Páginas

domingo, 15 de maio de 2016

Ricardo Gomes lamenta "escolhas erradas" em derrota do Botafogo


Treinador fica satisfeito com volume de jogo contra o São Paulo e busca ajustes no setor ofensivo: "Duas ou três situações claras que deveríamos marcar diferente"




A derrota por 1 a 0 para o São Paulo na estreia do Campeonato Brasileiro machucou Ricardo Gomes. Ao lamentar o revés, o treinador do Botafogo ressaltou que sua equipe teve maior volume de jogo, mas não soube tomar as melhores decisões ofensivas para buscar uma reação na partida.


- (Estreia) não foi boa, claro, não poderia ser, por ser derrota em casa. Mas o time lutou até o último minuto, com bom volume de jogo, mas escolhas erradas. Vai ser uma boa luta. Estamos confiantes no nosso time, nesse ajuste. Nós tínhamos problemas no último terço, mas hoje foi muito mais na escolha entre bater e passar. Esse foi o nosso erro em duas ou três situações claras, que deveríamos marcar diferente.


Confira a íntegra da entrevista coletiva:




Ricardo Gomes durante jogo do Botafogo
contra o São Paulo (Foto: André Durão)
Mudanças no time
Não podemos esquecer que tivemos quinta-feira à noite um jogo, Copa do Brasil para o Botafogo também é importante. E jogar domingo pela manhã tem uma carga importante, menos de 72h, então isso tem um peso. Consequentemente não foram só as mudanças, todas as más escolhas... Por isso, essas 72h (de intervalo) deveria ser por lei.

Substituição de Neílton
Foi escolha minha.

Faltou garra?
Garra teve, se fosse assim era fácil. Se só com garra você ganhasse jogo, seria bem mais fácil. Mas não é o caso. Garra teve, precisa um pouco mais de aprimoramento no último passe, na escolha, ou chuta ou passa. Esse foi o erro do time. Time foi bem, entrou na área, mas nessa escolha pecamos.

Time se desestruturou?
Até então (o gol), o São Paulo não tinha dado um ataque. No primeiro, deu gol. Aí o time ficou desnorteado, mas durou 10, 15 minutos. Depois voltamos a jogar futebol, tivemos duas oportunidades e não aproveitamos.

Prejuízo com derrota
Mais moral do que numérico, é início de um campeonato longo. Mais moral, estreia, voltando da Segunda (Divisão), todo mundo queria a vitória do Botafogo.

Achou falha do Helton Leite?
Não.

Bruno Silva abaixo da média
Claro que não. Se você culpar o Bruno Silva, lógico que não. Time teve volume. A gente exalta o coletivo na vitória e na derrota também.

Copa do Brasil
O problema é que nós temos de novo na quinta-feira, mas agora sim acho que o jogo no Brasileiro não é na parte da manhã. Consequentemente a recuperação é melhor. Mas olha, sinceramente, não foi pela falta de recuperação o resultado, não é desculpa. Melhor seria um time mais fresco, tivemos volume, foram escolhas erradas que causaram a derrota.

Estreia do Aquino
Pouco tempo, muito pouco tempo.

Como corrigir deficiência para fazer gol?
Isso é trabalho do dia a dia, os treinos, não conheço outra fórmula. Tem que massificar o trabalho de finalização dentro da área. Estamos fazendo isso, ainda não tivemos o resultado esperado.

Pancada na cabeça de Leandrinho
Ele está bem, nada de mais.

Ribamar
Temos que insistir, jogador de potência, habilidade, falta o cheiro do gol. Isso vai acontecer, tem que ter paciência. Claro, o torcedor que paga o ingresso quer a bola na rede. Como profissionais temos que ter paciência e entender que é um garoto de 18 anos.

Emerson está recuperado?
Sim, hoje foi escolha minha porque não o queria perder de novo. Então já na quinta-feira um meio tempo (para ele jogar) ou não. Eu decido depois, quero manter pelo menos um time durante 10, 12 jogos. Isso é muito importante. Ele estava no banco, mas escolha minha para não começar jogando.

Gegê volta na quinta?
Não tenho certeza.



FONTE: GE/Por Thiago Lima/Volta Redonda, Rio de Janeiro

 Com 11 reservas e gol inédito, São Paulo vence um desfalcado Botafogo


Lucas Fernandes, de 18 anos, garante a vitória paulista no Brasileirão, em Volta Redonda, com gol de falta. Equipe carioca pressiona, mas erra quase tudo na frente



Em confronto cheio de desfalques neste domingo, o São Paulo venceu o Botafogo por 1 a 0, em Volta Redonda, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi de Lucas Fernandes, de falta, seu primeiro no time principal tricolor, que entrou em campo com 11 reservas por causa do jogo das quartas de final da Libertadores, na quarta-feira, contra o Atlético-MG. O time carioca não contou com o goleiro e capitão Jefferson, Carli e Gegê, machucados.


Na segunda rodada do competição nacional, o São Paulo recebe o Internacional, no domingo, às 16h, em local a definir – Morumbi está interditado. Às 18h30, o Botafogo enfrenta o Sport na Ilha do Retiro.


Helton Leite não alcança a bola na cobrança de falta de Lucas Fernandes (Foto: André Durão/Globoesporte.com)




O jogo

O primeiro tempo começou com o Botafogo no campo de ataque. Pelas pontas, chegava com facilidade à área adversária, mas pecava nas finalizações – quem mais tentou na etapa inicial foi Ribamar, quatro vezes.


Lucas Fernandes, com Lyanco, chora ao festejar o gol
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
Na primeira chance real que teve, aos 21 minutos, o São Paulo abriu o placar. Lucas Fernandes bateu falta frontal no canto esquerdo de Helton Leite, que chegou atrasado. Foi o primeiro gol no time principal do meia de 18 anos, que chorou na comemoração.


Com Sassá na volta para o segundo tempo e Salgueiro aos 14, Ricardo Gomes tentou melhorar a performance do ataque do Fogão. Mas, de novo, o volume de jogo não se transformou em chances de gol. Aos 23, Anderson Aquino também entrou, mas nem a estreia do Amuleto resolveu o problema.


Bauza retrucou com a entrada de dois titulares, Thiago Mendes e Kelvin, o que fez o Tricolor sair de seu campo de defesa. Com um final de jogo mais equilibrado, e gol mal anulado de Centurión aos 48 minutos, a vitória paulista foi mantida.



Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Volta Redonda, RJ

Ainda sem nomes de peso, Botafogo aposta na garotada na volta à Série A



À espera de Barcos, Alvinegro inicia caminhada no Brasileirão depositando esperança de quebrar jejum de quatro anos contra o São Paulo nos pés de Leandrinho e Ribamar




O Botafogo tentou Alex, do Internacional, foi atrás de Kleber Gladiador, do Coritiba, e voltou à carga por Barcos, do Sporting, de Portugal. Em meio a tentativas e insucessos até o momento por um nome de peso, o Alvinegro retorna à Série A do Campeonato Brasileiro neste domingo e inicia sua caminhada apostando na fórmula que deu resultado no estadual: a garotada. Nos pés de jovens como Ribamar, de 18 anos, Leandrinho, de 19, Fernandes, de 21, e Neilton, de 22, a missão de produzir ofensivamente contra o São Paulo, às 11h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Enquanto não chega alguém para ser a referência do time na linha e divida a responsabilidade com eles. Com alguns reforços de "bagagem", a diretoria sonha alto, apesar de o time não entrar como um dos favoritos na competição.


- Estamos esperando aí a resposta do irmão dele (Barcos). Acho que de repente a gente dá esse presente à torcida do Botafogo. Vamos ver. Se o Sporting abrir, acho que nós vamos chegar lá. Acho que nós temos condições de pagar. Já traçamos a meta. Quero que o Botafogo seja o primeiro. Se eu disser que não quero que o Botafogo seja o campeão, estarei mentindo. Nós vamos lutar para ganhar o campeonato. É isso que eu quero. E a Copa do Brasil também - disse o vice de futebol alvinegro, Antônio Carlos Azeredo, o Cacá, no lançamento do novo uniforme.


Ricardo Gomes orienta um elenco recheado de jovens e pratas da casa (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)


A meta da comissão técnica, por sua vez, é pelo menos terminar o Brasileirão na parte de cima da tabela, longe de qualquer sufoco. Até o momento, o Botafogo fez cinco contratações para disputar a competição: os atacantes Rodrigo Pimpão (ex-Emirates Club), Anderson Aquino (ex-Linense) e Geovane Maranhão (ex-Madureira) - trio que ainda não estreou -; o meia Marquinho (ex-Macaé) e o lateral-esquerdo Victor Luis (ex-Palmeiras).


Se falta referência na frente, lá atrás o ídolo Jefferson segue como a liderança do grupo, mas nem ele estará presente no Raulino de Oliveira. O goleiro é só um dos muitos titulares que serão desfalques na rodada, junto com a dupla de zaga, Carli e Emerson, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o meia Gegê, todos no departamento médico. Sem eles, o Botafogo terá a tarefa de quebrar um jejum de quatro anos sem superar o São Paulo se quiser largar bem no Brasileiro.


A última vitória foi na estreia da Série A de 2012, quando fez 4 a 2 no Estádio Nilton Santos, com três gols de Herrera e um de Vitor Júnior. De lá para cá, foram cinco confrontos com o Tricolor, com três derrotas e dois empates. Estrear contra paulistas, por sinal, vem sendo uma rotina negativa para o Alvinegro. Tirando esse triunfo há quatro anos, o Botafogo iniciou os últimos torneios na elite diante de rivais do estado: empatou com o Santo André em 2009, com o Santos em 2010 e com o Corinthians em 2013; e saiu derrotado para o Palmeiras em 2011 (0x1 Palmeiras) e para o próprio São Paulo em 2014. Mais um desafio para o time de Ricardo Gomes.

Computando todas as competições e amistosos, Botafogo e São Paulo já se enfrentaram em 99 oportunidades, com bastante equilíbrio. Foram 39 vitórias tricolores, 38 botafoguenses e mais 22 empates. Nos gols marcados, vantagem são-paulina: 172 gols contra 157.


Provável escalação do Botafogo para a estreia do Brasileiro contra o São Paulo neste domingo (Foto: Arte Esporte)

Botafogo x São Paulo

Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda
Data e horário: domingo, 11h (horário de Brasília)
Escalação provável: Helton Leite, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Victor Luis; Lindoso, Bruno Silva, Fernandes e Leandrinho; Neilton (Salgueiro) e Ribamar.
Desfalque: Jefferson, Carli, Emerson, Diogo Barbosa e Gegê (departamento médico)
Arbitragem: Braulio da Silva Machado (SC), auxiliado por Neuza Ines Back (SC) e Helton Nunes (SC).
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino).



Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago LimaVolta /Redonda, RJ