Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

Após sete partidas em 138 dias, Loco Abreu não atua mais pelo Figueirense



Por meio de rede social e sem dar detalhes, clube informa que o atacante uruguaio teve contrato rescindido



Loco Abreu, Figueirense (Foto: Luiz Henrique, Divulgação / FFC)
Loco Abreu não é mais jogador do Figueira (Foto: Luiz Henrique, Divulgação / FFC)

Loco Abreu não é mais jogador do Figueirense. O clube de Florianópolis anunciou por meio da sua conta oficial na rede social Twitter que o contrato foi rescindido, sem dar detalhes. O ídolo uruguaio, que foi apresentado como a maior contratação do futebol catarinense, atuou pouco na campanha que culminou com o rebaixamento do Alvinegro. Entre convocações para a seleção e lesões, Loco Abreu passou mais tempo fora dos gramados do que em campo.

O atacante ficou emprestado pelo Botafogo ao Figueira por menos de cinco meses, de 7 julho, quando foi apresentado, até 24 de novembro. Em 138 dias, Loco Abreu atuou apenas em sete jogos pelo Figueirense, com apenas um gol assinalado. O contrato inicial previa a permanência até 2013, mas que poderia ser terminado em caso de rebaixamento.

Loco Abreu chegou ao time catarinense com esperança de levar o time, que havia alcançado a sétima colocação em 2011 no Campeonato Brasileiro, a zona de classificação para a Libertadores. No final do ano, o time acabou na degola para a Segundona.

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis


Revelação da base, Fabiano espera chance no Botafogo em 2013


Volante, que só não subiu para os profissionais por causa de grave lesão no joelho direito, teve que superar morte da irmã para seguir em busca da vaga no time principal


Fabiano - Botafogo (Foto: Ruano Carneiro)
Fabiano sofreu grave lesão no joelho
direito, em janeiro (Foto: Ruano Carneiro)

A vida não foi fácil para o garoto Fabiano em 2012. O volante viu de perto o sonho de se tornar profissional pelo Botafogo, mas demorou quase um ano para realizar o objetivo de juntar-se aos companheiros mais velhos. Revelação da equipe alvinegra de juniores, o meio-campista era um dos cotados para chegar ao time profissional na pré-temporada, mas uma grave lesão no joelho adiou seus planos.

Em janeiro, Fabiano rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e precisou fazer uma cirurgia. Pronto para subir ao lado de jovens como Andrey, Vitinho, Renan Lemos e Elber, o meio-campista não podia nem entrar em campo. Pior: na mesma época da cirurgia, perdeu a irmã, Thamires. Mas as dores físicas e psicológicas foram o início de seu reerguimento. Com os nomes dos pais e da irmã tatuados nos braços, o volante tem se apoiado na família para se reerguer e ganhar uma chance em 2013.

- Foi um período muito díficil para mim, mas consegui superar. A minha família me deu muita força e todo mundo aqui no Botafogo também. Me deixaram ciente de que, quando eu melhorasse, eu ganharia uma chance no time profissional. Isso me ajudou bastante - revelou, em entrevista ao Lance!Net, a primeira que deu desde que chegou ao time principal alvinegro.

Fabiano, de 20 anos, é mais uma cria das categorias de base do Botafogo. Morador de Deodoro, Zona Oeste carioca, cresceu indo jogar futebol no CT alvinegro de Marechal Hermes, bairro vizinho, para onde ia até a pé. Campeão carioca de juniores no ano passado, jogando com nomes como Cidinho, Jadson e Jeferson, voltou aos treinos em campo no fim de outubro, e já com a equipe profissional. A intenção do jovem, agora, é impressionar o técnico Oswaldo de Oliveira para receber uma oportunidade em 2013:

- Jogar ao lado de Seedorf, Renato, trabalhar com o Oswaldo é algo ótimo. É uma grande chance para mim, algo muito importante para minha carreira, e que me deixa feliz. Estar ao lado desses caras é uma oportunidade única, fico na expectativa de subir e ficar no time principal.

Fabiano tem contrato com o Botafogo até o fim de 2014. Com mais dois anos pela frente pelo Alvinegro, o antigo camisa 8 dos juniores agora busca se desprender do passado para, assim como os companheiros que ganharam chances mais cedo, ter um lugar ao sol e brilhar dentro da equipe profissional.

JOVEM JÁ DEIXOU A SENSAÇÃO GABRIEL NO BANCO

Nos juniores, Fabiano formava a dupla de volantes com Jadson, hoje no time profissional. Gabriel, atualmente titular do Botafogo, era seu reserva. No entanto, Fabiano não maldiz contra a falta de sorte que teve no começo do ano. Apesar de reconhecer que poderia ter hoje um espaço dentro da equipe, ele se diz satisfeito por ver seus companheiros brilhando.

- Fiquei pensando que poderia ser eu ali, agora. Mas fiquei muito mais feliz por eles, por vê-los jogando com caras experientes como o Renato, o Seedorf. O mais importante é que o trabalho da base continuou sendo valorizado e que subiram o Jadson e o Gabriel, amigos meus, com quem sempre tive uma ótima relação - disse.

Gabriel explicou que demorou a se encaixar no time titular dos juniores logo que chegou, em 2011, e que a grave lesão de Fabiano é que acabou fazendo com que tivesse mais chances no time treinado por Eduardo Húngaro.

- Eu cheguei do Paulínia-SP para jogar, mas fiquei no banco para ele por algum tempo, até pela minha documentação não ter ficado pronta. Vim devagarinho, era a última opção, mas fui ganhando chances, e quando entrei, não saí mais. Foi assim no profissional também, é até curioso - afirmou o meio-campista, que torce pela recuperação completa do companheiro, com quem gostaria de jogar no time profissional:

- Acho que ele é um grande jogador, tem muita qualidade. Cadencia muito o jogo, gosto muito do jogo que ele tem. Recuperando-se bem, vai ter sua chance mais para frente, com certeza. Torço para que melhore logo e nos ajude.

Gabriel Andrezo - Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET!

Em palco de gente grande, Flamengo e Botafogo decidem Taça OPG


Invicto na competição, o Glorioso tem a vantagem por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, na Gávea. Por sua vez, o Rubro-Negro não quer deixar barato e conquistar mais um título na base


Sassá e Rafinha (Foto: Patrick Szymshek - Paulo Wrencher)
Sassá (dir.) e Rafinha são as esperanças dessa
 final (Foto: Patrick Szymshek - Paulo Wrencher)

Chegou a tão esperada hora da final da Taça Otávio Pinto Guimarães. O invicto Botafogo recebe o Flamengo neste domingo, às 10h, no Engenhão. Na primeira partida, 2 a 1 para o Glorioso, na Gávea. Com isso, o Alvinegro tem vantagem do empate no duelo. Qualquer triunfo rubro-negro por diferença de um gol leva a decisão para os pênaltis.


Inicialmente, o palco da decisão seria o Caio Martins, porém, a pedido da diretoria do Botafogo, o local foi mudado. A ideia é acostumar os jogadores com a torcida, que promete comparecer ao estádio, pois a entrada é franca para rubro-negros e alvinegros. Pelo lado do atual campeão, Flamengo, a responsabilidade é grande para não deixar a taça sair da Gávea.

PRA FECHAR COM CHAVE DE OURO

Foram 13 jogos do Glorioso: 11 vitórias e dois empates. Campanha invicta, futebol convincente e algumas excelentes vitórias em clássicos resumem um pouco do Botafogo na Taça Otávio Pinto Guimarães deste ano. Vencedor da competição em três oportunidades, o Glorioso tenta voltar a triunfar após 15 anos.

Apesar da vantagem, o duelo é visto com grande dificuldade. De acordo com o técnico do Glorioso, Jair Ventura, é esperada uma grande final:

- Temos certeza de que teremos mais uma grande pedreira pela frente. É uma equipe muito técnica. Eles têm jogadores muitos velozes e vai ser mais um jogo muito disputado como foi o primeiro. Não podemos esquecer que, assim como nós, eles têm jogadores de seleção que podem fazer toda a diferença. Esperamos mais uma guerra que deve até valorizar os atletas.

Emprestado pelo Bangu após o Campeonato Carioca, o volante Gabriel Galhardo também fala sobre o duelo. O jogador lembra que a partida será realizada no Engenhão, o que dá mais motivação a todos:

- Quero convocar a torcida a comparecer ao Engenhão, a entrada é grátis, para que possam nos apoiar pra sairmos com o título que não conquistamos desde 1997.

REVIRAVOLTA RUMO AO TÍTULO

Após o revés na Gávea, só a vitória interessa ao Flamengo. Ciente de que o adversário está invicto na competição, o zagueiro Fernando, capitão do time rubro-negro, garante que o Botafogo não é favorito, mesmo jogando em casa.

- Eles têm a vantagem de empatar, além de o jogo ser no Engenhão. Nós já jogamos na Gávea, mas vacilamos. Mesmo com esses fatores contra nós, acredito que não há favorito para a conquista do título - comentou o capitão.

Vitinho e Sassá, jogadores do Botafogo, integravam o elenco profissional do Alvinegro, mas voltaram para equipe de juniores só para a disputa da final. Sassá, inclusive, marcou os dois gols do primeiro confronto. Cleber Almeida, técnico do Flamengo, revelou ao LANCEnet! que há a possibilidade de alguns jogadores do time profissional rubro-negro jogarem a segunda partida da decisão.

- Não vejo problema algum na entrada de alguns jogadores do profissional. O Botafogo também fez isso no primeiro jogo. Acho válido, pois eles só vão acrescentar qualidade ao nosso time - comentou Fernando.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X FLAMENGO
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 25/11/2012 às 10h (de Brasília)
Árbitro: Christiano Gayo Nascimento
Assistentes: Rafael da Silva Coimbra e Thiago Rosa de Oliveira

BOTAFOGO: Andrey; Rafael Siri, Kazu, Kerlyson e Renan; Élber, Dedé, Octávio e Gegê; Vitinho e Sassá. Técnico: Jair Ventura.
FLAMENGO: Luan; João Felipe, Fernando, Samir e Felipe Dias; Recife, Vitor Hugo, Rodolfo e Sartori; Pedrinho e Rafinha. Técnico: Cleber Almeida.

Walace Borges - Rio de Janeiro (RJ) Leia mais no LANCENET!

Antônio Carlos: 'A final da Taça Rio contra o Flamengo está marcada'



Zagueiro fará sua 150ª partida com a camisa do Botafogo no confronto com o Atlético-MG, domingo, e lembra jogo do título estadual de 2010



Antonio Carlos, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Antonio Carlos ainda tem contrato até 2014
 (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

O confronto com o Atlético-MG, domingo, no Engenhão, não tem muita validade para o Botafogo em termos de classificação no Campeonato Brasileiro. Para o zagueiro Antônio Carlos, no entanto, será motivo de comemoração, já que completará 150 jogos com a camisa do clube em três anos.

Nesse período, sua melhor lembrando é do confronto com o Flamengo na final da Taça Rio de 2010. Na época, o Botafogo vinha de três derrotas em decisões de Campeonato Carioca contra o rival e, com a vitória por 2 a 1, no Maracanã e, sagrou-se campeão naquele ano.

'o' jogo

- Era um jogo no qual poderíamos ser campeões direto e vivíamos um momento conturbado na época. Saímos daquela situação de uma maneira bem legal contra um rival importante. Essa final da Taça Rio contra o Flamengo está marcada - disse Antônio Carlos.

Com contrato até 2014 com o Botafogo, o zagueiro ainda acredita em novas marcas importantes com a camisa do clube. Aos 29 anos, considera seu feito algo difícil de acontecer no futebol hoje em dia.

- É uma marca cada vez mais significativa. Muita gente já passou, contrbuiu da sua maneira e eu estou aqui esse tempo todo. Esse número significa que estou sempre jogando. Não fossem as lesões que tive, já estaria até com 200 jogos. Dor a gente sempre sente, mas tenta passar por cima disso e vem o reconhecimento - comentou o zagueiro, que tem contrato até 2014.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

China 'descobre' Botafogo e pode gastar R$ 28,4 mi por Oswaldo, Elkeson e M. Azevedo


Elkeson, Oswaldo de Oliveira e M. Azevedo receberam ofertas milionárias da China
Elkeson, Oswaldo de Oliveira e M. Azevedo receberam ofertas milionárias da China
Inicialmente, China e Botafogo não têm muita coisa em comum. Entretanto, alguns times asiáticos ‘descobriram’ o Alvinegro nos últimos dias e pretendem gastar uma fortuna com o clube. O interesse em Elkeson, Marcio Azevedo e no técnico Oswaldo de Oliveira pode fazer os chineses liberarem R$ 28,4 milhões para ter os três nomes em ação no país na próxima temporada.

O treinador recebeu uma proposta de R$ 7,2 milhões de um time chinês. As cifras oferecidas balançaram Oswaldo, mas sua palavra deverá ser mantida e a renovação de contrato por mais uma temporada assinada. O Alvinegro gosta de seu trabalho e quer segurar o comandante em 2013. Por sua vez, o técnico sempre demonstrou interesse em permanecer, mas não negou a proposta do país asiático.

OSWALDO BALANÇA COM PROPOSTA DE R$ 7,2 MI DA CHINA, MAS DEVE RENOVAR


O desejo do Botafogo em renovar o contrato com o técnico Oswaldo de Oliveira não é mais segredo. No entanto, há um empecilho para o acordo ser sacramentado. O UOL Esporte apurou que o treinador recebeu uma proposta de R$ 7,2 milhões de um time da China e balançou com as cifras oferecidas. Entretanto, Oswaldo deverá manter a palavra para ampliar o seu vínculo com o Alvinegro por mais uma temporada.

“Nessa época, é normal essas coisas acontecerem. Não vou dizer que não aconteçam, mas não é só comigo. É com todos os treinadores e jogadores, numa fase de transição. É uma época que fica até difícil de atender o telefone se você não conhece o número. Mas é assim e temos de saber conviver. O Botafogo me procurou e manifestei muita vontade de continuar. Mas isso não se resolve da noite para o dia”, afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.

Após a derrota para o Sport, no último domingo, Elkeson afirmou que não sabe se continuará em 2013. O atacante desperta o interesse de clubes do exterior desde 2011, mas o Botafogo negou todas as propostas, já que esperava faturar 6 milhões de euros. A expectativa foi superada. A diretoria recebeu uma oferta de R$ 16,2 milhões de um time chinês e a permanência do camisa 9 em General Severiano é difícil.

“Quero terminar bem o campeonato, fazer mais gols. Para o ano que vem, não sei o que vai acontecer. Vou esperar acabar a competição para saber se fico ou serei vendido. Não tem nada definido. Tive oportunidade de sair no meio do ano, mas não concretizou. Vamos ver o que vai acontecer agora” disse à Rádio Nacional.

Quem também pode seguir para a China é Márcio Azevedo. A titularidade ao longo de 2012 o valorizou e alguns clubes brasileiros e do exterior querem contar com seu futebol. A diretoria prefere negociar o atleta para fora para não reforçar um rival – como ocorreu com Cortês, no São Paulo. Uma equipe do país asiático realizou uma sondagem junto ao Botafogo sinalizando que pagaria 1,8 milhão de euros, o que representa cerca de R$ 5 milhões.

Acostumados a exportar produtos para o restante do mundo, os chineses, ao que tudo indica, farão o caminho reverso no futebol e importarão atletas “made in” Brasil para reforçar o campeonato local.

Bernardo Gentile Do UOL, no Rio de Janeiro

Renato é poupado mais uma vez e Fellype Gabriel será titular


Após voltar a treinar na sexta, volante não participa de treino deste sábado e é dúvida até para ficar no banco de reservas


Renato - Botafogo (Foto: Ruano Carneiro)
Renato foi poupado do treino
deste sábado (Foto: Ruano Carneiro)
Renato, que voltou a treinar com bola na sexta-feira, não trabalhou com o time do Botafogo neste sábado, no campo anexo do Engenhão. Com isso, o volante tem a sua presença no jogo deste domingo, contra o Atlético-MG, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, ameaçada. Mesmo tendo treinado apenas um dia na semana, o técnico Oswaldo de Oliveira afirmou que contava com o jogador pelo menos no banco de reservas contra o Galo, o que também passou a ser uma incógnita. Independentemente da presença do volante entre os relacionados, Fellype Gabriel começará como titular no meio-campo ao lado de Gabriel.

Lucas, que foi convocado para a Seleção Brasileira e atuou como titular na conquista do título do Superclássico das Américas, contra a Argentina, na quarta-feira, voltou a treinar neste sábado e está escalado para enfrentar o Atlético-MG.

BOLAS PARADAS

Nesta manhã, sob sol forte e intenso calor, Oswaldo de Oliveira comandou um treino de bolas paradas. O treinador trabalhou as jogadas ofensivas e defensivas. Ele também exigiu empenho nas saídas de bola pelas laterais e contra-ataques. Em um deles, inclusive, Fellype Gabriel deu um pique de um gol ao outro e foi aplaudido por todos os companheiros.

Antes, porém, os jogadores realizaram uma roda de bobo como aquecimento. O treinador reuniu-se duas vezes com o grupo no centro do gramado. Durante a semana, mesmo sem nenhuma pretensão no campeonato, o técnico cobrou bastante comprometimento de seus jogadores para os dois últimos dois jogos na competição: contra o Galo, neste domingo, e diante do Flamengo, no próximo sábado.

RESERVAS TREINAM FINALIZAÇÕES

Enquanto Oswaldo trabalhava a equipe titular, o auxiliar técnico, Eduardo Húngaro, treinou alguns reservas que não participavam da atividade. Vitor Júnior, Matheus Menezes, Cidinho e Willian trabalharam triagulações e chutes a gol.

VISITAS AO TREINO

Em tempos distintos, o gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros, e o vice-presidente, Chico Fonseca, estiveram acompanhando o treino deste sábado. Nenhum dos dois permaneceram no campo por muito tempo e logo se retiraram

Leia mais no LANCENET!