Páginas

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Botafogo luta para ter retornos importantes no último jogo antes da Data Fifa



Glorioso busca uma vitória diante do Fortaleza no Nilton Santos para se manter na liderança isolada do Brasileirão






Botafogo pode ter retornos importantes na próxima partida (Vítor Silva/BFR)



O Botafogo luta para ter retornos importantes na partida diante do Fortaleza. Gabriel Pires, Matías Segovia e Tiquinho Soares estão lesionados e são duvidas da equipe alvinegra no fim de semana.


Gabriel Pires sofreu uma lesão na panturrilha e Matías Segovia teve uma fratura na mão. Ambos estão na fase final da recuperação e podem retornar aos gramados no próximo jogo do Glorioso.


+ Confira 25 jogadores com passagem por seleção livres no mercado


+ Botafogo x Fortaleza: CBF altera horário de jogo do Brasileirão


Tiquinho Soares sentiu um desgaste na coxa na última terça-feira, momentos antes do duelo diante da LDU, pela Sul-Americana. Com isso, Janderson precisou atuar como titular em Quito (Equador).


Caso Tiquinho não esteja apto para atuar na próxima partida, Luís Castro contará com um retorno importante no setor ofensivo. Matheus Nascimento, que estava jogando pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo Sub-20, está de volta ao time.


Marçal também sofreu uma lesão recentemente, mas sua situação é mais complicada. O lateral teve uma contusão no joelho direito e deve ficar mais alguns dias longe dos gramados. Enquanto isso, Hugo joga na posição.


+ Botafogo x Fortaleza: ingressos à venda para jogo do Brasileirão; saiba como comprar


Botafogo e Fortaleza se enfrentam neste sábado (10), às 21h, no Nilton Santos, em partida válida pelo Brasileirão. O time de Luís Castro busca uma vitória para se manter na liderança isolada do Brasileirão antes da parada da Data Fifa, que ocorrerá entre os dias 12 e 22 de junho.



E mais:








Fonte: Lance!•Rio de Janeiro (RJ)

Como o Botafogo tirou Lucas Perri do Z-4 da Série B e o transformou em destaque do país



Goleiro foi contratado do Náutico no ano passado para, inicialmente, ser um projeto a médio prazo para substituir Gatito, mas acelerou etapas



Diante das chegadas de Tiquinho Soares, Eduardo, Marçal e companhia, o nome de Lucas Perri passou despercebido entre as contratações do Botafogo em 2022. O goleiro, então no Náutico, em má fase da Série B, apareceu como "oportunidade de mercado", termo utilizado por dirigentes para definir uma situação inesperada que dá certo.













LDU QUITO 0 x 0 BOTAFOGO - MELHORES MOMENTOS | CONMEBOL SUDAMERICANA 2023


Leia mais:

+ Tiquinho Soares sente dores na coxa direita e passará por exames no Rio



Quase um ano depois, Lucas Perri é um dos melhores goleiros do Brasil. Pouco notado no ano passado, destaca-se na meta alvinegra em 2023 com grandes atuações. A última foi no empate contra a LDU, na Sul-Americana, com duas defesas de cinema para segurar um importante 0 a 0 em Quito (veja no vídeo acima).


Lucas Perri foi contratado em agosto de 2022 do Náutico, clube que defendia por empréstimo. O contrato dele com o São Paulo acabaria no fim do ano e, decidido a não renovar, ficaria livre no mercado.





Lucas Perri em Flamengo x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


O Alvinegro fechou um pré-contrato para o goleiro chegar no começo de 2023, mas com valor baixo. Ofereceu 15% dos direitos econômicos aos paulistas para a liberação imediata, proposta que foi aceita.


Como surgiu o nome de Perri?

- A ideia seria encontrar um backup para o Gatito, até então ele não tinha renovado (o contrato), mas estávamos no processo para isso. Queríamos encontrar alguém para ser o substituto dele a médio e longo prazo. O Botafogo sempre teve goleiros marcantes, antes do Gatito teve o Jefferson. Estávamos pensando em já pegar um goleiro para fazer essa transição - explicou Alessandro Brito, head scout do Botafogo, ao ge.


A intenção da diretoria era contratar um jogador de idade regular - nem tão jovem, mas também não muito experiente - e que já tivesse certo destaque. Mas havia um problema: diante das outras contratações feitas pelo clube, o dinheiro para buscar um goleiro reserva era baixo. Três nomes chegaram à fase final: Mailson, ex-Sport, e hoje no Al-Taawoun; John, à época no Santos e atualmente no Internacional, e Lucas Perri.


Veja também:

+ Botafogo prevê ofertas por Perri e Adryelson, mas vê permanência da dupla como maior reforço da janela



O nome de Perri já era conhecido internamente pelo desempenho do goleiro nas seleções de base. William Simões, um dos coordenadores do setor de scout do clube, havia trabalhado com o goleiro no sub-20 do São Paulo e o conhecia de perto.





Gatito conversa com Perri no treino do Botafogo — Foto: Vítor Silva/BFR



- O orçamento (para contratar o goleiro) não era muito, mas chegamos a três oportunidades de negócios bem interessantes, estávamos confiantes em todas, mas ficamos em cima do Perri porque ele já tinha passado pelo Crystal Palace - contou Alessandro Brito.


A relação entre Botafogo e Crystal Palace é forte porque os dois pertencem à Eagle Holding, de John Textor. Lucas Perri passou pelo clube londrino por empréstimo em 2019, mas não entrou em campo pelo time principal.


- Pegamos os relatórios dele lá (Crystal Palace) e todos eram de um atleta de muita projeção, com potencial até de Premier League. Depois, tivemos uma conversa sobre os jogadores e fomos para cima do Perri - disse Brito.




Veja as defesas de Lucas Perri em Flamengo 2 x 3 Botafogo (https://globoplay.globo.com/v/11579837/)



Em sua apresentação ao Botafogo, no ano passado, Lucas Perri lembrou a experiência em terras londrinas em 2019:


- Tive a oportunidade de ficar seis meses emprestado ao Crystal Palace e foi muito legal, me desenvolvi muito. Quando eu tive essa oportunidade de me juntar ao Botafogo, já por saber da relação da SAF com o John Textor, com o Palace, fiquei muito entusiasmado.


Apoio de dados

Na ocasião da procura do Botafogo, já nos últimos dias da segunda janela de 2022, Perri era titular do Náutico, que passou a Série B toda no Z-4 e terminou o torneio na lanterna, caindo para a Série C.


Mesmo com o desempenho ruim do Timbu, Perri se destacava na Série B, o que foi visto pelo Botafogo, apoiado em dados: num programa que coleta e interpreta diferentes tipos de dados de jogadores, foi captado que o goleiro tinha menos gols sofridos do que, teoricamente, deveria levar - consequentemente, o número de defesas esperadas em relação aos chutes na direção era superior.


- O Náutico estava na situação em que estava e ele era o destaque da equipe, mantinha uma performance muito interessante. Utilizamos muito o departamento de scout, temos uma métrica como se fosse uma expectativa de defesa em relação ao gol e era muito positiva - explicou Alessandro.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Ao contratar um jogador, a equipe de observação do Alvinegro compara o atleta a outros da mesma posição no Brasileirão e em relação aos clubes que pertencem à Eagle Holding - Lyon, da França, Crystal Palace, da Inglaterra, e RWD Molenbeek, da Bélgica.


Depois das análises e do mapeamento realizados, Lucas Perri foi o escolhido. O nome chegou a Luís Castro, que aceitou sem pestanejar. Na atual temporada, o camisa 12 tem 32 partidas na temporada, é um dos destaques da equipe e atrai interesse do mercado europeu.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro