Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Botafogo encaminha acerto com Chay, da Portuguesa, e aguarda exames médicos



Jogador de 30 anos espera a aprovação do departamento médico para assinar com o clube por empréstimo até o fim do ano e disputar a Série B



O Botafogo tem quase tudo certo com o atacante Chay, que disputou o último Campeonato Carioca pela Portuguesa. O clube aguarda apenas a aprovação dos exames médicos para assinar com o jogador de 30 anos por empréstimo até o fim desta temporada.




Chay comemora um dos gols que marcou no Campeonato Carioca pela Portuguesa — Foto: Nathan Diniz / Portuguesa-RJ


Com cinco gols no Estadual, Chay foi o artilheiro e um dos destaques da Portuguesa na boa campanha do time da Ilha do Governador no Carioca. Ele ajudou a equipe a chegar até a semifinal contra o Fluminense e marcou os dois gols da Lusa nas partidas que eliminaram a equipe.


Chay começou a carreira profissional no Canto do Rio e Bonsucesso. Após a passagem apagada pelos times de menor expressão carioca, passou três anos na Ásia, mais precisamente na Tailândia e na Malásia. Quando voltou ao Brasil, foi destaque no futebol de 7, e jogou por Botafogo, Flamengo e Fluminense.




Douglas Borges se firma como titular no gol do Botafogo (https://globoplay.globo.com/v/9528739/)


Depois da experiência na grama sintética voltou a jogar no campo. Passou por Bela Vista-RJ, Mogi Mirim, São Gonçalo, Rio Branco-AC, até que foi para o America em 2019 e mudou para a Portuguesa na temporada passada.


Neste ano, Chay marcou cinco gols em 13 jogos pelo time da Ilha do Governador, um inclusive contra o Botafogo em belo chute de fora da área.


A estreia do Botafogo na Série B está marcada para o dia 28 de maio, às 21h30, contra o Vila Nova, fora de casa. Antes disso, neste sábado, o time decide a final da Taça Rio contra o Vasco, às 15h05 (de Brasília), em São Januário.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro

Mirassol confirma empréstimos do lateral Daniel Borges e volante Luís Oyama ao Botafogo


Jogadores devem assinar contrato com time carioca nesta quinta-feira até o fim da Série B do Brasileiro



O Mirassol confirmou a liberação do lateral-direito Daniel Borges e do volante Luís Oyama para assinarem contrato por empréstimo com o Botafogo até o fim da temporada. Ambos estão no Rio de Janeiro e dependem apenas da aprovação dos exames médicos para firmarem vínculo com o time carioca.


Ambos se destacaram na campanha do Leão no Campeonato Paulista nas últimas duas temporadas, quando o time do interior paulista ficou em terceiro lugar (2020) e quarto lugar (2021).


+ Leia outras notícias do Botafogo
+ Leia tudo sobre o Mirassol




Daniel Borges, lateral do Mirassol — Foto: Léo Roveroni/Agência Mirassol


Aos 28 anos, Daniel Borges tem contrato com o Mirassol até julho de 2022. O lateral frequentemente é emprestado para outros times no segundo semestre. Na temporada passada, por exemplo, foi titular na campanha do acesso do América-MG na Série B. Nesta temporada, entrou em campo 13 vezes e marcou um gol, em jogos válidos por Paulistão e Copa do Brasil.


Luís Oyama é tratado como promessa do Mirassol. Aos 24 anos, o volante é revelado pelo clube do interior paulista e tem contrato até maio de 2023. Na temporada passada, foi emprestado para a Ponte Preta na disputa da Série B do Brasileiro.




Luís Oyama, volante do Mirassol — Foto: Marcos Freitas/Agência Mirassol



Enquanto o Botafogo disputa a Série B na sequência da temporada, o Mirassol busca o acesso à segunda divisão nacional após ser campeão da Série D na temporada passada e garantir presença na Série C nesta temporada. O time é comandado pelo técnico Eduardo Baptista.



Fonte: GE/Por Davi Barros e Emilio Botta — Mirassol, SP, e Rio de Janeiro

Botafogo entra em reta final para a Série B com reforços "realistas" e técnico sob análise


Clube avança pelo lateral Danilo Borges e pelo volante Luís Oyama e ainda quer um meia e um atacante para disputar o campeonato. Chamusca tem jogo decisivo contra o Vasco



A nove dias da estreia na Série B do Brasileirão, o Botafogo ainda convive com incertezas. A pressão por definições no futebol ganhou novo ingrediente nos últimos dias, com a avaliação sobre a permanência do treinador Marcelo Chamusca. Às vésperas da principal competição do ano, o clube corre para apresentar reforços e melhorar o desempenho dentro de campo.




Diretoria do Botafogo tem definições importantes a tomar antes da Série B — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Contratações realistas


Se antes o Botafogo falava em buscar nomes de mais peso e com certa projeção no cenário nacional, agora a situação tomou outro rumo. O clube encontrou dificuldades em algumas negociações, seja por valores acima do orçamento ou pela concorrência de clubes com mais visibilidade.



Dessa forma, a busca se voltou para jogadores que se encaixem na realidade financeira do Bota. Os contratos seguem o mesmo modelo adotado em 2021, com empréstimos sem custos e vínculos mais curtos, a maioria até o fim da temporada.


+ Botafogo muda formato e inclui performance em novos contratos


A expectativa é que de três a cinco contratações sejam anunciadas até a próxima semana. Dois nomes estão mais próximos: o lateral-direito Daniel Borges e o volante Luis Oyama, ambos do Mirassol. O Botafogo também tentou acordo com o volante André, mas o Fluminense preferiu segurar o atleta após perder Hudson por lesão.


A diretoria alvinegra negocia ainda com um meia e um atacante. A primeira opção era Anselmo Ramon, mas as conversas com o centroavante estagnaram. O jogador chegou a acertar as bases com o Botafogo, mas a liberação junto à Chapecoense parece cada vez mais improvável.


Contratações do Botafogo em 2021:



Goleiro: Douglas Borges
Zagueiros: Gilvan e Joel Carli
Laterais: Jonathan e Rafael Carioca
Meias: Matheus Frizzo, Pedro Castro, Ricardinho, Marco Antonio e Felipe Ferreira
Atacantes: Ronald e Marcinho





Pedro Castro é uma das principais contratações da temporada (https://globoplay.globo.com/v/9513524/)



CEO influencia no futebol

Se teve voz mais ativa nas últimas contratações, Marcelo Chamusca tem participação menor nas negociações em andamento. O diretor de futebol Eduardo Freeland, apesar de contar com a avaliação do treinador, lidera o mapeamento e, junto ao CEO Jorge Braga, define a decisão final.



Jorge, inclusive, pediu para acompanhar mais de perto o processo de contratações do Botafogo e dá suporte ao departamento de futebol no que diz respeito à análise de mercado, setor que o clube está reestruturando sob o comando do executivo.


- Apoiados por uma consultoria externa, começaremos um trabalho de reestruturação da parte de análise de mercado dos atletas, reunindo competências numa nova área que se reportará a mim e à presidência, prestando melhores serviços ao Eduardo Freeland, liberando seu tempo para focar em performance, e garantindo melhores negociações e valorização do nosso maior ativo que são os direitos econômicos federativos - revelou em posicionamento recente.


- Precisamos selecionar, atrair e contratar alguns reforços com a máxima assertividade. E para tanto faremos um sacrifício financeiro desproporcional à realidade do clube, mas fundamental para termos chance de subir - continuou Braga.




CEO Jorge Braga acompanha contratações — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Chamusca fica?

Essa é uma das perguntas que os dirigentes do Botafogo debatem ao longo dessa semana. A avaliação é de que o técnico não conseguiu o encaixe esperado e o time pouco evoluiu. Ao mesmo tempo, é levado em consideração que o treinador ainda não tem o elenco ideal para trabalhar.


A diretoria analisa os elementos antes de bater o martelo. O receio maior é a falta de reação levar a uma troca no meio da Série B. Com isso, por conta do novo regulamento, o Botafogo teria que terminar a temporada com o sucessor de Chamusca ou, pior ainda, com comando interino.



A nova gestão também teme que alteração no comando retome os erros da temporada passada, quando a diretoria da época foi muito criticada e acusada de amadorismo. A demissão do treinador com menos de três meses de trabalho iria contra o discurso de profissionalismo, mas entende que o momento exige resposta.


A estreia do Botafogo na Série B está marcada para o dia 28 de maio, às 21h30, contra o Vila Nova, fora de casa. Antes disso, nesse domingo, o time decide a final da Taça Rio contra o Vasco, às 15h05 (de Brasília), em São Januário.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro