Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2019

João Paulo volta a jogar 90 minutos pelo Botafogo após lesão e diz: ''Quase 100% fisicamente''


Volante alvinegro volta a ter sequência de jogos e sabe que ainda precisa evoluir para ajudar o time no Brasileirão



Do dia 11 de março do ano passado para cá se passaram mais de um ano e dois meses. Esse é o tempo que João Paulo não sentia a alegria de poder disputar os 90 minutos de uma partida. Em 2018, o meio-campista perdeu quase toda a temporada devido a fratura na tíbia e na fíbula da perna direita ainda no Campeonato Carioca.


Voltou a jogar apenas no fim do ano. E, somente no jogo contra o Bahia, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de 2019, conseguiu completar um jogo inteiro.



"Sequência é fundamental para mim. Contra o Bahia voltei a jogar 90 minutos depois de mais de um ano", comemorou João Paulo.



João Paulo — Foto: Edgard Maciel de Sá/GloboEsporte.com


O volante já vinha participando de alguns jogos do Botafogo na temporada. Mas quando ganhava a chance como titular, não conseguia ter sequência. Foi assim contra o Flamengo, quando fez seu primeiro gol após o retorno e lesionou a coxa. E diante do Juventude, jogo no qual foi expulso ainda no primeiro tempo. Agora livre das lesões, ele foi titular nas três primeiras rodadas do Brasileirão e quer aproveitar o bom momento vivido pelo time para que o seu futebol volte a crescer.


- Vou por etapas. Quero ficar 100% fisicamente outra vez e estou quase lá. Aí depois vou focar no lado técnico, um fator que influencia no jogo. Me cobro muito nessa questão. Hoje meu foco é estar 100% fisicamente. Com isso a técnica vai melhorar.


Sábado, no clássico contra o Fluminense, João Paulo espera estar mais próximo do que ele considera como ideal, e assim poder ajudar ao Botafogo de Barroca a continuar evoluindo na competição também. A bola rola às 16h (de Brasília), no Maracanã.


Confira outras declarações de João Paulo:

Estilo Barroca

Falamos muito de posse de bola, mas o Barroca frisa muito que quer o controle do jogo. Com a bola, o adversário fica longe do nosso gol. O Fluminense tem uma característica forte nesse sentido. O mais importante é ter o controle e ter objetividade no campo de ataque. Além de objetividade para transformar isso em chances de gol.




João Paulo falou sobre Barroca — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Saída de bola

Barroca gosta também que saia jogando, que tente ao menos, mas com responsabilidade sempre. Às vezes procuramos o passe longo quando não dá para sair tocando. Por vezes o adversário marca em cima e não dá opções. É uma alternativa sim. Depende muito do momento, mas claro que a preferência é sair com ela no chão.


Fluminense

Acho que vai ser um jogo truncado, com duas equipes que querem muito a bola. Um xadrez para ver quem consegue transformar a posse de bola no ataque em chances de gol. Essa será a chave para resolver o jogo.


Virada do Flu contra o Grêmio
Nosso respeito pelo Flu de Diniz seria o mesmo em caso de derrota para o Grêmio. Sabemos o que vamos encontrar e temos que estar preparados para manter a sequência de vitória.



Bom momento do Botafogo
Estamos otimistas. Mas com pés no chão, o campeonato é longo. Em duas rodadas subimos para sexto. Pode acontecer o contrário também, então vamos jogo a jogo. Passa muito pelo jogo de sábado para mantermos as coisas boas.



Fonte: GE/Por Bernardo Serrado e Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro

Contra o Fluminense, Botafogo buscará primeira vitória em clássicos em 2019


Time alvinegro ainda não conseguiu vencer rivais cariocas na temporada. Para o goleiro Gatito Fernández, a posse de bola será fundamental para o resultado no próximo sábado




Os gols de Fluminense 1 x 1 Botafogo pela 4ª rodada da Taça Rio 2019



Embalado por duas vitórias consecutivas, o Botafogo tem pela frente seu maior desafio até o momento no Campeonato Brasileiro: o clássico contra o Fluminense, pela quarta rodada, no próximo sábado, às 16h, no Maracanã. Para emplacar o terceiro triunfo seguido, o time de Eduardo Barroca terá que superar um rival carioca pela primeira vez na temporada.


O Botafogo já enfrentou seus três principais rivais em 2019, todos pelo Campeonato Carioca, e acumula uma derrota e dois empates. Encontrou o Fluminense na quarta rodada da Taça Rio, quando empataram em 1 a 1, também no Maracanã. Na ocasião, Ganso e Alex Santana anotaram os gols (vídeo acima).


- Os dois chegam embalados, mas clássico é clássico. Estamos precisando ganhar um clássico esse ano. Será um jogo de igual para igual, onde os dois times buscarão a vitória. Temos que estar bem postados, sem dar brechas, atentos aos detalhes - disse o goleiro Gatito Fernández.



Fluminense e Botafogo empataram em 1 a 1 pela Taça Rio — Foto: André Durão


Botafogo em clássicos em 2019


Botafogo 1x2 Flamengo - 26 de janeiro - Taça Guanabara
Botafogo 1x1 Vasco - 23 de fevereiro - Taça Rio
Fluminense 1x1 Botafogo - 17 de março - Taça Rio



O Botafogo chega em um momento diferente para o segundo clássico do ano contra o Tricolor. Após ser eliminado da Copa do Brasil, o Alvinegro trocou de técnico, e o início do trabalho de Barroca tem surtido efeito. Com uma proposta baseada na posse de bola e no controle do jogo, o time vem apresentando evolução.


Para seguir em ascensão, o clube carioca com melhor aproveitamento nesse início de Brasileiro encontrará um time com método de trabalho parecido: a evolução do Fluminense de Fernando Diniz passa também pela posse de bola. Esse quesito será fundamental para o resultado de sábado na opinião de Gatito:


- O Fluminense vem trabalhando há mais tempo com o Diniz, mas nós já estamos entendendo bem o Barroca. Vamos tentar ficar com a posse de bola, mas ter mais objetivo, buscar o rival, finalizar mais. Estamos no caminho certo. Os dois times vão procurar a posse. Temos que tentar recuperar a bola o mais rápido quando perdermos e conseguir fazer nosso jogo - concluiu Gatito.


Fonte: GE/Por Bernardo Serrado e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro