Páginas

domingo, 9 de março de 2014

Fla bate Botafogo, elimina rival do Carioca e é campeão da Taça Guanabara


Andre Bahia, do Botafogo, tenta passe durante jogo contra o Flamengo pelo CariocaLuciano Belford/SSPress

O Flamengo venceu o Botafogo por 2 a 0, neste domingo, e sagrou-se campeão da Taça Guanabara. De quebra, o Rubro-negro ainda eliminou o Alvinegro, que não conseguirá mais se classificar para as semifinais do Campeonato Carioca. Os gols da partida e do título foram marcados por Gabriel, ainda no primeiro tempo, e Léo, no último minuto.

O título do Flamengo só se fez possível porque o Fluminense empatou com o Duque de Caxias e não poderá mais alcançar o Rubro-negro, agora com 34 pontos. Já o Botafogo, permanece com 16 pontos, na 7ª posição.

Pouco interessado no Campeonato Carioca, o público não compareceu ao Maracanã neste domingo. Mas, mesmo assim, o Flamengo mostrou desde o início que não estava disposto a adiar a conquista da Taça Guanabara. Com toque de bola envolvente e sem permitir contra-ataques, o Rubro-negro pressionou o Botafogo e conseguiu o primeiro gol logo aos 10min. Gabriel tabelou com Márcio Araújo e finalizou na saída de Helton Leite: 1 a 0.

Após o gol, o Flamengo não diminuiu o ritmo e permaneceu em cima do Botafogo, que, por sua vez, não conseguiu ficar com a bola dominada. Apesar de atacar, o Rubro-negro não deixava espaços na sua defesa, o que o Alvinegro fazia mesmo sem chegar ao gol de Felipe. Hernane de cabeça teve boa oportunidade. Porém, a equipe perdeu Léo Moura, por contusão, o que preocupou a torcida. Léo entrou em seu lugar.

Após um bom início, o Flamengo parece ter desistido de atacar. E como o Botafogo fazia partida apática, o duelo ficou sem alguma emoção, com a bola presa no meio de campo ou com a defesa levando vantagem em cima dos atacantes.

As equipes voltaram para o intervalo sem modificações. E a partida continuou no ritmo em que terminou o primeiro tempo. Com os times mostrando desinteresse, o jogo mal lembrava que valia o primeiro título da temporada. Nem mesmo os tradicionais gritos das torcidas eram escutados no Maracanã. Apenas quando o Flamengo se aproximava do gol ouvia-se um pequeno furor, mesmo assim tímido, envergonhado.

Hungaro tirou o nada produtivo Renato para a entrada de Fabiano, buscando reforçar o meio de campo, que era dominado pelo Flamengo. A situação ficou ainda pior após a expulsão de Airton, aos 21min do segundo tempo. Mas o Flamengo parecia satisfeito com o placar. E até tinha motivos para isso, já que o Botafogo pouco fazia.

Para se ter uma ideia, a melhor chance foi com Henrique, aos 30min do segundo tempo. Ele limpou a zaga e chutou de fora da área, passando rente a trave de Felipe. Essa finalização foi apenas a terceira do Alvinegro em toda a partida, todas elas para fora da meta.

Jayme de Almeida não parecia satisfeito e lançou Paulinho e Feijão nas vagas de Gabriel e Cáceres, respectivamente. Apesar da leve pressão do Botafogo no fim do jogo, os três pontos e o título da Taça Guanabara estavam garantidos. No fim, Léo ainda marcou o segundo. Só, aí, os torcedores soltaram o grito de campeão. Os poucos que foram ao Maracanã.

BOTAFOGO 0 x 2 FLAMENGO

Data: 09/03/2014 (domingo), às 18h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Daniel de Sousa Macedo
Auxiliares: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá
Público: 9.348 pagantes / 12.648 presentes
Renda: R$ 589.050,00
Cartões amarelo: Airton, Fabiano, Jr. César e Lucas (BOT) Everton (FLA)
Cartão vermelho: Airton
Gols: Gabriel, aos 10min do primeiro tempo; Léo, aos 45min do segundo tempo

BOTAFOGO
Hélton Leite; Lucas, Dankler, André Bahia e Jr. César; Airton, Bolatti, Renato (Fabiano), Daniel (Gegê) e Zeballos; Henrique (Yguinho)
Técnico: Eduardo Hungaro

FLAMENGO
Felipe; Léo Moura (Léo), Wallace, Samir e João Paulo; Cáceres (Feijão), Muralha, Márcio Araújo, Everton e Gabriel (Paulinho); Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

De olho na Libertadores, Bota e Fla disputam clássico de impacto moral



Alvinegro, com remotas chances de ir à semifinal, poupa titulares. Rubro-Negro já está classificado à fase decisiva e pode levar a Taça Guanabara antecipadamente



O Maracanã vai receber neste domingo um clássico de pouca influência na classificação das equipes para as semifinais do Campeonato Carioca. No entanto, o confronto entre Botafogo e Flamengo, às 18h30m (de Brasília), pela 13ª rodada da competição, é capaz sempre de causar um impacto na sequência de um trabalho, já que os dois times jogam na próxima quarta-feira pela Taça Libertadores, grande objetivo de ambos na temporada. E o Flamengo pode conquistar antecipadamente a Taça Guanabara, correspondente à fase classificatória do estadual, mas depende de um tropeço do rival Fluminense.

O Botafogo está praticamente eliminado do Campeonato Carioca, com remotas chances de ir à semifinal. Também por isso, escalará um time recheado de reservas, com destaque para o estreante Zeballos, regularizado na sexta-feira. A maior preocupação é o confronto com o Independiente del Valle-EQU, quarta-feira, na altitude.

Do lado do Flamengo, o discurso segue tratando o Campeonato Carioca com grande importância. Ainda que tenha o compromisso com o Bolívar, quarta-feira, no Maracanã, e lidere com folga a Taça Guanabara, o time atuará com seus principais jogadores à disposição. Até porque há a chance de conquistar a taça que corresponde à fase de classificação, já neste domingo. Para isso, precisa que o Fluminense não vença seu jogo contra o Duque de Caxias, às 16h, e ganhar do Botafogo. O atacante Hernane, que não atuou contra o Bonsucesso por causa de um problema na coxa direita, está de volta.

Daniel de Sousa Macedo apita o jogo, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá. O Premiere e o Premiere HD exibem ao vivo para todo o Brasil através do sistema pay per view. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real com vídeos exclusivos.



Botafogo: o técnico Eduardo Hungaro vai armar um time de reservas, assim como ocorreu nos clássicos contra Vasco e Fluminense, já que a prioridade é o descanso dos titulares para a viagem ao Equador, nesta segunda-feira. A principal novidade neste domingo será a estreia de Zeballos, que vai atuar próximo a Henrique no ataque. A provável formação: Helton Leite, Lucas, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Bolatti, Renato e Daniel; Zeballos e Henrique.

Flamengo: o técnico Jayme de Almeida não abre mão de colocar em campo um time forte, disposto a garantir o primeiro lugar geral e o título da Taça Guanabara. Com isso, vai mandar a campo Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e João Paulo; Cáceres, Muralha, Márcio Araújo, Everton e Gabriel; Hernane.





Botafogo: Gabriel cumpre suspensão. Anderson, Ronny, Rodrigo Souto e Renan Lemos estão em recuperação após sofrerem lesões.

Flamengo: Elano, recuperando-se de lesão na coxa direita, não tem condições de jogo. André Santos, com um problema no pé direito, também não foi relacionado.



Botafogo: Airton e André Bahia.

Flamengo: André Santos e Léo Moura.






Nas semifinais da Taça Rio de 2008, o Botafogo não tomou conhecimento do Flamengo e eliminou o rival com uma vitória maiúscula: 3 a 0. Wellington Paulista, Alessandro e Lucio Flavio marcaram os gols da partida. Semanas depois, os times se reencontraram na decisão do Carioca, e, com duas vitórias (1 a 0 e 3 a 1), o Rubro-Negro venceu e conquistou o bicampeonato sobre o rival. Saiba mais sobre o histórico entre Botafogo e Flamengo no Futpédia.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro