Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Seedorf comemora vitória madura do Botafogo: 'Resolvemos no começo'



Botafogo  3 x 1  Friburguense



Seedorf retornou ao Botafogo após duas rodadas e teve atuação apagada
A vitória por 3 a 1 sobre o Friburguense representou o sétimo triunfo seguido do Botafogo. Com 100% de aproveitamento na Taça Rio, o Alvinegro assegurou com duas rodadas de antecedência vaga na semifinal do segundo turno. Seedorf elogiou a partida da equipe de General Severiano e disse que o time foi maduro.

Dois dos três gols ocorreram ainda no primeiro tempo, quando o Botafogo sobrou em campo e praticamente definiu a vitória. O segundo tempo, por outro lado, foi abaixo da média e o Friburguense cresceu non confronto. Seedorf diz que o Alvinegro “resolveu o jogo no começo” e que mereceu os três pontos.

“O resultado foi bom. Acho que a gente começou bem. Resolvemos o jogo no começo e fomos administrando nos 90 minutos. Foi uma vitória madura da equipe”, disse o camisa 10 alvinegro.

Seedorf comemora fim de polêmica

De volta á equipe após duas rodadas, Seedorf comentou sobre o julgamento da sua polêmica expulsão contra o Madureira, que ocorreu na última terça-feira no TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva). O holandês negou estar aliviado, mas se mostrou feliz pelo fim da polêmica.

“Não [sobre estar aliviado], normal. Juiz fez seu trabalho. Estou mais feliz porque pôde acabar com essa história e focar apenas no futebol”, afirmou.

Com a vitória, o Botafogo chegou aos 15 pontos e assegurou uma vaga nas semifinais da Taça Rio. Nos dois últimos confrontos, o Alvinegro medirá forças com o Volta Redonda pela primeira colocação do Grupo A. O time de General Severiano volta a campo neste domingo, quando enfrentará o nova Iguaçu, em Moça Bonita.


Do UOL, no Rio de Janeiro

Oswaldo enaltece vitória e mostra preocupação com sequência de jogos


Com a classificação garantida, treinador pode poupar jogadores para a partida com o Nova Iguaçu. Iluminação de Moça Bonita recebe críticas




A vitória sobre o Friburguense (veja os melhores momentos), que garantiu a classificação do Botafogo às semifinais da Taça Rio, foi enaltecida pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que gostou do desempenho do time, principalmente no primeiro tempo. O técnico alvinegro destacou que a melhora da equipe de Nova Friburgo e o cansaço pelo acúmulo de jogos foram os fatores decisivos para a queda de rendimento na etapa final.

- O primeiro tempo foi muito bom e o segundo, por mérito do Friburguense, foi de um pouco de dificuldades. O adversário mudou seu jeito de jogar e sentimos o acúmulo de jogos - definiu o treinador.

Garantido na próxima fase, mas ainda querendo conquistar o primeiro lugar geral do returno, Oswaldo vai avaliar se irá poupar alguém para a partida de domingo, diante do Nova Iguaçu, mas deixou claro que o atleta que estiver em boas condições, vai para dentro do campo.





- Fellype Gabriel, Lodeiro e Rafael Marques estão muito desgastados, até pelo jeito de atuarem. O caso do Seedorf também será analisado. Vamos ver a sequência da tabela e a reação física dos jogadores para ver que posição tomar, mas vamos jogar para vencer o Nova Iguaçu - determinou Oswaldo.

Oswaldo de Oliveira observa o jogo entre Botafogo e Friburguense, em Moça Bonita (Foto: Satiro Sodré / Agif)
A sequência de jogos do Glorioso é a maior preocupação de Oswaldo, que teme perder jogadores por lesão. O treinador aproveitou para criticar o calendário apertado e garantiu que isso causa danos as equipes.

- Lamento o calendário. Esse jogo foi inserido no meio da tabela e nos causa danos. Essa sequência de jogos nos preocupa. Não podemos ultrapassar as condições físicas dos atletas - reclamou o comandante que não poupou o sistema de iluminação de Bangu.

- Com certeza isso nos atrapalha. No final do jogo, não se via mais nada. É difícil jogar assim. É chato falar, mas é verdade. Imagina em uma partida importante - completou.

O Botafogo continuará sem muito tempo para respirar. Já no próximo domingo, a equipe volta a atuar no mesmo local, às 16h, com o Nova Iguaçu.

Por Fabio LemeRio de Janeiro

Atuações: Lodeiro volta a se destacar e recebe a melhor nota do Botafogo


Intenso, uruguaio faz gol, dá passe para outro e ainda acerta a trave do Friburguense na vitória por 3 a 1. Outros quatro também são bem avaliados







JEFFERSON - GOLEIRO
Pouco acionado no primeiro tempo, mostrou a razão de ser goleiro de Seleção no segundo. Belas defesas e sorte. Sem culpa no gol.
Nota: 7,0

EDÍLSON - LATERAL-DIREITO
Começou bem, mas logo pareceu sentir o ritmo de jogo e não chegou muito à linha de fundo. Saiu para a entrada de Lucas.
Nota: 5,5

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Seguro na zaga, ganhou a maioria dos lances e ainda marcou um belo gol.
Nota: 7,0

DÓRIA - ZAGUEIRO
Assim como o companheiro de zaga, joga sério. Bobeou na cobertura no gol do time de Nova Friburgo e abusou um pouco dos chutões.
Nota: 6,0

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Muita facilidade para atacar. Levou a melhor em cima de Sergio Gomes, mas o gol do Frizão foi nas suas costas.
Nota: 6,0

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Foi o cão de guarda de sempre, marcou muito, mas pecou pelo excesso de faltas mesmo quando não é necessário.
Nota: 5,5

GABRIEL - VOLANTE
Fez bem o trabalho na contenção. Quase não aparece para a torcida, mas é muito útil no esquema de Oswaldo de Oliveira.
Nota: 6,5

FELLYPE GABRIEL - MEIA
Esperto no lance do segundo, mostrou habilidade e calma. Tático, foi importante tanto na marcação quanto na armação. Saiu para a entrada de Vitinho.
Nota: 7,0

LODEIRO - MEIA
Movimentação constante. Participou do primeiro gol com um cruzamento e do terceiro, com um passe preciso para Vitinho. Ainda acertou uma bola na trave. Jogador fundamental para o Botafogo.
Nota: 7.5

SEEDORF - MEIA
Discreto, errou alguns passes e domínios de bola, mas sua qualidade técnica é diferenciada. Ainda colocou uma bola no travessão.
Nota: 6,5

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Saiu bem da área e abriu espaço para os meias. Quase deixou o seu com uma cabeçada na trave. Foi substituído por Renato após segunda etapa apagada.
Nota: 6,5

VITINHO - ATACANTE
Fez o time ganhar em movimentação e, mais uma vez, deixou sua marca. Está muito confiante.
Nota: 7,0

RENATO - VOLANTE
Entrou para cadenciar o time, que vinha sendo atacado pelo Friburguense. Quase deixou o seu.
Nota: 6,5

LUCAS - LATERAL-DIREITO
Não teve muito tempo para fazer algo com o resultado definido.
Nota 6,0

OSWALDO DE OLIVEIRA - TÉCNICO
Seu time tem um poder de marcação muito forte, além de um padrão tático sólido. Com o placar garantido, começou a testar novas opções. Tem o grupo nas mãos.
Nota 7,0




Não conseguiu fugir da forte marcação do Botafogo e teve dificuldades na saída de bola. O técnico Gérson Andreotti conseguiu fazer com que sua equipe melhorasse na etapa final, mas esbarrou na falta de poder de decisão. Incansável, o meia Marcelo foi premiado com o gol no fim e se destacou. Já o zagueiro Diego Guerra comprometeu sua atuação ao entregar a bola para Fellype Gabriel marcar o segundo do Alvinegro.


Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Botafogo derrota o Friburguense e se garante nas semifinais da Taça Rio


Com gols de Bolívar, Fellype Gabriel e Vitinho, que se destacou de novo no fim do jogo, time se impõe, faz 3 a 1 e chega à sétima vitória consecutiva




A tarde marcava a volta de Seedorf após ser apenas advertido em sua estreia em um tribunal esportivo brasileiro. Mas o craque holandês, apagado, não cumpriu a missão rotineira de comandar o time. Não foi preciso, no entanto. Com tranquilidade, o Botafogo construiu aos poucos a vitória por 3 a 1 sobre o Friburguense, em Moça Bonita, e está classificado para as semifinais da Taça Rio, mesmo a duas rodadas do fim da fase de grupos. Os gols foram marcados por Bolívar, Fellype Gabriel e Vitinho, com Marcelo descontando.

- Foi um resultado bom. Acho que a gente começou bem, resolveu no início e foi diminuindo. Foi uma vitória madura - avaliou Seedorf.

O triunfo alvinegro (o sétimo seguido neste Carioca) levou o clube a 15 pontos no Grupo A, com cinco vitórias em cinco partidas na Taça Rio. Na próxima rodada, o Botafogo pega o Nova Iguaçu, domingo, de novo em Moça Bonita. Já o Tricolor da Serra estacionou nos seis pontos e precisa vencer os dois próximos jogos e ainda torcer por uma improvável combinação a seu favor para surpreeender e chegar à fase semifinal.

Vantagem e amplo domínio

O Glorioso fez jus à condição de mandante e foi o dono do jogo desde os minuto iniciais. Sem ser ameaçado, o time de Oswaldo de Oliveira tocava a bola com espaço e tranquilidade no campo de ataque, esperando uma brecha do Friburguense. E elas vieram, inclusive com ajuda generosa da defesa adversária. Após perder duas chances, antes mesmo do primeiro chute do Tricolor da Serra, Bolívar inaugurou o placar de pé direito, no ângulo, aos 14, após rebote do goleiro Adilson, que falhou na saída da meta e rebateu para a frente.

Fellype Gabriel dribla o goleiro Adilson antes de marcar o segundo gol (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Apesar da necessidade de vencer para se manter com boas chances de ir às semis, o Frizão respeitava demais o Alvinegro e só queria saber de jogar no contragolpe. A única chegada na etapa inicial aconteceu aos 20, com a tentativa de Lucas da entrada área, depois de jogada de Marcelo. A equipe de Gerson Andreotti fo castigada aos 31 minutos, com um presente de Diego Guerra para Fellype Gabriel, que foi esperto e precisou apenas driblar Adilson e completar: 2 a 0.

Até o fim da etapa, mais duas oportunidades de estabelecer a goleada em Moça Bonita: Rafael Marques, sozinho, cabeceou na trave, e Lodeiro também fez a bola raspar no poste em batida bonita, de fora da área. A facilidade, porém, não deixou que Seedorf, com desempenho ruim, permitisse acomodação entre os companheiros. O holandês falou bastante em corrente no gramado, de volta do intervalo. A classificação estava a um passo.

Duelo equilibra, mas Vitinho resolve

Mas não adiantou, e o panorama mudou. Com Lohan no lugar de Ziquinha, o Friburguense retornou mostrando outro espírito e pegada. E só não deu resultado imediato, porque o próprio Lohan, livre de marcação, isolou a chance de frente para Jefferson, depois de toque de cabeça de Rômulo. Na sequência, Jefferson salvou o time em outros dois lances perigosos.

Seedorf domina de canela contra o Frizão: volta
com futebol discreto (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Então, Vitinho entrou. Fator desequilibrante na última partida e um dos destaques desde a reta final da Taça Guanabara, o habilidoso meia-atacante criou expectativa nos torcedores e foi importante novamente. Se não brilhou, pelo menos anotou seu quarto gol na competição, aos 35, aproveitando-se de passe de Lodeiro e deslocando Adilson, que escolheu o canto errado.

Preocupado em poupar seus jogadores, Oswaldo colocou também Renato na vaga de Rafael Marques e ganhou mais posse de bola até o apito final. Do Friburguense, já entregue, muita correria e pouca objetividade. Embora tenha assegurado seu golzinho de honra, com Marcelo, aos 40 minutos, em chute forte no canto esquerdo que Jefferson espalmou, mas não foi capaz de evitar. Melhor para o Botafogo, classificado por antecipação e ainda com uma campanha perfeita.




Veja os melhores momentos da partida



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Cria da base, atacante Alex está nos planos do Botafogo para o Brasileiro



Jogador de 22 anos está nos Emirados Árabes Unidos e não deverá ser negociado pelo Glorioso quando voltar de empréstimo, no fim de maio




Alex quando atuava pelo Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Alex atuou pelo Botafogo de 2010
 até fevereiro de 2012
(Foto: Alexandre Loureiro)
Vinculado ao Botafogo até 2014 e emprestado ao Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, somente até o fim do mês de maio, o atacante Alex, de 22 anos, está no planejamento do Glorioso para a disputa do Brasileirão e não deverá ser emprestado novamente ou vendido quando retornar ao Brasil. E no que depender do próprio jogador, cria da base alvinegra, a volta para casa será rapidamente concretizada.

Inclusive, a diretoria do Botafogo tentou trazer Alex de volta já para a Taça Rio, porém o Dibba Al Fujairah fez jogo duro e exigiu que o jogador ficasse até o término do empréstimo. Em entrevista exclusiva ao LANCE!Net, por telefone, o atacante mostrou mágoa pela decisão do clube árabe e afirmou que está pronto para brilhar pelo Glorioso.

- O Botafogo queria o meu retorno e tentei a liberação, mas o contrato não tinha nada sobre uma possível volta. A brecha que existia para esse pedido do Botafogo era só em janeiro. Tentei convencer os diretores e o presidente do Dibba, mas eles disseram que não dava para contratar mais ninguém. Eles viram o lado deles, mas não o meu. Porém, acabando o contrato, irei me reapresentar ao Botafogo. Estou com muita vontade de retornar e dar alegrias ao torcedor alvinegro. A torcida verá que amadureci - disse Alex.

A Série A dos Emirados Árabes Unidos termina em 25 de maio e o time de Alex está em penúltimo, na zona de rebaixamento, a três pontos do último clube a se salvar da degola. Faltam seis jogos para o fim da competição e a grande esperança de salvação está depositada no atacante, que fez boa temporada no exterior, mas acabou prejudicado pela fragilidade da equipe dele.

- O clube está disputando a Série A pela primeira vez e tem uma estrutura menor que a dos rivais. Existem muitos erros, é complicado, mas vamos tentar até o fim - comentou Alex, que também deseja voltar ao Brasil para ficar mais perto da família.

- Já aprendi muito aqui. Agora sei falar inglês. Até me comunico muito, porém Dibba é uma cidade mais afastada, fechada, distante 140 quilômetros de Dubai, que é a cidade mais populosa. Estou somente com minha esposa aqui e sentimos saudade da família toda. É difícil, muito difícil - destacou o atacante.

Alex está longe do Botafogo desde fevereiro de 2012, quando foi emprestado para o Joinville. Após fazer sucesso no Sul do Brasil, chamou a atenção do Dibba Al Fujairah, que em agosto conseguiu o empréstimo junto do Glorioso. Agora, o atacante acredita que vive o momento ideal para retornar ao Alvinegro.

- Minha cabeça é voltar ao Botafogo. Saí do Brasil em um momento bom para mim no Joinville e creio que já ganhei a experiência necessária para voltar preparado. Já estou me aprontando para voltar ao Botafogo, tenho muito a fazer pelo clube - finalizou.


Leia mais no LANCENET! 

Com Seedorf, Botafogo joga pela classificação contra o Friburguense


Se vencer o confronto desta quarta-feira, às 16h (de Brasília), em Bangu, time se garante na semifinal da Taça Rio. Adversário também tem chances




O Botafogo entra em campo nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), em Moça Bonita, para enfrentar o Friburguense, em jogo adiado da terceira rodada da Taça Rio, por causa da interdição do Engenhão. Com 12 pontos, líder do Grupo A, o time garante vaga na semifinal com uma vitória e, para isso, contará com a volta de Seedorf, apenas advertido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pela expulsão no jogo contra o Madureira e liberado para jogar.

A missão do Botafogo, no entanto, não será fácil. O adversário é o Friburguense, que ainda sonha com a classificação para a fase semifinal. O time tem seis pontos e, com uma vitória, ficará a três da zona de classificação, que hoje tem Botafogo e Volta Redonda. Depois, terá dois jogos em casa para ainda lutar pela vaga.

O Botafogo, no entanto, vive um grande momento. São seis vitórias seguidas, com sete jogos de invencibilidade. Além da volta de Seedorf, ausente nos dois últimos confrontos, o time ainda deve ter uma mudança na lateral direita com a entrada de Edilson no lugar de Lucas, que será poupado.

Rodrigo Nunes de Sá apita a partida, auxiliado por Francisco Pereira de Sousa e Diogo Carvalho Silva. O Premiere exibe a partida para todo o Brasil, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.



Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira poderá contar com a volta de Seedorf, liberado pelo TJD, Jefferson e Dória, que estavam com a seleção brasileira. Além disso, deve poupar Lucas e escalar Edilson. Com isso, o time entra em campo com Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro e Seedorf; Rafael Marques.

Friburguense: mesmo com a derrota para o Vasco, o técnico Gerson Andreotti vai manter o time para o jogo com o Botafogo com Adilson, Sérgio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha e Rômulo.



Botafogo: Cidinho, submetido a uma cirurgia no joelho direito, e Andrezinho, com um problema no púbis, também não jogam. Lucas será poupado.

Friburguense: não há problemas para o jogo desta quarta.

Botafogo: Seedorf volta ao time depois de dois jogos fora do time. O departamento médico aproveitou o período para dar ainda mais condição física ao jogador para suportar a sequência da temporada.

Friburguense: jovem, o atacante Rômulo é uma das armas do Friburguense. Com dois gols marcados na competição até o momento, o rápido atacante é uma das caras novas no elenco do Frizão recheado de jogadores experientes.


Fellype Gabriel, meia do Botafogo: "Temos que continuar da mesma maneira, com seriedade a cada treinamento, se dedicando,evoluindo bastante. Vamos fazer o máximo para conitnuarmos vencendo para assegurar logo a classificação. O Friburguense já complicou algumas equipes e precisamos estar bem ligados".

Gérson Andreotti, técnico do Friburguense: "Temos que pensar partida por partida. Conversamos bastante na segunda-feira. Nossa equipe vem fazendo um excelente Carioca. Nos livramos do rebaixamento com várias rodadas de antecedência e ainda lutamos por classificação. O foco agora é para a partida contra o Botafogo, nada mais. Sabemos das dificuldades, mas se vencermos nos manteremos vivos".

* Confira quem leva vantagem no confronto na Futpédia

* Nos últimos seis jogos disputados entre as equipes foram seis vitórias do Botafogo, sendo três por goleada (7 a 0, em 2007, no Maracanã; 4 a 1, em 2008, no Engenhão e 5 a 1, em 2009, em Nova Friburgo). As outras foram por 3 a 0, em 2006, no Luso-Brasileiro; 2 a 0, em 2010 e 3 a 1, em 2012, ambas no Engenhão.

* Apenas duas das 25 partidas disputadas entre Botafogo e Friburguense pelo Campeonato Carioca terminaram empatadas. Os únicos empates aconteceram em 2001 no Maracanã e 2004 no Caio Martins, ambos por 2 a 2..

* Fora de Nova Friburgo, o Friburguense venceu o Botafogo pela última vez há 14 anos (ou nove jogos). A última vitória na capital do Rio de Janeiro aconteceu no dia 14 de março de 1999, por 1 a 0, no Maracanã, gol de Nevada.
Dois jogadores que não estão mais no Botafogo fizeram os gols da vitória por 3 a 1 sobre o Friburguense, no dia 8 de abril de 2012, pelo Campeonato Carioca, no Engenhão. Com um do uruguaio Loco Abreu e dois do argentino Herrera (que entrou no segundo tempo, justamente, no lugar do uruguaio), o time garantiu o resultado. Douglas marcou o gol do time visitante.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Ansioso antes da 'estreia' no Botafogo, Edilson promete boa atuação



Lateral-direito terá a chance de começar jogando o duelo contra o Friburguense, mas já participou do clássico contra o Vasco, entrando no segundo tempo




Edilson - Botafogo (Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)
Edilson será titular do Botafogo
(Foto: Cléber Mendes/LANCE!Press)
Edilson no time titular. Esta será a maior novidade do Botafogo no duelo contra o Friburguense, nesta quarta-feira. Esta será a primeira oportunidade do camisa 44 iniciar como titular desde que chegou ao clube, em fevereiro.

Tranquilo, o lateral-direito, que vinha sem atuar no Grêmio por problemas de relacionamento com Vanderlei Luxemburgo, garante que não vai sentir a falta de ritmo de jogo. Para ele, o treinamento pode ser suficiente:

– Venho me sentindo muito bem, já são três meses aqui no Rio de Janeiro e estou adaptado. Venho em um ritmo bom de treino, sem problema algum. Uma pena não ter tido a chance de ser titular ainda, mas o Lucas também está em fase iluminada. Se o Oswaldo confirmar a minha escalação, tenho certeza de que farei um grande papel.

Edilson também listou suas características principais. Entre elas, a capacidade de avançar, mas também fechar espaços na defesa:

– Tenho força ofensiva, mas acho que o Lucas vai mais à frente do que eu. Mas quando vou, faço com eficiência. Prefiro a marcação, me dedico muito e sei que posso ajudar no setor. Além do mais, é muito bom entrar no time organizado dessa forma.


Alexandre Braz - Rio de Janeiro (RJ)LANCENET!