Páginas

sábado, 20 de maio de 2023

Atuações do Botafogo: Cuesta anula Cano, faz gol da vitória e leva a maior nota



Confira as notas de todos os jogadores do Botafogo no clássico contra o Fluminense



Lucas Perri (GOL): um mero espectador da partida. Fluminense terminou o jogo com apenas uma finalização na direção do gol. Nota: 6,0


Rafael (LAD): com o Fluminense concentrando mais as ações pelo outro lado do campo, teve pouco trabalho na defesa e contribuiu pouco no ataque. Nota: 5,0.


Adryelson (ZAG): perfeito na cobertura sempre que o time subiu a pressão para sufocar a saída de bola do Fluminense. Cobriu bem as arrancadas de Pirani pela ponta no primeiro tempo. Nota: 6,5


Víctor Cuesta (ZAG): Além de colocar Cano no bolso ao longo de toda a partida, fez o gol da vitória se aproveitando de bola que sobrou na pequena área após toque de Tiquinho Soares. Partidaça de "El Capitán". Nota: 8,5


Marçal (LAE): travou duelo à parte com Jhon Arias durante quase toda a partida e venceu todos os confrontos. Anulou o meia colombiano do Fluminense. Nota: 7,0


Tchê Tchê (VOL): partida digna dos melhores momentos de Tchê Tchê com a camisa do Botafogo. Correu o campo todo, puxou contra-ataque e cobriu com perfeição as tentativas de bola esticada do Fluminense. Nota: 7,5


Gabriel Pires (MEI): coordenou com perfeição as subidas de pressão do meio-campo alvinegro para sufocar a saída de bola tricolor. Além disso, deu qualidade no passe e controle ao time, que não foi ameaçado ao longo dos 90 minutos. Saiu na reta final para a entrada de Marlon Freitas. Nota: 7,0




Gabriel Pirani, Marçal, Gabriel Pires, Botafogo x Fluminense — Foto: André Durão/ge


Eduardo (MEI): se movimentou muito para distribuir a bola nas puxadas em velocidade. Acabou prejudicado por cometer muitas faltas e não teve chance de castigar a defesa adversária. Nota: 6,5


Júnior Santos (ATA): discreto no primeiro tempo, atormentou a defesa do Fluminense no segundo tempo partindo em velocidade para cima de Guga. Quase fez um golaço em um chute de longe, obrigando Fábio a fazer uma defesaça. Nota: 7,0


Luís Henrique (ATA): pouco acionado no ataque, o atacante se dedicou, correu todo o campo, ajudou na marcação, mas terminou a partida sem uma finalização sequer. Nota: 5,5.


Tiquinho Soares (ATA): se o gol não veio, dedicação não faltou ao centroavante alvinegro. Tiquinho brigou o jogo todo com os zagueiros tricolores, finalizou seis vezes e ainda deu a assistência para o gol de Cuesta. Nota: 7,5


Entraram:

Di Plácido (LAD): entrou no intervalo no lugar de Rafael trabalhou melhor a parceria com Júnior Santos para atacar a defesa rival. Nota: 6,0


Victor Sá (ATA): autor do gol da vitória no clássico no Carioca, o atacante se aproveitou de pegar uma defesa mais cansada e usou a velocidade para explorar as costas de Samuel Xavier, criando pelo menos três boas oportunidades. Nota: 6,0


Marlon Freitas (VOL): entrou no fim. Sem nota


Phillipe Sampaio (ZAG): entrou no fim. Sem nota


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Luís Castro exalta Botafogo após vitória sobre o Fluminense: "Tornamos o complexo acessível"



Botafogo é líder isolado do Campeonato Brasileiro, agora com 18 pontos em 21 disputados



Líder isolado por mais um fim de semana, o Botafogo deixou Luís Castro bastante animado com a vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense neste sábado, no Nilton Santos. O português disse que seus jogadores foram extremamente obedientes e comprometidos no clássico.


+ Cuesta exalta esforço do Botafogo e celebra gol sentado: "Primeira vez"


- Nós tornamos mais acessível o que é extremamente complexo. Jogar contra o Fluminense do Diniz é uma obra forte que temos de desenvolver e construir durante o jogo. O Fluminense tem a cara do Diniz, um grande treinador. E tem revelado durante toda essa passagem do Diniz pelo Fluminense uma eficácia muito grande em termos daquilo que é o jogar e em resultados conquistados. Há pouco tempo o Fluminense ganhou de cinco na Libertadores. Meus jogadores foram extremamente competentes.


- Como é normal dos jogadores do Botafogo e não só quando ganham, entregaram-se completamente ao jogo e à causa. Aquilo que estava delineado estrategicamente para o jogo, cumpriram muito bem. Conseguimos fazer exatamente no momento defensivo o que planejamos. Nunca nos desequilibramos durante o jogo mesmo pressionando muito alto. Mantivemos equilíbrio defensivo muito bom que nos fez ganhar bolas altas e na zona intermédia. Nunca abaixamos nosso bloco. E quando o fizemos, fizemos com rigor.


Castro ainda fez questão de manter os jogadores concentrados evitando oba-oba com a segunda vitória em clássico no Campeonato Brasileiro. Destacou que o time terá uma sequência de partidas complicadas.


- Os clássicos ficam sempre nas histórias dos clubes, mas o que menos me interessa falar é de algo que possa nos elevar de tal forma que nos tire os pés do chão. Isso eu não vou falar nunca. A maratona e as dificuldades são tão grandes. Viemos de dois jogos de grande dificuldade em que perdemos. Hoje tivemos grande dificuldade e vencemos. Teremos grande dificuldades no Peru, na quinta-feira. Depois aqui chegamos um dia antes do jogo com o América porque não vamos viajar em voo fretado, isso é muito complicado para nós. Tudo nos cria um monte de dificuldade, mas temos que ultrapassar com a inteligência e o caráter dos jogadores. E com o espírito de família que nos caracteriza.




Luís Castro após Botafogo 1x0 Fluminense — Foto: Giba Perez



Líder isolado do Brasileiro com 18 pontos, o Alvinegro volta a campo na próxima quinta-feira, pela Copa Sul-Americana. Encara o César Vallejo, pela quarta rodada do Grupo A, fora de casa, às 21h (de Brasília). O Botafogo é segundo colocado na chave, com cinco pontos, dois a menos do que a LDU.


Confira outros tópicos

Estratégia de jogo

- Nós sabíamos que tínhamos de ser rigorosos com a estratégia do jogo. A dinâmica que os 11 jogadores iriam colocar na defesa era importante. Nenhum jogador poderia falhar. Correr para trás é mais difícil do que correr para frente. Então, tínhamos de ser eficazes. Falar para mim é fácil, executar é extremamente difícil. Quero enaltecer os jogadores e todo o elenco. Além disso, quero falar da torcida. Está fechada com a equipe. É fundamental os jogadores sentirem que podem arriscar e falhar. Isso é decisivo para a nossa campanha.


Reclamação do Fluminense

- O lance do gol foi ao VAR, não tenho nada a comentar. A partir do momento em que os lances vão ao VAR, pouco há a dizer. Se foi para um possível impedimento e validado é porque não há impedimento. Bráulio é um bom árbitro, não cede a pressões. Em alguns momentos, eu e Diniz ficamos insatisfeitos porque eu quero as coisas sempre para mim, para os meus olhos. Meus olhos talvez sejam mais tendenciosos porque é normal da natureza humana. Quero ganhar e, na dúvida, quero que apite para mim (risos), mas não é assim. Ele tem que apitar pela consciência dele. Confio nele, como confio em todos. Confio muito na arbitragem sabendo que vão errar como eu erro e como todos erramos. Só que os erros deles são mais visíveis.


Di Placido e Rafael

- Rafael saiu por lesão. Os dois cumpriram o que foi pedido. Com eficácia. Então, parabéns aos dois.


Vai priorizar alguma competição?

- Quem estiver bem vai para o jogo. Não faz sentido priorizar competições em um clube grande como o Botafogo. Se queremos ser grandes não podemos fazer que somos grandes. Ou somos ou não somos. Há algo decisivo no nosso caminho: todos têm de entender que somos grandes. Então, temos de tratar o dia a dia como tal. Clube grande... todas as competições são importantes.


É um paizão desse elenco?

- Sou aquilo que fui sempre. Sou o treinador deles, assumo por completo a liderança. Os problemas para resolver resolvemos olhos nos olhos. Vai sempre ter mais confiança em mim quando ganhar, vai perder um pouco de confiança quando perder. Só ganhamos o Fluminense, valeram apenas três pontos. Não há a tentação de que ganhamos mais do que três pontos.


Quatro vitórias seguidas em casa e importante de se impor em casa

- Se na parte final do campeonato eu dissesse que o gramado estava em mau estado e criasse desconfiança aos meus jogadores, todo mundo diria que é desculpa. Eu não podia dizer isso. Nunca quero ir ao caminho da desculpa.


- Sou um defensor do gramado natural. Ponto. Entre um gramado artificial bom e um gramado natural ruim, eu prefiro o artificial bom. Sei que o jogador vai ter mais qualidade no jogo. Por isso que falo tanto que a CBF tem que olhar para os gramados porque acho que é determinante termos as ferramentas próprias para desempenhar o trabalho. Não é só adquirir jogadores de qualidade e colocar em qualquer várzea para jogar.


- Acho que a grande diferença entre o nível de apresentação da equipe também tem a ver com o que é a qualidade do gramado. Não é só isso, mas também tem a ver.


Única promessa que pode fazer ao torcedor

- Única coisa que posso prometer aos torcedores é trabalho com dignidade e com dedicação todos os dias. E é defender o símbolo que transportamos ao peito em todos os jogos e em todos os dias de trabalho. E fora do trabalho. Vitórias não vou prometer nunca, seja o clube onde eu estiver. Não sou vendedor de ilusões. Só vendo o meu trabalho com dedicação e ambição. Não vou por esse caminho de promessas. Existem sempre três equipes em campo, e vamos sempre lutar para a nossa ser a melhor.


Viagem desgastante ao Peru


- Temos que descansar um pouco amanhã para já irmos terça-feira ao Peru. Voltamos na sexta. Quatro dias lá, sábado preparamos o jogo contra o América. É preciso encontrar um equilíbrio nesse mundo de densidade de jogos, mas felizmente a família botafoguense tem sabido encontrá-lo.


Dia do Botafogo em 16 de maio, o aniversário de Nilton Santos

- Humildemente vou falar sobre Nilton Santos. Ele está num nível que eu jamais estarei no futebol. Foi uma grande referência mundialmente e que felizmente vestiu a camisa do Botafogo por 18 anos. Acho que 62 é o melhor ano de conquistas dele. Conquista o Rio-São Paulo, a Copa do Mundo e o Campeonato Carioca. É uma referência porque ganha duas Copas do Mundo e joga quatro.


- Quando digo que vou para o estádio digo que vou para o Nilton. Onde é o treino? É no Nilton. Portanto o Nilton nos acompanha sempre e quase em todos os dias. Vamos ao Nilton para jogar, para treinar e para reuniões. Portanto Nilton está conosco. Está conosco não só através das palavras, mas através daquilo que é enquanto símbolo do clube.


Foi uma honra falar do Nilton Santos com a neta dele Ana. E hoje é uma honra para mim colocar ao peito uma camisa de número 6 do Nilton que nos orgulha a todos. Me orgulha estar dentro de um clube que ele representou por 18 anos. Depois disso continuou como diretor. A história é muito grande, tem a paixão pela pesca e pelo futebol. Algumas coisas que se entrelaçam e que também gosto. Com saudades todos recordamos o Nilton. Obrigado por me dar a oportunidade de falar algumas palavras sobre ele. Pela história que conheço dele e do Botafogo, é uma honra falar dele.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Botafogo x Fluminense: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro



Botafogo e Fluminense se enfrentam em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro às 18h30 deste sábado no Estádio Nilton Santos. O ge acompanha tudo em Tempo Real.


Tempo Real: o ge acompanha a partida a partir das 18h30

Transmissão: Premiere


O clássico tem ligação direta com a parte superior da tabela do Brasileirão. O Botafogo é o líder da competição com cinco vitórias em seis jogos e 15 pontos conquistados. O Fluminense vem na 3ª colocação com 13 pontos.





Ficha Botafogo x Fluminense — Foto: ge


A equipe comandada por Luís Castro vem de duas derrotas consecutivas: foi superado por Goiás no último fim de semana pelo Brasileirão, e perdeu de virada para o Athletico Paranaense no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.


O Fluminense vem de cinco jogos de invencibilidade - com três vitórias e dois empates. Nos últimos dois jogos, bateu o Cuiabá na última rodada do Brasileirão e vem de empate com o Flamengo no confronto de ida das oitavas da Copa do Brasil.



Pedro Moreno analisa Botafogo x Fluminense, pela 7ª rodada do Brasileirão 2023 (https://ge.globo.com/futebol/video/pedro-moreno-analisa-botafogo-x-fluminense-pela-7a-rodada-do-brasileirao-2023-11632315.ghtml)



Escalações prováveis

Botafogo - técnico: Luís Castro

Com dificuldades de repetir escalações neste mês por conta do desgaste físico dos jogadores, o treinador deve continuar rodando a equipe e vai escalar os jogadores que estão em melhores condições. Castro deve contar com o retorno de Fernando Marçal, poupado contra o Athletico Paranaense justamente pelo risco de se lesionar.


Provável time: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Marçal; Marlon Freitas (Gabriel Pires), Tchê Tchê (Lucas Fernandes), Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares, Victor Sá.




Desfalques: Danilo Barbosa, Matías Segovia e Patrick de Paula (lesionados); Matheus Nascimento (Seleção sub-20);
Pendurados: Tiquinho Soares e Leonel Di Plácido.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Fluminense - técnico: Fernando Diniz



Rivais do fim de semana, Botafogo e Fluminense têm estatísticas diferentes de posse de bola (https://ge.globo.com/video/rivais-do-fim-de-semana-botafogo-e-fluminense-tem-estatisticas-diferentes-de-posse-de-bola-11631057.ghtml)



Marcelo, que sentiu novamente a panturrilha no Fla-Flu, será preservado. Com isso, Guga é o favorito para assumir a lateral esquerda. Outra mudança também podem acontecer no ataque: John Kennedy e Lelê foram testados e concorrem por uma vaga. Ganso foi poupado da parte final do último treino da equipe, mas não deve ser problema para o jogo.


Provável time: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Guga; André, Lima, Ganso e Arias; John Kennedy (Lelê) e Cano.




Desfalques: Alexsander (lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo), Gustavo Apis (joelho esquerdo), Jorge (joelho direito), Keno (lesão na coxa), Marrony (lesão na coxa) e Vitor Mendes (afastado).
Pendurados: André, Fernando Diniz e Thiago Santos



Botafogo x Fluminense: Samanta Alves e Bianca Santos respondem perguntas sobre o clássico (https://ge.globo.com/video/botafogo-x-fluminense-samanta-alves-e-bianca-santos-respondem-perguntas-sobre-o-classico-11631829.ghtml)


Arbitragem

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro