Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Oswaldo elogia o contestado Felipe Menezes: "Melhor do Bota tecnicamente"



F. Menezes é considerado por Oswaldo como melhor jogador do Bota tecnicamente

F. Menezes é considerado por Oswaldo como melhor jogador do Bota tecnicamente
O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, rasgou elogios a Felipe Menezes, que é perseguido por uma minoria de torcedores em jogos no Engenhão. Segundo o treinador, o meia tem uma qualidade muito grande e pedirá pela renovação de seu contrato, que termina no meio do ano. O jogador pertence ao Benfica e a diretoria alvinegra tentará a renovação do empréstimo.
CONFIRA ENTREVISTA EXCLUSIVA DE LOCO ABREU AO UOL ESPORTE
O camisa 13 também falou sobre a idolatria que recebe dos botafoguenses desde que marcou o gol do título carioca sobre o Flamengo utilizando-se da cavadinha. “Me colocaram na parede de General Severiano, o muro do povo. Fiquei emocionado e muito agradecido por esta diferenciação dentro do clube, me lembrarem como ídolo. Ser campeão sobre o Flamengo, ainda por cima com a cavadinha, fez com que os torcedores me olhassem de forma diferente. Ficou na memória para a vida toda”,
“Falei para ele, tecnicamente é o melhor jogador do Botafogo. Uns demoram mais outro menos para se firmarem. Quero ele próximo de mim e a manutenção desse jogador no elenco. Está sempre do meu lado e confio muito nele”, disse.
Apesar dos elogios, o comandante, entretanto, afirmou que o apoiador precisa melhorar em alguns aspectos para se firma de vez com a camisa do Botafogo. “Por outro lado, ele tem que ultrapassar alguns limites, que acho que ele pode passar. Acertar mais passes, fazer mais gols, em suma, ser decisivo”, comentou.
O jogador está relacionado para a próxima partida, neste domingo, às 16h, em São Januário. Apesar de utilizar um time misto, Felipe Menezes deverá começar no banco de reservas, já que o titular da posição, Andrezinho, estará em campo.
Bruno Tiago é reintegrado e será observado por Oswaldo de Oliveira
Quem recebeu uma nova oportunidade foi Bruno Tiago.  O volante se juntou ao grupo, em princípio para se curar de lesão sofrida em torneio disputado pela equipe sub-23 na Índia. Entretanto, a vontade demonstrada pelo jogador comoveu a comissão técnica que resolveu reintegrar o meio-campo.
“Eu não conheço, mas penso em aproveitá-lo pelas boas referências que tive sobre ele. Está voltando agora e se recuperando. Estou tendo o primeiro contato com ele no campo. Vamos seguir observando para pensar em um possível aproveitamento”, afirmou Oswaldo de Oliveira.
Bernardo Gentile 
Do UOL, no Rio de Janeiro


Com personalidade, Renan Lemos busca afirmação


Dono de discurso eloquente, lateral-esquerdo de apenas 19 anos pode sair jogando pela primeira vez contra o Boavista

 Renan Lemos - Botafogo (Foto: Gilvan de Souza)
Renan Lemos chegou aos profissionais após ser promovido do time sub-20, em janeiro (Foto: Gilvan de Souza)

Mesmo ainda muito jovem, o lateral-esquerdo Renan Lemos surpreende pela facilidade em se expressar. Aos 19 anos, o jogador, que pode ganhar sua primeira chance como titular no Botafogo neste domingo, diante do Boavista, garantiu estar pronto para a ocasião.
Renan, que foi promovido dos juniores do Alvinegro no começo de 2012, relembrou sua primeira entrevista coletiva, há cerca de três meses, quando prometeu empenho nos treinos. Para ele, o momento atual é fruto da dedicação prometida.
- Vivo muita expectativa. Se for jogar, estou preparado. Quando dei minha primeira entrevista, falei que iria me dedicar nos treinamentos e foi isso me dediquei e acho que consegui e mostrar meu futebol - disse Lemos.
O jogador, que revelou ter ganhado 3kg nos últimos meses apenas com a musculação, provou que sua evolução não foi somente física. Num momento em que a torcida tem criticado muitos os jogadores, Renan afirmou que deixa os apupos em segundo plano:
- As críticas pesam um pouco, só tenho 19 anos. Mas, tirando isso, vou agarrar a chance. Dentro de campo não tem idade, vou jogar meu futebol. Entro em campo para me divertir. Se eu tiver medo da torcida, não vou ter como jogar.
Mesmo tendo a consciência de que o Alvinegro ainda busca um lateral-esquerdo mais experiente para compor elenco, o jovem lateral diz que pretende exibir um bom futebol para não ter uma concorrência além de Márcio Azevedo:
- É verdade, sei que vão contratar, que estão buscando um jogador no mercado. Mas chegou a hora de mostrar meu futebol e mostrar que o Botafogo está bem servido na posição.

LANCEPRESS!

HAHAHA! VÍDEO: Paródia de música do Molejo 'Emelec' para o Fla


Fonte: Youtube

Hora de apoiar Andrezinho, com bom início de ano no Botafogo



Meia minimiza vaias da torcida, reafirma bom início de temporada e ainda busca seu primeiro gol com a camisa do Alvinegro

Andrezinho - Botafogo (Foto: Wagner Meier) 
Andrezinho ainda não marcou pelo Bota 

Andrezinho foi contratado como grande reforço para este ano, mas com apenas 12 jogos já provou as vaias da torcida, que se afloraram no jogo contra o Friburguense, no último domingo.
Embora suas atuações ainda não tenham conquistado o coração do torcedor, o dono da camisa 10 não tem feito apresentações abaixo da média do time. Pelo contrário. Segundo as notas dadas pelo LANCE!, ele tem a segunda melhor média comparado com os outros meias do time, com 6,04 por jogo.
O único que supera Andrezinho é Fellype Gabriel, que jogou oito jogos e já marcou cinco gols, tendo uma média de 6,37 por partida.
Maicosuel, Elkeson e Felipe Menezes têm rendimentos abaixo de Andrezinho, embora todos já tenham balançado a rede no ano.
As criticas foram ouvidas, mas ficaram longe de ser bem digeridas pelo meia, que preferiu deixar de lado as vaias contra o Friburguense:
– Não podemos falar que isso é da torcida do Botafogo. São meia dúzia que podemos até colocar em prova se são realmente nossos torcedores. É injusto dizer que é a torcida. O verdadeiro torcedor é aquele que apoia e que vaia só depois – desabafou.
Entre os armadores, Andrezinho é o segundo no número de assistências, com três. Elkeson é o líder, com cinco. O camisa 10 lidera o ranking dos lançamentos certos. Com a função de ser o principal articulador, Andrezinho já fez 19, bem acima de Felipe Menezes, segundo, com oito.
Os números da equipe na temporada mostram mais um motivo para o apoio das arquibancadas. O Glorioso entrou em campo 18 vezes e ainda não perdeu. Mesmo sem gozar de grandes atuações, está classificado antecipadamente para a semifinal da Taça Rio e venceu o Guarani no jogo de ida pela Copa do Brasil. Não seria a hora errada para as vaias?
Números dos meias alvinegros na temporada
Fellype Gabriel
Jogos: 8
Média notas
 LANCE!: 6,37
Gols: 5
Andrezinho
Jogos: 12
Média notas
 LANCE!: 6,04
Gols: 0
Maicosuel
Jogos: 8
Média notas
 LANCE!: 5,78
Gols: 2
Elkeson
Jogos: 14
Média notas
 LANCE!: 5,75
Gols: 5
Felipe Menezes
Jogos: 12
Média notas
 LANCE!: 5,54
Gols: 1
Meia descarta mudança de estilo
A contestação não deu espaço para qualquer mudança no postura de Andrezinho no time. Para ele, a sequência é importante para que seu estilo de jogo cresça com o Alvinegro.
– Não vou mudar minha característica. Quando o Botafogo me contratou, sabia como sou e o Oswaldo me conhecia bem. Omissão não existe no meu vocabulário – disse o camisa 10, que ainda fez questão de afirmar que sua posição o deixa exposto a errar mais, já que participa muito do jogo:
– Na minha posição você tem que estar sempre buscando e aparecendo para o jogo. Se você pega mais na bola, está propenso a errar mais. Peço que estes que fizeram isso venham para torcer. A união de todos vai fazer com que o Botafogo volte para o lugar que ele merece.
Oswaldo já declarou que prioriza a utilização de Andrezinho centralizado. Ele tem papel na criação das jogadas e é o elo entre os volantes e o setor ofensivo.
Um dos pontos fortes do meia é as cobranças de faltas. Embora ainda não tenha feito gols, é o batedor de falta do time.
- Com a palavra:
Katia Rubio
Psicóloga especialista em esportes e professora da USP
"A queda de rendimento de um atleta por conta de críticas da torcida é algo que depende da relação dele nestas situações. Se está se deixando levar por coisas externas, é porque perdeu o foco no próprio rendimento. Ele precisa ficar atento para redimensionar a sua trajetória. Quando perde o foco, os companheiros e o técnico têm de dizer para ele que perdeu o rumo.
Tudo depende do perfil do atleta. Existem jogadores que gostam de jogar contra uma torcida adversária enfurecida. Tem outros que na casa do adversário não conseguem manter um nível e nem com sua própria torcida criticando. Um atleta que deposita na torcida a sua motivação fica mais suscetível quando o apoio não vem. O acompanhamento diário de psicólogos ajuda muito a restituir a autoconfiança dos jogadores."
- Com a palavra:
Alessandro
ex-lateral do Botafogo, atualmente no Botafogo de Ribeirão Preto
"As vaias são muito ruins para um jogador. Você faz o seu melhor para ajudar e acaba tendo isso como resposta. Nessa hora a experiência conta muito e acho que o Andrezinho é um jogador muito vitorioso e não terá problemas com isso.
Quando acontece essas coisas, todos os jogos em casa você pensa que se errar a primeira bola, a torcida vai vaiar. Bate uma insegurança e a tendência é errar.
Tem de ter um trabalho psicológico bom para superar isso. Além de vencer o adversário dentro de campo, tem de superar a torcida e esse foi meu problema com o Botafogo. No fim, o meu objetivo não era superar o adversário, era vencer as vaias das arquibancadas.
Fiquei triste da maneira com que saí do clube. Acho que não merecia sair daquela maneira, mas tenho um carinho especial por tudo."

Lance/Raphael Bózeo

Feçip@df

Maicosuel é relacionado, e Botafogo planeja 20 minutos para não correr riscos


Maicosuel treinou bem durante a semana e ficará no banco de reservas no domingo


O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, revelou nesta sexta-feira que Maicosuel está de volta à equipe. O meia, no entanto, ficará no banco de reservas após aproximadamente um mês se recuperando de sua segunda lesão muscular na coxa direita, sofrida na partida de ida contra o Treze-PB, pela Copa do Brasil. Na ocasião, o jogador entrou no intervalo e voltou a sentir o local com cinco minutos em campo. O objetivo da comissão técnica é lançar o camisa 7 aos poucos para evitar novo problema. 
 “Vai ficar na reserva domingo, se tudo correr bem vai entrar no jogo, por uns 20min. Se tudo correr bem ele entrará mais tempo contra o Guarani, na quarta, e tudo correndo bem jogará como titular na semifinal”, disse.
Neste cenário, o treinador explicou o porquê de tamanha confiança no apoiador, que retomará seu lugar na equipe, apesar do bom desempenho dos concorrentes Fellype Menezes e Elkeson.
“A importância dele para a equipe é de várias formas. Esquema tático, confiança que eu tenho no jogador. Gosto muito da maneira dele de jogar e o considero fundamental para equipe. Até o Jefferson pode sair da equipe (risos), apesar de que o Maico não pega pênaltis... Vamos ver”, brincou.
Já classificado, o Botafogo enfrenta o Boavista, neste domingo, às 16h, em São Januário. O Alvinegro atualmente, com 17 pontos, ocupa a segunda colocação do Grupo A. A rodada do fim de semana definirá os confrontos das semifinais, que serão disputadas nos dias 21 e 22.

Oswaldo põe fim ao mistério e confirma Botafogo sem cinco titulares no domingo




O técnico Oswaldo de Oliveira definiu o time do Botafogo que enfrentará o Boavista, neste domingo, às 16h, em São Januário. O treinador optou por poupar Antônio Carlos, Márcio Azevedo e Herrera, pendurados, e Fábio Ferreira, com dores musculares. Marcelo Mattos, suspenso, completa a lista de titulares que estarão fora do confronto.
Assim, o Glorioso entrará em campo com a dupla de zaga reserva, com Brinner e Matheus. Na lateral esquerda, Renan Lemos é o escolhido. Na vaga de Marcelo Mattos, Lucas Zen jogará como titular. Maicosuel, em franca recuperação, mais uma vez treinou normalmente. O meia fez parte do time reserva, ao lado de Felipe Menezes, Bruno Tiago, Caio e Willian.
Na segunda parte da atividade, o volante Jadson, das categorias de base e que passou a treinar recentemente com os profissionais, entrou na vaga de Lucas Zen, que deixou a movimentação. O ataque do time titular teve bom desempenho e marcou um belo gol após jogada coletiva envolvendo Andrezinho, Loco Abreu. Elkeson balançou a rede, após assistência do uruguaio.
A defesa, no entanto, mostrou fragilidades em alguns momentos. Caio, por exemplo, conseguiu levar vantagem em algum lances. O atacante marcou o primeiro e fez a jogada do segundo, concluído por Willian. A atividade terminou com o empate por 2 a 2.
Já classificado, o Botafogo enfrenta o Boavista para definir a posição final no Grupo A. O Alvinegro atualmente, com 17 pontos, ocupa a segunda colocação. A rodada do fim de semana definirá os confrontos das semifinais, que serão disputadas nos dias 21 e 22.
Bernardo Gentile 
Do UOL, no Rio de Janeiro

Andrezinho acredita que Botafogo está pronto para as decisões


Meia elogia o elenco do Bota


Por Rodrigo Pinheiro/FUTNET
Invicto na temporada, o Botafogo vem colhendo frutos de um trabalho que ainda está começando. Para o meia Andrezinho, o time do Botafogo está pronto para as grandes decisões no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, mas ele ainda acredita que ele precisa melhorar o seu futebol.

" Estamos prontos, sim. Acho que a nossa preparação para isso vem desde a pré-temporada. Oswaldo dizia naquela época que nos trabalhos físicos já estaríamos pensando nessas decisões de vaga. O planejamento foi bem feito, conseguimos aclassificação antecipada na Taça Rio e estamos conscientes do que fazer, unidos pelo objetivo, o que é muito importante, e podendo pensar até em poupar para estarmos mais descansados na semana que vem", disse o meia.


" Precisamos manter a cabeça no lugar, porque mais do que a invencibilidade, vem o bom trabalho. Desde o começo, notamos a melhora da equipe, mas ainda queremos mais. Temos na cabeça que estamos no caminho certo. A mescla de jovens e experientes, o trabalho psicológico do Oswaldo...", enumerou Andrezinho, que assina embaixo a ideia de promover novas opções.


"É de suma importância, até porque o calendário no Brasil é cheio e não vai ser a primeira nem a última semana de jogos decisivos. Se pegarmos o rendimento nestes jogos, poderemos colocar à prova a qualidade do grupo e tenho certeza de que dará tudo certo. Aqueles que entrarem vão fazer de tudo para apresentarem um bom futebol", assegurou.

Renan Lemos é confirmado entre os titulares e fará estreia no profissional



Lateral-esquerdo, de 19 anos, entra na vaga de Márcio Azevedo, que está pendurado por cartão, a exemplo de Antônio Carlos e Herrera, também fora

O técnico Oswaldo de Oliveira desfez o mistério sobre o time que enfrentará o Boavista, neste domingo, no Engenhão, pela última rodada da Taça Rio. Em coletivo disputado na manhã desta sexta, o jovem Renan Lemos foi confirmado como titular na lateral esquerda, em substituição a Márcio Azevedo, que está pendurado com dois cartões amarelos e corria risco de ficar fora das semifinais. Os outros nesta condição, Antônio Carlos e Herrera, seguem o mesmo caminho. Brinner será o zagueiro pela direita, e o argentino não ficará no banco. Loco Abreu segue.
Durante a atividade, houve mudanças pontuais, como o teste com o volante Jadson, das categorias de base, mas a equipe em São Januário tem tudo para ser Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Renan Lemos; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu
.

Viaduto da Abolição trará mudanças ao tráfego no entorno do Engenhão



A previsão é de que a obra seja finalizada até setembro deste ano. 
Depois disso, as ruas do entorno do estádio serão reurbanizadas

O tráfego no entorno do Engenhão sofrerá mudanças em breve por conta da construção do Viaduto da Abolição. A estrutura que está sendo erguida sobre a Linha Amarela vai criar uma nova saída do estádio em direção à Barra da Tijuca, além de devolver a circulação entre o começo e o fim da Rua da Abolição, interrompida há 15 anos pelas obras da via expressa.
- A pessoa que sai do Engenhão hoje tem duas opções para ir para a Barra: ou ela vai pega a Suburbana (Av. Dom Helder Câmara); ou vai ter que ir por dentro. Aí, fica confuso, porque as ruas são estreitas e você não tem capacidade para receber trânsito, o que gera um problema de operação – explica o engenheiro Eduardo Fagundes, gerente de obras de Vias Especiais da Secretaria Municipal de Obras.
Viaduto da Abolição mudará tráfego no entorno do Engenhão (Foto: Divulgação / Site Cidade Olímpica)Viaduto da Abolição mudará tráfego no entorno do Engenhão (Foto: Divulgação / Site Cidade Olímpica)
Com o novo viaduto, o motorista que estiver na Rua das Oficinas – Setor Norte do Engenhão – vai poder chegar ao bairro da Abolição sem precisar dar a volta no estádio para acessar a Rua Piauí e a Av. Dom Helder Câmara. Esse caminho será feito pela própria Rua da Abolição, até o momento sem saída.
A técnica utilizada para a construção da estrutura evita o fechamento, mesmo que parcial, da via expressa. Primeira obra do pacote das Olimpíadas de 2016 previsto para o entorno do Engenhão, o Viaduto da Abolição deve ficar pronto até setembro deste ano. Depois dele, além de outras intervenções que já acontecem na região, como a implantação de novas redes de drenagem, as ruas do Engenho de Dentro que cercam o estádio serão reurbanizadas.
Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro.

Com 45% das obras concluídas, Maracanã receberá visitas a partir de sábado


As obras do Maracanã já estão 45% concluídas, de acordo com a medição feita no último dia 30 de março pelo consórcio que administra os trabalhos do estádio para a Copa do Mundo de 2014.

Além disso, as reformas já realizadas poderão ser acompanhados de perto pelo público: neste sábado, acontece a primeira visita ao estádio para aqueles que se inscreveram. O passeio começará às 9h e terá a duração aproximada de uma hora.

Será exibido um vídeo de abertura e depois as pessoas receberão informações sobre o projeto do novo Maracanã. Em seguida, percorrerão as obras, finalizando a visita no futuro campo de jogo. Ainda neste sábado, quatro grupos formados por 50 pessoas cada um vão visitar as obras.

As obras, orçadas em R$ 859.946.874,32, serão concluídas, pela Secretaria estadual de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), em fevereiro de 2013.

por ESPN.com.br com agências

Em papo sobre amigos, Loco revela conversas com Guardiola e defende compatriota de racismo


Loco Abreu disse que se quisesse sair do Botafogo não teria renovado no início do ano
Loco Abreu disse que se quisesse sair do Botafogo não teria renovado no início do ano
Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro
Ainda sem uma boa sequencia na temporada 2012, Loco Abreu está inquieto para voltar a brilhar no Botafogo. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, ele reclamou da falta de tempo do calendário do futebol brasileiro, contou da sua amizade com o técnico do Barcelona - Pep Guardiola - e ainda defendeu seu compatriota Luis Suarez, que foi punido na Inglaterra por um suposto ato racista em jogo do campeonato local.
"Foi mais para vender jornal do que racismo. Não vejo racismo em papo de futebol, tem muita coisa que é dentro do campo (...) Sei como o Luis [Suarez] é e, de jeito nenhum, é racista", afirmou Loco, que também explica que há muita coisa dentro de campo que morre por ali memso.
Guardiola, outro amigo destacado por Loco, não muda os planos do atacante para o futuro. Ele descartou qualquer possibilidade de trocar o Botafogo pelo time azul e grená - apesar da proximidade com o comandante espanhol. “Gosto de sonhar, mas dentro da minha realidade. Sei que isso não vai acontecer”, disse.

MAICOSUEL VOLTA A TREINAR COM BOLA; TRÊS TITULARES SÃO POUPADOS

  • Maicosuel treinou normalmente com os demais companheiros de Botafogo após lesionar-se na coxa direita, na partida de ida contra o Treze-PB, pela Copa do Brasil. O meia atuou ao lado de Fellype Gabriel e Elkeson em uma movimentação tática envolvendo três times, cujo o objetivo era roubar a bola e ultrapassar o meio de campo e marcar gol quando estiver no campo de ataque.
O uruguaio disse que Guardiola recebeu seus filhos em viagem à cidade espanhola, fazendo uma visita pelo centro de treinamento da equipe catalã. “Essa semana ele recebeu minha família em Barcelona, meus filhos foram lá no treinamento deles. Fiquei emocionado ao ver as fotos deles com o Iniesta, Xavi, Messi... e o Guardiola dando essa moral para mim e para minha família. Foi muito legal”, afirmou.
Entre outros temas, Abreu criticou parte da imprensa carioca, principalmente por causa do episódio envolvendo um suposto interesse do Corinthians. “Loco não tá jogando então vamos colocá-lo no Corinthians. Acham que o torcedor vai achar que estou de sacanagem para ir embora, mas torcedor não compra porque sabe da verdade”, bradou.
O camisa 13 também falou sobre a idolatria que recebe dos botafoguenses desde que marcou o gol do título carioca sobre o Flamengo utilizando-se da cavadinha. “Me colocaram na parede de General Severiano, o muro do povo. Fiquei emocionado e muito agradecido por esta diferenciação dentro do clube, me lembrarem como ídolo. Ser campeão sobre o Flamengo, ainda por cima com a cavadinha, fez com que os torcedores me olhassem de forma diferente. Ficou na memória para a vida toda”, comentou. Confira a entrevista completa:
Foto 1 de 127 - Loco Abreu foi modelo por um dia no lançamento da nova camisa do Botafogo Bernardo Gentile/UOL Esporte
UOL Esporte - Como você avalia seu momento?
Loco Abreu - Tive a infelicidade de ter uma lesão na costela e ficar fora do jogo [contra o Fluminense, pela Taça Rio], mas, por outro lado, estou com muita tranquilidade, pois a pancada não impediu de continuar com o trabalho que pedi para a comissão técnica, que concordou. Não estava bem para ajudar com as necessidades do time. Eu acho que o jogador deve se sentir bem para jogar e por conta do excesso de jogos que temos no futebol brasileiro, com Campeonato Carioca, Brasileiro, Copa do Brasil, Sul-Americana... Enfim, eu achei que era o momento ideal para fazer esse trabalho diferenciado. Sou muito autocrítico, senti a necessidade de chegar para ele [técnico Oswaldo de Oliveira] e passar minha situação. Concordamos em fazer um trabalho, que podemos chamar de pré-temporada para enfrentar as situações que terei pela frente. Temos apenas 15 dias para nos prepararmos para jogar 70 jogos, isso é f... Se você for pesquisar a quantidade de lesões quem ocorrem no Brasil é algo absurdo. Isso não é o acaso, é porque, lamentavelmente, a quantidade de jogos e compromissos geram isso. Atrapalha time, jogador, e ninguém repara. Quem manda nisso não se importa, apenas diz que a festa deve continuar. Então, diante disso tudo, eu achei que meu corpo precisava dessa preparação.
UOL Esporte - Quando você percebeu que seu corpo precisava desse condicionamento especial?
Loco Abreu - Desde o primeiro jogo no Carioca, senti que não estava com a força necessária para poder suportar a quantidade de jogos. Então, começamos a ver as estatísticas, o que eu fazia de diferente... Ir para a Copa do Mundo ou Copa América você acaba se afastando da sequência normal. Cada convocação você fica dez dias fora do dia a dia normal, alimentação. Isso não interessa para o torcedor, para eles o que vale é se faz gol ou não nos jogos. Depois de um certo ponto, o corpo te manda uma mensagem de texto “Filho, não dá, faz alguma coisa, pois não sou uma máquina”. Falei com a comissão técnica, que concordou. Fiz um trabalho muito bom, mas não adianta esperar que o Loco Abreu vá pegar a bola e sair driblando sete jogadores e fazer dez gols. Não é isso, simplesmente estar bem em minhas características. Poder me sentir bem no campo, estar forte, com fôlego.
UOL Esporte - Voltou a sentir-se bem?
Loco Abreu - Contra o Treze-PB [pela Copa do Brasil] me senti muito bem, por exemplo. Já estava no meio desse trabalho especial e já senti uma diferença. Agora estou me sentindo muito bem, mas precisa da sequência de jogos para ter esse parâmetro e ter uma real noção de como estou. Se ainda falta, ou se está perto do ideal.

NÚMEROS DE LOCO ABREU NO BOTAFOGO

Jogos99
Gols58
Média0,58
UOL Esporte - É a fase mais complicada desde que você chegou ao clube por conta das lesões?
Loco Abreu - O que aconteceu na minha coxa antes do jogo contra o Fluminense... Não sou eu quem tinha que falar, mas a ressonância deu que estava machucado. Mas me sentia preparado, fui para o jogo e não senti nada. Depois apareceu a pancada na costela, totalmente fora das minhas possibilidades, algo que acontece. É um ato que não posso prevenir e me tirou desse segundo clássico contra eles e da partida contra o Guarani. Não adianta ficar constrangido e pensar que tá dando tudo errado, que a fase é ruim, não. Tem que ter tranquilidade. Graças a Deus não atrapalhou o trabalho. A dor me deixava fazer academia, exercícios, trabalhar com bola. A única coisa que não poderia fazer era ter contato físico, o que nesta sexta [dia 6] já tive. Estou em condição de trabalhar normalmente.
UOL Esporte - Essa pancada do Renan, que te tirou de dois jogos após todo esse trabalho individual, te deixou frustrado?
Loco Abreu - Estava dentro do processo jogar contra o Fluminense, mas não mudou minha cabeça. Único momento em que minha cabeça vai ficar triste ou magoada vai ser quando alguém morrer, porque aí não tem jeito. Dizem que sou um cara com muita moral desde que nasci. Podem falar qualquer coisa, achar qualquer coisa, mas dentro de mim estou blindado.
UOL Esporte - Você está chegando à marca de 100 jogos pelo clube - o time que você mais defendeu na carreira. Tá empolgado?
Loco Abreu - Empolgado não. É uma sequência, uma característica que dá para ver a parceria que tem entre mim e o clube. Estou desfrutando do Botafogo e isso, obviamente, dá a possibilidade de ser o time que mais joguei, marquei gols, ser o artilheiro do Engenhão, que é o nosso estádio. Último gol do Maracanã, antes da reforma, foi meu naquele dia histórico [cavadinha contra o Flamengo na decisão da Taça Rio de 2010]. Estou podendo desfrutar disso tudo e, obviamente, chegar a essa marca é importante. Mas não muda nada, tem que continuar cavando para frente.

LOCO ABREU PELO BOTAFOGO EM 2012

Jogos10
Gols6
Média0,6
UOL Esporte - Torcedor do Botafogo está sentindo falta da cavadinha... 
Loco Abreu - Ficou guardado na lembrança para toda a vida. Não adianta querer fazer outra para comparar. A primeira, pela importância que tinha, de perder para o mesmo rival três vezes seguidas, de voltar a frente do placar, todos achavam que ia para os pênaltis. Ser campeão sobre o Flamengo, ainda por cima com a cavadinha, fez com que os torcedores me olhassem de forma diferente.
UOL Esporte - Se considera ídolo do Botafogo?
Loco Abreu - Eu não, o torcedor que fala isso. Me colocaram na parede de General Severiano, o muro do povo. Fiquei emocionado e muito agradecido por esta diferenciação dentro do clube. Me lembrarem como ídolo. Eu não acredito em ser um ídolo, mas agradeço a eles de dizer isso para mim. Outra coisa que o Botafogo e os botafoguenses têm de bom é que preservam muito seus ídolos. Podem ficar chateados em um jogo porque as coisas não saem, mas, no geral, o ídolo está em uma caixinha de prata e ninguém mexe.
UOL Esporte - Você sairia do Botafogo antes da Copa do Mundo de 2014 para outro time?
Loco Abreu - Se eu quisesse sair não teria renovado o meu contrato, que acabou agora em janeiro. Se eu quisesse sair, teria ficado na minha, livre para qualquer clube. Para eu renovar, tinha que ficar essa diretoria, não por eu ser parceiro deles, mas pelo trabalho que está sendo bem feito. Não tem bagunça, tem disciplina, responsabilidade, estrutura, um projeto para base, para continuar crescendo como um clube, não como time. Acredito neles e, por isso, queria continuar com essa diretoria. Renovei pensando em manter o bom momento, o relacionamento. Minha família está adaptada ao Rio. [Entrevista interrompida pelo coordenador de logística, Everaldo Silva, a quem Loco Abreu chama de “minha mulher”: "Vai sair essa p... toda na entrevista, hein?"]. Não passou pela minha cabeça sair, mas se aprende que dentro do esporte, lamentavelmente, tem muita pessoa que se prepara para o jornalismo esportivo indo pelo caminho errado, querendo apenas o que dá confusão, o que vende. Qualquer situação fica legal para botar pilha, porque ele acha que o torcedor vai cair em papo furado, mas como te falei: para o botafoguense, ninguém mexe com o ídolo.
UOL Esporte - Não sairia nem para ir para o Barcelona, por exemplo?
Loco Abreu - Estou vivendo a realidade. Gosto de sonhar, mas dentro da minha realidade. Sei que isso não vai acontecer, apesar do Pep Guardiola [técnico do Barcelona] ser meu parceiro. Essa semana ele recebeu minha família em Barcelona, meus filhos foram lá no treinamento deles. Fiquei emocionado ao ver as fotos deles com o Iniesta, Xavi, Messi... e o Guardiola dando essa moral para mim e para minha família. Foi muito legal. Obviamente sei que o Botafogo é o meu time, que me dá condições de sonhar com coisas importantes. Me dará a possibilidade de continuar em um nível competitivo, continuar na seleção [uruguaia] e jogar a Copa. Escutei algumas pessoas falando que tenho 35 anos e, por isso, estou perto da aposentadoria. Tomei uma pancada na costela e dizem que foi nas costas.
  • Uruguaio comemora o gol do título contra o Fla. Cavadinha não sai da lembrança dos alvinegros
UOL Esporte - Houve algum contato do Corinthians?
Loco Abreu - Loco não está jogando, então vamos colocá-lo no Corinthians. Acham que o torcedor vai achar que estou de sacanagem para ir embora, mas torcedor não compra porque sabe da verdade. Infelizmente tenho que conviver com certas coisas. Quando se tem uma carreira importante, eu não preciso tanto do jornalismo, mas normalmente a imprensa vai precisar de mim, pois sou o artilheiro, capitão da equipe, referência, os torcedores falam que sou ídolo. Como sou um cara sincero e honesto, eu gosto que haja reciprocidade. Como isso não está havendo com algumas pessoas – digo pessoa, pois antes de ser futebol tem uma pessoa atrás, antes de ser um jornalista, tem uma pessoa atrás –, que trabalham no jornalismo e não estão sendo sinceras, honestas, que estão falando mentiras, estão sacaneando a gente, eu tenho direito de  escolher com quem falar e com quem não. Tenho um assessor que vê tudo o que dizem e escrevem. Sei que, por outro lado, existem jornalistas que fazem um trabalho correto, independentemente de falar se estou jogando mal ou bem, estão dizendo a verdade. Isso faz parte, mas quem fala besteiras e mentiras, prefiro não dar entrevistas, é um direito meu.
UOL Esporte - Seus filhos estão crescendo aqui no Brasil e vendo o pai jogar no Botafogo. Eles têm um carinho especial pelo clube?
Loco Abreu - Pela paixão que jogo, meus filhos rapidamente ficam com um carinho pelos times em que jogo. O problema é quando você joga por dois times no mesmo país, aí eles ficam na dúvida. Eles começam a sentir essa paixão, pois me envolvo muito com o clube. Eles rapidamente sentem o mesmo e ficam comigo. Minha família está gostando muito da forma de viver dos cariocas e o futebol faz parte disso. Meus filhos adoram futebol e fizeram amigos para cá. Volta e meia aparece algum deles lá em casa para pegar um autógrafo, tirar uma foto. O que é legal é que não é só de botafoguense, vai de Fluminense, Flamengo e Vasco. Isso me deixa feliz demais.
  • Loco Abreu não desgruda do seu chimarrão, presente na entrevista concedida ao UOL Esporte
UOL Esporte - Como você vê as chances desperdiçadas pela equipe? Umas das principais características suas é a eficiência, ser frio, decisivo.
Loco Abreu - Ano passado isso ocorreu também, lembra do jogo contra o São Paulo? Perder gols é algo que pode ocorrer, é do futebol. Quando se quer colocar um alvo negativo, coloca-se muita pilha. Sou um cara que analisa tudo, ano passado também errava gol, mas esse ano virou moda falar disso no Botafogo, então todo mundo bota pilha nessa situação. Minha preocupação seria se meu time não criasse as oportunidades. Se não criasse ia falar “tá f... não tem como jogar assim”. Mas está criando e os gols estão saindo. Não terá um jogo em que criaremos dez oportunidades e faremos 10 a 0, nem o Barcelona faz. Quando passar a moda, vão procurar outro tipo de situação para começar a falar. Tem que ser inteligente e saber diferenciar quando a situação é natural e quando é forçado. 
UOL Esporte - Esse ano, porém, você falhou em duas oportunidades. [perdeu pênalti na semifinal da Taça Guanabara e contra o Treze-PB, pela Copa do Brasil]... 
Loco Abreu - Faz parte. Errar um pênalti é o mesmo que errar um gol. Você fica obviamente mal por não cumprir sua obrigação, sua responsabilidade, mas fica nisso. Não tenho que pedir desculpa, fazer coletiva para isso. Ficar encenando dizendo que estou triste, para que todo mundo te dê apoio. São situações que acontecem. É esporte, futebol. Os protagonistas, que somos nós, temos que trabalhar para conscientização que o torcedor deve ter. Não acaba o mundo se perder o pênalti, nem poderá comprar tudo que você quiser porque ganhou. É uma alegria ou uma frustração, só isso. O importante é manter uma linha, uma credibilidade para passar ao torcedor.
UOL Esporte - Você sempre foi engajado contra o racismo. Como você viu o episódio envolvendo o Suarez e Evra, na Inglaterra?
Loco Abreu - Foi mais para vender jornal do que racismo. Não vejo racismo em papo de futebol, tem muita coisa que é dentro do campo. Tem muita conversa dentro do campo que não dá para pensar que você está sendo racista. Diferente de você estar na rua e gritar para o cara: “Ei, Amarelo, vai tomar no c...”. Isso é racismo. Dentro do campo tem muita coisa. Imagina se falassem para mim: “O gringo, tá arrumando dinheiro aqui”, posso pensar que é racismo, mas é futebol. Acabou o jogo, morre aí. Na Inglaterra, eles acham que têm uma cultura legal, que são isso ou aquilo, mas achei errado o que fizeram com o Suarez. Além disso, diferente do caso do Terry, zagueiro do Chelsea, você não tem como provar que o Suarez falou alguma coisa. É a palavra dele contra a do Evra. Já o Terry, tem a imagem que ele está dizendo para o cara e não foi suspenso. O Suarez pegou oito jogos. Essa é uma situação de como a imprensa pode ajudar ou atrapalhar. Sei como o Luis [Suarez] é e, de jeito nenhum, é racista. No Uruguai, tem preto e convive muito bem com eles. Foi algo de momento e que cresceram demais.