Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2022

Ceilândia-DF x Botafogo: prováveis times, desfalques e onde assistir ao jogo da Copa do Brasil


Botafogo, atual campeão da Série B do Brasileirão, inicia caminhada no torneio contra o vice do Candangão; jogo terá transmissão para todo o Brasil





Montagem LANCE!



O Botafogo começa a caminhada na Copa do Brasil nesta próxima quarta, contra o Ceilândia. Por ser o atual campeão da Série B do Brasileirão, o Glorioso entra na terceira fase da competição. O primeiro jogo entre as duas equipes acontece no Estádio Mané Garrincha, às 21h30.



+ Perda de três titulares, 'novo time' e contra-ataque: como o Ceilândia chega para enfrentar o Botafogo


O Ceilândia foi vice-campeão brasiliense, perdendo para o Brasiliense - empate em 1 a 1 no jogo de ida e uma derrota por 2 a 1 na volta. A equipe do Distrito Federal começou bem na Série D do Brasileiro, vencendo o Costa Rica por 1 a 0.

O Botafogo vem embalado, após vencer o Ceará, pelo Brasileirão no último domingo, por 3 a 1. A equipe alvinegra nunca venceu uma edição do torneio e vai disputar pela 29ª vez. O máximo que os alvinegros atingiram na competição foi uma final em 1999 contra o Juventude. A melhor campanha nos últimos dez anos foi quando chegaram à semifinal em 2017.




FICHA TÉCNICA
CEILÂNDIA X BOTAFOGO


Data-Hora: 20/04/2022, às 21h30
Local: Estádio Mané Garrincha
Árbitro: Braúlio da Silva Machado (FIFA - SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Johnny Barros de Oliveira (SC)
Onde assistir: Globo, Premiere e SporTV

CEILÂNDIA (Técnico: Adelson de Almeida)

​Matheus Kayser; Gabriel Arantes, Gabriel Vidal, Medeiros, China (Gleissinho); Werick, Fernando Gomes; Matheus Falero, Filipinho (Peninha), Thiago Magno (Hywri); Roberto Pítio.

Desfalques: -
​Suspensos: -
​Pendurados: -


BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)

​Diego Loureiro; Saravia, Philipe Sampaio, Kanu, Daniel Borges; Tchê Tchê (Del Piage), Patrick de Paula; Diego Gonçalves, Chay (Gustavo Sauer), Victor Sá; Erison.

Desfalques: Gatito Fernández (dores); Carlinhos, Rafael, Maranhão, Gabriel Tigrão (lesionados); Luís Oyama e Cuesta (já jogaram a competição por outros times)

​Suspensos: -
​Pendurados: -


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo chega perto de ano com mais estrangeiros no elenco principal; veja o ranking


Com seis estrangeiros no grupo comandado pelo português Luís Castro, clube se aproxima de 2020, quando teve nove no elenco







Botafogo ganha do Ceará com dois gols e uma assistência de Erison



O novo Botafogo é internacional, e o elenco também reflete esse novo momento. Sob comando do americano John Textor, o grupo principal chegou à soma de seis estrangeiros. O número só fica atrás da temporada de 2020, quando o Alvinegro contou com nove.


+ Tchê Tchê comemora chegada: "Privilégio estar aqui"



Veja o pódio


1. 2020: Carli (Argentina) Ângulo (Colômbia), Barrandeguy (Uruguai), Cortez (Equador), Gatito (Paraguai), Honda (Japão), Kalou (Costa do Marfim), Lecaros (Peru), Renteria (Colômbia)

2. 2022: Carli (Argentina), Cuesta (Argentina), Gatito (Paraguai), Joffre (Bolívia), Niko (Finlândia), Saravia (Argentina).

3. 2016: Canales (Argentina), Carli (Argentina), Damián Lizio (Bolívia), Salgueiro (Uruguai) e Yaca Nuñez (Argentina).


+ Gustavo Sauer é registrado no BID





— Foto: ge


Além dos três recém-contratados, o Botafogo já contava com Gatito Fernández, Joel Carli e Renzo Saravia. O último também chegou ao clube recentemente, um mês antes do trio.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O número desta temporada poderia ser maior. Isso porque Darius Lewis, de Trinidad e Tobago, também tem idade profissional. Ele fica fora da lista por estar no projeto de time B, e não no grupo principal, comandado pelo técnico português Luís Castro.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo apresenta Lucas Fernandes e Gustavo Sauer: "Estamos prontos"


Dupla que veio do futebol português fala sobre chegada ao Alvinegro



O Botafogo apresentou oficialmente na manhã desta terça-feira os jogadores Lucas Fernandes e Gustavo Sauer, brasileiros contratados junto ao futebol português. Em entrevista coletiva no estádio Nilton Santos, os jogadores já se colocaram à disposição do técnico Luís Castro para estrear.


- A gente vinha treinando e jogando. Estamos em um final de temporada na Europa. Estamos aí. Se o mister quiser contar com a gente, estamos prontos - afirmou Gustavo.


+ Conheça Gustavo Sauer, considerado "um jogador pronto" pela imprensa portuguesa





Lucas Fernandes, André Mazzuco e Gustavo Sauer do Botafogo — Foto: Thayuan Leiras/ge



Os dois fazem parte do pacote de doze reforços da "Era Textor" no Botafogo. Ambos treinaram pela primeira vez neste segunda-feira e já estão regularizados. Dependem somente da decisão do técnico para entrar em campo contra o Ceilândia, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil.


Lucas Fernandes é meia e chegou por empréstimo junto ao Portimonense. Já o atacante Gustavo Sauer veio, em definitivo, após uma ótima temporada pelo Boavista, de Portugal.


Em comum, ambos os jogadores ressaltaram a possibilidade de trabalhar com Luís Castro, de quem trouxeram boas referências do futebol português.


- A gente pegou referências, nunca trabalhamos juntos. Todos os amigos disseram que é um fenômeno, muito forte na parte tática, quer um time agressivo, intenso. Estamos acostumados com isso em Portugal. É uma vantagem que o Botafogo tem - disse Gustavo.


- O Castro é um treinador que cobra agressividade e intensidade. Gosta de ter bola, de ter o controle. A gente pode ajudar por estar acostumado com a cultura portuguesa. Ele vai ajudar a nossa equipe, tem um grande trabalho pela frente - completou Lucas.



Veja outros temas respondidos pelos jogadores:

Chegada ao Alvinegro


Lucas - Agradeço ao Botafogo pela confiança. Estou muito feliz e motivado. Vou fazer de tudo para ajudar e dar o meu melhor a cada dia. Contou bastante o projeto apresentado para a gente. A diretoria mostrou que vai fazer um trabalho bem sério. O Botafogo é um cube grandioso e tem um projeto que tem tudo para dar certo


Gustavo - Quero agradecer a todos os que participaram desse sonho. Muito feliz e motivado. Tem pessoas sérias por trás desse projeto. É ambicioso, em um clube tradicional do Brasil. Estamos muito felizes de estar aqui.





Gustavo Sauer, novo reforço do Botafogo — Foto: Divulgação


Posicionamento em campo


Lucas - Passei quase quatro anos em Portugal. Fiz todas as posições no meio de campo e evoluí taticamente. Posso jogar onde o Luís preferir.


Gustavo - Eu estava jogando mais pelo lado direito, mas já joguei como 10, como terceiro homem de meio de campo também. Sou um jogador versátil, posso ajudar nesse sentido. Foram três anos muito felizes em Portugal, mas o ciclo chegou ao fim. Estou feliz de estar no Botafogo, que tem uma história que fala por si só.



Futebol brasileiro

Lucas - Em questão de talento, técnica individual, o Brasil continua na frente. O que sobressai na Europa é a qualidade do jogo, a tática. A gente pode ajudar nisso também.


Gustavo - É uma liga muito competitiva. O Brasil acho que tem mais talento, então temos essa vantagem. Se trabalharmos como eles trabalham lá, podemos dar muito certo também.





Lucas Fernandes em ação pelo Portimonense — Foto: Portimonense/Divulgação



Projeto do Botafogo

Lucas - No momento que soube do interesse, fiquei muito feliz. O Botafogo é muito importante para o futebol brasileiro. O projeto apresentado foi sério, muito bom. Estamos acreditando que o Botafogo voltará a estar entre os melhores do futebol brasileiro. Estamos aqui para crescer junto com o clube.


Gustavo - Quando chegou a proposta, senti que poderia ajudar o clube. Podem esperar de mim muita vontade. Sou um jogador intenso, que acredita até o último minuto. Projeto dar tudo pela equipe.


Adaptação

Gustavo - A gente tem grande chance de sair na frente porque Portugal é muito próximo do Brasil. Desde a língua à alimentação. O Brasil é o nosso país, e o Castro é um grande treinador. Já vimos isso no primeiro treinamento.


Estreia

Lucas - Estamos à disposição do professor. Estou sempre pronto.


Gustavo - A gente vinha treinando e jogando. Estamos em um final de temporada na Europa. Estamos aí. Se o mister quiser contar com a gente, estamos prontos.


Disputa por posições

Lucas - Será uma disputa sadia. Todos têm valor e vão mostrar. Estou à disposição do treinador para jogar em qualquer posição do meio de campo.


Gustavo - A gente teve alguns jogos contra. Acho que eu ganhei mais... (risos)


Mais sobre características

Lucas - Retorno mais experiente. Não só tecnicamente, mas taticamente. A experiência em diferentes áreas, desde o campo à cultura, ajuda o atleta. Vou dar o meu melhor nessa volta. Antes, era tudo muito novo, eu era muito jovem. Aprendi bastante para ajudar o Botafogo.



Gustavo - Sou um jogador rápido, mas não sou um velocista. Eu procuro sempre o arremate, o que pode encaixar no esquema tático do mister.


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Erison iguala marca de Loco Abreu e entra em seleta lista de mais rápidos a marcar 10 gols pelo Botafogo



'El Toro' balança as redes dez vezes em 14 jogos, mesma quantidade que o uruguaio fez em 2012; camisa 89 é o artilheiro do Botafogo na temporada; Túlio Maravilha lidera





Erison é o artilheiro do Botafogo em 2022 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Sair do Brasil de Pelotas após uma reta final de destaque e superar nomes como Clarence Seedorf, Herrera e Elkeson são fatores que explicam o início meteórico de Erison no Botafogo. O camisa 89 marcou dez gols em 14 jogos pelo Alvinegro e igualou uma marca de Loco Abreu que não aparecia no clube desde 2012.


+ Tchê Tchê vibra com chegada ao Botafogo: 'Tem um projeto com ambições do tamanho do clube'


O uruguaio também fez os mesmos números que o 'El Toro' há dez anos: dez bolas na rede nas primeiras 14 partidas que disputou na temporada - o camisa 13, posteriormente, teve um atrito com o técnico Oswaldo de Oliveira e foi emprestado ao Figueirense ainda no meio do ano, mas terminou o 2012 no Alvinegro com 12 gols.

Vale ressaltar, porém, que a minutagem do camisa 89 é menor do que a do 13 foi há dez anos. Enquanto Loco Abreu esteve em campo por 1.069 minutos, Erison passou 703. A diferença é de, na prática, quatro jogos entre os dois.

O camisa 89 do Alvinegro foi a revelação do Campeonato Carioca e já mostrou os serviços do Estadual logo no segundo jogo do Brasileirão. Diante do Ceará, uma atuação de arrancar aplausos: jogo fora da área, força física, esforço e, claro, as participações diretas nos gols.


O LANCE! fez um levantamento sobre o tempo que os jogadores do Botafogo demoraram a alcançar a marca de 10 gols. O 'recorde' é de Túlio Maravilha, que balançou a rede dez vezes em sete jogos - média de mais um gol por partida - em 1995, ano que foi o herói da conquista do Brasileirão.




MAIS RÁPIDOS A MARCAR 10 GOLS PELO BOTAFOGO EM UM ANO

Túlio Maravilha (1995) - 10 gols em 7 jogos

Alex Alves (2004) - 10 gols em 10 jogos

Dodô (2007) - 10 gols em 12 jogos

Loco Abreu (2011) - 10 gols em 13 jogos

​Erison (2022) - 10 gols em 14 jogos

Loco Abreu (2012) - 10 gols em 14 jogos



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)