Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Em jogo recheado de reservas, Botafogo encara o Volta Redonda



Com os objetivos na Taça Rio cumpridos, times fazem 'amistoso' de luxo no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda




Apresentação Volta Redonda x BotafogoPraticamente nada. É exatamente isso que vale o confronto entre Botafogo e Volta Redonda, no domingo. De um lado, o Glorioso já está praticamente classificado com a melhor campanha para a semifinal da Taça Rio. Do outro, o Voltaço já se garantiu no mesmo objetivo e irá enfrentar o primeiro colocado do Grupo B.

Desta maneira, os dois times devem poupar jogadores no duelo que acontece no Raulino de Oliveira, no domingo, às 16h, com transmissão em tempo real pelo LANCE!Net. Pode ser a grande chance para alguns jogadores aparecerem.

Objetivo cumprido

Já classificado para a semifinal da Taça Rio em segundo lugar no Grupo A, com 13 pontos, o Volta Redonda deverá entrar com alguns jogadores reservas no confronto. O técnico Cairo Lima ainda não definiu o time durante a semana e a divulgação dos titulares provavelmente ficará para momentos antes do jogo.

Entre os titulares do Voltaço deverá estar um velho conhecido da torcida alvinegra. O experiente meia Adriano Felício, de 33 anos, está cotado para iniciar na equipe da casa. Ele defendeu o Botafogo entre 2007 e 2008.

Pensando na frente

Sem ter eliminado o jogo de volta da Copa do Brasil contra o Sobradinho, o Botafogo colocará em campo um time inteiramente de reservas. Dentre eles, nomes como Lima, Gegê, Jeferson e Lucas Zen terão a responsabilidade de manter o bom momento do Glorioso na temporada.

Com o primeiro lugar do Grupo A garantido, o Glorioso só não se classifica com a melhor campanha para a semifinal da Taça Rio se, no outro
grupo, o Resende vencer o Boavista e o Alvinegro for derrotado pelo Voltaço. Além disto, ainda seria necessário que o Gigante do Vale tirasse 13 gols de diferença no saldo de gols. Mesmo assim, Gegê garante que entrará em campo muito motivado:

– Esse jogo significa muito. Dizem que o Botafogo já está classificado e não vai jogar focado, mas a gente vai entrar com tudo para ganhar. É a chance que nós temos.

VOLTA REDONDA X BOTAFOGO

Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Leandro Newley Ferreira Belota
Auxiliares: Wendel de Paiva Gouvêa e Claudio Batista Ribeiro

Volta Redonda: Gatti, Lorran, Marcelo, André Alves e Bruno Barra; Éder, Geraldo, Adriano Felício e Sassá; Josiel e Frotini - Técnico: Cairo Lima.

Botafogo: Renan, Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Jadson, Gegê e Jeferson; Henrique e Bruno Mendes - Técnico: Oswaldo de Oliveira


Leia mais no LANCENET!

Com lesão leve de Lodeiro, Bota mira volta para a semifinal da Taça Rio


Exame aponta um problema muscular na coxa esquerda, uruguaio ganha elogios do departamento médico, mas está fora do jogo com o Sobradinho



Lodeiro se machucou no empate com
o Sobradinho (Foto: Fred Huber)
O Botafogo divulgou na tarde desta sexta-feira que a lesão na coxa esquerda de Lodeiro foi leve depois de um exame realizado depois do treinamento. O jogador saiu de campo machucado ainda no primeiro tempo do empate em 0 a 0 com o Sobradinho-DF, quarta-feira, pela Copa do Brasil, em Gama-DF, e o prazo de recuperação não foi divulgado.

Na nota oficial, o Botafogo destacou que Lodeiro é "exemplo de dedicação e empenho nas atividades propostas e permanecerá no departamento médico até que tenha condições de atuar novamente em sua condição plena". O jogador atuou em 15 jogos este ano pelo clube e em três pela seleção do Uruguai.

Apesar de não divulgar o prazo oficialmente, o Botafogo espera recuperar o jogo para a disputa da semifinal da Taça Rio, dia 28, em Volta Redonda. O jogador não vai enfrentar Volta Redonda, domingo, pela Taça Rio, e Sobradinho-DF, quarta-feira, pelo jogo de volta da Copa do Brasil.

O Botafogo ainda tem em recuperação o lateral-esquerdo Julio Cesar, que levou uma pancada na perna esquerda na quarta-feira, além dos volantes Renato e Gabriel, com problemas musculares. Andrezinho também está em processo de recuperação de uma lesão no púbis e chegou a treinar com o grupo nesta sexta-feira, mas não está apto a jogar.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Classificado, Botafogo utilizará reservas contra o Volta Redonda



Nenhum titular mais o reserva Vitinho - viajará para a última rodada da Taça Rio




Antônio Carlos - Botafogo x Atlético-GO (Foto: Bruno de Lima)
Antônio Carlos será titular mais
uma vez (Foto: Bruno de Lima)
Classificado para as semifinais da Taça Rio e com a primeira colocação geral praticamente assegurada, o Botafogo se dará ao luxo de escalar uma equipe completamente formada por reservas contra o Volta Redonda, domingo, às 16h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Com isso, o técnico Oswaldo de Oliveira deverá colocar em campo a seguinte formação: Renan; Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Jadson, Lucas Zen, Jeferson e Gegê; Bruno Mendes e Henrique.

Também reserva, o garoto Vitinho também será poupado, pois ainda existe uma preocupação com o uruguaio Lodeiro, que sentiu uma fisgada na coxa esquerda contra o Sobradinho e será reavaliado à tarde.

Outro que não viaja para a Cidade do Aço é o volante Renato. Ele jogou 45 minutos contra o Nova Iguaçu, mas ainda sente dores musculares na coxa esquerda.

Por conta da escalação de reservas, o apoiador Otávio - camisa 10 da equipe de juniores - treinou com o restante do elenco e deve ficar no banco de reservas no Raulino.

TITULARES FICAM NA ACADEMIA

Os jogadores que enfrentaram o Sobradinho na última quarta-feira ficaram na academia do clube realizando exercícios regenerativos. Apenas os reservas e o lateral-direito Lucas foram ao campo.

No campo anexo do Engenhão, o técnico Oswaldo de Oliveira comandou uma espécie de coletivo, mas com apenas nove jogadores de cada lado. Em vários momentos, Oswaldo parou a atividade para dar instruções aos seus jogadores.

O apoiador Andrezinho, recuperado de uma lesão no púbis, participou ativamente do treino e fez algumas boas jogadas. Porém, seu retorno não será precipitado e ele irá aguardar mais um pouco para retornar ao Glorioso.

Luiz Gustavo Moreira  Rio de Janeiro (RJ)LANCENET! 

Botafogo x Sobradinho é antecipado para quarta e Jefferson será desfalque



Jogo estava marcado para quinta, às 21h50; agora será um dia antes, às 19h30




Jefferson - Treino da Seleção (Foto: Eduardo Viana)
Jefferson será desfalque contra o
Sobradinho (Foto: Eduardo Viana)
A mudança de data da partida entre Botafogo e Sobradinho, que estava marcada para quinta-feira e foi antecipado para quarta, trouxe uma boa notícia e uma má para o Alvinegro. A má é o desfalque do goleiro Jefferson, que estará com a Seleção Brasileira para o amistoso contra o Chile, no mesmo dia, no Mineirão.

Por outro lado, a equipe ganhará um dia a mais de preparação e descanso para a semifinal do Campeonato Estadual, que será no dia 27 de abril, ainda sem adversário definido. No site da CBF, aliás, esse é o motivo descrito para a mudança.

O horário do confronto também foi modificado. Inicialmente seria às 21h50 e agora será às 19h30.
O camisa 12 Renan será o titular na partida decisiva. Na ida, disputada na última quarta-feira, no Bezerrão, no Distrito Federal, as equipes empataram em 0 a 0.


Leia mais no LANCENET! 

Yguinho dá reviravolta no Botafogo e lidera artilharia do Carioca de juniores


Depois de deixar o Flamengo em 2012, atacante supera favoritos, espera renovação de contrato e lembra chance de jogar ao lado de Túlio Maravilha



Aos 20 anos, Yguinho corre atrás de um espaço no futebol. Em sua última temporada na categoria júnior, o atacante vem mostrando serviço no Botafogo e lidera a artilharia do Campeonato Carioca, com 10 gols em 14 jogos, superando favoritos e nomes mais badalados, como Douglas Baggio, do Flamengo, que tem nove, e Biro Biro, do Fluminense, com quatro.

Com contrato até agosto deste ano, Yguinho saiu do Flamengo no meio do ano passado. Sem espaço, foi para o Botafogo e demorou a assumir a condição de titular, que só veio durante a disputa do Carioca deste ano. A esperança é de que possa ter o seu vínculo renovado para ganhar uma chance no elenco profissional.

Yguinho ao lado de Túlio Maravilha em um dos jogos do projeto dos mil gols (Foto: Gabriel Assis / BFR)
- Estou trabalhando forte, mas esse negócio de renovação deixo para o meu agente resolver. Tenho que me preocupar em melhorar. Estou pegando cada vez mais confiança e conquistei meu espaço. Aos poucos, fui tendo oportunidades, fazendo gols e virando artilheiro - disse Yguinho.
Temos que fazer a nossa parte primeiro e depois ver o que acontecer"
Yguinho

Agora, a luta pela artilharia é dura e o jogador ainda precisa ajudar o seu time a conseguir a classificação para a semifinal da Taça Rio. A última rodada acontece domingo. O Botafogo enfrenta o Volta Redonda e precisa vencer, além de torcer por um tropeço de Vasco, que joga contra o Madureira, ou Nova Iguaçu, rival do Olaria. Caso todos vençam, precisa tirar uma diferença de quatro gols de saldo em relação ao Vasco.

- Temos que fazer a nossa parte primeiro e depois ver o que acontecer - afirmou Yguinho, que chegou a participar de parte da pré-temporada em janeiro com o time profissional.

O atacante já deixou o Flamengo no passado. O período no antigo clube não o impediu de fazer amizade com os atuais companheiros. Um deles é Octávio, uma das apostas das categorias de Botafogo.

- Foi uma passagem boa no Flamengo, mas agora estou no Botafogo, muito feliz. Sempre tem companheiros que já conhecia, jogava contra como o Octávio - disse Yguinho, que considera um dos dois gols marcados na vitória por 3 a 1 sobre o Boavista o mais bonito entre os 10 que fez na competição.

Yguinho treina nos profissionais ao lado de
Lodeiro (Foto: Gabriel Assis / BFR)
Durante esse período de adaptação no Botafogo, Yguinho teve a chance de atuar ao lado de Túlio Maravilha em jogos do projeto dos mil gols. A experiência deixou o jovem atacante satisfeito em poder ter contato com um jogador cheio de história para contar.

- Participei de dois jogos com ele. A experiência foi muito boa. Ele é um dos maiores artilheiros da história do Botafogo, me passou tranquilidade, coisas que vou guardar para sempre na memória - comentou Yguinho.

Há pouco mais de uma semana, Yguinho saiu de Irajá e foi morar na concentração do clube, no Caio Martins, em Niterói. Apesar de ainda não ter certeza sobre o seu futuro, mostra confiança e faz planos de permanecer na cidade.

- Vou ficar morando na concentração até o meio do ano e espero arrumar um apartamento para alugar por aqui para ficar mais perto do centro de treinamento. Tem que ter confiança, né? Espero que tudo se resolva para eu continuar no Botafogo - afirmou Yguinho.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Botafogo aposta na continuidade do garimpo que revelou Vitinho e Gabriel


Clube repete fórmula e, apenas este ano, contrata quatro jogadores já com18 anos de idade ou mais para atuar ainda no time de juniores




Vitinho tem entrado regularmente durante
 os jogos
(Foto: Satiro Sodré / Agif)
No rastro do sucesso de jogadores como Gabriel e Vitinho, o Botafogo segue com sua política de garimpar jogadores já em fase final de formação. Só este ano, o clube trouxe quatro nessas condições: Matheus, de 20 anos, e Pablo, de 18, ex-Grêmio, Daniel, de 19, ex-Cruzeiro, e Guga, de 18, ex-Gama. Todos meias, que já fizeram suas estreias, e com contratos até 31 de dezembro de 2014.

A prática deu certo nos últimos anos. Em 2011, o clube contratou para os juniores Vitinho, que estava no Audax, Gabriel, ex-Paulínia, e Jeferson, ex-São Paulo. De lá para cá, subiram para os profissionais Vitinho, de 19 anos, que se transformou em xodó, e Gabriel, de 20, que virou titular. Jeferson, de 21, ainda busca espaço.

- Já fazemos isso desde 2009. O Caio (atacante, hoje no Inter) e o Alex foram os primeiros nesse processo. Alguns dão certo, outros não, mas são todos nesse perfil. A gente monitora quem se destaca, está insatisfeito no clube de origem, como foi o caso do Jeferson, ou com contrato perto do fim, conversa com o empresário ou o próprio atleta - explicou gerente técnico do futebol profissional, Sidnei Loureiro.

Daniel, Matheus Carioca e Pablo se encaixam no perfil de jogadores em fim de contrato. Já Guga veio negociado com o Gama em um caso parecido com o de Vitinho e Gabriel, onde o clube de origem ainda continua com um percentual relativo do jogador (40%).

O Botafogo enfrentou o Gama este ano na Copa São Paulo de Futebol Júnior e venceu por 2 a 1. O time sofreu um gol justamente de Guga, que acabou chamando a atenção, como Gabriel na edição da competição em 2011.
Não temos uma rede montada, essa estrutura, pos não tem alojamento para todo mundo. Temos um projeto maior de captação, mas para o ano que vem, quando Marechal Hermes estiver pronto, com condição de receber os garotos"
Sidnei Loureiro

- O Guga se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. Em 2011, jogamos em Paulínia e trouxemos o Gabriel - comentou Sidnei.

Alguns jogadores jovens também são contratados para o futebol profissional diretamente, casos de Lima, de 21, e Bruno Mendes, de 18. Sidnei trata esses casos como exceções e considera importante a passagem ainda pela categoria de juniores do clube para facilitar a adaptação.

- É importante que ele entenda a filosofia do clube. Acho que ele pode ter mais sucesso fazendo isso, com mais tempo de formação - comentou o dirigente.

A tendência para o futuro é haver um equilíbrio na forma de produzir talentos. O garimpo vai continuar, até mais intensamente. Além disso, o clube também vai lapidar jogadores desde o mirim e o infantil, como aconteceu com Dória, Cidinho e Sassá, por exemplo.

- Não temos uma rede montada, essa estrutura, pois não tem alojamento para todo mundo. Temos um projeto maior de captação, mas para o ano que vem, quando Marechal Hermes estiver pronto, com condição de receber os garotos. A gente tenta selecionar e não errar. Acho que o aproveitamento com o pouco espaço e força financeira vem sendo bom. Temos que sair na frente, antecipar as ações dos demais clubes e ao mesmo tempo definir qual o alvo - explicou Sidnei.

As obras no centro de treinamento de Marechal Hermes, que tinha previsão para ficar pronto no fim do ano, estão paralisadas. Segundo Sidnei, a documentação que faltava para colocar o projeto em prática está resolvida, mas ainda não há prazo para o início da demolição.

- Conseguimos legalizar essa situação da demolição há pouco tempo e não dá para precisar se vai começar em 20 dias, um mês. Mas quando estiver pronto teremos alojamentos para 72 jogadores a partir de 14 anos. Hoje, podemos ter 26 concentrados, a partir dos 16. Eles estão em Caio Martins, por enquanto - disse Sidnei.

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Bota sonha com final do Estadual no Maraca: 'Jogo decisivo tem de ser lá'



Com Engenhão fechado, diretor executivo do Alvinegro não esconde expectativa pela possível utilização do Maior do Mundo




Novas redes do Maracanã (Foto: Divulgação/Emop)
Novo Maracanã será inaugurado em 27
 de abril (Foto: Divulgação/Emop)
Sem ter a noção exata de quanto tempo ficará impedido de utilizar o Engenhão, o Botafogo já estuda a possibilidade de mandar algumas partidas do Brasileirão no Maracanã, que será reaberto no dia 27 de abril, em um evento teste.

Ainda existe a chance de a final da Taça Rio ser no estádio, caso seja disputada entre uma equipe grande e outra de menor expressão. A ideia foi defendida recentemente por Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

- Diante do quadro atual, sem o Engenhão, é uma alternativa razoável. Você tem vários estádios, mas jogo decisivo tem de ser no Maracanã. Com o nosso estádio fechado, vamos ter de olhar para ele com bons olhos. Temos essa expectativa sim, mas depende do prazo. Não tem jeito, estamos reféns - afirmou Sérgio Landau, diretor executivo do Botafogo.


Vinícius Perazzini e Walace Borges - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET! 

Executivo do Botafogo garante clube no mercado mesmo sem Engenhão



Sérgio Landau afirmou que clube não ficou órfão pela interdição do estádio; Bom aporte financeiro está para chegar aos cofres alvinegros após desbloqueio de grande penhora




Roque Santa Cruz (Foto:Jorge Guerrero/AFP)
Santa Cruz negocia mesmo com Engenhão
 fechado (Foto:Jorge Guerrero/AFP)
No momento em que o Engenhão foi interditado, o Botafogo entrou em pânico quando parou para calcular o prejuízo. Sem o estádio, o Alvinegro perdeu uma das suas maiores fontes de renda. Porém, passado o susto inicial, foram realizadas análises financeiras detalhadas e o diretor-executivo alvinegro, Sérgio Landau, garantiu ao LANCE!Net que o Glorioso segue vivo economicamente.

- Pode ter certeza que o Botafogo não saiu do mercado e nem ficou órfão do Engenhão. O fechamento dele impactou o nosso orçamento, mas não estamos mortos. Já nos organizamos para que fosse perdida apenas uma fonte de renda, e não o planejamento do ano inteiro - garantiu Sérgio Landau, revelando que o estádio, que gerou cerca de R$ 10 milhões de lucro para o Alvinegro em 2012, era a base do planejamento antes da reorganização.

- Antes, vivíamos sem o Engenhão, mas ele começou a dar muito dinheiro. Chegou uma hora em que ele passou a traçar o planejamento, o quanto iríamos ganhar e perder. Não ter o Engenhão agora não é fácil, mas conseguimos sobreviver - avaliou o dirigente.

Vale lembrar que, mesmo em turbulência econômica, o Botafogo vem negociando nas últimas semanas com o atacante Roque Santa Cruz. O paraguaio, que atua no Malága, da Espanha, seria a grande contratação do clube para o segundo semestre. Ele pediu R$ 450 mil por mês de salário e o Botafogo ainda busca um acordo.

Para auxiliar no fortalecimento do caixa, o Glorioso pode receber uma grande ajuda nos próximos dias. A cota de televisão deste ano, que estava penhorada devido a uma dívida com a Receita Federal, foi desbloqueada. Apenas 5% do valor total será descontado dos cofres alvinegros. O restante estará à disposição do clube.

- O dinheiro está para ser acessado pelo clube. O problema foi resolvido da melhor maneira e poderemos utilizar a verba em breve.


Vinícius Perazzini e Walace Borges Rio de Janeiro (RJ) LANCENET!