Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Matemático diz que Botafogo precisa de 23 pontos para escapar da degola


Professor comenta que Glorioso tem 33% de chances de rebaixamento no Brasileirão





Internacional x Botafogo - Tanque Ferreyra (Foto: Ricardo Rímoli/LANCE!Press)
Tanque Ferreyra em jogo contra o Internacional
(Foto: Ricardo Rímoli/LANCE!Press)
Vindo de três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, o Botafogo voltou a se aproximar bastante da zona de rebaixamento da competição. Com apenas 22 pontos em 21 jogos, o Glorioso precisa melhorar a campanha fora de casa e seguir com bom aproveitamento no Maracanã para permanecer na Série A. Pelo menos, é isso o que afirma o matemático e professor Gilcione Nonato Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

- A pontuação mínima para se livrar nesse ano deve figurar entre 45 pontos, mas com 44 talvez alguma equipe possa se salvar. Hoje o Botafogo tem 22 pontos e assim precisaria de mais 23 pontos. Se mantiver o desempenho como mandante que tem, a equipe conseguiria mais 18 pontos em casa e assim teria que conquistar alguns pontos fora de casa. E esse é o problema, em 12 partidas fora de casa, com 39 pontos em disputa, a equipe só conseguiu quatro pontos. Seu desempenho com visitante que preocupa e pode complicar a tarefa - disse Gilcione, que analisou as chances de queda do clube carioca.

- A situação do Botafogo é preocupante, já que está a um ponto da zona de rebaixamento. Hoje as chances de queda são de 33%, mas tem pela frente dois confrontos diretos. Falando da partida em casa contra o Bahia, o histórico entre as equipes aponta para um empate. Na partida fora, contra o Criciúma, a probabilidade é de derrota para a equipe carioca. ou seja são grande as chances do Glorioso figurar entre os 4 últimos nas próximas rodadas - comentou.


Leia mais no LANCENET!