Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Seedorf chega a 80 jogos no Bota, e Libertadores vira laço para sequência


Permanência do holandês no clube para a próxima temporada depende da classificação para a competição. Time enfrenta o Coritiba, domingo, no Couto Pereira



Seedorf participa do treinamento do
Botafogo (Foto: Satiro Sodré/SS Press)
Domingo, quando entrar no Couto Pereira para enfrentar o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, Seedorf vai completar 80 jogos com a camisa do Botafogo em apenas um ano e meio. Desde seus primeiros meses, o seu futuro passou por questionamentos, e eles chegam neste fim de temporada de forma mais intensa.

Ainda que tenha contrato com o Botafogo até o dia 30 de junho de 2014, Seedorf não tem sua permanência assegurada. A conquista da vaga na Taça Libertadores se transformou no laço que manterá o casamento por mais seis meses. Com 58 pontos, o time está na quinta colocação no Campeonato Brasileiro e ainda tem chances de classificação.

O desejo de Seedorf também é levado em consideração. Quando foi contratado, o jogador aceitou o desafio de levar o Botafogo a situações com as quais havia deixado de conviver. A principal delas seria a participação na Taça Libertadores, o que não acontece desde 1996.

Apresentar uma nova mentalidade de trabalho fez parte do processo. Seedorf interferiu em várias áreas do clube e comandou um treinamento para os jogadores das categorias de base do Alvinegro, algo que já fazia no time sub-17 do Boavista.

Aos 37 anos, ele já não apresenta o mesmo rendimento físico. A próxima temporada será apertada com jogos acumulados por causa da realização da Copa do Mundo, outro alvo de interesse do holandês, que deve trabalhar como comentarista na competição.

Caso não consiga a vaga na Libertadores, o Botafogo provavelmente passará por uma reformulação em campo. Mais jogadores das categorias de base serão promovidos, e poucos veteranos serão mantidos. Nessa situação, Seedorf não estaria entre eles e teria caminho livre para se despedir, já que a ideia do clube também passa pela redução dos gastos com salários.

Os 80 jogos de Seedorf podem se tornar a última marca redonda do holandês a se comemorar no clube. Faltam duas rodadas para o fim do Brasileiro, e o destino deste casamento está a 180 minutos de se revelar.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

CBF divulga carta de Joseph Blatter pela morte de Nilton Santos


Presidente da Fifa prestou solidariedade aos familiares e lembrou das conquistas do ex-lateral com a camisa da seleção brasileira




A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta-feira a carta do presidente da Fifa, Joseph Blatter, lamentando o falecimento do ex-jogador da Seleção e do Botafogo, Nilton Santos. Nela, o mandatário da maior entidade do futebol mundial lembra dos títulos nas Copas de 1958 e 1962 e cita os companheiros Pelé e Garrincha. Além disso, presta solidariedade aos familiares e amigos da "Enciclopédia".

O ex-lateral morreu na última quarta-feira, aos 88 anos, após uma infecção pulmonar e uma longa luta contra o mal de Alzheimer. Nilton Santos foi enterrado no dia seguinte no cemitério São João Baptista, na Zona Sul do Rio de Janeiro.


Confira a carta de Joseph Blatter:
Carta enviada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, para a CBF (reprodução)


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Na busca por Libertadores, Oswaldo não vê problema em ajudar rivais

Confrontos do Botafogo restantes no Campeonato Brasileiro são contra Coritiba e Criciúma, que lutam para evitar o rebaixamento, assim como Vasco e Fluminense



Oswaldo comanda treino do Botafogo
(Foto: Satiro Sodré / SSPress)
A necessidade de vitórias do Botafogo nas duas últimas rodadas, na tentativa de alcançar uma das vagas na Libertadores, pode também ajudar Fluminense e Vasco na briga contra o rebaixamento. Os adversários são Coritiba, domingo, no Couto Pereira, e Criciúma, dia 8 de dezembro, no Maracanã, que também lutam contra a queda para a Série B.

Apaixonado pelo futebol carioca, o técnico Oswaldo de Oliveira trata o caso como uma questão de circunstância. No entanto, não vê problema em ajudar rivais. Pelo contrário.

- Se for ajudar Vasco e Fluminense, que precisam nesse momento, vejo com satisfação. Gostaria muito que os clubes do Rio continuassem na Primeira Divisão - disse Oswaldo.

Com jogos ainda valiosos para a tabela de classificação pela frente, o treinador prefere pensar apenas nos seus objetivos. O Botafogo está na quinta colocação e, com duas vitórias, garantirá uma vaga entre os quatro primeiros colocados.

- Temos objetivos a serem cumpridos, assim como Coritiba e Criciúma. Cada um tem seu nível de ansiedade e motivação. Prefiro ver mais do nosso lado. O interesse é grande de vencer os dois jogos. Agora, vamos concentrar mais no Coritiba - comentou Oswaldo.

Se ficar em terceiro lugar, o Botafogo garantirá uma vaga na Libertadores do ano que vem. Caso termine em quarto, dependerá de uma derrota da Ponte Preta para o Lanús, da Argentina, na final da Copa Sul-Americana.

O Botafogo está na quarta colocação, com 58 pontos, três a menos do que Atlético-PR e Grêmio e um atrás do Goiás, que ocupam as três vagas restantes no G-4. A outra é do Cruzeiro, já campeão brasileiro.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Elias deixa treino, e Bruno Mendes pode ter nova chance entre titulares


Oswaldo diz que ainda vai conversar com médicos para entender situação do camisa 39, que recentemente sofreu com dores na coxa esquerda



Elias participou de coletivo, mas
 deixou o gramado
O atacante Elias reapareceu para treinar no campo anexo do Engenhão, na manhã desta sexta-feira, com os companheiros do Botafogo, mas deixou o coletivo após o início da atividade. A saída do jogador, que não estava programada, abriu espaço no time para Bruno Mendes, que então passou a treinar entre os titulares.

Elias tinha sido poupado dos treinamentos desta semana devido um problema muscular na coxa esquerda. O técnico Oswaldo de Oliveira disse que vai conversar com os médicos para saber a situação do camisa 39.

- A questão do Elias eu preciso conversar com os médicos para saber o que aconteceu, se ele vai poder participar do treinamento de sábado - contou o treinador.

O volante Marcelo Mattos e o lateral Gilberto também treinaram no time titular. O primeiro pode substituir Renato, que, ainda se recupera de uma pancada que recebeu no tornozelo esquerdo no jogo contra o São Paulo, no último domingo. A presença do jogador na partida contra o Coritiba, no próximo domingo, no Couto Pereira, ainda não está descartada. O camisa 13, por sua vez, substitui Edilson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

LANCEPRESS!