Páginas

domingo, 31 de outubro de 2021

Botafogo demonstra foco e, em outubro, se aproxima de objetivo final; veja o que falta para o acesso


Com 96% de chances de subir, Alvinegro tem na força dentro do Nilton Santos um dos trunfos para garantir o acesso à Série A do Brasileiro, principal objetivo do clube





No Nilton Santos, Botafogo tem o melhor aproveitamento da Série B do Brasileirão (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Encerrada a 32ª rodada da Série B do Brasileirão, o Botafogo fecha outubro tendo dado passos importantes rumo ao objetivo final da temporada: o acesso à elite do futebol nacional. Nas cinco rodadas do mês, o time de Enderson Moreira deu boa resposta à derrota em casa, para o Avaí, e mostrou foco para os problemas extra-campo não influenciarem nas quatro rodadas seguintes.


A resposta para o revés em casa (apenas o segundo na Série B) foi imediata, ao vencer o CRB por 2 a 0. A sequência positiva seguiu com um empate sem gols diante do Cruzeiro, fora de casa, e com o triunfo por 3 a 0 sobre o Brusque, em uma das melhores apresentações da equipe na temporada. Na ocasião, o time ainda demonstrou foco total, ao não deixar o extra-campo influenciar no jogo, marcado pelo protesto silencioso pelo atraso nos direitos de imagem - o qual foi solucionado, como prometido, pela direção do clube na semana seguinte.


E MAIS:
Botafogo vence Bangu e segue invicto no Campeonato Carioca Feminino
VP do Botafogo demonstra convicção em parceria com a XP: 'Caminho sem volta e necessário'
Diretor da XP enaltece parceria com o Botafogo: 'Marco na história do banco de investimentos'


O encerramento do mês só não foi perfeito, com direito à liderança, pois o time ficou no 1 a 1 com o Goiás, fora de casa. O resultado - mais um diante de um rival que está no G4 - não é para ser desprezado, e permite ao Botafogo ver a possibilidade real de título na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, por mais que o objetivo final permaneça sendo o retorno à elite do futebol.


Em novembro, serão disputadas as seis rodadas finais da Série B. Com três jogos em seus domínios, o Botafogo tem tudo para conquistar o acesso sem sustos. Afinal, o clube, em seus domínios, é o de melhor aproveitamento na segunda divisão: 83,3% (13 vitórias, um empate e duas derrotas em 16 duelos).

As contas para o acesso e título já podem ser feitas. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Botafogo tem 96% de chances de subir e 38,7% de ser campeão. Confira a agenda do time em novembro, na reta final da Série B:


3/11 - 33ª rodada do Brasileirão
- Botafogo x Guarani, no Nilton Santos

7/11 - 34ª rodada do Brasileirão
- Vasco x Botafogo, em São Januário

11/11 - 35ª rodada do Brasileirão
- Ponte Preta x Botafogo, no Moisés Lucarelli

15/11 - 36ª rodada do Brasileirão
- Botafogo x Operário, no Nilton Santos

16, 19 ou 20/11* - 37ª rodada do Brasileirão
Brasil de Pelotas x Botafogo, no Bento Freitas

27/11* - 38ª rodada do Brasileirão
- Botafogo x Guarani, no Nilton Santos

*Rodada com horários, datas e locais ainda não detalhados pela CBF


LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Enderson completa um turno pelo Botafogo com melhores ataque, defesa e aproveitamento da Série B


Treinador estreou contra o Confiança, adversário da próxima quarta; diante do Goiás, enfrentou único time que faltava para completar um turno pelo Bota e chegou a 71,7% de rendimento



Enderson Moreira foi anunciado pelo Botafogo na noite em que o time foi derrotado pelo Goiás, em casa, na 13ª rodada da Série B. Após um turno da estreia, justamente contra o Confiança, adversário da próxima quarta-feira, o comandante chegou ao 19º rival diferente com aproveitamento de 71,7%, além das melhores defesa e ataque do campeonato.



Tivesse esse mesmo aproveitamento desde o início da competição, o Botafogo seria líder isolado.


+ Chay tem "lesão parcial nos ligamentos do tornozelo"
+ Fanático pelo Botafogo ganha camisa de Rafael camisa




Enderson Moreira completa um turno pelo Botafogo com aproveitamento de líder — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Há um turno, quando Enderson assumiu o time, o cenário não era nada animador. O Botafogo era o 11º colocado, com 19 pontos em 14 jogos, e o mesmo número de vitórias e derrotas: cinco, além de quatro empates. Três rodadas antes, Marcelo Chamusca havia sido demitido após o empate com o Cruzeiro em casa. A missão do novo treinador era levar o time ao G-4.



Naquele momento, em 24 de julho, o Botafogo estava pressionado pelos resultados e atuações ruins. Nem mesmo nas vitórias o time convencia. Àquela altura, Marcelo Chamusca não conseguia tirar muita coisa da equipe e nem entregar o encaixe que tanto buscava. Enderson não era a primeiro opção da diretoria, que primeiro tentou Lisca, mas se mostrou o nome certo para apagar o incêndio antes que as chamas se espalhassem.


A vitória logo na estreia, fora de casa, pavimentou um caminho de tranquilidade para Enderson, que emplacou quatro triunfos seguidos, incluindo um 2 a 0 sobre o Vasco, rival e adversário direto na busca pela parte de cima da tabela. Nem sempre o time jogou o melhor futebol e dominou os adversários, mas mesmo nos piores dias conseguiu os resultados necessários para a ascensão. Num momento de muitas incertezas, o principal era recuperar a confiança do elenco.




Em 11 jogos com Carli, Botafogo sofre apenas uma derrota e leva cinco gols (https://ge.globo.com/video/em-11-jogos-com-carli-botafogo-sofre-apenas-uma-derrota-e-leva-cinco-gols-9996433.ghtml)


O ambiente interno é um dos méritos do professor, que foi capaz de melhorar o clima que já era positivo entre os jogadores. Dentro de campo, o posicionamento de Chay como construtor do time e a recuperação do zagueiro Joel Carli, que não tinha chances, foram situações fundamentais para melhorar o desempenho.


Com Enderson, o Botafogo conquistou 43 pontos em 60 possíveis e alcançou 71,7% de aproveitamento com o empate diante do Goiás, na última rodada. O time ainda tem 30 gols marcados e 10 sofridos. A cada gol sofrido na Série B, o Bota marca três. Os melhores números entre as 20 equipes que disputam a Série B.




O equilíbrio defensivo é outro fator bastante positivo do Botafogo de Enderson. A maior parte dos gols sofridos pelo time saiu de falhas individuais, que poderiam ser facilmente evitadas. O sucesso do treinador começa pela defesa e passa pelo aumento no rendimento de jogadores ofensivos antes questionados, como Warley, Marco Antonio e Diego Gonçalves.


Melhor mandante da Série B, o Botafogo de Enderson se prepara para a partida contra o Confiança, na próxima quarta-feira, às 19h, no Nilton Santos, pela 33ª rodada. Em caso de vitória e tropeço do Coritiba, o time pode assumir a liderança do campeonato pela primeira vez na temporada.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro