Páginas

domingo, 11 de setembro de 2016

Jair Ventura valoriza vitória do grupo: "Quem entra vem dando conta"


Com desfalques e improvisações diante do Cruzeiro, técnico comemora quebra de tabu com vitória por 2 a 0 no Mineirão: "Resultado importantíssimo"




Mesmo com desfalques e improvisações realizadas diante do Cruzeiro, o Botafogo brecou a boa fase da equipe mineira - que vinha de três vitórias seguidas - e quebrou um longo tabu sem vencer no Mineirão. Após o 2 a 0 (veja os melhores momentos no vídeo acima), inclusive, o técnico alvinegro Jair Ventura fez questão de parabenizar os seus comandados, que tiveram que se adequar às necessidades para conseguirem resultado positivo em Belo Horizonte.


- Resultado importantíssimo. Estava olhando agora, tinha 19 anos que o Botafogo não ganhava aqui. Isso mostra a força do grupo, do nosso trabalho, a importância de todos. O treinador sempre tenta ter o grupo mais homogêneo, mas é difícil. Quem entra vem dando conta. Os resultados estão aparecendo por isso. Quatro desfalques novamente, contra o Cruzeiro completinho, Fluminense também... o sonho de todo treinador é repetir a equipe, mas quando não é possível tem que ir se adequando. Cabe ao treinador achar a melhor maneira de jogar. A vitória hoje foi do grupo, de muito trabalho. Parabenizar todo mundo, com os pés no chão - disse em entrevista coletiva após a partida.


Veja outros trechos da entrevista:

Jair Ventura durante Cruzeiro x
Botafogo no Mineirão (Foto: TELMO
FERREIRA/FRAMEPHOTO)
O QUE FALOU NO INTERVALO?
Vi um jogo muito equilibrado. O Cruzeiro vem em ascensão, o Mano acertou o time, a gente sabia que ia ser difícil. Estávamos com quatro desfalques. Ajustamos algumas situações que estavam ocorrendo, eles entenderam bem, e conseguimos uma grande vitória para cada vez mais livrar da zona, que é nosso objetivo. Volto a falar, não á para pensar em G-4. Torcedor tudo bem, tem todo direito, mas nós aqui temos que ter pés no chão e pensar jogo a jogo.

SASSÁ
Sassá vai ser reavaliado. É nosso artilheiro, mas foi tudo muito rápido, ainda não tenho uma posição a respeito do Sassá, não.

CANALES
A gente nos bastidores fala que quando alguém faz gol nós ganhamos mais um jogador. A importância dele entrar foi em todos os setores. Todo jogador precida de confiança, atacante mais ainda. Nos treinos ele falava comigo: "Calma, "prof", eu vou fazer (gol)". De repente certa ansiedade acaba atrapalhando, agora vai ficar mais leve, tirar esse peso. É um jogador que vai ajudar muito a gente e eu conto com ele.

EFEITOS DA GOLEADA NA COPA DO BRASIL
Quando conversei com eles na preleção, falei: "Aquela coisa de vingança não". Qualquer sentimento ruim não é bom, tinha que tirar isso. E aquele placar foi elástico, mas quem viu o jogo sabe que foi atípico. Foram dois gols contra, a gente perdeu um jogador no final, teve o pênalti que não sei se foi... A gente sabia que não era o normal do nosso time. A desconfiança fica do vestiário para lá, dentro não. Sabia que ia ser difícil fazer esse jogo aqui, mas armamos a nossa estrategia.

AIRTON
Não sei (se volta quarta), tem que ver. Ele vai ser reavaliado, ficou no Rio para tratar, mas espero que sim. O Airton vem jogando muito bem, mas também quero deixar registrado: que partida fez o Bruno e o Dudu hoje. Mostra a força do grupo.

NOVA FORMAÇÃO
Com três volantes o time vinha muito bem, mas se perder não adianta. O grande segredo do treinador é não ficar engessado a um sistema de jogo, não posso jogar só no losango, ou no 4-2-3-1, ou no 4-4-2... Eu tenho que fazer os jogadores entenderem vários sistemas de jogar. Por que essa opção de adiantar o Diogo? O Victor vinha muito bem e pediu espaço no time, então consegui um jeito de colocá-lo. A minha zaga está invicta, não posso mexer, mas o Emerson estava voltando de suspensão e arrumei um lugar para ele também. A gente perdeu um pouquinho no meio de campo, mas ganhamos com dois externos. E o Cruzeiro usa muito os dois lados do campo, conseguimos neutralizar isso. O Neilton saiu até cansado. Falei: "Nei, vai no sei limite. Cansou a gente troca". A gente tem que ir 100% ou mais. Dentro do sacrifício para conseguir os objetivos.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Belo Horizonte

Botafogo faz 2 a 0 no Cruzeiro, para reação do rival e dá salto na tabela


Camilo comanda vitória incontestável dos cariocas sobre os mineiros no Mineirão






Inteligência e paciência. Estas foram as principais armas do Botafogo, na tarde deste domingo, no Mineirão, e responsáveis pela vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, gols de Canales e Camilo (veja como foi no vídeo acima). O time carioca soube anular as principais peças ofensivas dos mineiros, ocupou melhor os espaços em campo, foi pontual na hora de dar o bote e marcar os gols e teve tranquilidade para administrar o resultado.

O Botafogo saltou para a oitava colocação do Brasileirão, com 35 pontos. O Cruzeiro cai para o 14º lugar, com 29. Os dois times voltam a jogar no meio da semana. Quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), o Botafogo recebe o Santos, no Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. O Cruzeiro joga quinta, às 21h. Enfrenta o Sao Paulo, no Morumbi. Ambas as partidas serão válidas pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.


O jogo

Apesar de entrarem em campo com esquemas táticos diferentes, Cruzeiro e Botafogo tinham postura e maneira de jogar bem parecidas. Os dois times estavam bem postados defensivamente e tinham a opção de só sair na boa. Mesmo com a movimentação intensa de ambos os lados, o jogo foi desinteressante e sem emoções, no primeiro tempo.


VEJA A TABELA E A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO


O Cruzeiro concentrou suas jogadas no setor esquerdo e acabou ficando previsível, o que facilitou a marcação do Botafogo. Os cariocas, por sua vez, conseguiam variar as jogadas, mas não tinham intensidade para aproximar os meias do atacante Sassá, que ficou isolado e pouco produziu. Os cinco minutos finais tiveram lances de perigo dos dois lados, com Arrascaeta pelo Cruzeiro, e Neiton, pelo Botafogo, mas não o suficiente para tirar o 0 a 0 do placar nos primeiros 45 minutos.


O segundo tempo foi muito melhor. O Botafogo voltou com Canales no lugar de Sassá e aumentou sua presença no campo de ataque. Foi justamente o chileno quem abriu o placar no Mineirão. Aos 20 minutos, ele recebeu passe açucarado de Victor Luiz e, cara a cara com Rafael, bateu forte para marcar. Ao Cruzeiro só restou de mandar para o ataque. Alisson, Willian e Lucas Romero entraram e o time da casa intensificou a busca pelo gol de empate. O Botafogo, por sua vez, passou a ter o contra-ataque à disposição.

Chileno anales entrou no lugar de Sassá e abriu o placar diante do Cruzeiro (Foto: Daniel Teobaldo/Futura Press)

À vontade em campo, já que teve inteligência para anular as principais peças do Cruzeiro, o Botafogo chegou ao segundo gol. E foi um golaço. Camilo recebeu passe de Victor Luiz e bateu de primeira, sem chances para o goleiro. Os minutos finais foram de pressão cruzeirense, mas bem administrada pelo Botafogo, que conseguiu uma vitória justa e merecida.


Fonte: GE/Por Marco Antônio Astoni/Belo Horizonte

Vai encarar? Duelo Ábila x Carli tem "revanche" em Cruzeiro x Botafogo


Tanque celeste e xerife alvinegro voltam a se enfrentar depois de cinco anos e travam segundo embate da carreira neste domingo. Atacante levou a melhor da primeira vez




Cruzeiro e Botafogo já se enfrentaram duas vezes em 2016, mas só neste terceiro duelo, às 16h (de Brasília) deste domingo, no Mineirão, é que vão colocar dois de seus gringos destaques na temporada frente a frente. De um lado, Ramón Ábila: 26 anos, 1,80m, 88kg e nove gols em 11 jogos. Do outro, Joel Carli: 29 anos, 1,93m, 91kg e o feito no currículo de ter parado grandes centroavantes como Fred e Guerrero no estadual. Novidades do futebol brasileiro na temporada, os argentinos vão se reencontrar depois de cinco anos em um embate que promete sair faísca.

Carli (es.) e Ábila (dir.): os argentinos que prometem esquentar o Cruzeiro x Botafogo no Mineirão (Foto: Arte Esporte)


Apesar de serem compatriotas e de jogarem muito tempo na Argentina, Ábila e Carli se enfrentaram uma única vez na carreira. Foi no dia 27 de março de 2011, na vitória do Instituto por 4 a 0 sobre o Aldosivi, no Estadio Juan Domingo Perón, em Córdoba, pela Segunda Divisão do Campeonato Argentino. Na época, o centroavante levou a melhor não só pelo triunfo, como também marcou os dois primeiros gols daquela goleada. Depois, seus caminhos se separaram: o atacante passou por Sarmiento, Deportivo Morón e Huracán em seu país antes de chegar ao Cruzeiro, enquanto o zagueiro ficou anos no Quilmes até ser contratado pelo Botafogo.


Ábila vai tentar repetir neste domingo aquele roteiro, em que não tomou conhecimento do defensor adversário. Motivação e embalo não faltam para o feito: o centroavante estufou a rede nos últimos sete jogos – fez dois na goleada por 5 a 2 sobre o Botafogo na Copa do Brasil –; em menos de dois meses já se tornou o vice-artilheiro do Cruzeiro na temporada e virou o símbolo da arrancada celeste para escapar da zona de rebaixamento. Coincidentemente, seu futebol cresceu com a chegada do técnico Mano Menezes – antes, havia atuado apenas três vezes sob o comando do treinador português Paulo Bento.


Carli, por sua vez, está no Botafogo desde janeiro, começou o ano como reserva, mas logo conquistou a condição de titular e a admiração dos alvinegros com seu perfil de xerifão – principalmente com as grandes atuações no Campeonato Carioca. Mas uma lesão na final do estadual o tirou de ação por um longo período, e neste domingo ele fará apenas a sua quinta partida no Brasileiro. Para a revanche com o atacante – ele estava no banco na goleada sofrida por 5 a 2 na Copa do Brasil –, o defensor tem como força o jogo aéreo e as divididas corpo a corpo. Também costuma aparecer no ataque na bola parada e já fez dois gols pelo clube.


E aí, vai encarar?


Fonte: GE/Por Marco Antônio Astoni e Thiago Lima/Belo Horizonte

Exterminador de tabu, Botafogo tenta tirar a quinta pedra do sapato em 2016


Depois de encerrar longos jejuns diante de Grêmio, São Paulo, Internacional e Sport, Alvinegro reencontra Cruzeiro, rival engasgado por goleada e maior jejum da Série A




O Botafogo versão 2016 sofre com a irregularidade, mas coloque um tabu em sua frente para tentar a sorte... Só neste Campeonato Brasileiro, o Alvinegro já encerrou quatro longos jejuns diante de Grêmio, São Paulo, Internacional e Sport (veja no quadro ao lado). E neste domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, será a vez de buscar tirar mais uma pedra no sapato. Aliás, a maior atualmente entre os clubes da Série A: o Cruzeiro. O Bota não sabe o que é ganhar da Raposa desde o dia 1º de junho de 2013, quando venceu por 2 a 1 no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Além disso, o rival anda engasgado em General Severiano.


O Alvinegro perdeu os dois duelos que teve contra o Cruzeiro esse ano, sendo um deles uma goleada por 5 a 2 dentro da Arena Botafogo que praticamente eliminou os cariocas da Copa do Brasil – para seguir no torneio, o time de Jair Ventura terá que ganhar por quatro gols de diferença, ou por três desde que o placar seja igual ou maior que 6 a 3. Além disso, o confronto tendo o Mineirão como palco não traz boas recordações ao Bota: a última vitória sobre a Raposa no estádio foi há 19 anos, ou 12 jogos, quando virou para 3 a 2 no dia 1º de novembro de 1997.


Para mudar o roteiro no terceiro encontro em 2016, Jair Ventura aposta na boa fase alvinegra, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos pelo Brasileiro, no faro de gol de Sassá, um dos artilheiros do Brasileirão, e também no mistério. O técnico não esboçou a escalação nas atividades da semana e fechou o último treino antes da viagem para Belo Horizonte. Mas a tendência é que a equipe não tenha muitas surpresas: as principais dúvidas são o substituto de Airton, machucado, e o companheiro de Carli na zaga, Emerson Silva ou Emerson, que também pode ser aproveitado como lateral-direito improvisado.

Provável escalação para enfrentar o Cruzeiro ainda tem dúvidas na zaga e na cabeça de área (Foto: Arte Esporte)

No retrospecto geral, computando todas as competições e amistosos, o Botafogo já enfrentou o Cruzeiro 84 vezes e tem grande desvantagem no confronto direto: foram 22 vitórias alvinegras contra 36 derrotas e 26 empates, tendo marcado 102 gols e sofrido 125.


CRUZEIRO X BOTAFOGO

Local: Mineirão, Belo Horizonte (RJ)
Data e horário: domingo, 16h (horário de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Diego, Carli, Emerson Silva (Emerson) e Diogo Barbosa; Dierson (Victor Luis ou Bochecha), Bruno Silva, Dudu Cearense e Camilo; Neilton e Sassá
Desfalques: Jefferson, Lindoso, Luis Ricardo, Fernandes e Airton (DM)
Pendurados: Carli, Sassá, Airton, Fernandes, Renan Fonseca, Victor Luis e Aquino
Transmissão: TV Globo para MG (menos Belo Horizonte), RJ, ES, PB, PI, AM, RO, AC, AP, Santos-SP e Santarém-PA (com Luís Roberto, Juninho Pernambucano e Renato Marsiglia) e Premiere (com Rogério Corrêa e Bob Faria)
Arbitragem: Rafael Traci (PR) apita a partida e será auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Belo Horizonte