Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sem gringos e com festa, Bota chega para pré-temporada no Espírito Santo


Cerca de 250 pessoas recepcionam o time em Vitória. Lizio, Gervasio Núñez e Carli só viajam na quarta-feira, e Luis Ricardo e Bruno Silva são aguardados nesta terça




A pré-temporada do Botafogo no Espírito Santo começou nos braços da torcida. Cerca de 250 torcedores foram ao aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, recepcionar o time na noite desta segunda-feira. E fizeram uma grande festa. Jogadores e comissão técnica passaram no meio dos alvinegros.

Torcida Botafogo Vitória (Foto: Divulgação)

O Botafogo ficará concentrado de 11 a 22 de janeiro no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo e a 70 km da capital Vitória. A estreia do clube no Carioca será no dia 30, contra o Bangu em Moça Bonita.


Por Thiago Lima/Domingos Martins, ES/GE

Ricardo Gomes trabalha finalização no último dia em General Severiano



Alvinegro viaja nesta segunda para o Espírito Santo, onde seguirá a pré-temporada



O atacante Neilton acertou a maioria dos chutes a gol no treino da manhã desta segunda (Foto: Vitor Silva / SSPress)


Em uma manhã marcada pela notícia do retorno do lateral-direito Luis Ricardo ao clube, o Botafogo voltou a campo após um dia de folga. Nesta segunda-feira, data da viagem para Domingos Martins (ES), o técnico Ricardo Gomes comandou uma atividade com bola em General Severiano, a primeira das duas previstas para o dia. A ausência, mais uma vez, ficou por conta do volante Bruno Silva, que segue resolvendo questões referentes à sua documentação, após deixar a Ponte Preta.

Quando a bola rolou, Ricardo Gomes trabalhou finalizações e passes com os seus jogadores. Os goleiros também tiveram uma atenção especial e, em certo momento, aprimoraram a eficiência nos chutes de curta distância.

Recuperando-se de uma lesão no joelho esquerdo, Sassá, que só deve voltar a disputar uma partida oficial no Campeonato Brasileiro, bateu bola no campo. Já o também atacante Neilton foi quase impecável na atividade de finalizações.

O elenco alvinegro retorna aos trabalhos ainda na tarde desta segunda. À noite, viaja para Domingos Martins, onde seguirá a pré-temporada até o dia 22. A estreia no Campeonato Carioca será em 30 de janeiro, contra o Bangu, em Moça Bonita, um dia antes do informado inicialmente pela Ferj, que alterou a data do confronto.



Fonte: Lancenet/Patrick Monteiro/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo acerta o retorno de lateral Luis Ricardo


Campeão da Série B pelo Alvinegro, lateral-direito é aguardado nesta segunda-feira e deve viajar com o elenco, nesta noite, para Domingos Martins




Após longa negociação, o Botafogo acertou o retorno do lateral Luis Ricardo. O jogador é aguardado em General Severiano no início da tarde desta segunda-feira, e a tendência é que ele viaje com o grupo, à noite, para a pré-temporada em Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo.

Luis Ricardo acerta sua permanência no Botafogo
 (Foto: Vitor Silva/SSPress)

Luis Ricardo resolveu as últimas pendências com o São Paulo, que liberou o jogador em definitivo para o Botafogo. O lateral deve assinar contrato de um ano, com a opção de mais um.


Ele chegou ao Botafogo em janeiro do ano passado e foi reserva de Gilberto no Campeonato Carioca. Com a venda do titular para a Fiorentina, Luis ganhou a posição e se firmou na campanha do título.


Desta vez, o jogador vai disputar posição com Diego, que, apesar de jovem (19 anos) - tendo subido da base no ano passado - agrada muito Ricardo Gomes. Além deles, Marcinho, do sub-20, treina com o grupo principal durante a pré-temporada e vem sendo observado pela comissão técnica.


Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro/GE

CT, conforto e isolamento: conheça o reduto do Botafogo no Espírito Santo


Local da pré-temporada alvinegra fica 30 km afastado de Domingos Martins e possui campo oficial, academia moderna, parque aquático e centro de convivência exclusivo








Suderj informa: substituição no Botafogo, sai a agitação do Rio de Janeiro e entra a calmaria de Domingos Martins. É perto da pequena cidade de aproximadamente 30 mil habitantes, localizada na região serrana do Espírito Santo e a 70 km da capital Vitória, que o clube escolheu se preparar para 2016. Um lugar isolado de tudo, 30 km longe da civilização mais próxima e outros 5 km afastado da estrada principal. Mas com o conforto de um resort. Será a primeira vez que o Centro de Treinamento do estabelecimento, construído para a Copa do Mundo de 2014, receberá um time da Primeira Divisão. Apesar da pouca divulgação para preservar a tranquilidade do ambiente, a chegada dos jogadores já vem nos últimos dias mexendo com a rotina no Hotel Fazenda China Park.

Camisas alvinegras circulando aqui, bandeiras estendidas por hóspedes nos chalés acolá... Orlando Castells, contador e carioca de 53 anos, foi um dos torcedores a desfilar com as cores preta e branca pelo hotel no domingo, levando seu nomes às costas. Porém, ele não vai poder ter contato com os jogadores. Hospedado pela primeira vez no hotel desde quinta-feira junto com a esposa, ele não conseguiu conciliar a agenda pessoal com a do clube e precisará voltar a Brasília, onde mora há mais de 20 anos, nesta segunda-feira pela manhã. Alvinegro fanático de ir a quase todos os jogos no Distrito Federal e adjacências, admitiu não ter muitas expectativas com o time em 2016, ano em que voltará a jogar a Série A. Mas nem por isso perde as esperanças.

- O trabalho é para se manter na Primeira Divisão. As contratações, assim como o ano passado, são de jogadores desconhecidos. Espero ser surpreendido. O Renan Fonseca foi uma surpresa, por exemplo, foi um dos melhores - ponderou o torcedor.

A delegação alvinegra chegará ao local na noite desta segunda e encontrará um campo com as medidas oficiais da Fifa (105x68m), um gramado projetado pelo mesmo engenheiro da Arena Corinthians e uma academia ao lado equipada sob orientação do clube. Além disso, jogadores e comissão técnica terão dois prédios reservados apenas para eles e um centro de convivência exclusivo e personalizado com escudos do Botafogo, contendo: auditório, sala de jantar com meses para 20 e 35 pessoas, banheiros coletivos, sala de massagem e ainda salão de jogos com mesa de pingue-pongue, sinuca, totó, televisão e videogame. Se o elenco não quiser ser incomodado, basta ficar no local, que terá acesso proibido ao público.


Mas se os jogadores quiserem interagir com os hóspedes, o número de opções de lazer aumenta ainda mais. Há um parque aquático bem na frente do centro de convivência, piscinas normais e aquecidas, saunas, banheiras de hidromassagem, cinema, lago para pescaria e um teleférico com ampla visão do espaço de 1.200.000 m² do hotel, que atualmente tem capacidade para 360 pessoas. O local por muito pouco não foi sede de uma das seleções na Copa do Mundo, intuito pelo qual o CT foi construído dentro do hotel. Mas Austrália e Camarões acabaram optando por se instalarem em vitória, por questões de logística.

Orlando com a camisa do Botafogo no hotel: contador terá que ir embora antes de o time chegar (Foto: Thiago Lima)


O hotel foi criado por Valdeir Nunes, o China, ex-cobrador de ônibus e empresário do ramo de ferramentas que comprou o terreno em 1994 e fez um "negócio do China". Desde então, não para de expandir seu empreendimento - já tem previsão de ampliar a capacidade do local para 450 pessoas ao final do ano, e abrir as portas para o Botafogo faz parte de uma estratégia de crescimento a nível nacional. Com a experiência de apenas ter abrigado o Paraná Clube durante a Copa de 2014, agora o empreendedor de 64 anos investiu R$ 300 mil no CT, sendo R$ 260 só na construção da academia, e espera receber mais clubes de futebol em pré ou intertemporadas daqui para a frente.


- Temos um aumento de 30% ao ano, está aumentando mais do que a China. Aqui não tem crise nada (risos). A minha meta é ter pelo menos dois times grandes aqui por ano e aumentar 10% os clientes a nível nacional, que hoje são 5% - explicou o empresário, que, apesar de ter pintado a barreira móvel do campo com o uniforme do Botafogo e a marca "China Park" estampada no peito, descartou oferecer patrocínio ao clube.

Traços germânicos, placas em alemão e sem futebol na cidade
 da pré-temporada do Botafogo (Foto: Editoria de Arte)


Fora do hotel, a chegada do Botafogo nas redondezas não afetou a rotina de Domingos Martins, cidade mais próxima do China Park com aproximadamente 30 mil habitantes. Colonizado por alemães, o município preserva os traços germânicos em suas edificações. As placas de rua e de boas-vindas na entrada também são escritas em alemão, mas com tradução para o português - segundo comerciantes, a ideia foi um projeto de um antigo professor da região, sem ter relação com a prefeitura. Por ali, o futebol passou despercebido.


Por Thiago Lima/Rio de Janeiro/GE