Páginas

sábado, 10 de outubro de 2020

Referência no elenco, Kalou passa por primeira marca no Botafogo em momento de oscilação


Atacante tem um gol em 11 jogos e, apesar de ter mostrado bom futebol contra Coritiba e Corinthians, diminuiu a qualidade das primeiras exibições; veja opiniões de comentaristas


Salomon Kalou já completou sua primeira marca no Botafogo. Contra o Palmeiras, o atacante participou do 11º jogo com a camisa alvinegra e ainda oscila neste primeiro momento no clube. Com um gol e nenhuma assistência, o marfinense busca se firmar dentro das quatro linhas, mas se torna referência fora delas.


Dos 11 jogos de Kalou no Botafogo, oito foram como titular, mas em apenas dois o atacante permaneceu em campo durante os 90 minutos.


Kalou tem sido utilizado como atacante de lado, caindo pela esquerda. A parte física pode ser explicada como obstáculo para o marfinense, que aos 35 anos não tem a mesma disposição de antes e dificilmente consegue recompor a marcação no meio e partir em velocidade nos contra-ataques.


+ Botafogo coloca Ronald como primeira opção, e Túlio explica desistência por Bismark



Kalou tem um gol em 11 jogos pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



- O Botafogo buscou a contratação do Kalou mais preocupado com o impacto da chegada do que para acrescentar de maneira consciente ao elenco. É um jogador de idade mais avançada com poucos minutos na última temporada no Hertha (Berlin, da Alemanha), e que sempre foi muito dependente do físico, do ritmo, para render. Acho que é natural que precise de tempo para se reencontrar, o problema é que a exigência é por uma resposta de jogador relevante no grupo.


- No imaginário do torcedor e da diretoria, ele teria que chegar já com bom desempenho. Eu vejo o Kalou como jogador de velocidade, pela esquerda, como foi contra o Vasco, nos 45min depois de voltar de viagem à França, mas ele não vai sustentar 90 minutos assim - analisou Raphael Resende, comentarista do SporTV.


+ Recursos insuficientes impedem conclusão da S/A "no curto prazo"


A chegada de Kalou ao Rio de Janeiro aconteceu com o Campeonato Brasileiro já em andamento, e o atacante precisou se adaptar imediatamente ao calendário apertado do futebol nacional. O último jogo dele na Alemanha havia sido em 30 de novembro de 2019.


Pelo Botafogo, Kalou estreou no dia 2 de setembro, no empate em 0 a 0 contra o Coritiba. O primeiro gol veio na partida seguinte, empate em 2 a 2 com o Corinthians. Foi bem nos dois jogos, mas diminuiu a qualidade das primeiras exibições. Voltou a se destacar na derrota por 3 a 2 para o Vasco, pela 10ª rodada do Brasileirão.


+ Veja provável time contra o Sport



O único gol de Kalou com a camisa do Botafogo saiu contra o Corinthians


Se ainda não impactou dentro de campo, Kalou trouxe resultados fora dele com o aumento no número de sócios e na venda de produtos do clube, além de gerar visibilidade internacional ao Botafogo. Dentro do vestiário, o atacante ainda surge como exemplo para o elenco repleto de jovens atletas.


- Um jogador de 35 anos no futebol brasileiro ainda consegue jogar, mas no caso do Kalou não como titular. O começo dele no Botafogo foi animador, mas ele se mostra de fato como um jogador pra entrar no segundo tempo (nesse momento). Tem boa finalização e passe, mas como o Botafogo opta muitas vezes por jogar no contra-ataque, exige um pouco mais de intensidade para atacantes. É uma referência importante aos mais jovens, e não precisa ser o titular pra exercer liderança - opinou Ana Thais Matos, comentarista da Globo.


Salomon Kalou terá nova chance de mostrar a que veio no próximo domingo. O atacante deve ser titular contra o Sport, às 18h15, na Ilha do Retiro. Uma vitória pode tirar o Botafogo da zona de rebaixamento.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Pedro Raul volta a ser decisivo no Botafogo, vê Kalou como exemplo e cita "confiança" após vitória



Centroavante marcou gols nas duas últimas vezes como titular e terá nova oportunidade entre os 11 iniciais contra o Sport: "Busco entregar, além dos gols, boa performance técnica e física"


Nas últimas duas vezes que jogou como titular no time do Botafogo, Pedro Raul deixou o dele. O camisa 9, que tem alternado entre partidas no banco e com os 11 iniciais, parece aos poucos voltar ao bom momento que teve no início do ano. Segundo ele, a contribuição que gosta de dar ao clube vai muito além da bola na rede.


- A gente trabalha por momentos como esse, sabemos que a vida de um atacante tem altos e baixos, momentos em que a bola não chega... somos cobrados por gol. Mas sempre busco entregar, além dos gols, boa performance técnica e física.


- São gols que tem saído em todas as rodadas (de cruzamento). Todos os times têm sofrido com esse tipo de gol, inclusive o nosso. Então, é um ponto que temos que usar cada vez mais nos jogos, para poder criar mais oportunidades - disse Pedro Raul ao ge.


+ Botafogo coloca Ronald como primeira opção, e Túlio explica desistência por Bismark



Pedro Raul fez um dos gols da vitória sobre o Palmeiras — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Se ao chegar ao clube no início do ano, Pedro Raul era considerado titular incontestável, 10 meses depois a certeza não é mais a mesma. Com Matheus Babi fazendo sombra - e às vezes dupla -, o centroavante disputa espaço no ataque com um astro internacional.


- Kalou é um cara super gente boa, está sempre aberto para conversar, passar conselhos e ajudar os mais novos. É um jogador experiente, que já ganhou tudo no futebol. Ter um exemplo desses num grupo jovem é algo que ajuda coletiva e individualmente.


+ Recursos insuficientes impedem conclusão da S/A "no curto prazo"



Pedro Raul também fez o gol do Botafogo contra o Bahia — Foto: André Durão/ge


Ainda em busca de sair da zona de rebaixamento (Botafogo é o primeiro time do Z-4), Pedro Raul busca solução para uma posição melhor na tabela. Para ele, claro que existem erros que devem ser ajustados, mas o time não pode deixar o ritmo cair.


- Clima foi bom, não que quando a gente não tinha o resultado fosse um ambiente ruim. Mas sabíamos que o nosso momento ia chegar, estávamos batendo na trave há muitas rodadas. Dá gás e confiança pra essa sequência de dois jogos fora de casa. Foi num momento importante e contra um grande adversário. É manter a confiança lá em cima, mas sempre com os pés no chão. Falta corrigir alguns erros que cometemos em alguns jogos e buscar melhorar o que fizemos de bom. E seguir trabalhando forte, como estamos - concluiu.


+ Veja provável time contra o Sport


No próximo domingo, às 18h15, contra o Sport, Pedro Raul deverá ter nova chance como titular do ataque alvinegro. O jogo na Ilha do Retiro é válido pela 15ª rodada do Brasileirão.




Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro