Páginas

domingo, 19 de agosto de 2012

Atlético-MG vira sobre o Botafogo e leva o Osmarzão



Galo se aproveita das falhas do time carioca no Independência e conquista o título simbólico do primeiro turno do Brasileiro



Atletico MG x Botafogo - Gol Jo - (Foto: Ramon Bitencourt)
Jô marcou o segundo gol do Atlético na
Arena Independência (Foto: Ramon Bitencourt)
Atlético-MG e Botafogo fizeram um bom jogo de futebol na Arena Independência, em Belo Horizonte, neste domingo, mas no fim prevaleceu o melhor conjunto. O Galo se aproveitou das falhas da defesa do clube carioca e virou a partida, vencendo por 3 a 2. A vitória em casa fez o time de Cuca alcançar os 42 pontos na tabela e conquistar o Troféu Osmar Santos, o Osmarzão, pelo título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Os gols da partida no Independência foram marcados por Escudero, Jô e Neto Berola, para o Atlético-MG, e Andrezinho, que balançou as redes duas vezes para o Botafogo, uma delas de pênalti no fim.

O Galo volta a campo só no próximo domingo, às 18h30, quando faz o clássico contra o Cruzeiro, pela última rodada do primeiro turno. O Botafogo enfrenta o Palmeiras, na quarta-feira, às 21h50, no Engenhão, pelo segundo jogo da primeira fase da Copa Sul-Americana.

PRIMEIRO TEMPO

Mesmo com maior posse de bola e os três meias - Seedorf, Andrezinho e Lodeiro - muito bem na partida, o Botafogo não conseguia chutar ao gol de Victor. Aos 13 minutos, aconteceu a primeira chance real de gol. Bernard recebeu ótimo passe de Ronaldinho, que tentou driblar o goleiro, mas Jefferson fechou bem o gol e cortou a bola.

Seedorf e Ronaldinho Gaúcho se reencontraram
em Belo Horizonte (Foto: Gil Leonardi)
Apesar do susto, o Botafogo continuou bem na partida. Mas o Atlético-MG não se intimidava com a performance dos visitantes e também criava as chances de gol. A boa apresentação do Botafogo foi coroada aos 35 minutos. Jadson roubou a bola no meio-campo, Andrezinho carregou e abriu para Elkeson que cruzou pelo lado direito do campo. A defesa rebateu e Andrezinho livre apareceu para mandar para as redes. Foi o sexto gol do meia na competição.

O Botafogo continuou apertando o Galo e teve outras boas chances de chegar ao gol de Victor. No entanto, Márcio Azevedo se lesionou e saiu de campo faltando cinco minutos para o fim da primeira etapa. Em seu lugar entrou Lima. Em um de seus primeiros lances o lateral perdeu uma bola e deu o contra-ataque para os mineiros. Na sequência do lance, Ronaldinho lançou Jô que perdeu o gol em mais uma com brilhante intervenção de Jefferson. Só que no rebote Escudero empatou.

A primeira etapa ainda teve tempo para um lance polêmico. Seedorf foi derrubado na área após um pisão de Serginho. O árbitro mandou o jogo seguir para a irritação do sempre calmo camisa 10 botafoguense. Tudo igual no intervalo.

GALO VOLTA MELHOR, VIRA O JOGO
Após bom primeiro tempo, o Botafogo voltou mal para a segunda etapa. Com isso, o Galo tomou conta do jogo e começou a coordenar todas as ações ofensivas. Aos oito, Ronaldinho, muito bem na partida, recebeu lançamento da defesa. A zaga alvinegra falhou e Jô virou para o líder do Brasileirão: 2 a 1.

Oswaldo mexeu no Botafogo, colocando Rafael Marques no lugar de Lodeiro. Mesmo com a alteração, o time não conseguiu reagir. O Galo continuava soberano dentro de casa. Com o passar do tempo, o Atlético diminuiu a pressão. Com isso o Botafogo começou a esboçar uma tímida reação.

Aos 34 minutos, Jadson fez boa jogada e tocou para Seedorf. O camisa 10 do Bota mostrou a categoria de sempre e lançou para Rafael Marques na área. O atacante dominou e foi derrubado por Leonardo Silva, pênalti. Andrezinho bateu rasteiro no canto de Victor e empatou a partida.

O banho de água fria na torcida do Galo, que lotou o Independência mais uma vez, durou pouco. Oito minutos depois, Neto Berola, que voltou a jogar depois de três meses, fez um bonito gol e fechou o placar para festa atleticana. 

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 3 X 2 BOTAFOGO
Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 19/08/2012 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Bruno Boschilia (PR)
Renda/Público:  R$ 729.495 / 19.903 pagantes
Cartões amarelos: Pierre, Escudero, Leonardo Silva (CAM), Lodeiro, Elkeson (BOT)
GOLS:  Andrezinho 35' 1º/T (0 a 1), Escudero 42' 1º/T ( 1 a 1), Ronaldinho 8' 2º/T (2 a 1), Andrezinho 35' 2º/T (2 a 2) e Neto Berola 42' 2º/T (3 a 2)
ATLÉTICO-MG: Victor, Serginho (Carlos César 31' 2º/T), Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre e Leandro Donizete; Escudero (Neto Berola 29' 2º/T), Ronaldinho e Bernard (Rafael Marques 45' 2º/T); Jô
Técnico: Cuca
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Lima 40' 1º/T) (Brinner 45' 2º/T); Amaral, Jadson, Andrezinho, Lodeiro (Rafael Marques 18' 2º/T) e Seedorf; Elkeson.
Técnico: Oswaldo de Oliveira


Leia mais no LANCENET! 



Jogamos bem, mas não deu




Opinião do Torcedor



Jogamos bem. 


Na casa do Atlético, com estádio lotado, encaramos de frente o adversário e jogamos de igual para igual. 

Nossos jogadores apanharam muito, tanto que Márcio Azevedo saiu contundido ainda no primeiro tempo. O Juiz podia ter expulsado pelo menos um jogador do Galo, mas como estava apitando no grito do Ronaldinho Gaúcho, nos prejudicou. 

O meio campo do Bota de hoje, sem Renato, é a formação que mais me agrada. Lodeiro se movimentou bem no primeiro tempo, depois sumiu. Ainda tem que se entrosar com os companheiros. 

Andrezinho e Jadson jogaram muito e foram os melhores do Fogão, ao lado do goleiro Jefferson. 

Então, porque perdemos? Primeiro, porque o Atlético é um time mais estruturado e, não por acaso, vem sendo o melhor do campeonato, ainda mais jogando em casa. Segundo, como já disse acima, o juizão fez de conta que não viu a quebradeira que os atleticanos impuseram a nosso time.

Por Tiago Madureira Araujo/BotafogoDePrimeira


R49 contra Sidão: Quem vence esse duelo?


Hoje veremos frente a frente dois dos maiores destaques do Campeonato Brasileiro de 2012




De um lado Ronaldinho Gaúcho, com a camisa do Atlético-MG, depois de ter deixado o Flamengo uma semana antes do Brasileirão num episódio deprimente para ambos. O que se viu foi uma baixaria de acusações de parte a partes, com enorme prejuízo para a imagem tanto do clube quanto para o jogador. 


Ele, como atleta, vem demostrando dentro de campo que ainda pode jogar em bom nível e vem sendo um dos destaques da temporada levando o Galo ao tipo da tabela e à liderança da competição.

Do outro lado está Seedorf, a maior contratação de um time Brasileiro de todos os tempos, hoje vestindo a Glorioso Manto Alvinegro. O meia holandês leva uma desvantagem nessa comparação em razão de estar apenas iniciando a temporada, já que chegou após as férias dos times europeus. 

Nesse pouco mais de um mês no Botafogo, Seedorf vem demonstrando um profissionalismo invejável que vem chamando a atenção tanto dos companheiros - principalmente dos mais jovens que tem treinado constantemente a seu lado, como da torcida e da mídia. O resultado dessa dedicação não poderia ser outro. Levando-se em conta todas as circunstâncias que envolve o grupo botafoguense desde o começo da temporada com o time atravessando uma instabilidade incômoda no campeonato, o jogador tem apresentado uma performance dentro de campo acima do esperado mesmo atuando sem uma posição definida no esquema do treinador.

Oswaldo de Oliveira já o escalou em todas as posições do meio de campo revesando com os demais jogadores da posição e até mais recuado, quase como um segundo volante. Na última partida, Seedorf já aguentou o ritmo dos 90 minutos e atuou com destaque distribuindo e cadenciando o jogo a sua maneira, lançando os companheiros e até aparecendo na frente pro chute a gol. Sua disposição foi premiada quando, demonstrando um misto de experiência e raça, roubou a bola do adversário e partiu determinado em direção ao gol deferindo um tiro certeiro. Foi segundo da partida em casa contra o Sport. Seu primeiro gol com a camisa do Fogão foi fora de casa, no Serra Dourada, quando enfrentou o Atlético-GO em seus domínios. Um golaço de falta, por sinal.

O duelo de hoje 
entre os experientes meias, promete. Os dois jogadores atuaram juntos no Milan e se reencontram neste domingo, às 16h, na Arena Independência, pelo Campeonato Brasileiro, no duelo de dois dos três melhores ataques da competição, com 28 gols cada. 

Um bom jogo a todos mas que seja com uma vitória do Fogão mais uma vez sobre o seu Eterno Freguês...

Pra cima deles FogôôÔôô!

Felip@odf/BotafogoDePrimeira