Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Botafogo tem atuação inconsistente e perde chance de chegar ao G8



Time tem primeiro tempo promissor contra o Internacional, mas cai na etapa complementar e cai mais uma vez em casa no Brasileirão





Botafogo não passou pelo Internacional (Foto: Vitor Silva / Botafogo)



O Botafogo voltou a decepcionar em casa. Pouco menos de 25 mil torcedores assistiram o Glorioso perder para o Internacional por 1 a 0 neste domingo no Estádio Nilton Santos, pela 32ª rodada do Brasileirão. Dentro de campo, o que se viu foi uma equipe inconsistente.


+ Tchê Tchê lamenta derrota do Botafogo: 'Difícil identificar por que não estamos vencendo em casa'


O primeiro tempo se mostrou promissor. O Glorioso pressionou o Internacional e roubou a bola do adversário por meio de uma organizada pressão no campo ofensivo. Em um lance, por exemplo, a equipe passou cerca de três minutos com a bola no pé.

A parte ofensiva preocupava. Júnior Santos e Victor Sá, os pontas, não estavam em sincronia com o meio-campo e fizeram uma partida para esquecer. O segundo tempo prometia ser mais promissor, mas entregou justamente o contrário: uma equipe pouco conexa.

- Fizemos tudo isso e perdemos, esse é o maior problema do futebol. Quem faz gol ganha e o Inter fez o gol, apagou um pouco o que fizemos no jogo. Foi equilibrado, tivemos um nível alto na primeira parte, foram duas equipes que se olharam olhos nos olhos e quiseram competir muito - analisou Luís Castro, em entrevista coletiva após o jogo.


O gol do Colorado simplesmente fez o Botafogo desconectar da partida. Foi o suficiente para o Internacional 'cozinhar', deixar o tempo passar e fazer a partida ter o cenário perfeito para a equipe de Mano Menezes. Pelo lado do Botafogo, substituições que surtiram efeito nulo, poucas chances criadas e reclamações da torcida.

Era uma chance de terminar a rodada no G8. Bastava uma vitória para entrar na possível zona de Taça Libertadores e se colocar, de vez, como um candidato pela competição internacional. Não foi agora - e de uma forma decepcionante, de novo.




Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Análise: Botafogo perde jogo que poderia ter ido para qualquer lado



Partida equilibrada contra o Internacional mostra que time precisava ser mais efetivo e ter aproveitado mais a oportunidade que teve. Derrota não traz cenário de terra arrasada, mas serve de atenção



A noite no Nilton Santos claramente não foi como gostaria a torcida do Botafogo que viu a oitava derrota em casa em 16 jogos no Brasileirão. Por mais que o 1 a 0 para o Inter novamente tenha desapontado os torcedores que estiveram no estádio, ele poderia ser para qualquer um dos lados, mas terminou com a vantagem para o Internacional. O jogo aberto mostrou um Bota que não conseguiu invadir a área adversária, mas também foi pouco ameaçado, tanto que Gatito não precisou fazer grandes defesas.


O primeiro tempo agitado no Nilton Santos evidenciou que por mais que o Inter viesse de 10 jogos seguidos sem perder e fosse o vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo não deveria estar tão atrás na classificação. Aos 11 minutos, Eduardo teve grande chance ao pegar a bola no campo de ataque e finalizar à esquerda do gol colorado em chute de fora da área - uma tendência no time na noite de domingo.


+ Luís Castro lamenta nova derrota em casa, elogia postura do Botafogo e fala em "sabor de injustiça"









+ Atuações do Botafogo: Júnior Santos é o pior em derrota para o Inter


Além de buscar as finalizações de fora da área já que o time do Internacional estava bem postado defensivamente, o primeiro tempo também mostrou um Botafogo espaçado em campo. Por volta dos 30, Tiquinho arriscou de longe porque estava cercado por quatro jogadores e não tinha opção de passe próximo a ele.


Agora, se criou chances - mesmo com uma distância para o gol - o mesmo não pode ser dito do outro lado. O Botafogo pouco foi ameaçado e Gatito quase não teve que sujar o uniforme. Não fosse o gol, a única defesa que fez em campo foi num chute distante que iria para fora e o estrangeiro com o maior número de jogos pelo Bota defendeu mais por garantia que qualquer outra coisa.


Um personagem importante nessa qualidade da zaga alvinegra foi o zagueiro Adryelson. Ele teve a sequência de sete jogos sem cometer falta interrompida na noite passada, mas fez um jogo muito seguro.


+ Tchê Tchê lamenta derrota do Botafogo e fala sobre o mau desempenho em casa: "Não sei explicar"




Tchê Tchê enxerga que Botafogo merecia o empate contra o Internacional: "Não sei explicar porquê não ganhamos" (https://ge.globo.com/futebol/video/tche-tche-enxerga-que-botafogo-merecia-o-empate-contra-o-internacional-nao-sei-explicar-porque-nao-ganhamos-11031959.ghtml)


+ Veja chance do Botafogo de ficar no G-6 do Brasileirão


Para tentar encontrar espaços na defesa adversária, o Botafogo precisava ter paciência. Para isso, levava a bola de um lado para o outro, na esperança de que a bola ir de um corredor do campo para o outro pudesse facilitar os erros colorados. No primeiro tempo, a virada de jogo estava em dia, mas o segundo tempo foi de maior imprecisão nos lançamentos para os pontas que aguardavam quase junto à linha lateral.


Pontas, aliás, que pouco conseguiram fazer no jogo. Júnior Santos, pela direita, errou muito do que tentou e recebeu a pior nota entre os jogadores botafoguenses. Victor Sá, na outra ponta, não foi muito melhor. Quem conseguiu fazer um pouco mais de jogadas foi Jeffinho, mas Luís Castro ainda parece considerar que a eficiência defensiva dele ainda não é suficiente para colocá-lo como titular. Ainda mais contra um time perigoso como o Internacional.


+ Confira a tabela do Brasileirão




"Só o Botafogo de Visitante e Regatas está embalado", diz Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/so-o-botafogo-de-visitante-e-regatas-esta-embalado-diz-pedro-a-voz-da-torcida-11032032.ghtml)



Jeffinho não conseguiu fazer a diferença no time do Botafogo, nem Luis Henrique, Matheus Nascimento e Gustavo Sauer, substituições feitas por Castro. No outro lado, Mano Menezes acertou em cheio. O gol da vitória foi de Braian Romero, que havia entrado poucos minutos antes.


O lance do gol, inclusive, mostra uma jogada de bastante mérito do Inter. O time conseguiu levar a bola da esquerda para a direita, como o Bota queria fazer, até que finalizou para o gol. Os colorados aproveitaram vacilo geral da defesa alvinegra, que permitiu a troca de passes, e de Marçal especificamente, que não conseguiu impedir a chegada de Braian chutando para o gol.


É natural que a derrota doa nos torcedores, afinal o time venceu só um a cada quatro jogos que fez em casa neste Campeonato Brasileiro. Segundo Luís Castro, dói muito nele também e é o que mais o entristece nesta passagem até aqui. Mas perder para o vice-líder, que chegara invicto há 10 rodadas, não pode render um sentimento de terra arrasada para uma equipe que já conquistou um dos objetivos da temporada e agora busca a classificação para uma competição internacional.





Tiquinho Soares disputa bola com Renê em Botafogo x Internacional — Foto: André Durão



+ Leia mais notícias do Botafogo


Para tentar se manter perto do grupo de times que se classificam para a Libertadores, o Botafogo terá uma semana inteira de preparação. O time volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando enfrenta o Fluminense, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Bota está em 10º, com 43 pontos e tem dois a menos que o América-MG, oitavo colocado.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Davi Barros — Rio de Janeiro