Páginas

sábado, 28 de agosto de 2021

Análise: início de returno consolida Botafogo como candidato às primeiras posições


Mais do que a vitória fora de casa, contra o Coritiba, time começa o segundo turno com a impressão de que vai ao menos brigar pelo acesso até as últimas rodadas do campeonato






Melhores momentos: Coritiba 0 x 1 Botafogo, pela 21ª rodada do Brasileirão Série B



Objetivamente, os três pontos da última sexta-feira contam tanto quanto qualquer outra das 10 vitórias que o Botafogo já conseguiu na Série B. Simbolicamente, porém, o time leva de volta ao Rio de Janeiro mais do que a vaga provisória entre os quatro melhores.


O início do returno confirma o que os últimos jogos da primeira parte do campeonato já apontavam: o Botafogo é forte candidato a terminar nas primeiras posições. O time venceu e convenceu contra o líder da tabela e fora de casa, onde o time teve dificuldades de pontuar no primeiro turno, com somente uma vitória em 10 jogos.


Desde a chegada de Enderson Moreira, o Botafogo jogou nove rodadas, com sete vitórias, um empate e uma derrota. A sequência é responsável pela escalada de 10 posições na tabela, da 14ª à quarta colocação. Resultados que premiam um trabalho que começou com o pé direito.


+ Enderson prega atenção: "A guerra continua"





Navarro comemora com Chay e Warley — Foto: Robson Mafra/AGIF



- A gente tem demonstrado, acima de tudo, muita concentração em todos os momentos. Ganhar do Coritiba, ainda mais fora de casa, é muito importante para dar confiança a esse grupo. Ao mesmo tempo, foi só mais um jogo, e já precisamos pensar no próximo - resumiu o técnico Enderson.



Vitória com autoridade

O bom momento foi posto à prova e aprovado no teste da última sexta. Contra o líder Coxa, o Botafogo dominou o primeiro tempo, controlou o segundo e saiu de Curitiba com uma vitória justa, no embalo de um ataque que achou espaços e de uma defesa que quase não errou.


Apesar do número considerável de finalizações do adversário, 11, Diego Loureiro fez apenas duas defesas no jogo. As melhores chances foram do Bota, que contou com outro jogo inspirado da dupla Chay e Navarro.



A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Resultado importantíssimo, que nos coloca no G-4!" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-resultado-importantissimo-que-nos-coloca-no-g-4-9808556.ghtml)


O primeiro tempo foi todo do Botafogo. Mesmo como visitante, o lado carioca se impôs, jogou melhor e conseguiu a vantagem com justiça. O belo gol de Navarro, com passe de Chay, coroou a estratégia que envolveu o líder do campeonato. O caminho das pedras do Bota ficou claro desde o início da partida: muita gente no ataque, meio congestionado e toques curtos e rápidos até o gol.



Enderson colocou Jonathan praticamente como ponta esquerda, liberando a dupla de volantes e Marco Antônio para encostar nos atacantes. As jogadas começavam pelos lados, mas rapidamente afunilavam na direção do centro para terminar em um chute de fora da área ou um cruzamento. O primeiro gol saiu assim. Ao invés de tocar para Warley buscar o meio de campo, Chay segurou a bola e esperou a movimentação de Navarro, que foi muito bem na jogada (veja o gol).




Aos 37 min do 1º tempo - gol de cabeça de Rafael Navarro do Botafogo contra o Coritiba


Quem também merece menção é Warley. O jogador atacou mais uma vez de ponta e lateral na mesma partida. No primeiro tempo, foi arma de velocidade pela direita. No segundo, teve que sustentar o lado esquerdo da defesa. A versatilidade virou trunfo e convenceu o técnico Enderson, que dá cada vez mais espaço ao garoto.


O time pode até sair do G-4 nessa rodada, a depender do resultado do jogo do Náutico, no domingo, mas dá segurança ao torcedor de que ao menos ficará vivo na briga pelo acesso até o final. Para seguir no mesmo caminho, o próximo desafio é o Remo, no sábado, às 16h30 (de Brasília), pela 22ª rodada.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro


Enderson prega atenção após Botafogo entrar no G-4 da Série B: "A guerra continua"



Treinador comemora, mas já pede foco na próxima rodada, contra o Remo. Técnico comenta ausência de Navarro na próxima rodada e presença de Gatito na delegação




Melhores momentos: Coritiba 0 x 1 Botafogo, pela 21ª rodada do Brasileirão Série B



A vitória fora de casa contra o líder da Série B foi comemorada pelo técnico Enderson Moreira, mas até a página dois. Sem dar espaço para euforia, o técnico pregou atenção após o time entrar no G-4 e chamou atenção para o equilíbrio da Série B.


- Fizemos um jogo muito positivo contra uma grande equipe. Demonstramos muita maturidade, buscamos o resultado. Foi muito positivo. Continuamos com o mesmo pensamento. Foi uma batalha, mas a guerra continua. Não há nenhum tipo de relaxamento. A competição está igual, está difícil alguém se isolar. Precisamos trabalhar muito para nos manter - disse.


- A competição é equilibrada, até em nível de investimento. Ganhar fora de casa é muito importante, assim como em casa. A gente tem demonstrado, acima de tudo, muita concentração em todos os momentos. Ganhar do Coritiba, ainda mais fora de casa, é muito importante para dar confiança a esse grupo. Ao mesmo tempo, foi só mais um jogo, e já precisamos pensar no próximo. Precisamos estar muito concentrados, porque a competição vai ser assim até o final - completou.





Enderson Moreira em Coritiba 0x1 Botafogo — Foto: Robson Mafra/AGIF



Com os três pontos, o Bota chegou a 35 e subiu para o quarto lugar. Vai dormir no G-4 pelo menos até domingo, quando precisa secar o Náutico para manter a posição. O próximo jogo dos alvinegros é contra o Remo, no dia 4 de setembro, às 16h30 (de Brasília), pela 22ª rodada da Série B.


Mais respostas de Enderson

Navarro suspenso. E agora?


- O Navarro tem uma característica, o Rafael Moura tem outra e o Matheus Nascimento tem outra. Cada atleta pode oferecer coisas diferentes, a gente perde em umas e compensa em outras. Perdemos atletas importantes para esse jogo, mas o grupo deu uma resposta positiva. Não temos deixado ninguém para trás, estão todos convictos no que precisamos fazer.



A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Resultado importantíssimo, que nos coloca no G-4!" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-resultado-importantissimo-que-nos-coloca-no-g-4-9808556.ghtml)


Evolução da defesa


- Essa melhora defensiva vem também dos jogadores lá da frente, que ajudam muito na marcação, têm uma postura agressiva. O grupo comprou essa ideia e se sacrifica para isso. O nível de competitividade foi muito positivo. Era um confronto de duas equipes com qualidade técnica, mas temos no nosso DNA essa competitividade.


Situação dos goleiros


- O Diego começou a trabalhar recentemente, ainda é muito prematuro. O Gatito veio por pedido dele, quis participar. Está muito tempo fora e queria participar desse clima. É uma referência no clube. Ainda não pode fazer trabalhos com bola. E o Diego precisou ficar para continuar o trabalho com a comissão técnica e ficar em forma.



Guilherme Santos já pode jogar?


- O Guilherme reclamou que estava sentindo um pouquinho no último treinamento. Fizemos a opção de deixa-lo lá para recuperar 100%. Warley pode jogar dos dois lados, é muito polivalente e cumpriu muito bem a função.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo vence o líder Coritiba no Couto Pereira e dorme no G4 da Série B do Brasileiro


Com grande primeiro tempo, Alvinegro impõe primeira derrota do Coxa em casa na competição e depende de uma derrota do Náutico para seguir entre os quatro primeiros






Botafogo venceu o líder Coritiba pela Série B com gol de Rafael Navarro (Foto: Reprodução/Twitter do Coritiba)


Uma vitória de imposição por parte do Botafogo. Nesta sexta-feira, o Alvinegro derrotou o Coritiba por 1 a 0 no Couto Pereira, em partida válida pela 21ª rodada da Série B do Brasileirão, quebrando a invencibilidade do líder do campeonato em casa. Rafael Navarro marcou o gol do Glorioso, que vai dormir no G4.


+ Veja a tabela da Série B e simule os resultados das partidas


Com o resultado, a equipe comandada por Enderson Moreira chegou a 35 pontos e subiu para a 4ª colocação. Para continuar no G4 no fim da rodada, o Botafogo precisa que o Náutico não vença o Vitória no próximo domingo. O Coritiba continua com 39 pontos, na liderança da competição.

O próximo compromisso do Coritiba será um confronto regional. Na próxima quarta-feira, o Coxa enfrenta o Londrina às 21h30, no Estádio do Café. O Botafogo entra em campo no sábado seguinte para medir forças com o Remo, às 16h30, no Baenão.


BOTAFOGO COM ESPAÇO!

A partida começou equilibrada. Tanto Coritiba quanto Botafogo não se colocaram com ataques muito arriscados e esta foi uma tônica do jogo por praticamente todo o início do primeiro tempo.

Aos poucos, o Botafogo foi ganhando espaço. Muito disto começava com o trabalho dos jogadores pelo lado do campo, que confundiam a marcação do Coritiba e faziam Chay e Rafael Navarro ficarem livres pelo centro. A dupla, inclusive, obrigou o goleiro Wilson a fazer boas defesas.


NA FRENTE!

​Esse ganho de campo do Botafogo, pouco tempo depois, virou bola na rede. Após um erro de Guilherme Biro, Chay dominou com muita liberdade na região do meio-campo e cruzou na medida para Rafael Navarro, que superou Henrique e cabeceou para o fundo das redes, colocando o Alvinegro em vantagem na etapa inicial.


PRESSÃO!

O Coritiba não fez nenhuma alteração no intervalo, mas voltou com uma postura bem diferente para o segundo tempo. O Coxa pressionou o Botafogo no começo da etapa complementar principalmente com ataques do lado direito, explorando Jonathan Silva, e os cruzamentos na área.

A intensidade foi tão alta que o lateral do Botafogo, que já havia sido atendido por dores no primeiro tempo, não aguentou e teve que ser substituído. A defesa do Alvinegro conseguiu segurar este ímpeto de impacto do Coxa nos minutos iniciais do segundo tempo.


NA IMPOSIÇÃO!

No fim do jogo, o Coritiba colocou uma pressão natural em busca de um possível empate, mas parou na defesa do Botafogo. No fim, o Alvinegro conquistou um resultado de imposição e impôs a primeira derrota do Coxa em casa nesta Série B. Resultado grande.



FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 x 1 BOTAFOGO


Data-Hora: 27/08/2021, às 21:30
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Assistentes: Éder Alexandre (SC) e Gizeli Casaril (SC)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP)
Gramado: Bom
​Cartões amarelos: Henrique, Val, Waguininho e Guilherme Biro (CTB); Warley e Rafael Navarro (BOT)
​Cartões vermelhos: nenhum

Gols: Rafael Navarro (0-1, 37'/1ºT)

CORITIBA: Wilson; Natanael (Igor 24'/2ºT), Henrique, Luciano Castan, Guilherme Biro (Romário 37'/2ºT); Valdemir (Guilherme Azevedo 37'/2ºT), Willian Farias; Waguininho, Robinho (Rafinha 24'/2ºT), Igor Paixão; Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo.

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu, Jonathan Silva (Luís Oyama 14'/2ºT); Pedro Castro, Barreto; Warley, Chay (Ênio 37'/2ºT), Marco Antônio (Ricardinho 37'/2ºT); Rafael Navarro (Rafael Moura 37'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.




Fonte: LANCE! Curitiba (PR)

Atuações do Botafogo: vitória tem faro de gol de Navarro, inspiração de Chay e superação de Warley


Jogadores de ataque são destaques da vitória fora de casa contra o Coritiba, o líder da Série B. Dupla de zaga faz partida segura e garante resultado sem sofrer gols




Navarro


O centroavante foi o herói da vitória. Marcou o único gol da noite em uma jogadaça: se movimentou dentro da área, confundiu a marcação e ficou sozinho para testar para o fundo da rede. Conseguiu outras boas jogadas, principalmente no primeiro tempo. Nota 7,5.


Chay

Quem deu o passe para o gol foi Chay. O lance começou com o camisa 14, que conduziu no lado direito, levantou a cabeça e cruzou na medida para o companheiro. Os lances mais perigosos quase sempre passam pelo pé dele. Nota 7,0.


Warley

Outro que se destacou no ótimo resultado foi Warley. Não deixou cair a intensidade durante os 90 minutos, mesmo precisando sair da ponta direita para quebrar galho de lateral-esquerdo durante quase todo o segundo tempo. Ganhou pontos pela superação. Nota 7,0.




Navarro comemora o gol do Botafogo — Foto: Robson Mafra/AGIF


Veja as notas

Diego Loureiro [GOL]: 6,0

Daniel Borges [LAD]: 6,0

Carli [ZAG]: 6,5

Kanu [ZAG]: 6,5

Jonathan Silva [LAE]: 6,0

Barreto [VOL]: 5,5

Pedro Castro [VOL]: 6,0

Chay [MEI]: 7,0

Marco Antônio [MEI]: 6,0

Warley [ATA]: 7,0

Navarro [ATA]: 7,5


Entraram:

Oyama [VOL]:

Ricardinho [MEI]: sem nota.

Ênio [ATA]: sem nota.

Rafael Moura [ATA]: sem nota.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte Por Redação do ge — Rio de Janeiro