Páginas

domingo, 14 de abril de 2019

Eduardo Barroca deixa o Corinthians e acerta com o Botafogo


Treinador será anunciado como sucessor de Zé Ricardo e vai para o primeiro trabalho no comando técnico de uma equipe profissional




Eduardo Barroca será o novo técnico do Botafogo. O treinador deixou o comando do sub-20 do Corinthians e está por detalhes de ser anunciado pelo clube do Rio de Janeiro como sucessor de Zé Ricardo.




Eduardo Barroca acerta com o Botafogo — Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag.Corinthians


O nome foi aprovado pelo presidente do clube, mas não era consenso. Uma corrente da diretoria preferia um treinador mais experiente, e Luxemburgo, Dorival Junior e Enderson Moreira - atualmente sem clube - eram os mais citados. Porém, Eduardo foi escolhido por já conhecer boa parte do elenco e ter um salário dentro das condições do clube.


Barroca, de 37 anos, terá a primeira experiência no comando técnico de uma equipe profissional. O treinador trabalhou nas divisões de base do Botafogo de 2016 a 2018. Saiu de General Severiano com alguns títulos na bagagem, como o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro. No futebol profissional, já foi auxiliar em comissões técnicas de Bahia, Fluminense, Vasco e do próprio Botafogo.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá, Fred Gomes, Gustavo Rotstein e Marcelo Braga — Rio de Janeiro e São Paulo

Irmãos Moreira Salles precisariam injetar R$ 200 mi para 'salvar' Botafogo






O Botafogo precisa de uma injeção de em torno de R$ 200 milhões para resolver suas pendências mais urgentes e poder ter finanças saudáveis. É o que aponta estudos encomendados pelos irmãos Moreira Salles para o projeto para sanear o clube e possivelmente transforma-lo em clube-empresa. 


João e Walter Salles já deixaram claro em carta a Juca Kfouri que não pretendem comprar o Botafogo. Iniciado no ano passado, o projeto tem o objetivo de tornar viável o clube financeiramente. Há alguns modelos em discussão como a formação de uma empresa para gerir o futebol. O estudo foi ... 




Fonte: UOL/Blog do Rodrigo Mattos/rodrigomattos

Conheça Eduardo Barroca, técnico mais novo a vencer uma partida na Série A e alvo do Botafogo


Hoje no Corinthians, ele foi campeão brasileiro sub-20 pelo clube de General Severiano em 2016 e era o preferido de Anderson Barros para assumir o comando após saída de Jair Ventura



Divulgação/Ideallize


Passada a precoce eliminação na Copa do Brasil e a demissão do técnico Zé Ricardo, o Botafogo corre contra o tempo para anunciar seu novo treinador. Quanto antes isso for feito, mais tempo o escolhido terá para preparar a equipe para a estreia do Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, dia 27, no Morumbi. E o principal alvo da diretoria é Eduardo Barroca, nome mais falado na reunião do último sábado em General Severiano.



Mas quem é o jovem treinador de 36 anos?


Apesar da pouca idade e da pequena experiência como treinador entre os profissionais, Barroca vem se destacando na base nos últimos anos. Trabalhou no próprio Botafogo entre 2016 e 2018, sendo campeão brasileiro sub-20 no primeiro ano. Foram sete finais e quatro títulos.


Chegou até a ser cotado para substituir Jair Ventura no fim de 2017. Era, inclusive, o preferido do recém contratado gerente de futebol Anderson Barros. Dois dias antes de Barros ser anunciado, no entanto, a diretoria optou pelo auxiliar Felipe Conceição - que ficou pouco tempo no cargo.



Eduardo Barroca e Fábio Carille no Corinthians: alvo do Botafogo é técnico do sub-20 do clube paulista desde 2018 — Foto: Reprodução


Em junho do ano passado, Eduardo Barroca foi contratado para comandar o sub-20 do Corinthians, clube que trabalha até hoje. Na ocasião, a decisão de deixar o Botafogo foi difícil. E naquele momento, ele já projetava um retorno para o time profissional.



''Sempre projetei fechar um ciclo no Botafogo dentro do futebol profissional. Recebi esse convite do Corinthians, resolvi aceitar, mas sem dúvidas é um sonho retornar no futuro. E retornar no futebol profissional é uma vontade que vou buscar para que aconteça um dia''.


- Minha maior preocupação foi sair deixando as portas abertas. Ninguém faz nada sozinho e comigo não foi diferente. Me identifiquei muito com o clube, vivi esses dois anos e três meses da forma mais intensa que podia. Conseguimos bons resultados e de uma forma que o torcedor gosta. Nesse processo, conseguimos jogadores convocados para a Seleção. Eu mesmo, graças ao clube, tive diversas oportunidades na Seleção - disse em maio de 2018 ao GloboEsporte.com.


Mais jovem a vencer uma partida na Série A



Eduardo Barroca em sua passagem como auxiliar na base da CBF — Foto: Fernando Torres/CBF


Barroca começou a carreira em 2000 como preparador físico do sub-13 do Flamengo. Desde então, acumulou passagens por clubes como Madureira, Corinthians, Bahia, Audax, Botafogo, Fluminense e Vasco. Normalmente como auxiliar técnico do profissional ou técnico da base. Já trabalhou também nas seleções de base do Brasil como auxiliar de Carlos Amadeu.


Títulos (todos pelo sub-20 do Botafogo):

Taça Guanabara 2016
Campeão Carioca 2016
Campeão Brasileiro 2016
Torneio OPG 2017


Como auxiliar do Bahia, chegou a comandar o time de forma interino em nove jogos, com ótimo aproveitamento: sete vitórias, um empate e uma derrota. Nessa época, em 2011, tornou-se o técnico mais novo a vencer uma partida pela Série A do Campeonato Brasileiro. Foi um triunfo por 3 a 1 sobre o Flamengo, no Nilton Santos, quando tinha apenas 29 anos.




— Foto: Divulgação


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro