Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Gabriel elogia Valentim e fala que momento difícil do Botafogo passou


Em coletiva nesta quarta-feira, zagueiro do Glorioso comemorou a semana inteira de trabalho pela frente e o maior tempo para pôr em prática as ideias no treinador



Gabriel crê que pior momento já passou (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

A vitória sobre o Avaí, na última segunda-feira, aliviou momentaneamente a pressão sobre o elenco do Botafogo e deixou o ambiente no vestiário mais leve para uma semana inteira de trabalho pela frente. Fora do Z-4, o time tem um novo desafio, contra o Athletico-PR, fora de casa, no domingo, pela 33ª rodada do Brasileirão. Em coletiva nesta quarta, antes do treinamento da equipe, o zagueiro Gabriel falou sobre as dificuldades de viver a situação incômoda a tabela. Para ele, o pior momento já passou e a equipe deve focar na reta final da competição.


– 'Todo jogador não espera viver um momento difícil desse, estar perto do Z-4. Acaba entrando a insegurança, bate a dúvida, a desconfiança. Mantivemos a confiança e a humildade de trabalhar, neste momento difícil. Mas passou, agora queremos avançar para não entrar mais nessa zona de desconforto. 


O camisa 2 comparou o trabalho de Alberto Valentim, com o do antecessor Eduardo Barroca e elogiou a postura mais agressiva do Glorioso desde a troca de comando. 


– Com o Valentim temos menos posse, mas somos mais agressivos e criamos mais chances, o que não vinha acontecendo com o Barroca. Essa responsabilidade também é muito nossa, sabemos o que passa ali dentro. O Valentim pede muito a verticalização das jogadas, essa é a maior diferença. Em um mês de trabalho, não dá para mudar muito. Não tivemos tempo suficiente para treinar. Acho que foram cinco jogos em 16 dias. Às vezes não dá tempo de colocar a filosofia de trabalho em prática e fica mais complicado para o jogador. Vemos em vídeo e na pratica já dentro de campo as teorias que querem implementar. Agora teremos uma semana cheia para treinar, o que vai ajudar.


E MAIS:


Apoio essencial

Um dos destaques do Alvinegro na temporada, Gabriel vem se tornando uma referência dentro do elenco. O jogador de 24 anos agradeceu o apoio que a equipe tem recebido dos torcedores, nos jogos em casa.


– Você vê que eles (os torcedores) fazem a diferença, a gente se sente abraçado, se sente mais forte. Na nossa casa temos que fazer o nosso caldeirão, para os adversários.


O Botafogo encara o Athletico-PR, pela 33ª rodada, no próximo domingo,às 18h, na Arena da Baixada.



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Em sete jogos, Valentim não repete escalação do Botafogo e dá chances a atletas pouco utilizados


"O discurso que tenho com os jogadores, independentemente de serem jovens, é de que precisam estar preparados. Coloco para jogar quem treina bem", afirma o técnico


Quando Alberto Valentim chegou ao Botafogo, em 14 de outubro, esperava-se que mudanças seriam feitas com frequência no time. E é o que se tem observado nos sete primeiros jogos do comandante, que resgatou atletas pouco utilizados com Eduardo Barroca e ainda não repetiu escalação, seja por escolha ou por desfalques.



Valentim barrou Diego Souza — Foto: Vitor Silva/Botafogo


A principal alteração foi a saída de Diego Souza do time. Barrado antes da partida contra o Santos, o atacante também não foi titular contra Flamengo e Avaí. Cícero também foi para o banco diante do Cruzeiro. Com Eduardo Barroca, o camisa 7 era presença garantida e só ficou fora dos dois jogos contra o São Paulo, por questões contratuais. Já o volante era um dos atletas com mais minutos jogados sob o comando do ex-treinador.


Essa é uma das diferenças entre os dois técnicos. Enquanto Barroca era da linha da continuidade, Valentim costuma tomar decisões de acordo com aquilo que vê nas atividades. Assim ele explicou as mudanças feitas no decorrer dos últimos jogos.


"O discurso que tenho com os jogadores, independentemente de serem jovens, é de que precisam estar preparados. Coloco para jogar quem treina bem. Todos são importantes iguais para nós'', disse Valentim.



Chances aos jovens e resgate de experientes



Lucas Campos contra o Avaí — Foto: André Durão/GloboEsporte.com


Como Eduardo Barroca havia treinado a equipe sub-20 do Botafogo, esperava-se que os jovens, que hoje compõem mais da metade do elenco profissional, tivessem mais chances com ele. Foi o que aconteceu com Bochecha, por exemplo. Mas, com Valentim, outros nomes ganharam espaço. Igor Cássio, principalmente: participou de seis confrontos.


Além do centroavante de 21 anos, que fez seus dois primeiros gols pelo profissional sob o comando de Valentim, o novo técnico deu chances a Wenderson, Rickson, Lucas Campos e Rhuan, jogadores que também atuaram com Barroca. Improvisado na lateral direita contra o Avaí, Rickson correspondeu bem na avaliação do treinador.



Rhuan foi uma das novidades na escalação do Botafogo contra o Avaí: jovem foi titular pela primeira vez — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Rhuan parece ter conquistado Valentim após boa atuação contra o Avaí, quando ganhou sua primeira oportunidade como titular, e é forte candidato a figurar nas próximas escalações. Lucas Campos agradou também. O jovem sofreu o pênalti convertido por Diego Souza já no fim do jogo, quando a tensão tomava conta do Nilton Santos.


- Feliz por ter tido a primeira chance com o Valentim e muito feliz por ter contribuído sofrendo um pênalti em um momento importante do jogo, que nos deu tranquilidade para confirmar a vitória que era importantíssima para nós - afirmou Lucas.


Não só os jovens voltaram a aparecer com Valentim. O técnico resgatou ainda Leo Valencia. O chileno foi titular em cinco dos sete jogos com o comandante e entrou no decorrer dos outros dois. No meio da temporada, o meia demonstrou interesse em deixar o clube e pediu para trabalhar apenas na academia.


- Infelizmente eu não estava nos planos do Barroca. Mas segui trabalhando forte e Valentim me conhece. Fomos campeões com ele. Chegou para dar confiança a muitos jogadores que precisavam. Estamos ajudando ele em campo para sairmos dessa zona complicada - disse Valencia.



Leo Valencia ganhou espaço após a chegada de Valentim — Foto: Vítor Silva/Botafogo



O volante Jean é outro que voltou a aparecer e entrou contra Flamengo e Avaí. Victor Rangel e Vinicius Tanque também foram utilizados. O treinador mostra, nessa primeira parte do trabalho (sete dos 13 jogos que fará até o fim do campeonato), que quer aproveitar mais os jogadores que tem à disposição.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá, Emanuelle Ribeiro e Fred Gomes — Rio de Janeiro