Páginas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Com sua pior campanha dos pontos corridos, Bota fica alerta contra queda


Alvinegro tem aproveitamento de 34,4% dos pontos, seu número mais baixo a seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro



Volante Gabriel em derrota para o Cruzeiro, domingo: missão
difícil no Brasileiro (Foto: Fernando Michel/O Dia/Agência Estado)
Com quatro vitórias a conquistar nas últimas seis rodadas do Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem uma missão muito complicada para escapar do rebaixamento. Mas para buscar motivação e fôlego, é melhor o Alvinegro não olhar para trás. Isso porque a equipe comandada por Vagner Mancini faz em 2014 a pior campanha do clube no Brasileirão de pontos corridos a seis partidas do fim da competição.

O Botafogo fechou a 32ª rodada na 18ª posição, com nove vitórias, seis empates e 17 derrotas (33 pontos), que representam 34,4% de aproveitamento. Em 2004, por exemplo, quando se salvou do rebaixamento na última rodada, o Alvinegro tinha 37,4% de aproveitamento quando faltavam seis rodadas para o fim do Brasileirão. Quando viveu situação semelhante, em 2009, o aproveitamento era de 36,5% após a 32ª rodada. O Glorioso não disputou a primeira edição dos pontos corridos, em 2003, por ter atuado na Série B.

De acordo com o cálculo dos matemáticos, o Botafogo pode evitar o rebaixamento se chegar a, no mínimo, 45 pontos. Portanto, são necessários 12 dos 18 pontos ainda em disputa. O Alvinegro será mandante em três rodadas (Atlético-PR, Figueirense e Atlético-MG), além de disputar o clássico contra o Fluminense no Maracanã.

O técnico Vagner Mancini reconhece que o Botafogo vive momento delicado, mas após a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, no último domingo, ressaltou que o grupo precisa fazer um esforço fora do normal para evitar a queda para a Segunda Divisão.

- Não está sendo fácil, não é difícil de entender, o Botafogo vive uma situação desesperadora porque tem de vencer as partidas e ao mesmo tempo superar uma série de problemas. Diariamente tem de superar alguma coisa para no fim de semana ter força para ir lá jogar. Não é fácil vir jogar aqui no Mineirão contra o Cruzeiro, em uma situação em que o líder tem de vencer para continuar a caminhar rumo ao título, e o Botafogo tem de vir somar pontos, sendo que o Cruzeiro perdeu muito pouco aqui. O momento é desconfortável, mas todos temos de dar aquela força interior, em um ano muito difícil, para que a gente possa se superar e tirar o Botafogo dessa situação. Uma vitória hoje nos tiraria da zona, então está tudo aberto ainda - disse o treinador.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro