Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Jefferson revela: 'Seedorf vinha jogando no sacrifício'

Goleiro e capitão do Botafogo disse que o camisa 10 estava jogando com dores no joelho, o que atrapalhou o seu rendimento






A fase ruim vivida por Seedorf tem uma explicação. De acordo com goleiro Jefferson, o camisa 10 - que foi substituído no intervalo do jogo contra o Bahia, no último domingo-, vinha sofrendo com dores no joelho direito, o que, segundo o goleiro, estava impedindo que o holandês reeditasse as grandes exibições com a camisa alvinegra.

- Poucos sabem, mas ele (Seedorf) vinha jogando no sacrifício para ajudar o time. Sem se prejudicar, mas para nos ajudar. Ele estava com um incômodo no joelho, mas já se tratou, melhorou e vai voltar ao ritmo de antes e voltar à boa fase - disse Jefferson, que completou:

- O Seedorf, mesmo ele não jogando o que ele sabe, faz a diferença. 50% dele vale mais do que 100% de muitos outros jogadores.

Outro que não escondeu a admiração que tem por Seedorf foi o lateral-direito Edilson. Autor do gol do Botafogo na derrota para o Bahia, o jogador explicou o abraço que deu no camisa 10 na comemoração do tento diante dos baianos.

- É um ídolo para mim, me apoia. No jogo contra o Cruzeiro, quando ele errou pênalti, eu disse a ele que isso iria passar. Na hora do meu gol, ele me deu um abraço e me disse que eu era merecedor - contou Edilson, defendendo o holandês das críticas de que não vem jogando bem:

- Ele não foi tão bem, o grupo todo também não. É um ídolo. Digo sempre para o Seedorf que ele pode fazer a diferença, é um dos únicos jogadores nossos que pode fazer a diferença. Precisamos dele 100 % novamente.

No clássico contra o Vasco, pelo Brasileirão, e também contra o Internacional, ambas as partidas pelo Campeonato Brasileiro, o holandês reclamou de dores no local. No jogo contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, ele chegou a ficar de fora do confronto.


Alexandre Braz (RJ) LANCENET!

Jefferson tenta ver lado positivo em derrota: ‘Veio para nos fortalecer’


Goleiro lamenta jogo atípico contra o Bahia, mas garante que revés servirá como exemplo a não ser seguido nas próximas partidas do Alvinegro




O domingo tinha tudo para acabar bem para o torcedor botafoguense. Além de o Cruzeiro, líder, ter empatado com o Corinthians fora de casa, a equipe carioca tinha pela frente o Bahia, colado no Z-4, no Maracanã. Mas a diferença entre primeiro e segundo colocados, ao invés de diminuir, aumentou para oito pontos. Em um dos piores jogos do Botafogo na temporada, os baianos saíram com o triunfo do Rio de Janeiro. Para o goleiro Jefferson, a derrota pode ter seu lado bom, e ajudar a equipe a consertar algumas falhas antes encobertas pelas vitórias.

- A gente sabe que não fez um excelente jogo, assumimos que jogamos abaixo daquilo que gostaríamos de jogar e apresentar para o torcedor. Mas não é nada desastroso em questão de desespero. Com certeza estamos confiantes no título e essa derrota veio para nos fortalecer mais ainda. Erros que às vezes estavam cobertos pelas vitórias, essa derrota veio para mostrar. Reuniões que a gente talvez não fazia mais, precisamos voltar a fazer. Pode ter certeza que vamos entrar com ainda mais confiança contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, e depois contra a Ponte Preta em casa no Brasileiro - disse Jefferson.

Jefferson fez questão de minimizar a derrota do Botafogo para o Bahia no último domingo. Segundo o goleiro, o time pode ficar mais fortalecido após o resultado inesperado. (Foto: Thiago Benevenutte)

Para o camisa 1, o Botafogo de domingo estava irreconhecível, mas a conversa entre os jogadores vai fazer com que o time “volte a si” já na próxima partida.

- Nós fizemos contra o Bahia tudo o que não fizemos talvez no ano todo. Erramos muitos passes, demos contra-ataques, o ataque do Bahia furou nossa linha de defesa muito fácil, demos espaços. Foi um jogo em que nada deu certo, atípico. Temos de tirar como exemplo e voltar ao que estávamos fazendo. É o momento de chegar e conversar: “Podemos fazer isso, ou aquilo”. Com o grupo fechando, vamos voltar mais forte ainda.

Ainda minimizando a derrota, Jefferson exemplificou com um exemplo não muito distante, e com uma derrota bem mais devastadora. Ele lembrou do clássico contra o Vasco no Campeonato Carioca de 2010, quando o Alvinegro foi derrotado por 6 a 0 e usou o empenho daquele grupo, que depois sagrou-se campeão da competição, para que o atual elenco não se deixe abater.

- Só que naquele momento (após a goleada sofrida), me lembro do Alessandro (lateral-direito) falando que era para fortalecer a gente e que seríamos campeões do Carioca. E foi o que aconteceu. Tem jogos que temos que sentar e ver o que está acontecendo.

O Botafogo, que fez treino fechado para a imprensa na tarde desta segunda-feira, volta a campo nesta quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. O clássico, jogo da ida das quartas de final, acontece no Maracanã.

Por GLOBOESPORTE.COM*Rio de Janeiro
* Thiago Benevenutte, estagiário, sob a supervisão de Bernardo Eyng

Mais de um ano depois, Edilson quebra jejum de gols de falta no Botafogo


Último tinha sido de Seedorf, em 4 de agosto do ano passado, contra o Atlético-GO



Botafogo x Bahia - Edilson (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Edilson comemora gol de falta sobre o
Bahia (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Depois de 416 dias, o Botafogo voltou a fazer um gol de falta, no domingo, com Edilson. A última vez que o Glorioso havia balançado as redes
dessa maneira tinha sido com Seedorf, diante do Atlético-GO, em 4 de agosto do ano passado. Curiosamente, este havia sido o primeiro tento dele com a camisa do Glorioso.

Durante todo esse tempo, Oswaldo de Oliveira revezou os jogadores que executaram as cobranças. Lodeiro, Vitinho e até mesmo Rafael Marques tiveram oportunidades, mas não conseguiram. Há pouco mais de uma semana, contra o Santos, Edilson quase marcou, mas acertou a trave.

Apesar do jejum de gols de falta, o Botafogo vinha marcando alguns tentos provenientes de bola parada. Contra o Flamengo, inclusive, Rafael Marques balançou a rede após falta cobrada por Seedorf. Bolívar foi outro que marcou alguns gols em faltas ensaiadas e cruzadas na área. Contratado pelo Botafogo em fevereiro junto ao Grêmio, Edilson participou de 16 jogos pelo clube até o momento.

O jogador, de 27 anos, disputa a vaga na lateral-direita com Lucas, que se recupera de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, e com Gilberto, que está recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda e que ficou no banco de reservas nas duas últimas partidas pelo Brasileirão.


Leia mais no LANCENET! 

O Bota sentiu o golpe


Em domingo, 22 de setembro de 2013 - Publicado no Lancenet



Botafogo é derrotado de virada para o Bahia, 
no Maracanã (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
O Bota entrou "morto" em campo e assim permaneceu até o começo do 2o. tempo quando deu sinais de que poderia ressuscitar. Mesmo tendo feito um gol de falta, num tiro certeiro de Edilson (30’) que Lomba aceitou, não merecia o placar e muito menos dava sinais de que poderia sustenta-lo. Pelo menos, esse era o sentimento da torcida que compareceu em bom número ao Maraca (25 mil), tal o domínio tático, técnico e físico do Bahia que esperava-se, antes de começar o jogo, muito mais estafado.

Nesse breve período de domínio (início da etapa complementar), o Bota teve chances de matar o jogo. Pelo menos por quatro vezes a torcida teve que engolir o grito de gol em lances com Hyuri (2), Alex e Lodeiro. Depois desse ímpeto passageiro o time murchou de novo, com a maioria de seus jogadores apresentando sinais de cansaço num claro reflexo da amarga derrota para o Cruzeiro. Disso se aproveitou o Bahia que, bem postado em campo e mostrando vontade de vencer, foi atrás do resultado.

Depois que voltou acertadamente sem Seedorf (o que estaria acontecendo com ele?), faltou ao Oswaldo perceber a inutilidade de Lodeiro àquela altura do jogo (correu como nunca e morreu cedo, como sempre) antes que acontecesse o pior. Otávio, pela esquerda e Hyuri, pela direita, seriam as opções pra bloquear as jogadas mortais que Cristóvão armou pelas laterais e sustentou com as substituições que fez no segundo tempo, além da possibilidade dos dois jovens puxarem os contra-ataques.

O técnico botafoguense demorou a perceber e levou o castigo do empate com Fernandão (36’) – de novo Ele. O que já era ruim piorou de vez. Sem dar tempo para as lamentações, Obina (que havia entrado no lugar de Barbio) e mais um monte em posição irregular, deu o tiro de misericórdia (41’) nas pretensões alvinegras na partida (só a vitória interessava) nas barbas do bandeirinha que nada assinalou. Parabéns ao Sr. Vuaden e Cia por terem operado o Bota em pleno Maracanã.

Um castigo em dose cavalar capaz e derrubar até mesmo o mais equilibrado competidor. Já são duas derrotas seguidas que de certo irão refletir no jogo decisivo de quarta-feira, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. Fica a dúvida de como o time irá reagir ao duro revés, mesmo que o batalha seja contra o rival carioca que anda tropeçando nas próprias pernas.

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Oswaldo espera pressão diante do Flamengo e garante força máxima


Treinador diz que Botafogo não vai poupar jogadores e nem priorizar competição. Com rival em crise, sabe que cobrança será grande no Maraca



Oswaldo de Oliveira diz que não vai poupar atletas
na quarta-feira (Foto: Vítor Silva / SSPress)
Pelo Campeonato Brasileiro são duas derrotas consecutivas (Cruzeiro e Bahia) que deixaram o Botafogo mais longe do líder Cruzeiro - oito pontos separam os dois clubes na tabela. Oswaldo de Oliveira reconhece que seu time passa por um momento de instabilidade na temporada. No entanto, na próxima quarta-feira, é hora de virar a chave e iniciar a volta por cima diante do rival Flamengo. Os clubes se enfrentam pela Copa do Brasil, e o treinador sabe que um resultado positivo pode significar um sopro de esperança para dias melhores.

Ciente da importância de uma vitória, Oswaldo de Oliveira já avisou que não pensa em poupar ninguém na Copa do Brasil. Para o treinador, o Botafogo ainda tem as mesmas condições nos dois torneios e por isso não é hora de abrir mão de nada.

- São duas competições com muito para acontecer ainda. Vamos buscar as duas. Se chegar algum momento em que uma ou outra se torne mais decisiva podemos analisar o caso. Mas neste momento o interesse no Brasileiro e na Copa do Brasil é o mesmo. Só mesmo se alguém não tiver condições de jogo. Do contrário a equipe permanece - afirmou.

Com o rival Flamengo em crise e o Botafogo com duas derrotas seguidas acumuladas, Oswaldo de Oliveira sabe que o clima no Maracanã será de pressão para os dois lados. Tanto é que o treinador revelou estar trabalhando o psicológico dos jogadores há bastante tempo para o primeiro jogo pela Copa do Brasil.

- O clima vai ser como a gente já sabe que é. Não espero nada diferente disso. É de alta competição, muita rivalidade... Já estamos nos preparando para esse encontro há bastante tempo - finalizou.

Após a derrota para o Bahia, o Botafogo segue com 42 pontos conquistados e continua na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. O time volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, diante do Flamengo, às 21h50m (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileiro, o próximo compromisso acontece sábado, às 21h (de Brasília), contra a Ponte Preta, novamente no Maraca.

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Torcida do Bota se divide entre vaias e aplausos após derrota e Oswaldo compreende



Comandante diz que reveses fizeram com que atitude fosse dividida



Botafogo é derrotado de virada para o Bahia, no Maracanã (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Oswaldo de Oliveira se mostrou tranquilo
 com torcida (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Após a derrota para o Bahia, neste domingo, o Botafogo foi vaiado por alguns torcedores e apoiado por outros. A situação não pegou de surpresa o técnico Oswaldo de Oliveira que, muito sóbrio, garantiu que a atitude seria natural já que o Glorioso perdeu os últimos dois jogos.

- É natural que a torcida se mostre triste e contrariada. Claro que alguns se manifestariam contrariamente. Mas a trajetória do Botafogo até agora tem mostrado confiança e eles sabem disso. Nós temos de nos reencontrar com a vitória porque aí a torcida vai se tornar unânime novamente.

Com 42 pontos, o Botafogo está a oito do Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro. Porém, a atenção do Glorioso se vira agora para o Flamengo, com quem joga na quarta-feira pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.



Botafogo sai na frente mas leva virada para o Bahia


Leia mais no LANCENET!