Páginas

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Mosaico#5: festa volta com economia, papel picado e nova frase surpresa



Depois de dois jogos, Botafogo readota cartazes e efeito 3D em decisão contra o Atlético Nacional









Torcida do Botafogo exibe mosaico na entrada do time para o jogo contra o Olimpia


Chega de saudade! A torcida do Botafogo e os mosaicos da Libertadores se reencontram na noite desta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília) no Estádio Nilton Santos. Depois de dois jogos, o clube readotou a festa para o duelo decisivo com o atual campeão, o Atlético Nacional, da Colômbia, valendo vaga nas oitavas de final do torneio. Os cartazes preto e branco, a imagem suspensa do efeito 3D e os fogos de artifício estarão garantidos. A frase surpresa, guardada a sete chaves, também. Mas o espetáculo dos torcedores vai voltar com algumas diferenças.


A principal delas é a econômica. A questão financeira foi o motivo para a ausência dos mosaicos nos jogos em casa contra Estudiantes, da Argentina, e Barcelona de Guayaquil, do Equador. Sob a responsabilidade das torcidas organizadas, os cutos de produção, repassados ao Botafogo, foram na faixa de R$ 25 mil por partida, segundo o GloboEsporte.com apurou. Porém, a diretoria recebeu denúncia de superfaturamento, resolveu fazer pesquisa de mercado e encontrou um orçamento quase três vezes menor. Por isso, o Alvinegro assumiu a parte operacional.


Os panfletos chegaram no fim da última quarta-feira, e torcedores e funcionários passaram parte da noite distribuindo os cartazes com as instruções sobre as cadeiras do Setor Leste. Outra atração, junto com o mosaico, será uma chuva de papel picado. Nas redes sociais, torcidas organizadas pedem doações de material para a festa na arquibancada. A promessa é de casa cheia outra vez: cerca de 27 mil ingressos foram vendidos antecipadamente, e a expectativa é de mais de 30 mil presentes. O translado de ônibus que o clube oferece, por exemplo, está esgotado.


Relembre os outros mosaicos alvinegros:



Mosaico#1: "O Gigante Voltou" (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)



Este será o quinto mosaico do Botafogo na Libertadores, tradição que começou em 2014. Na estreia daquele ano, contra o Deportivo Quito, do Equador, na Pré-Libertadores, a imagem da arquibancada do Maracanã foi tomada pela mensagem "O Gigante Voltou", em alusão ao retorno do Alvinegro à competição após 18 anos, e repercutiu internacionalmente, com destaque até da Conmebol.



Mosaico#2: "Somos Um Só" (Foto: Fred Huber)


Ainda em 2014, já na fase de grupos da competição, a torcida do Botafogo repetiu o mosaico diante do Unión Española, do Chile, no Maracanã. Desta vez, a mensagem "Somos Um Só" foi em forma de apoio aos jogadores na luta pela classificação.



Mosaico#3: "Lutem Por Nós" (Foto: Divulgação / Botafogo)


Já na estreia em 2017, na Pré-Libertadores, o palco passou a ser o Nilton Santos. Contra o Colo-Colo, do Chile, a torcida exibiu a frase "Lutem Por Nós", enquanto subia a imagem de um cachorro uniformizado, um dos símbolos do clube, em meio a fumaças no chão.



Mosaico#4: "Minha Vida" (Foto: Felippe Costa)


E o último foi diante do Olimpia, do Paraguai, no último confronto da Pré-Libertadores. Os cartazes formaram dois escudos na Leste Superior e a mensagem "Minha Vida" na parte Inferior, enquanto subia um gigantesco escudo do clube em meio a fumaças no chão.



Escudos e faixas de mão substituíram mosaicos nos últimos jogos da Libertadores (Foto: Info Esporte)


Nos jogos contra Estudiantes, da Argentina, e Barcelona de Guayaquil, do Equador, o Botafogo trocou os mosaicos por festas com faixas e escudos de mão que eram distribuídos para a torcida.


Fonte: GE/Por Felippe Costa e Thiago Lima, Rio de Janeiro