Páginas

domingo, 1 de agosto de 2021

Análise: Botafogo usa velocidade para engatar terceira vitória e ter gols (e subida) relâmpago


Clube abriu o placar com Chay logo no segundo minuto de jogo e Diego Gonçalves fechou a partida após contra-ataque letal





Melhores momentos: Botafogo 2 x 0 Vasco, pela 15ª rodada do Brasileirão Série B



Três jogos, três vitórias e três partidas sem ser vazado. O início no Botafogo não poderia ser melhor para Enderson Moreira. O 2 a 0 no clássico com o Vasco mostrou um time mais arrumado e, principalmente, mais veloz em campo.


O Estádio Olímpico Nilton Santos pode até ter servido de inspiração nesse momento dos Jogos lá no Japão. Mas, brincadeiras à parte, fato é que a velocidade do Botafogo foi determinante para a vitória. O gol logo aos dois minutos de jogo rapidamente desestruturou tudo aquilo que Lisca havia pensado para o Vasco.


>>> Enderson segura euforia após vitória no clássico: "Tem muita coisa pela frente" <<<





Diego Gonçalves comemora o segundo gol do Botafogo na noite do último sábado — Foto: Alexandre Durão



Melhor para o Botafogo, que na jogada do gol indicava que poderia começar da mesma forma que aconteceu contra o CSA: com Guilherme Santos e Marco Antonio bem abertos. Foi justamente em jogada do lateral-esquerdo, em tabela com Diego Gonçalves, que saiu o gol relâmpago.


Depois disso, o Botafogo recuou. Com o Vasco atrás do placar por mais de 90 minutos (incluindo aí os acréscimos), precisou sair do campo de defesa e ir em busca pelo menos de um ponto. Com isso, a estratégia de Enderson Moreira foi explorar os espaços que o adversário dava.


Só que o time pouco fazia isso e acabava sendo mais ameaçado do que ameaçador. Porém, ainda foi capaz de criar algumas oportunidades, principalmente pelo lado esquerdo, apesar de não ter sido efetivo nesse aspecto.


>>> Em fase artilheira, Chay mostra confiança: "Vamos brigar pelo acesso com certeza" <<<




A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Chay vai ser a grande estrela do nosso documentário" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-chay-vai-ser-a-grande-estrela-do-nosso-documentario-9733067.ghtml)



O Botafogo que voltou para o segundo tempo não teve nenhuma substituição de homens, mas a postura era visivelmente outra. Quando não tinha a posse, o time passou a pressionar mais, especificamente quando o Vasco saía jogando desde o campo de defesa. A marcação mais avançada deu certo e fez até com que Marco Antonio fosse o jogador com mais desarmes na partida: cinco. Além disso, foi dela também que saiu a bola no travessão de Diego Gonçalves.



O segundo tempo foi equilibrado na maior parte do tempo. Naturalmente, por precisar ainda mais do resultado com o passar dos minutos, o Vasco foi se expondo ainda mais. Até que o Botafogo fez um contra-ataque que faz o empolgado torcedor cogitar que Diego Gonçalves poderia ter um lugar na final olímpica dos 100m rasos masculino a ser disputada na manhã deste domingo. Com gás no fim do jogo, o camisa 11 recebeu bom passe de Oyama e sacramentou a vitória naquilo que o Botafogo apostou desde o momento que teve a vantagem.


>>> Atuações: autor do primeiro gol, Chay recebe a maior nota em vitória no clássico <<<





Botafogo venceu o terceiro jogo seguido e sem sofrer gol em nenhum deles — Foto: Vitor Silva / Botafogo


É importante lembrar também que o Botafogo está há três jogos sem ser vazado. A chegada de Enderson parece ter feito com que aquela confiança presente no Carioca e início da Série B voltasse ao clube. O retorno de Kanu como titular logo depois de se recuperar de uma lesão muscular levantava a dúvida se ele estaria 100% para o clássico, mas a defesa ter passado incólume provou que estava tudo bem com o capitão.


Com o resultado, o Bota subiu duas posições, ultrapassou o próprio Vasco e agora está em nono, com 22 pontos e a quatro do G-4. Os nove pontos conquistados nos últimos três jogos fizeram a equipe se recuperar bem na Série B e voltar de vez a sonhar com o acesso. Em três jogos o Botafogo subiu cinco posições e diminuiu em seis pontos a distância para o quarto colocado (tinha um jogo a menos). Confira a tabela da Série B aqui.



Agora, Enderson Moreira terá a primeira semana cheia para treinar o Botafogo desde que chegou ao clube e poderá colocar suas ideias ainda mais em campo. O elenco alvinegro volta a campo no próximo domingo, Dias dos Pais, quando recebe a Ponte Preta, às 16h (de Brasília). A partida é válida pela 16ª rodada da Série B e encerra a sequência de três jogos em casa da equipe.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro