Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2015

O time a ser batido: Botafogo iguala melhor campanha em início da Série B


Rodrigo Pimpão ressalta que equipe precisa estar em alerta para não perder o rumo positivo traçado nas primeiras rodadas da competição




Jogadores do Botafogo comemoram gol de Pimpão contra
 o Oeste (Foto: Anderson Rodrigues / Agência Estado)
O dia seguinte do Botafogo à vitória por 1 a 0 sobre o Oeste foi de trabalho regenerativo na academia do Estádio Nilton Santos para aqueles que foram relacionados para a partida. Agora serão nove dias até a próxima compromisso – em casa, contra o Boa Esporte – e um fim de semana completo de folga. Um descanso que será importante para que tenham energia suficiente para encarar adversários que, segundo os jogadores, têm o Alvinegro como cada vez mais um adversário a ser batido na competição.

A campanha quase irretocável é um dos motivos. A vitória sobre o Oeste fez o Botafogo igualar o Corinthians de 2008 como a melhor campanha de um campeão nas primeiras sete rodadas da Série B em pontos corridos, desde 2006. São seis vitórias e um empate, que significam 90,5% de aproveitamento dos pontos disputados.

- Desde o início o Botafogo já era, mas vai virar ainda mais o alvo por conta dessa campanha. É o time a ser batido. Então temos que ter muita paciência e tranquilidade para isso não nos afetar dentro de campo. É ter cabeça no lugar para não sair do foco em que estamos - ressaltou Rodrigo Pimpão.

Em sua sétima Série B, o atacante procura transmitir sua experiência aos companheiros. Experiência, aliás, não falta a Pimpão, que já conquistou o título – em 2009, com o Vasco – e foi rebaixado – em 2014, pelo América-RN.

- Só disputei três jogos de Série A, todos pela Ponte Preta, mas sei que é diferente. A Série B é mais truncada, pegada. Sempre tento passar um pouco do que vivi para quem não jogou ou para os que estão começando. Procuro passar os pontos positivos do acesso com o Vasco, por exemplo, para que não aconteçam erros como no América. Não sou expert em Série B, mas tento ajudar da melhor maneira possível - disse.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Renovações de Willian Arão e Rodrigo Pimpão estão na pauta do Botafogo


Boa temporada faz os jogadores do time serem assediados por outros clubes


Rodrigo Pimpão recebeu proposta do Japão. Ele vem sendo um dos destaques do Botafogo na Série B - Divulgação/Botafogo

A boa temporada de dois jogadores que chegaram no Botafogo cobertos de desconfiança já tem despertado interesse de outros clubes. Willian Arão e Rodrigo Pimpão já foram procurados pela diretoria alvinegra para renovarem seus vínculos. Tanto o volante de 23 anos quanto o atacante de 27 anos têm contratos que se encerram em 30 de novembro. Com isso, desde 30 de maio, eles já podem receber propostas de outros clube, embora o Botafogo siga com a prioridade nas negociações.

Um representante do Shonan Bellmare, do Japão, chegou a conversar com Rodrigo Pimpão após a partida contra o Mogi Mirim, na última sexta-feira, no Estádio Nilton Santos. O atacante já atuou em dois clubes do país, Cereza Osaka e Omiya Ardija, do país, em 2011. Ele jogou ainda no futebol iraniano e sul-coreano. O técnico René Simões tenta dissuadir o jogador. Pimpão foi o autor do gol da vitória do Botafogo sobre o Oeste nesta terça-feira.

— Falei que lá tem terremoto, tsunami. Vai não, fica aqui no Botafogo — brincou René. — Tem coisas que não tem jeito. Se tiver que acontecer, mapeamos bem o mercado. Se alguém sair, temos que saber para onde correr. Tomara que não aconteça, mas se for bom para ele e para o clube...

RENAN NEGOCIA


Willian Arão talvez tenha ainda mais clubes interessados em seu futebol, especialmente por ser mais jovem. Depois de passagens por Portuguesa, Chapecoense e Atlético-GO, sempre emprestado pelo Corinthians, ele se tornou a principal referência no meio-campo do Botafogo, absoluto enquanto em outras posições houve um rodízio de jogadores.

Quem também tem proposta de renovação é o goleiro Renan, de 26 anos, titular imediato de Jefferson. Ele tem contrato com o clube até 31 de dezembro, e poderá receber propostas para outros clubes a partir do fim de junho. No ano passado, ainda com a antiga diretoria, o jogador viveu seu pior momento em General Severiano, quando pediu para não atuar, mas não conseguiu ser negociado.

— Estou analisando o que é melhor para mim e para o clube. Deixo bem claro que existe a possibilidade de ficar, mas também já falei algumas vezes que tenho o desejo de sair para jogar. No ano passado essa vontade era muito mais forte em mim, hoje, não tanto — afirmou o goleiro.

MACAÉ QUER JOGAR EM BRASÍLIA


Enquanto pensa em 2016, o clube lida com situações mais imediatas. Gegê, que esteve próximo de fechar com o Figueirense, não concluiu a negociação e segue no Botafogo. Já o meia Aírton, emprestado pelo Benfica até 30 de junho, não voltará a atuar enquanto sua situação não for resolvida. Como seu vínculo com o clube português vai ser encerrado, o alvinegro fez uma proposta para permanecer com o volante desde que ele aceite uma significativa redução salarial.

O Macaé negocia para levar o confronto contra o Botafogo, no sábado, 27 de junho, para o estádio Mané Garrincha, em Brasília. O alvinegro já atuou no local nesta Série B no empate sem gols com o Atlético-GO. A partida contra o Macaé inicialmente está marcada para o Moacyrzão.

POR O GLOBO

Após sete jogos, Botafogo iguala Corinthians com melhor início de campeão da Série B


GAZETA PRESS
Botafogo venceu o Oeste nesta terça e igualou melhor início de um campeão

Líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Botafogo igualou o Corinthians de 2008 com o melhor início de um time campeão após sete rodadas disputadas. Com o triunfo sobre o Oeste, por 1 a 0, em Osasco nesta terça-feira, a equipe carioca chegou aos 19 pontos, com seis vitórias, um empate e nenhuma derrota, mesma campanha do Alvinegro Paulista há sete anos.

Os números consideram os campeonatos disputados apenas no atual sistema, por contos corridos, que começou na temporada de 2006. De lá para cá, o único time campeão que teve essa arrancada inicial tão boa foi o Corinthians. Naquela ocasião, o time do técnico Mano Menezes ganhou os seis primeiros jogos da competição, mas empatou com a Ponte Preta na sétima rodada, por 1 a 1, em Campinas.

Até então, quem tinha chegado mais perto deste melhor desempenho tinha sido o Palmeiras, que em 2013 conseguiu somar 15 pontos neste mesmo tempo.

Alguns outros clubes grandes que foram rebaixados para a Segunda Divisão neste período derraparam nas primeiras rodadas e foram se recuperar apenas mais para frente. A pior situação foi a do Goiás de 2012, que somava apenas dez pontos após sete partidas e ocupava a nona colocação na tabela.

O Botafogo de 2015, comandado pelo técnico René Simões, já venceu Paysandu, CRB, Vitória, Paraná, Mogi Mirim e Oeste, e só empatou com o Atlético-GO. O Alvinegro carioca tem o melhor ataque da Série B, com 13 gols marcados, e a melhor defesa, com dois gols sofridos.

O Náutico, que hoje tem 16 pontos, ainda não entrou em campo pela sétima rodada e também pode igualar a pontuação do líder se ganhar do Atlético-GO, no sábado, fora de casa, no Serra Dourada.

Confira a campanha dos campeões da Série B após 7 rodadas:

2006: Atlético-MG - 12 pontos
2007: Coritiba - 13 pontos
2008: Corinthians - 19 pontos
2009: Vasco - 12 pontos
2010: Coritiba - 14 pontos
2011: Portuguesa - 14 pontos
2012: Goiás - 10 pontos
2013: Palmeiras - 15 pontos
2014: Joinville - 14 pontos

Por Tiago Leme, do Rio de Janeiro (RJ)/ESPN.com.br

Elogiado por René, Luis Ricardo tenta brecha: "Quero um espaço no time"


Na partida diante do Oeste, lateral-direito atua improvisado na esquerda, faz
jogada que resulta no gol da vitória e ganha elogios do técnico René Simões





Luis Ricardo em ação durante Oeste x Botafogo
(Foto: DANIEL VORLEY /AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO)
Atuando na esquerda, o lateral-direitoLuis Ricardo foi um dos personagens da vitória do Botafogo sobre o Oeste, na noite da última terça-feira, pela sétima rodada da Série B do Brasileiro. Sem poder contar com o titular Carleto, lesionado, o técnico René Simões barrou o reserva Pedro Rosa e escalou Luis Ricardo na lateral esquerda. A atuação na vitória diante do Oeste - o lateral construiu a jogada que resultou no gol de Rodrigo Pimpão -, rendeu elogios do treinador após a partida. Mesmo assim, Luis Ricardo garante que o objetivo é a titularidade na direita. Atualmente, Gilberto é o titular da posição.

– Fico feliz porque não é minha posição de origem. O titular é o Carleto, estou fazendo a função até ele voltar. Vou disputar posição com o Gilberto e é claro que onde me colocar eu vou querer jogar. Fui feliz jogando em uma posição que não é minha e vamos dar continuidade, até porque estou procurando meu espaço na equipe.

Apesar do discurso, Luis Ricardo ressalta a importância de servir de opção em outras posições no elenco Alvinegro. Até por isso, avisa os companheiros para não darem oportunidade na briga por uma posição no time titular.

– Sem dúvida que hoje no futebol você precisa fazer mais que uma função. Já fui atacante, lateral-direito e agora tenho a oportunidade de jogar pela esquerda. Para mim está sendo uma novidade, mas eu quero um espaço no time e quem me der brecha eu vou procurar aproveitar da melhor maneira possível.

Após a partida em Osasco, o elenco do Botafogo volta aos treinos nesta quarta-feira, no período da tarde. O time só volta a jogar no dia 19 de junho, às 21h50 (horário de Brasília), quando recebe o Boa Esporte, no Engenhão.

Por Emilio Botta Osasco, SP/GE

Lulinha almeja vaga de titular, mas antes quer curtir folga em São Paulo


Atacante acredita ter condições de estar entre os 11 titulares do técnico René Simões. Com jogo apenas no dia 19 de junho, Lulinha quer curtir a família na capital paulista




Lulinha tem treino (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Com menos de um mês no Botafogo, o atacante Lulinha almeja uma vaga no time titular. Na vitória sobre o Oeste, na última rodada, Lulinha atuou pouco mais de 30 minutos, entrando no segundo tempo no lugar de Elvis. Desde que chegou ao Alvinegro, disputou cinco jogos e marcou dois gols. Ciente do rodízio realizado pelo técnico René Simões, o atacante espera se firmar como titular da equipe na sequência da temporada.

– Estou trabalhando. O René está rodando muito a equipe, principalmente neste começo, e estou mostrando que tenho condições de estar entre os 11. É seguir trabalhando para quando aparecer a oportunidade, agarrar e não soltar.

Após a partida em Osasco, o elenco do Botafogo volta aos treinos nesta quarta-feira, no período da tarde. O time só volta a jogar no dia 19 de junho, às 21h50 (horário de Brasília), quando recebe o Boa Esporte, no Engenhão. No sábado e no domingo, o elenco ganhará folga. Após a partida em Osasco, o técnico René Simões ressaltou a importância do descanso e pediu para que os jogadores aproveitem o momento em família.

– Estava esperando a folga. É jogo em cima de jogo e acabamos não tendo tempo para a família. É importante, vou sair do Rio e ficar em São Paulo, onde moro. Vou curtir pai, mãe, esposa, porque só Deus sabe quando teremos outra folga. 

Por Emilio Botta Osasco, SP/GE

Com mais um gol de Pimpão, Botafogo vence o Oeste e segue líder


Atacante marca pelo terceiro jogo seguido e, mesmo com atuação abaixo das anteriores, Alvinegro faz 1 a 0 sobre time paulista em Osasco



Montagem de capa do GE
O Botafogo não precisou manter o nível das atuações anteriores para conquistar sua quinta vitória em seis rodadas da Série B. Mesmo sem fazer muita força e em alguns momentos abusando de jogadas de efeito mas de pouca produtividade, a equipe venceu por 1 a 0 o Oeste, nesta terça-feira, em Osasco (SP), e garantiu mais uma rodada na liderança do Brasileirão. Pelo terceiro jogo seguido Rodrigo Pimpão balançou a rede, desta vez aos 21 minutos do segundo tempo.

Também terceira rodada consecutiva o Botafogo é líder da Série B, agora com 19 pontos em sete partidas. O único time que pode igualar essa pontuação é o Náutico, que no sábado joga fora de casa contra o Atlético-GO. Já o Oeste, que permanece com sete pontos, caiu para a 14ª posição, mas pode descer ainda mais de acordo com os demais resultados da rodada. As duas equipes voltam a campo daqui a mais de uma semana. No dia 19 o Alvinegro recebe o Boa Esporte no Estádio Nilton Santos, e o time de Itápolis entra em campo no dia seguinte para enfrentar o Bragantino em Bragança Paulista.

Caneta, balão, drible da vaca. O Botafogo apresentou um vasto repertório de jogadas bonitas no primeiro tempo. Mas em termos de objetividade, o líder do Brasileiro decepcionou. Uma cabeçada de Bill que acertou a trave e um chute de Daniel Carvalho foram os únicos lances de perigo nos primeiros 45 minutos. O Oeste conseguiu se segurar e no segundo tempo decidiu ser mais incisivo no ataque, dando trabalho ao goleiro Renan. Mas acabou deixando espaços que permitiram ao Alvinegro chegar ao gol da vitória. Improvisado pelo lado esquerdo, o lateral-direito Luis Ricardo cruzou rasteiro para Rodrigo Pimpão, que, dentro da pequena área dividiu com Dionísio e marcou aos 21 minutos do segundo tempo.

Por GloboEsporte.com Osasco, SP/GE