Páginas

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Loco Abreu não sabe se volta ao Botafogo para a próxima temporada


Após queda do Figueirense para Série B do Brasileirão, agente do atacante, Jorge Chijane, afirma ao L!NET que não há nada resolvido sobre possível volta do uruguaio ao Glorioso

Loco Abreu (Foto: Bruno de Lima)Loco Abreu ainda não definiu sua temporada de 2013 (Foto: Bruno de Lima) Loco Abreu ainda não resolveu se voltará ao Botafogo na próxima temporada. O empresário do jogador, Jorge Chijane, conversou com o LANCE!NET nesta segunda-feira e afirmou que ainda há resistência do atacante sobre o retorno dele ao Glorioso.

O uruguaio tem vínculo com o Figueirense até o fim de 2013, mas uma cláusula no contrato de empréstimo permite a rescisão em caso de queda à Série B do Campeonato Brasileiro, o que aconteceu no último domingo. O vínculo dele com o Botafogo é válido até julho de 2014.

- Loco ainda não decidiu se vai voltar ao Botafogo no ano que vem. Isso ainda será resolvido. Existe essa cláusula, mas ainda não sabemos do futuro dele – disse Chijane.

Abreu decidiu sair do Botafogo após ser barrado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, em julho deste ano. Na época, o treinador conversou com o camisa 13 e informou que utilizaria apenas em alguns jogos. El Loco demonstrou publicamente a insatisfação dele e logo deixou o clube.

Caso Oswaldo de Oliveira permaneça no comando do Botafogo no próximo ano, a possibilidade de retorno de Abreu diminui, já que o treinador prefere um atacante de mais movimentação na frente do time. Loco quer ser titular para ganhar visibilidade e disputar a Copa do Mundo de 2014.

Raphael Bózeo - Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET!

Estrela nos Emirados, Grafite não descarta retorno ao Brasil



Atacante do Al-Ahli mostra casa onde mora em Dubai, fala sobre o polêmico treinador alemão Felix Magath e defende Dunga na Copa do Mundo de 2010



Em Dubai há meio ano, Grafite, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo São Paulo em 2005, recebeu o "Expresso do Esporte" em sua casa e mostrou um pouco da sua vida nos Emirados Árabes. Apesar de morar com muito luxo, com direito até a uma praia particular, o jogador não descarta voltar a atuar no Brasil antes de se aposentar daqui a quatro ou cinco anos (assista à íntegra da entrevista).

- Eu quero jogar até os 35, 36 anos para poder curtir mais a família. Ainda tenho mais um ano e meio de contrato aqui, mas vamos ver. Se surgir uma proposta boa eu volto - afirmou.

Com 32 anos, o atacante mora com a mulher e as três filhas em uma ilha artificial em formato de palmeira, a 25 minutos do estádio onde treina. Quanto à tranquilidade da cidade, Grafite afirma que é fácil se adaptar ao ritmo e até mesmo ao calor. No verão, os termômetros em Dubai chegam a marcar 50˚ C. Mas o difícil é se acostumar com a realidade do futebol local.

- Parece que eles estão saindo do amadorismo agora. Não têm aquele nível da Europa e do Brasil, mas eu já sabia disso. Meu empresário sempre me avisou que o nível não era o mesmo, os estádios e a competitividade também não. O fato dos estádios ficaram vazios não chega a desanimar, mas dá uma certa frustração. Já joguei para públicos de 30, 60 e até 80 mil pessoas e se aquecer para jogar para 80 pessoas assistirem é complicado. Mas, isso está mudando. O nível do campeonato está melhorando porque esse ano tem Grafite, Ricardo Oliveira, Gyan (Gana) - explicou o jogador, que foi uma das maiores contratações do futebol dos Emirados Árabes para a temporada.

Grafite comemora gol do 
Al Ahli (Foto: Divulgação)
O convite para o futebol árabe surgiu devido ao sucesso que o jogador fez no Brasil, quando defendia o São Paulo; na França, jogando pelo Le Mans; e na Alemanha, onde foi campeão nacional pelo Wolfsburg.

- Na França, eu gostei e a família também. No começo foi difícil porque o Le Mans é um time pequeno e eu tinha saído do São Paulo, onde fui campeão da Libertadores. No começo eu senti aquele choque de realidades diferentes, mas com o tempo fui me adaptando ao estilo de jogo europeu. O fato de ser pequeno também me ajudou na adaptação, porque quando você chega em um clube maior eles já querem um retorno imediato pelo investimento.

A temporada no futebol alemão merece um capítulo à parte na carreira de Grafite. Além do frio intenso, o jogador precisou superar as dificuldades de treinamento impostas pelo rígido treinador Felix Magath. Filho de soldado, o técnico foi um dos principais jogadores da Alemanha nos anos 80 (disputou a Copa de 82) e um dos treinadores mais exigentes também.

- Ele é um cara especial. Eu não tenho nada do que reclamar porque eu ganhei tudo com ele, foi meu melhor momento no futebol. O que um time treina normalmente ele duplica, dois anos com ele é como quatro em um time normal. A pré-temporada é impressionante. Começa um mês e meio antes do campeonato e a primeira que eu fiz não acreditava. Enquanto nos outros clubes, como o Bayern de Munique e o Hamburgo, estavam na academia fazendo trabalho com máquinas novas, nós estávamos na praia puxando pneu na subida - relembrou.

Grafite se destacou no São Paulo, clube que alavancou a carreira do atacante. Grafite chegou ao Tricolor Paulista em 2004, depois de passar por Grêmio, Goiás e Santa Cruz. Lá conquistou fama e visibilidade ao ser campeão da Libertadores e do Mundial em 2005. Além de grandes clubes, Grafite também sentiu o peso de vestir a camisa da Seleção Brasileira na Copa de 2010, e defendeu o treinador Dunga, muito criticado após a eliminação da equipe nas quartas de final, com a derrota para a Holanda.

Grafite seleção brasileira 
(Foto: Getty Images)
- Eu fui, mas não foram Adriano, Neymar, Ganso e (Ronaldinho) Gaúcho. Eram os quatro mais esperados, mas mesmo assim o povo estava do nosso lado. Porém, foi criada toda aquela coisa com o Dunga e eu achei injusto tudo que fizeram com ele. Colocaram toda a culpa nele. Mas ele não foi o único que errou. Muita coisa ali foram os jogadores que pediram. Mas futebol é assim, e o Brasil entra com obrigação de vencer na Copa.



Por SporTV.comDubai, Emirados Árabes



Maurício Assumpção: Alex, Caio e Loco Abreu devem voltar, e Grafite 'interessa'



Emprestado ao Figueirense, Loco Abreu pode voltar para defender o Botafogo em 2013Durante boa parte do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Botafogo foi muito criticada porque o elenco não contava com boas opções para o ataque, situação só contornada com a chegada de Bruno Mendes. Porém, se em 2012 o técnico Oswaldo de Oliveira sofreu com a falta de atacantes, no ano que vem essa realidade pode mudar. Além da provável permanência de Bruno Mendes, o clube deve ter a volta de Alex, emprestado ao Dibba Al Fujairah, da Arábia Saudita.

“O Alex está bem lá, apesar de sua equipe não estar muito bem no campeonato. Caso não apareça uma proposta muito interessante, a tendência é que ele volte a trabalhar conosco em 2013”, disse Maurício Assumpção, presidente do Botafogo, em entrevista à Rádio Globo.

Loco Abreu e Caio, emprestados ao Figueirense, também voltarão a ficar à disposição. O uruguaio tinha contrato com o Figueira até o fim de 2013, mas uma cláusula determinava seu retorno em caso de rebaixamento. Caio só vai ser negociado se tiver uma boa proposta, pois a diretoria descartou qualquer possibilidade de um novo empréstimo.

“Existem clubes interessados no Caio, mas ele só sai em caso de uma boa proposta. É um jogador que tem potencial se ficar focador dentro de campo e deixar de se preocupar com o comportamento da torcida”, disse Assumpção.



Grafite interessa ao Botafogo
Loco Abreu, por sua vez, só vai permanecer no clube se aceitar que não deve ser titular absoluto com Oswaldo. O treinador considera o uruguaio um jogador útil, porém apenas como opção para algumas partidas. O problema é que Abreu quer ter sequência dentro campo para jogar a próxima Copa do Mundo pela seleção uruguaia.

Além deles, o Botafogo espera contratar um grande nome para o ataque em 2013. Quem interessa é Grafite, de 33 anos, que esteve no grupo da seleção brasileira que disputou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e atualmente defende as cores do Al-Ahli, da Arábia Saudita.

“O Grafite realmente é um nome interessante, mas aqui não contratamos apenas o jogador. Ele precisa estar enquadrado no nosso projeto. Temos que saber como ele está, o que pensa para a carreira, o que quer jogando novamente no Brasil. Mas sem dúvida nenhuma interessa, pois fez gols por onde passou e sempre deixou uma boa impressão “, analisou Maurício.

As contratações de jogadores, porém, dependem da definição sobre o treinador para 2013. Ainda esta semana o mandatário vai se reunir com Oswaldo paradefinir a sua permanência. O técnico já deu entrevistas dizendo que se sente bem no clube e que pretende ficar, enquanto Mauricio afirma estar satisfeito com o trabalho da comissão técnica.

Dentro de campo o elenco ganhou folga nesta segunda e se reapresenta na terça-feira, a fim de se preparar para a partida do próximo domingo, contra o Sport. Com 54 pontos conquistados, em quinto lugar, o time ainda tem chances matemáticas de disputar a próxima Copa Libertadores. Hoje o São Paulo, com cinco pontos a mais, fecha a zona de classificação para o torneio continental.

Por ESPN.com.br com agência Gazeta Press

Quando será a nossa vez?


Opinião da Torcedora




Quando vai ser nossa vez de gritar campeão? 

De dormir na fila pra conseguir ingresso, vê o Engenhão lotado e abraçar qualquer desconhecido como se fosse um amigo pra comemorar um gol. 

De seguir o time do estádio a sede, de ir pra General Severiano e beber e gritar até não poder mais, de ficar de ressaca e não ir trabalhar no dia seguinte ou ir e falar pro patrão: "SOU CAMPEÃO, SOU BOTAFOGO e ainda nem dormi".

De usar a camisa até pra tomar banho... Quando vai ser nossa vez? Ano que vem? 

Nós te amamos independente de qualquer coisa Botafogo, mas também queremos comemorar! Tenho dito: boa dia, boa tarde, boa noite a todos!

Por BotafogoDerPrimeira

Seedorf e Bruno Mendes: troféus do Botafogo em temporada sem títulos


Atuações decisivas da dupla são consolo para o clube alvinegro, que ainda sonha com vaga para a Libertadores de 2013


Seedorf durante treinamento do Botafogo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
A derrota do São Paulo por 2 a 1 para o Grêmio, no domingo, manteve o Botafogo com chances matemáticas de se classificar para a Libertadores. Mas no clube, o sentimento é de que, independentemente disso, já existem alguns motivos de orgulho. Se o título do Brasileirão passou longe ou a sonhada vaga é difícil, o Alvinegro pode dizer que levantou dois troféus este ano. Eles atendem pelos nomes de Seedorf e Bruno Mendes.

Reforços do Botafogo para o segundo semestre, os dois jogadores terminam 2012 como unanimidade quando o assunto é eficiência, identificação e empatia com a torcida. A experiência de Seedorf e a juventude de Bruno Mendes foram elementos identificados como determinantes para a arrancada alvinegra nas últimas seis rodadas do Brasileiro.

No último sábado, a simples presença de Seedorf no banco de reservas contra a Portuguesa, pouco tempo após se recuperar de um estiramento muscular, foi motivo para euforia da torcida. Nos pouco mais de 15 minutos em que esteve em campo, o camisa 10 mostrou sua qualidade e passou perto de marcar um gol. Já Bruno Mendes manteve a média e marcou o sexto gol em seis partidas. Ambos deixaram o Engenhão ovacianados após a vitória por 3 a 0.

O técnico Oswaldo de Oliveira destacou a importância de Seedorf para o Botafogo, mas deixou claro que não há qualquer tipo de dependência do time em relação ao holandês de 36 anos.

- É um jogador importantíssimo, que trouxe uma astral diferente para o Botafogo e enriqueceu muito o nosso meio de campo com técnica e categoria. Mas nas duas partidas jogamos sem ele, assim como em outras ocasiões, e tivemos atuações muito boas. Não é uma questão de dependência, de criar esse esteriótipo. É importante quando o Seedorf joga, mas quando ele não está em campo a equipe tem armas para se sair bem - observou.



Vitor Júnior foi a voz dos jogadores no momento de se derreter em elogios a Seedorf e classificar o holandês como um exemplo.

- Ele é um cara comprometido com elenco e com o clube. A vontade de jogar dele sempre anima qualquer um. É importante ver isso de alguém consagrado. Com o Seedorf mostrando essa vontade, nenhum de nós pode desistir - disse o atacante.

Em relação a Bruno Mendes, ao mesmo tempo em que comemora a descoberta de um talento, o Botafogo lamenta o fato de não tê-lo antes. Além de enaltecer sua qualidade e eficiência como centroavante, o técnico Oswaldo de Oliveira elogiou a maturidade do jogador. Na última semana ele foi protagonista involuntário de uma polêmica fora dos gramados. Parte de seus direitos econômicos estão penhorados por conta de dois processos judiciais contra o Guarani, seu ex-clube.

- Ele foi alvejado de todos os lados. Ficamos preocupados e conversamos com ele, pois sabemos como é isso na cabeça de um menino como o Bruno. Mas ele tem tido uma reação positiva e mostrou isso contra a Portuguesa. Atuou solto, tranquilo e fez um gol de categoria. Ele sabe que precisa conviver com essas situações, independentemente do que se passa fora do campo - analisou o treinador do Botafogo.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Bruno Mendes não teme saída do Botafogo por conta de caso na Justiça




Pai do atacante alvinegro conversa com o LANCENET! e diz que filhos está tranquilo para jogar seu futebol



Bruno Mendes - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Bruno Mendes mantém a tranquilidade
 (Foto: Alexandre Loureiro)
Com os direitos econômicos penhorados em dois processos por conta de dívidas do Guarani, Bruno Mendes pode ter o registro com o Botafogo cancelado, mas se engana quem pensa que o atacante tem alguma insegurança sobre o futuro dele. No sábado, o jovem de 18 anos mostrou que não se abala fácil e marcou na vitória por 3 a 0 sobre a Portuguesa. Para quem acompanha a joia desde o nascimento, essa mentalidade forte já era bem conhecida.

LANCENET! conversou com o pai do jogador, Osmar Mendes, que revelou como está a cabeça do filho diante dos episódios ocorridos na Justiça e destacou que a promessa alvinegra não sente a carreira dele ameaçada.

- O Bruno sempre teve a cabeça boa, uma tranquilidade natural. Ele está bem, seguro de que seguirá no Botafogo. Além disso, conversamos com o empresário dele (Gustavo Arribas) e o agente disse que não tem problema algum entre o jogador e o Guarani. Então, não há motivos para se preocupar - comentou Osmar.

Logo após o triunfo sobre a Lusa, Osmar e Bruno Mendes viajaram para a cidade paulista de Cruzeiro, terra natal da família. Com o pé na estrada, pai e filho pensam apenas nas próximas alegrias pelo Botafogo.

- Viajamos aqui para a nossa cidade após o jogo e está tudo certo com a situação do Bruno Mendes. Ele está focado em continuar o bom momento dele no clube - destacou Osmar, recordando os seis gols do filho em sete jogos pelo Glorioso.

Nos bastidores, Bruno Mendes deu mostra da maturidade dele ao não procurar nenhum jogador do elenco, nem mesmo o amigo mais próximo, para falar sobre a questão na Justiça, que se tornou pública na última quinta-feira. O apoio interno que o atleta recebeu foi todo dado por pessoas que se sentiram à vontade de buscar o jovem para discutir o assunto.

- No Botafogo todos deram apoio, conversaram, mas está tudo certinho - falou Osmar, que seguiu o discurso do treinador Oswaldo de Oliveira no sábado:
- Ele foi alvejado de todos os lados. Todos ficamos preocupados aqui, conversamos com ele, mas ele deu uma resposta positiva.

PRESIDENTE SE MOVE POR JOIA

O juiz Maurício Bearzotti de Souza, da 9 Vara do Trabalho de Campinas, solicitou para a CBF o cancelamento do vínculo de Bruno Mendes com o Botafogo, mas a entidade máxima do futebol nacional ainda não atendeu a ordem judicial. O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, disse que procurou a CBF pelo caso.

- Liguei para a CBF na sexta-feira e fui informado de que as condições do Bruno Mendes seguem normais. A Justiça foi clara na ordem, mas a negociação do jogador foi legal, mesmo com a penhora. Esta é uma questão que o Guarani terá que resolver - falou em entrevista à Rádio Globo.


Alexandre Braz e Vinícius Perazzini Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET!