Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

Chama de Tomas acende em clássico e aumenta expectativa do Botafogo


Após sequência de atuações apagadas, meia é personagem de vitória sobre o Flamengo e faz René Simões esperar gols como os pela Série B, em 2014



Tomas comemora gol sobre o Flamengo: brilho no clássico após
sequência apagada (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Tomas estava longe de ser um jogador conhecido quando foi apresentado pelo Botafogo, em 3 de fevereiro. Mas desde que chegou ao clube, o meia teve a paciência a seu favor. Principalmente a de René Simões. Mesmo com atuações que ficaram aquém das expectativas criadas por um jogador que marcou 15 gols no Campeonato Brasileiro da Série B, em 2014, ele foi mantido entre os titulares até se destacar da melhor maneira possível: marcando o gol que deu a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, no último domingo.

Nascido no Tocantins, Tomas, de 22 anos, viveu no clássico a sua primeira experiência de atuar sob grande pressão. Profissionalizado pelo J Malucelli, o meia atuou pelo Boa Esporte até o fim do ano passado, chamando a atenção do Botafogo pela vocação ofensiva e um excelente repertório de gols (assista ao vídeo abaixo). Desde que foi buscar sua contratação, o Alvinegro tinha a certeza de tratava-se de um atleta para ser titular. E mesmo questionado sob as atuações irregulares, René Simões deixou claro que usaria todo o tempo disponível para que o meia pudesse render o esperado.



Em sua primeira partida no Maracanã, Tomas vinha atuando novamente de forma discreta até acertar o chute que tocou a trave, resvalou no goleiro Paulo Victor e encontrou a rede, aos 37 minutos do segundo tempo. Após o clássico, René Simões mostrou sua satisfação por ver brilhar uma aposta do Botafogo, alguém que chegou a ser disputado por outros grandes clubes do Brasil.

- Esse jogador fez uma campanha excepcional no Boa Esporte, com 15 gols, e não é comum um meia fazer isso. Ele pertence ao J Malucelli e tinha proposta de São Paulo, que saiu da jogada. Depois de Minas, depois os Emirados Árabes. Fiquei muito feliz de ter vindo para o Botafogo. Foram muito corretos. Ainda não demonstrou tudo o que ele pode, porque pode ser mais ainda - destacou.




Bill, companheiro de setor ofensivo, disse que Tomas estava ansioso para corresponder à expectativa. O próprio meia, que costuma usar poucas palavras para se expressar, resumiu como vê seu futuro e o do Botafogo a partir da vitória no clássico.

- Estamos no caminho certo.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Após vitória em clássico, Jefferson pede respeito a novas caras do Bota


Na liderança do Carioca, goleiro alvinegro cobra reconhecimento: "Independente do que estão pensando da gente lá fora, nosso trabalho tem de ser bem feito aqui dentro"






Jefferson foi um dos grandes responsáveis pela vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Flamengo, domingo, no Maracanã. Manteve, com defesas espetaculares, o zero no lado alvinegro do placar(veja no vídeo acima). Goleiro de seleção brasileira, ele pede respeito. Não para si, mas para um grupo de atletas ainda pouco conhecidos pela torcida carioca que, sob comando de René Simões, fizeram do Alvinegro líder isolado do campeonato estadual.

Em sua entrevista após o jogo, o técnico disse considerar normal que o Botafogo tenha sido colocado como "quarta força" entre o ranking de favoritos ao título, visto que Fluminense e Flamengo já tinham elencos montados há mais tempo e também considerava o Vasco à frente, depois do desmanche com o rebaixamento no Brasileiro. Para Jefferson, o trabalho feito nesse início de ano faz jus a outro tipo de tratamento.

- É respeito o que a gente pede a todos. Respeitar os jogadores que estão aqui, buscando seu espaço, e tudo o que a gente vem fazendo nesse começo de ano. Independente do que estão pensando da gente lá fora, nosso trabalho tem de ser bem feito aqui dentro.

Jefferson operou grandes defesas e foi fundamental para a vitória no clássico contra o Flamengo (Foto: André Durão)
O goleiro elogiou o empenho da equipe, mas pediu pés no chão para que a liderança não escape. Com 19 pontos, o Alvinegro está a dois do Vasco, segundo colocado do estadual, e tem mais um clássico pela frente na próxima rodada, contra o Fluminense.

- Tenho de parabenizar o grupo, que se empenhou do início ao fim. Buscamos jogar de igual para igual mesmo com o Flamengo, sabemos da dificuldade de um clássico, e fomos coroados com um gol bonito, por ter arriscado de fora da área. Agora temos de manter os pés no chão porque temos muito a melhorar ainda.

Por Vicente SedaRio de Janeiro/GE

Jobson ignora provocação de rubro-negros no Maracanã: "Deixa rolar"


Só sorrisos, atacante do Bota festeja vitória no clássico e vira página dos problemas: "Esse ano é isso aí, dando o meu máximo e esperando melhorar cada dia mais"





Em 2010, Jobson foi suspenso por doping e admitiu, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na ocasião, ter usado drogas. Neste domingo, na vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Flamengo (veja os lances no vídeo acima), a torcida rival tentou abalar o atacante com ofensas da arquibancada do Maracanã, em alusão ao episódio de cinco anos atrás. Mas não adiantou. O jogador alvinegro não se mostrou surpreso e tirou de letra o "golpe baixo".

- Não fiquei (chateado), jamais. É normal, o torcedor veio para torcer. Eles não iriam gritar meu nome porque são rivais, deixa rolar. Esse ano é isso aí que estou fazendo, dando o meu máximo e esperando melhorar cada dia mais - vibrou.

Jobson ouviu provocações da torcida do Flamengo durante o jogo, mas deu de ombros para o caso (Foto: André Durão)
Motivos para comemorar não faltam. Com o resultado, o Botafogo manteve a liderança do Campeonato Carioca e desbancou o rival no aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro. Ele exaltou a postura do elenco alvinegro e comemorou a semana livre antes do outro clássico, contra o Fluminense, no próximo domingo.

- Agora é pensar no Fluminense, temos a semana para trabalhar. Acho que a vontade e o comprometimento de cada um aqui está excelente. Por isso os resultados estão vindo.

Por Vicente SedaRio de Janeiro/GE