Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2013

Botafogo recebe convite de três estádios para sediar jogos do clube


A princípio, dois deles vão recepcionar jogos da Copa do Mundo



Ainda sem previsão para a reabertura do Engenhão, o Botafogo busca alternativas para poder mandar seus jogos no Brasileiro e na Copa do Brasil. Responsáveis de três estádios - todos fora do Rio de Janeiro - procuraram os dirigentes do clube para saber da possibilidade de receber o Alvinegro em suas cidades. Até então, sabe-se que duas delas são cidades-sedes da Copa do Mundo.

- Já fomos procurados por tres estádios fora do Rio de Janeiro convidando o Botafogo para jogar, mas não estamos dando sequência a esse entendimento porque depende de uma posição da federação - disse o diretor executivo Sérgio Landau, que riu quando foi questionado se um dos estádios era o Nacional Mané Garrincha, de Brasília.

Sobre a visita ao Giulitte Coutinho - casa do América, em Édson Passos -, Landau não esteve presente, mas destacou que o clube busca as melhores opções para o time atuar.

- Teve essa visita, mas não chegamos a uma conclusão positiva com relação ao uso desse estádio. Nosso objetivo é ganhar o Brasileiro e o Chico Fonseca (vice de futebol) está buscando as melhores alternativas para que cheguemos ao título.

Landau, no entanto, não descartou o uso do Maracanã em alguns jogos. Porém, sabe que vai ser difícil conciliar três equipes (Botafogo, Fluminense e Flamengo) no reformado estádio.

- Temos que ver outras alternativas, entre elas o Maracanã, que vai ser reaberto. O problema é abrir o Maracanã com tres times jogando lá, como vai equilibrar isso com o calendário - finalizou.

Leia mais no LANCENET!

Loco Abreu vibra com título do Botafogo: 'Continuo como torcedor'


Atacante uruguaio, que disputava clássico local na mesma hora da final da Taça Rio, procura a família para saber do resultado



Loco Abreu deixou o Botafogo no início de 2013
(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Loco Abreu não veste mais as cores alvinegras. Sequer está no Brasil para acompanhar de perto os resultados, mas o coração segue pulsando quando o Botafogo está em campo. No domingo, enquanto defendia o Nacional no clássico uruguaio contra o Peñarol, a bola rolava no Raulino de Oliveira pela decisão da Taça Rio. Seus antigos companheiros venceram o Fluminense por 1 a 0, conquistaram o segundo turno e, consequentemente, o Campeonato Carioca. Abreu deixou o campo com uma derrota de 3 a 0 para o Peñarol, cerca de meia hora depois do 20º título estadual do Botafogo, e quis saber o resultado final.

- Só fiquei sabendo do resultado quando acabou o meu jogo (contra o Peñarol, pelo Campeonato Uruguaio). Perguntei para a minha família, e falaram que o Botafogo tinha sido campeão carioca. No meu site mandei parabéns para o clube, porque, apesar de estar fora do Brasil e do Botafogo, continuo como torcedor - disse, por telefone, o atacante.

O 19º título carioca do Alvinegro, em 2010, foi sacramentado com uma cavadinha em cobrança de pênalti de Loco. Ao vencer por 2 a 1 o Flamengo (veja os gols no vídeo abaixo), o time faturou a Taça Rio e o Carioca, assim como neste ano. E encerrou uma sequência de três vice-campeonatos para o arquirrival. Na campanha deste ano, outro uruguaio se destacou: Lodeiro. Com oito gols, foi o vice-artilheiro da competição ao lado de Charles Chad, do Duque de Caxias, e com quatro a menos que Hernane, do Fla.



- Já havíamos falado para trazer o Lodeiro há muito tempo, na época do Caio Junior (treinador). Mas ele (Lodeiro) não tinha a intenção de sair da Europa (atuava pelo Ajax, da Holanda). Mais para frente, ele teve a possibilidade de voltar, e o Botafogo fez a negociação. Sempre soubemos que seria um jogador muito bom, com uma canhota habilidosa, inteligente para se posicionar, jogador de seleção, com experiência na Europa. O que precisava era ritmo. No momento que conseguiu a sequência, começou a jogar o futebol que sabe - elogiou.

Loco Abreu acha que o Botafogo fez bem a Lodeiro, que, segundo ele, evoluiu também com a camisa celeste:

- Já está dentro do Botafogo, bem posicionado, não só a nível de futebol, mas de vestiário. É um jogador respeitado. Sabe jogar futebol, e na seleção (uruguaia) também está começando a se tornar um titular indiscutível. Acho que ele conseguiu isso jogando no Botafogo, o que o ajudou muito a ter a vaga de titular da seleção e melhorar o rendimento.

Outro ponto positivo na campanha de 2013 foi a liderança do holandês Clarence Seedorf no elenco. Um dos símbolos do time, o meia recebeu muitos elogios do ídolo alvinegro.

Loco e Oswaldo chegaram a trocar farpas (Foto:
Bruno Turano/Brazil Photo Press/Ag. Estado)
- A chegada do Seedorf foi muito importante a nível mundial. Foi fundamental. Além disso, ele tem um vestiário muito bom. Foi recebido pelos jogadores do jeito que um craque tem que ser. Ninguém ficou com ciúme, todos sempre aproveitando ter um cara desse nível, e ele ficou à vontade. Acho que isso também foi importante para o rendimento do elenco e do time. E ficar perto de um craque mundial, jogando para o time, conseguindo título e sabendo que o mundo todo olha para o Botafogo por causa do Seedorf, obviamente que o atleta fica com orgulho. Quando você trata bem a bola, tudo dá certo.

Em 2012, Loco foi emprestado ao Figueirense até o fim do Campeonato Brasileiro. Em janeiro da atual temporada, transferiu-se para o seu time de coração, o Nacional. Chegou a trocar farpas com o técnico Oswaldo de Oliveira via imprensa. Durante o Carioca, insatisfeita com o empate por 0 a 0 com o Bangu, pela segunda rodada da Taça Guanabara, a torcida cantou “Uh! El Loco!” em tom de provocação ao treinador. Questionado se o problema com Oswaldo havia sido superado, Abreu disse:

- Estou aqui no Uruguai, tranquilo. Não tem nenhuma relevância essa pergunta.

Com a camisa do Botafogo, Loco fez 101 jogos, marcou 62 gols e conquistou o Campeonato Carioca de 2010.

Loco Abreu parabeniza o Botafogo por título: "Presente apesar da distância" (Foto: Reprodução)



Por Diego RodriguesRio de Janeiro

Bahia negocia empréstimo do atacante Henrique, do Botafogo



Jogador foi contratado no começo do ano, mas não mostrou bom futebol. Conversas podem terminar ainda nesta semana



Henrique - Botafogo (Foto: José Airton)
Henrique negocia saída do
Botafogo (Foto: José Airton)
Contratado no começo do ano pelo Botafogo, o atacante Henrique está negociando com o Bahia. O interesse do clube baiano é contar com o jogador até o final do ano, para a disputa do Campeonato Brasileiro, por empréstimo.

A expectativa é terminar a negociação o mais rápido possível, já que o Tricolor Baiano precisa fechar o elenco para a disputa do campeonato nacional. Assim, as conversas podem terminar ainda nesta semana.

Vale lembrar que o Botafogo comprou 50% dos direitos econômicos do atacante e fechou contrato de quatro anos com o jogador de 21 anos. A expectativa é emprestá-lo para que seja valorizado e negociado no futuro.

O Glorioso ainda pretende contratar um atacante de peso para o resto da temporada. Hoje, o sonho da diretoria do Alvinegro é o paraguaio Roque Santa Cruz, com quem está negociando há semanas.

Boa relação

Botafogo e Bahia têm uma boa relação nos bastidores. Anteriormente, o time carioca já emprestou Jobson e Brinner ao Tricolor Baiano. Além disso, no começo desse ano, o lateral-direito Neto, do clube baiano, negociou com o Alvinegro de General Severiano.


Walace Borges Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!

Kiko visita General Severiano e fala da admiração por Garrincha e pelo Botafogo


Fã do futebol brasileiro, ator mexicano do seriado Chaves, conheceu as depedências de General Severiano nesta terça-feira



O ator mexicano Carlos Villagrán, de 69 anos, que interpreta o personagem Kiko no seriado infantil, Chaves, esteve em General Severiano, sede do Botafogo, na manhã desta terça-feira. A presença do mexicano atraiu um grande número de jornalistas ao local, assim como muitos fãs.

Kiko fez a festa em General Severiano (FOTO: Reprodução Facebook do BFR)
Villagrán conheceu as dependências da sede do Botafogo. Ao lado dele estava o atacante Vitinho, destaque da equipe campeã carioca. Depois disso, o ator foi à sala de troféus, onde falou rapidamente com os jornalistas. Fã declarado do futebol brasileiro falou um pouco da sua admiração pelo Botafogo e por Garrincha.

- "No México, todos os garotos jogam futebol e gostam de futebol. Eu sempre via a Seleção Brasileira e admirava Garrincha. Quando ele jogava, não tocava na bola nem no jogador e eles caíam com seus dribles. Garrincha foi muito grande e o Botafogo é maior ainda para nós. Víamos muito futebol no México, aprendíamos e queríamos ir ao Brasil. Eu amo o Brasil, quero ser brasileiro - relembrou o ator.

Entre os fãs do ator, um em especial chamava atenção. Gilberto Matheus, mineiro de Juiz de Fora ouviu na noite de segunda a notícia de que o mexicano estaria na sede do Botafogo. Alvinegro de coração, com várias tatuagens no corpo em homenagem a Carlos Villagrán, Gilberto saiu pela manhã rumo ao Rio de Janeiro para conhecer o ídolo. Com os olhos marejados, o fã falou da grande admiração dele pelo personagem.

- Sou muito fã do Kiko. Quando fiquei sabendo que ele estaria aqui tão perto, não tive dúvidas, vim o mais rápido possível. Graças a Deus cheguei a tempo. Ele vai fazer um show aqui no sábado, mas não quis esperar - disse Gilberto, de 47 anos.

Na sala de troféus, Gilberto chorou muito e pediu para conhecer o ídolo. Villagrán então, chamou-o e, depois de um abraço, tiraram fotos. O fã ainda mostrou ao ator uma tatuagem do rosto do ator na perna direita. O ator ainda ganhou um boneco e um DVD de presente.

Alexandre Braz - Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!

Botafogo olha o mercado, mas toma cuidado para manter bom clima atual



Roque Santa Cruz continua como plano A para o ataque e negócio vai voltar à tona agora



As imagens de Botafogo 1 x 0 Fluminense (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
Elenco alvinegro está muito unido neste
 ano (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
O que está bom pode melhorar ainda mais. É isso que a cúpula de futebol do Botafogo pensa para o grupo que vai disputar o Brasileirão. A diretoria está atenta ao mercado da bola e contratará. No entanto, há toda uma cautela sobre as peças que serão escolhidas, já que atualmente o time está encaixado e uma contratação equivocada poderia abalar as estruturas de um elenco unido e muito valorizado pelo excelente Estadual.

Em entrevista exclusiva ao LANCE!Net, o gerente-executivo do Botafogo, Aníbal Rouxinol, destacou todo o cuidado da diretoria para contratar sem tirar o equilíbrio da atual equipe alvinegra.

- Essas questões (de contratações), por conta da própria performance da equipe, temos que analisar com muito cuidado. E isso estamos tendo. Mas se aparecer uma oportunidade que esteja dentro das condições do Botafogo, o clube procurará - disse Aníbal.

O grupo atual está fechado entre si e não pode haver ruído para o Brasileirão. Mesmo com salários atrasados durante o Carioca, o elenco não se deixou abalar. Na semana passada, a diretoria chegou a pagar um mês de salários (na carteira e também nos direitos de imagem) pendentes, mas segue devendo um mês de direito de imagem e assim o Glorioso jogou a final da Taça Rio.

Atualmente, a única negociação existente é para contratar Roque Santa Cruz. O clube não fala abertamente, mas se prepara para nesta quarta-feira retomar fortemente as tratativas pelo atacante. Por conta da semifinal e da final da Taça Rio, a diretoria pediu um tempo para os representantes do jogador para que a contraproposta salarial fosse feita.

O clube tem como objetivo maior a contratação de um camisa 9 de peso para o segundo semestre. No entanto, não há um plano B engatilhado para caso a negociação com Santa Cruz falhe. Guilherme, atacante do Atlético-MG, agrada, mas está só em fase de observação.


Vinícius Perazzini Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!  

Bolívar revela liderança dividida com Seedorf e diz que observa holandês



Zagueiro chegou ao Botafogo no início do ano e já se transformou numa das lideranças do elenco, ao lado do camisa 10: 'Me encaixei muito bem com ele'



Aos 32 anos, Bolívar se acostumou ao papel de líder durante os longos anos em que defendeu o Internacional. Com a chegada ao Botafogo neste ano, encontrou em General Severiano um líder já consolidado. Multicampeão, o holandêsSeedorf chegou ao clube no ano passado e logo se tornou referência. Mas segundo o próprio Bolívar, sua chegada foi comemorada pelo novo companheiro, que assim pôde dividir com ele a função de líder.

- Ele falou que no ano passado sentia falta disso, de um jogador que tivesse uma liderança junto ao plantel. E hoje ainda tem o Andrezinho, o Marcelo Mattos. E o Oswaldo (Oliveira) também dá essa liberdade, é um treinador que além de passar tudo o que sabe também dá liberdade para os atletas darem opinião sobre o esquema tático.

Bolívar e Seedorf são líderes no elenco do Botafogo (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Por falar em Seedorf, Bolívar revelou que, apesar da própria experiência, procura observar o companheiro até quando ele amarra as chuteiras, e também elogiou a simplicidade do holandês.

- Eu mesmo, com 32 anos, vejo como o Seedorf ata a chuteira dele, para ver se tem alguma coisa diferente, porque ele é um cara especial, de uma simplicidade tão grande, que às vezes fala para mim: "Bolívar, pode falar, porque você tem que me ajudar aqui". Me encaixei muito bem com ele - disse o jogador durante o programa "Bem, Amigos".

O papel de líder, segundo o zagueiro, surgiu com a chegada ao Internacional, dez anos atrás, quando passou a observar os mais experientes.

- Peguei uma geração no Inter que ganhou tudo. Mas, antes disso, convivi com uma turma de muita liderança, como o André Cruz, logo na minha chegada, além de Sangaletti e Clemer, jogadores que procurava admirar. Sou um cara que observo muito.

Bolívar se mostra preocupado com a falta de casa do Botafogo no Brasileiro.

Zagueiro alvinegro ainda revela admiração com o gramado do interditado estádio do Engenhão, e diz não temer treinar no campo anexo no local.

Apenas o próximo jogo do Botafogo tem local certo. O Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, recebe o duelo com o CRB, pela volta da segunda fase da Copa do Brasil, no próximo dia 22. Depois disso, tudo está indefinido. 

Sem o Engenhão, interditado e sem previsão de ser reaberto, o elenco alvinegro vive com a incerteza. O zagueiro Bolívar se mostrou preocupado com o fato, e lembra queAtlético-MG e Cruzeiro passaram por momentos difíceis logo após o fechamento do Mineirão.

bolivar botafogo treino
(Foto: Satiro Sodré / AGIF)
- É complicado. A gente costuma comentar que, tanto Atlético-MG como Cruzeiro, quando não tiveram seus estádios sofreram. A gente tem esse preocupação, sabe que tem que ter a sua casa, tem que conhecer o seu gramado. A direção ainda não definiu onde o Botafogo vai atuar no Campeonato Brasileiro, então é uma pergunta que fica no ar para a gente - disse o jogador durante o "Bem, Amigos".

Apesar de não usar o Engenhão para receber seus jogos oficiais, o Botafogo ainda utiliza o campo em anexo do estádio para treinar. Bolívar disse não temer pela segurança enquanto está no local, e ainda revelou uma admiração com o estado do gramado.

- O medo de treinar ali não existe, não tem perigo algum. A preocupação maior nossa é o local de definição que vai atuar no Brasileiro. (…) O gramado está lindo, a gente passa por ali e admira.

O Botafogo já trabalha com o período de um ano de interdição do Engenhão, já que acredita que as obras para as Olimpíadas de 2016 deverão acontecer ao mesmo tempo em que a cobertura ganha uma resolução de seu problema.

Por SporTV.com São Paulo, SP

CBF adia jogo contra CRB e Botafogo ficará 16 dias sem entrar em campo



Duelo teve data alterada por mudança na grade da televisão e está marcado para Volta Redonda



CRB x Botafogo (Ailton Cruz/Vipcomm)
CRB e Botafogo empataram em 0 a 0 em
 Maceió (Foto: Ailton Cruz/Vipcomm)
Depois de conquistar o 20º título estadual no último domingo - ao vencer o Fluminense na final da Taça Rio por 1 a 0 - o Botafogo recebeu a notícia de que terá mais tempo para se preparar para o jogo da volta da Copa do Brasil, contra o CRB. A alteração se deu por mudança na grade da televisão.

A partida, que antes estava programada para o dia 15 (quarta-feira), foi adiada em uma semana e será realizada no dia 22, também numa quarta. O horário é o mesmo: 22h. O jogo está marcado para Volta Redonda. Assim, o Glorioso ficará 16 dias sem entrar em campo, já que o Estadual está encerrado. 

Vale lembrar que no confronto de ida, que ocorreu na última quinta-feira, em Maceió, Botafogo e CRB empataram em 0 a 0. Caso o placar se repita no jogo do Rio, a decisão da vaga para a terceira fase vai para os pênaltis. Vitória por qualquer placar classifica o Glorioso. Vitória do CRB ou empate com gols classifica os alagoanos.


Leia mais no LANCENET!

CARTA ABERTA AOS RECALCADOS



Botafogo O Glorioso





Senhores torcedores e jornalistas recalcados de plantão, este jogador certamente tem títulos mais importantes do que o time que você torce.

Além disso, ele não nasceu no seu país, nem no seu estado, nem na sua cidade.

Mas, mesmo tendo viajado todo o mundo, mesmo não sendo daqui, mesmo tendo sido 4 vezes campeão da MAIOR competição de clubes do MUNDO, a Champions League, por 4 clubes diferentes, mesmo tendo sido campeão MUNDIAL, este jogador derramou lágrimas de emoção por conquistar o “Carioquinha” que vocês, cariocas, jornalistas e torcedores de outros times tanto diminuem.

Aprendam a valorizar mais o que é de vocês e parem de recalque, parabenizem seu rival, mas não diminuam sua terra.

É claro que o campeonato tem vários problemas, mas não diminuam o mérito, o brilho, o trabalho MUITO bem feito do Botafogo, desde a diretoria até os jogadores, passando pela comissão técnica e demais funcionários.

Para terminar, soltem as amarras da ignorância e aprendam um ensinamento deste Mestre do futebol, Clarence Seedorf, ao ser perguntado como ele se motivava a disputar o “Carioquinha” tendo tantos títulos internacionais:

“Se tem uma taça em jogo, EU QUERO GANHAR!”

PARABÉNS AO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, TODO-PODEROSO E SOBERANO CAMPEÃO DO CARIOCÃO 2013, CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA 2013 E BI-CAMPEÃO DA TAÇA RIO 2013 - 100% DE APROVEITAMENTO

Saudações Alvinegras

João Ricardo de Albuquerque