceu aberto.

Aos 37, Fernandes derrubou Serginho e foi expulso. Daí em diante, já não havia muito o que fazer. O Vasco tomou conta do jogo, e ao Botafogo, esgotado, restou aguardar o fim. Aos 47, Gilberto deu o tiro de misericórdia, marcando o segundo gol. Que ninguém diga que houve algum tipo de influência de fora do campo: isto seria de uma injustiça sem par.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 x 2 VASCO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 03/05/2015 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Dibert Pedrosa Moises (RJ)
Renda e público: R$ 3.286.580,00 e 58.446 pagantes
Cartões amarelos: Willian Arão, Gilberto, Marcelo Mattos, Fernandes, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Diego Jardel (BOT); Serginho, Julio dos Santos, Christianno, Dagoberto e Rodrigo (VAS)
Cartão vermelho: Fernandes (39'/2°T)
Gols: Rafael Silva 44'/1°T (0-1), Diego Jardel 29'/2°T (1-1) e Gilberto 48'/2°T (1-2)

BOTAFOGO: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos e Willian Arão (Fernandes 28'/1°T); Luis Ricardo (Sassá 15'/2°T), Tomas (Diego Jardel/Intervalo) e Rodrigo Pimpão; Bill. TÉC: René Simões.

VASCO: Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christianno; Serginho e Guiñazú; Julio dos Santos (Lucas Goms 40'/2°T), Rafael Silva (Marcinho 26'/2°T) e Dagoberto (Bernardo 22'/2°T); Gilberto. TÉC: Doriva.


Leia mais no LANCENET! 

Orgulho ou respeito? Bota e Vasco decidem o título com Maracanã lotado


Alvinegro busca alegria após queda para a Série B, e Cruz-Maltino se apoia no slogan do presidente para encerrar jejum de 12 anos. Todos os ingressos foram vendidos




Montagem de capa do GE
Botafogo e Vasco decidem neste domingo o título do Campeonato Carioca de 2015, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Com direito a estádio lotado (todos os mais de 56 mil ingressos foram vendidos em menos de 24h, um recorde no novo Maracanã) e busca pelo melhor público do futebol brasileiro na temporada, apenas um dos lados vai rir por último. A volta do orgulho alvinegro após a queda para a Série B do Brasileirão ou o retorno do respeito cruz-maltino tão proclamado pelo presidente Eurico Miranda. Quem leva a melhor?

A vantagem do empate é do Vasco, que venceu a primeira partida da final por 1 a 0, no último domingo, e luta para encerrar um jejum. Em 2003, há 12 anos, o time de São Januário comemorou sua última conquista estadual. Campeão da Taça Guanabara, o Botafogo precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão direto. Em caso de vitória alvinegra por um gol, a decisão vai para os pênaltis.

O Botafogo terá o desfalque de seu principal jogador. Jefferson ainda não se recuperou de uma cirurgia no joelho e será mais uma vez substituído por Renan. Em relação ao time que perdeu o primeiro jogo da decisão, a única mudança deve ser a entrada de Tomas no lugar de Gegê. Mesmo assim, o técnico René Simões guarda segredo quanto à escalação.

No lado do Vasco, mistério é total depois de cinco treinos fechados desde terça-feira. Mas a única dúvida é clara: Rafael Silva ou Bernardo? Um dos dois vai entrar na vaga do apoiador Marcinho, que retorna ao banco de reservas. De resto, o time será o mesmo que venceu a primeira partida da decisão no domingo passado.

Wagner do Nascimento Magalhães apita a decisão, auxiliado por Rodrigo Corrêa e Dibert Pedrosa Moises. A TV Globo transmite para RJ, ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior, Juninho Pernambucano e Arnaldo Cezar Coelho). O jogo também passa no Premiere, PFC HD e PFCI (com Luiz Carlos Jr, Edinho e Lédio Carmona). O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.




Botafogo: com dois dias de treinos totalmente fechados à imprensa, René Simões não confirma a escalação do Botafogo. Mas a tendência é que haja uma única mudança em relação ao time que iniciou a primeira partida contra o Vasco: sai Gegê, entra Tomas. O Alvinegro deve começar com a seguinte formação: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Tomas; Rodrigo Pimpão e Bill.

Vasco: o clube voltou a fechar os treinos antes da partida decisiva. Mas apesar do mistério, o técnico Doriva tem apenas uma dúvida para escalar o time titular. Marcinho deixa a equipe. Rafael Silva e Bernardo lutam pela vaga, com mais chances para o primeiro. O Vasco vai a campo com Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Serginho, Guiñazu e Julio dos Santos; Rafael Silva (Bernardo), Dagoberto e Gilberto.




Botafogo: Jefferson se recupera de cirurgia no joelho. Elvis e Roger Carvalho sofrem com lesões musculares. Jobson está suspenso pela Fifa.

Vasco: Jean Patrick, que saiu da lista do Carioca pela lesão grave no tornozelo, e Nei, que ainda se recupera de uma pequena fratura por estresse no pé esquerdo, estão fora.

Por GloboEsporte.comRio de Janeiro/GE